30.5.12

inveja, essa coisa feia

Não gosto de pessoas invejosas. Aliás, detesto invejas e pessoas que não vivem bem com o sucesso das outras. Começo a acreditar que a inveja é um dos maiores defeitos dos portugueses. Ou será que digo isto por ser português? Será que o resto do mundo também é assim?

Ontem estive numa entrega de prémios para os melhores vinhos. E como em todos os concursos, há os que se destacam, os ganham mais troféus e que têm maior reconhecimento. Julgo que isto acontece em todos os concursos. Alguns vinhos destacaram-se dos demais mas houve um que nos quatro maiores prémios arrecadour dois. Na mesa perto do local onde estava começo a ouvir: "Ganha sempre este. Em quatro ganhou dois. Mais valia entregarem os prémios na casa dele." Antes deste momento, o mesmo grupo de pessoas criticava todos aqueles que ganhavam mais do que um prémio. A única excepção era quando os vencedores saiam da sua mesa. Acho isto muito feio. Além de ser feito em voz alta, para toda a gente ouvir, demonstra uma mentalidade muito limitada.

Porque será que as pessoas optam pela inveja para justificar o sucesso dos outros e o seu próprio demérito? Custa assim tanto reconhecer talento onde ele realmente existe?

16 comentários:

  1. Pois....é assim eu quase tudo que é "competição" e .....em todo o lado do mundo....
    Já tive oportunidade de verificar isso pessoalmente...não é bonito mas faz parte da lista dos defeitos....ehehheh
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há pessoas que são mesmo muito invejosas. E isso é irritante :)

      Eliminar
  2. Custa.
    E ás tantas tu vais perdendo a 'pica' de ficares feliz pelos outros. Se eles não ficam por ti...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é uma situação complicada. Eu gosto de ver sucesso ao meu lado. Não fico feliz quando as outras pessoas fazem coisas de forma errada nem invejo quem tem sucesso.

      Eliminar
  3. Ola!
    Descobri o seu blog por acaso e gostei, fiquei por aqui e voltarei para ler mais alguns posts! :D
    Inveja... um mal presente em todo lado, mas como portuguesa, penso como você, parece que salta mais à vista por ai! ou sera que é apenas porque "falamos pelos cotovelos"? talvez o outros sejam o tanto quanto nos, mas mais discretos...
    Tenha um lindo dia!
    Bjs
    http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.fr/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. prefiro ser tratado por tu :) Espero que voltes e que fiques que a tua companhia é muito boa.
      Pois, deve ser mesmo um mal à escala mundial.

      Eliminar
  4. Há pessoas assim... Também cada vez mais tenho encontrado pessoas assim! E como se vê isso? Através das atitudes dessas pessoas! Easy :P
    Tenho PENA dessas pessoas...!
    Beijinhos*

    MaR

    ResponderEliminar
  5. Recentemente deparei-me com uma situação engraçada... Uma suposta "amiga" tem inveja da minha amizade com um amigo em comum (homem). Como é que eu percebi? Porque os convites partem sempre dele. Ela só me convidou para lá ir a casa, quando foi para a ajudar nas arrumações! Estranho não?
    A inveja é feia... Mas faz parte das características de muita boa gente! C'est la vie!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses casos são muito comuns. As amizades, sobretudo entre pessoas de sexos diferentes são muito invejadas.

      Eliminar
  6. A inveja está espalhada por todo o lado, é assim não há nada a fazer...infelizmente as pessoas em vez de quererem melhorar ficam a remoer invejas e não avançam!

    ResponderEliminar
  7. Cada vez tenho mais a certeza que a inveja é um dos problemas para Portugal estar onde está. Isso e o egoismo. O português lida muito mal com o sucesso dos outros e trabalha única e exclusivamente para si e para a sua quintinha. Lembro-me de ter ido passar férias a Ibiza e de todos os comerciantes estarem a trabalhar para um bem comum: a divulgação e o sucesso de todos. Em todos os bares que ia havia publicidade a outros bares e outras discotecas, era impressionante ! Cá não acontece isso e esquecemo-nos muitas vezes que a unidade faz a força..

    xx

    Joana

    https://www.facebook.com/RemodelistaLx

    http://remodelista-lx.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Em Portugal só pensa no nosso nariz. Quem vier atrás, que feche a porta!

      Eliminar
  8. Acredito que invejosos há em toda a parte do mundo. Uns exteriorizam mais, outros nem tanto.
    Depois, e não tem a ver directamente com a pergunta que fizeste mas que acho bom frisar, penso que a palavra "inveja" está demasiado na moda, banalizada. Muitas vezes, pessoas poem-se a jeito ou até pedem abertamente opinião sobre o que quer que seja e depois não sabem aceitar a resposta dada. Quando discordamos com algo/alguém ou não gostamos é porque somos invejosos. Falta de tolerância e de poder de encaixe, também pode ser uma coisa bastante feia.
    Desculpa lá este desabafo, mas julgo ser algo pertinente. Repito, no entanto, que não se adequa ao exemplo que referiste aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que estás a dizer mas o que vi ontem foi inveja pura e dura. Eu, ao ver o vinho ser reconhecido, fiquei com vontade de prova-lo. Os outros individuos optaram por falar mal dele. Muito feio. Mas tens razão nessa outra perspectiva.

      Eliminar