9.7.12

amigos ou nem por isso?

Se há pessoas que mais nos mentem são os nossos amigos. Certamente que não o fazem por mal, mas a verdade é que não ajudam nada nas mais diversas situações.

Ir às compras com um amigo(a). Vamos experimentar algo que nos fica ridiculamente mal. Mas, a peça ficava tão gira no cabide que queremos compra-la. Para obter uma segunda opinião, perguntamos ao amigo(a) se estamos bem. "Ficas mesmo bem. Parece que foi feita para ti", representa 90% das respostas, mesmo que nos passe pela cabeça que o nosso amigo(a) fica ridículo com aquela roupa. Isto é ajudar e ser amigo(a), pergunto?

Há muito que desejamos mudar de visual. Fazer aquele corte radical que sempre gostámos de ver nos outros. Vamos ao cabeleireiro e a realidade é que nos fica mesmo mal. Pedimos opinião aos amigos. "Gosto tanto! Fica-te mesmo bem. Não mudes", representa mais uma vez 90% das respostas, mesmo que só nos apeteça rir à gargalhada. Estamos a ajudar?

Desilusões amorosas! Quando os amigos precisam de consolo, depois de uma desilusão amorosa, que pode ter sido motivada por alguém que não presta e que nós sempre avisámos que não presta, os amigos são capazes de dizer mil mentiras para tornar a situação menos complexa. "Que surpresa! Estou espantado(a)! Não pensei que ele(a) fosse capaz de te fazer isso", diz-se em 90% das vezes. Será que este comentário vai resolver algo?

Compreendo os motivos que levam os amigos a mentir mas, pessoalmente, prefiro a verdade. E como prefiro, faço dela regra geral nas relações com as pessoas de quem gosto. Por vezes, até sou capaz de brincar e perguntar "queres a resposta de amigo ou a sincera?" Não sou capaz de mentir só para agradar.

No primeiro caso, não tenho qualquer problema em dizer que a pessoa fica ridícula com aquela roupa e que não a devia comprar. Tal como digo que o look não favorece nada, se for caso disso. O último caso, o mais sensível, também não é excepção. Num caso igual ao que referi, sou capaz de dizer: "quantas vezes te avisei que isso ia acabar assim? Se está assim não é por falta de aviso." Assumo que isto pode soar a bruto. Mas, longe disso! Por experiência pessoal, nestas alturas prefiro alguém que não me deixa retirar os pés do solo em vez das frases feitas que tentam tornar cor-de-rosa o que é negro e sempre será escuro. Amigo é para ser sincero. Para as frases feitas já chegam os conhecidos. Estarei errado?

50 comentários:

  1. estás certissimo!!
    Eu por norma não entro a matar.....a não ser já em casos que se repetem...
    Por norma primeiro amenizo e depois dou a minha opiniao...a mais sincera
    Assim como gosto que o façam comigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero sempre a realidade em vez de mentiras que me iludem e não me ajudam em nada.

      Eliminar
    2. Claro...viver na mentira é muito mau....ter amigos que nos mentem...nao precisamos de inimigos né...
      Mas mesmo assim...não consigo ser bruta a falar...mesmo quando por vezes me apetece...tento sempre dizer sem magoar....não sei se é defeito..mas sou assim

      Eliminar
    3. Eu acho que não sou bruto porque estou a ser sincero e frontal. E não deixa de ser curioso que mais cedo ou mais tarde, acabam por me agradecer e dizer que era mesmo aquilo que precisavam de ouvir :)

      Eliminar
  2. Já percebo porque dizem que preciso de polimento. LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que precisas? Não estarás bem? Dizer a verdade, por mais que ela custe, significa não gostar de alguém? Julgo que não. Defendo qu é uma prova sincera de amizade.

      Eliminar
    2. Caro HSB, acredita que já perdi muito por abrir a matraca.

      Por muito que digam que querem a verdade, a maioria das pessoas não pode com ela, porque não vai de encontro ao que quer ouvir...

      Eliminar
    3. Tambem consordo que a maioria das pessoas não está preparada para ouvir a verdade...muitas vezes "gostam" de ser enganadas ou relacionarem-se com pessoas que vêm a realidade "delas"....

