7.5.12

haruki murakami

Após a terceira visita, as duas primeiras em trabalho, à Feira do Livro estabeleci um novo objectivo para o meu tempo livre. Ler uma obra de Haruki Murakami. Esta missão está dividida em partes. Ler no menor espaço de tempo. Gostar. E ficar com o hábito de leitura tatuado em mim. Para quem não me conhece, revelo que esta missão é digna de um qualquer James Bond que luta contra o tempo para salvar o mundo. Gosto de ler mas raramente me entrego a um livro que carrego comigo de um lado para o outro e que leio nos tempos livres. Espero que isso mude com a leitura de Em Busca do Carneiro Selvagem.

10 comentários:

  1. Ofereceram-me o livro "Kafka à beira-mar" há 2 anos e tinha o "Sputnik, meu amor"... adorei os dois!! [mas sou suspeita de falar: sou uma leitora descontrolada!]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de ser assim. Tenho ouvido falar muito bem do autor e este vou ler do principio ao fim.

      Eliminar
  2. O primeiro dele que li foi "Sputnik, meu amor", espero que, se o leres, venhas a apreciar.

    Também eu gosto de ler, mas a mim falta-me tempo. Não os compro, oferecem-me sempre e, neste momento, tenho 3 para ler e 1 para terminar...não sei o que isso dirá de mim, lolol

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me diz de ti é que és uma pessoa ocupada, que gosta de ler quando pode e que tem a sorte de lhe serem oferecidos os livros de que mais gosta :)

      obrigado e boas leituras para ti também!

      Eliminar
  3. Eis o que se passou comigo ao ler o meu primeiro Murakami...

    http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/2012/02/1q84.html

    Isto aconteceu em Fevereiro, daí para cá já li também "1Q84 - volume 2", "Sputnik, meu amor", "Norwegian Wood", "A Sul da fronteira, a oeste do sol" e "Kafka à beira-mar". Pois é, é mesmo viciante.
    Boa leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não consigo abrir o link que me envias. Aparece como página não encontrada.

      Pelas tuas palavras vejo que me estou a meter num "belo" sarilho.

      Obrigado

      Eliminar
    2. Uma vez que não conseguiste lá chegar, aqui fica o texto que publiquei a 8 de Fevereiro em
      http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/.
      As melhoras.

      «A determinada palavra associamos muitas outras. É assim que funcionamos em relação a quase tudo. Ao pensar em Japão vêm-me à ideia samurais, geishas, kimonos, Tóquio, Hiroshima, Quioto, Mitsubishi, Toyota, Nissan, iene, Yakuza, Kurosawa, karate, judo, sumo, Monte Fuji, sushi, manga, Toshiba...
      A estes conceitos junta-se agora um novo sempre que pensar no país do sol nascente: Haruki Murakami. Já há algum tempo ouvira falar do criador de "Norwegian Wood", mas não tinha ainda tido oportunidade de ler nada de sua autoria. No Natal, recebi de presente "1Q84". Nas últimas semanas todos os bocadinhos eram aproveitados para acompanhar cada passo de Aomame e Tengo, as duas personagens principais do romance.
      Sempre que levo um livro para onde quer que vá é sinal de que estou MESMO a gostar de o ler. Não me esqueço do dito cujo em casa, não me queixo do seu peso, acompanha-me sempre. Leio em pé, sentado, deitado. Já perceberam a ideia, certo?
      Se me perguntarem o que é que tem de tão fascinante a escrita de Murakami, não consigo responder de forma concreta. Não é inédita a sensação de ser agarrado logo nas primeiras páginas, de querer ler só mais um bocadinho e de torcermos incondicionalmente pelas personagens (sobretudo se uma delas for uma espécie de Dexter no feminino).
      Ao desfolhar as páginas de "1Q84" viajei até Tóquio, aprendi inúmeras coisas relacionadas com a cultura nipónica, deparei-me com uma realidade que, em muitos aspectos, está presente, apesar de frequentemente dissimulada, nas sociedades actuais.
      Não são só Aomame e Tengo que nos suscitam interesse na obra. A construção do enredo em torno de personagens ainda mais enigmáticas, como a de Fuka-Eri, enriquecem sobremaneira a narrativa.
      O livro que terminei de ler é o primeiro de uma trilogia. O segundo será editado em Portugal em breve. Resta-me esperar. Tenho quase a certeza de que vai valer a pena. Entretanto, enquanto não é lançado, não sei se vou conseguir resistir a trazer um livro de Murakami na próxima visita que fizer à Fnac.»

      Eliminar
    3. Muito bom. E tens toda a razão. É realmente apaixonante e cativante.

      Obrigado

      Eliminar
  4. Parece-me que se deve não só a objectivo, mas também a desafio. Boas leituras!

    ResponderEliminar