      Eliminar
    4. Se realmente se é amigo devesse dizer o que se pensa. Para o bem e para o mal, temos de ser sinceros.
      Se é uma falsa amizade ai é que começa o cinismo e a hipocrisia. Hoje em dia vê-se muito. Falsos amigos que dizem o inverso daquilo que se pensam e depois ainda criticam.
      Cada vez mais temos de selecionar as nossas amizades.

      Eliminar
    5. Nesse caso as pessoas têm duas opções: não contar com a minha amizade ou não me fazer perguntas. :)

      Eu também já perdi por ser sincero mas como continuo a achar que eu é que estou bem, sigo a mesma estrada.

      Eliminar
  3. Olá Bom Dia!!!
    Também faço a mesma pergunta: "queres a resposta de amigo ou a sincera?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sem dúvida!Normalmente de uma forma diplomática, mas sempre sincera!
      Acho que a amizade implica essa sinceridade :)

      Eliminar
  4. Sou um adepto ferveroso da VERDADE e da FRONTALIDADE! Doa a quem doer...

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que não sou bruto porque estou a ser sincero e frontal. E não deixa de ser curioso que mais cedo ou mais tarde, acabam por me agradecer e dizer que era mesmo aquilo que precisavam de ouvir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceu o mesmo. Mais tarde é que viram que eu tinha razão. E parece que ainda sou muito mencionada e faço "frete" a muitas pessoas porque vi "à distância" o que iria acontecer.

      Ah, e não tenho bola de cristal. :D

      Eliminar
  6. Não, estás correctíssimo! Amigo diz a verdade, doa a quem doer. Mas sinto exactamente o mesmo, a única pessoa que sei que será sempre sincera e super imparcial é a minha mãe. Quando quero uma opinião sincera recorro a ela. Os amigos querem agradar ou têm medo de ferir. Mas não devia ser assim!


    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão e ainda bem que tens a quem recorrer quando queres a verdade.

      Eliminar
  7. Não concordo, ouço as verdades cruas dos amigos que tenho, assim como tambem digo.
    Tenho pouco mas tenho amigos de verdade.
    Amigos não tem pudor em nos dizer a opinião sincera, para palavras de circunstâncias temos os conhecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho poucos amigos e sei bem quem nunca me mente/omite e aqueles que o fazem com medo do que quer que seja

      Eliminar
  8. Concordo com o que diz a Brenda: se os amigos são mesmo amigos, não têm porque mentir, por isso não me incluo nesses 90%..

    Cisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes tu muito bem mas acredita que fazes parte da excepção quando devias ser parte da regra geral

      Eliminar
  9. Já perdi muito por ser sincera e frontal, dizer o que as pessoas não gostam.

    Prefiro dizer/ouvir a realidade pura, nua e crua do que andarem com falinhas mansas. Chamam-me mau feitio por isso, mas não vivo no mundo da ilusão, nem da mentira. Se querem a minha opinião, conselho penso e dou-o! Agora aceitá-lo é diferente.

    Muitas vezes também me custa ouvir verdades de amigos, mas ouço-as e tento po-las em prática, por muito que me custem... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão no que escreves e a meu ver, assim é que tem de ser

      Eliminar
  10. É por isso que vou sempre comprar roupa sozinha, e quando levo alguém, compro o oposto do que me aconselham.
    Sou do contra...
    Quanto à parte amorosa, prefiro não me manifestar...
    Quer o amigo ajude ou atrapalhe, uma desilusão é sempre uma desilusão, e dói demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da parte das compras.

      Quando ao amor. Claro que dói. Mas serve de alguma coisa ouvires mentiras? Acabam com a dor? Podes perguntar o mesmo em relação à verdade mas essa, pelo menos, é verdade!

      Eliminar
    2. Tens razão, a mentira ou a verdade não tiram a dor :(

      Eliminar
  11. Olha, é por essas e por outras que nunca vou às compras com amigas (não tenho grande pachorra, confesso) e que nunca pergunto a ninguém como fiquei depois de ir ao cabeleireiro. O mal já está feito, por que raio remexer na ferida? E, ainda por cima, colocando a/o amigo numa situação delicada...
    Quanto ao último exemplo. Não há dúvida alguma a ter. Sempre a verdade. E se já a/o tinha avisado antes de correr mal, claro que relembro isso também. O importante é saber dizer a verdade, mas com jeito. E, neste último aspecto, confesso, ainda tenho de melhorar, e muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso mais ou menos como tu. Quase todos dizem que a verdade tem de ser dita com jeito. Esse jeito não será a falta de vontade da pessoa em ouvir a verdade?

      Eliminar
    2. Com as compras penso da mesma forma. Vou sozinha e compro o que me apetece e gosto. Não ando a pedir a opinião a ninguém e não tenho pachorra para tal. E para mais, tenho olhos na cara.

      Só quando vou com a minha sobrinha é que me derreto toda! E acabo por comprar. Ela e a moda, a moda e ela. :)

      Eliminar
  12. Eu sou amiga a sério quando se trata de dar a opinião sobre roupa...

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que terás certo ;)

    Mas as intenções deles, na maioria das vezes, são as melhores!
    http://euphoria-lara-dias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que as intenções são quase sempre boas mas mesmo assim quero sempre a verdade :)

      Eliminar
  14. Verdade,amigos verdadeiros é isso!! Detesto a mentira. Prefiro a omissão de opinião de um amigo do que a mentira.Mas para compras prefiro ir sózinha. Tenho de me sentir bem com o que visto..é essencial!! Quanto a outro tipo de opiniões quando a dou tento ser sincera mesmo que a verdade doa,salvaguardo dizendo que é o meu ponto de vista,porque há coisas muito subjectivas. Afinal quem tem a verdade absoluta,ninguém!

    ResponderEliminar
  15. Tens que ter uma amiga como a minha... Mais sincera que ela nessas coisas não há. Sempre que ela pode vai comigo :P
    -"Gostas?";
    -"Epah não te favorece muito!"

    LOOL

    :)

    ResponderEliminar
  16. Por norma as atitudes que procuro ter com os meus amigos são as que procuro que tenham comigo, e a sério alguém que nos diz "ficas linda" numa peça que nos faz parecer o palhaço ambulante não é de amigo! Eu às vezes até desconfio que possa ser por mal! Não gosto mesmo nadinha disso.
    E sou assim com os outros, claro que digo as coisas do modo mais suave possível, mas mentir, sobretudo no que nos fica bem ou mal acho que é muito mau mesmo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a opiniões, podemos entrar no capítulo de mentirem por inveja. Mas, mais uma vez, se assim for, não são amigos.

      Eliminar
  17. Eu vejo as coisas de uma certa forma e acho que as pessoas à minha volta identificam-se comigo: por serem meus amigos é que eu lhes digo a verdade, mesmo não sendo o mais simpático, eu digo-lhes o que acho e o que julgo ser o melhor para eles. Aos conhecidos, esses sim, sou capaz de dar uma resposta simpática, porque não me preocupo muito com eles e as escolhas que eles fazem não me dizem respeito.

    Se as pessoas nas suas relações importantes fossem mais verdadeiras, o mundo seria muito diferente! ;)

    ResponderEliminar
  18. Bem eu gosto de fazer compras sozinha. Primeiro porque não quero estar a dar "seca" a ninguém, quero poder entrar e sair 20 vezes da mesma loja se for preciso até porque raramente compro a primeira coisa que vejo. As vezes faz falta uma opinião mas enfim não se pode ter tudo.

    Penso que se queremos que sejam verdadeiros connosco também temos de o ser para com os outros. Honestidade não faz mal a ninguém é uma questão de usar as palavras certas e não ser bruto que nem uma porta (ou será pedra?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A honestidade é o melhor que podemos oferecer a um amigo. A verdade, por mais que possa magoar, deve ser sempre dita e não precisa de camuflagem.

      Eliminar
  19. Isso para mim nem são autênticos amigos...
    Amigos são aqueles que são sinceros, querem o teu bem mas são frontais e verdadeiros contigo.

    ResponderEliminar