5.7.12

amor, perdão e segundas oportunidades

Ontem, vi um filme com sete meses de atraso. New Year´s Eve (Ano Novo, Vida Nova!) não é uma longa metragem de topo. É aquilo a que chamo um filme de domingo à tarde. Vale pelo leque de actores e sobretudo pelas histórias que conta. São episódios de amor de casais e de solteiros, de desencontros amorosos, de pessoas que têm medo de amor e de recomeços. A isto juntam-se os perdões e as segundas oportunidades que devem ser dadas a quem realmente as merece.

Fiquei com a sensação de que qualquer pessoa encontra uma resolução de ano novo com a qual se identifique e mesmo uma história que já tenha vivido. Volto a dizer, vi o filme com sete meses de atraso mas deu-me que pensar. Sobretudo no perdão e nas segundas oportunidades. Sou uma pessoa que raramente se chateia mas, quando isso acontece, habitualmente é um processo irreversível.

41 comentários:

  1. vi-o no final do ano...é um filme light.

    Eu não costumo guardar rancor, mas a minha relação com as pessoas muda completamente em caso de traição. Cumprimento, conversa de café e pouco mais, mas não hes desejo mal. E aqui incluo "amigos" e familiares.

    Até à pouco tempo eu era daquele tipo de pessoa que ainda dava a outra face.
    Com a idade, vieram os calos, e com a falta de tempo, passei a mais selectiva. Por isso, apesar de não guardar a amargura, fiquei sem tempo para esse tipo de gente. A vida é curta e devemos dar importância a quem realmente merece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um filme light.

      Eu não sou rancoroso. Quando conheço alguém, essa pessoa é do melhor que pode haver. Depois, cabe a essa pessoa permanecer assim ou mudar. Quando a confiança é quebrada, é muito difícil perdoar. Contudo, não desejo mal a ninguém.

      Eliminar
  2. Perdão... talvez!
    Esquecer... nunca!
    Segundas oportunidades... jamais! Não sou concurso de tv para dar segundas chances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida , totalmente de acordo pq normalmente nas segundas oportunidades a relação já não é a mesma , a confiança já não existe , e até o simples beijo é totalmente diferente ...

      Eliminar
    2. Concurso de tv é muito bom! Mas as segundas oportunidades não se referem apenas ao amor.

      Eliminar
    3. Pois não... O Sócrates deu algumas, o Passos retirou... é cá dos meus... quais segundas oportunidades, quais quê!

      Eliminar
  3. Ora...o filme é o Máximo! A SOFIA VERGARA está DIVIDA! Ora bem...perdão (sou como jesus cristo....) perdoo tudo. Não esqueço NADA! Segundas oportunidades? No amor não se dão. Conquistam-se e mesmo assim....depende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sofia Vergara faz um belo papel e aquele sotaque é de uma pessoa se apaixonar logo por ela. Gostava de ser como tu mas não consigo perdoar tudo. Esquecer, também não esqueço. E tens razão quando falas de conquistas.

      Eliminar
    2. Por acaso acho a Sofia V. um mulherão, mas aquele sotaque? enfiava-lhe uma meia pelas goelas abaixo para não a ouvir. LOL

      Eliminar
    3. O sotaque é o que tem graçaaaaaaaaaaaaa!

      Eliminar
    4. not 4 me! Gosto do corpo.

      O filho já veio a público dizer que o sotaque da mãe é...falso.

      Eliminar
    5. Está na moda... e o sotaque é falso mesmo.
      Já a ouvi falar num programa norte americano sem sotaque.
      Deixem de ser assim... mania que só o que é estrangeiro é que é bom... lool

      Eliminar
    6. O meu sotaque também tem graça, também é exótico...e é natural. LLLLLLOOOOOOOOOLLLLLLLLL

      Eliminar
    7. Sempre defendi a mulher portuguesa, que não deve nada a ninguém, em beleza, sensualidade, sotaques e tudo mais.

      Eliminar
  4. Também o vi tardiamente :) e segundas oportunidades? Dependo do contexto :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi,...tenho de ver
    Infelizmente a nossa vida não é um filme...embora haja coisas que parecem...
    Eu não acredito em reconciliações....só por aí tenho metade dito....não desisto fácil e quando tomo uma decisão é porque já foi pensada e repensada.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vê que vais gostar. Bem sei que as nossas vivências não são um filme (se bem que até podiam dar um) mas neste caso, acho que há qualquer coisa que vais adaptar à tua vida e pensar: "isto já me aconteceu"

      Eliminar
    2. Combinado, irei ver.
      Ah eu não sou rancorosa....
      aquilo doi durante um tempo e depois fica a memoria do que foi bom....

      Eliminar
    3. Como sou old fashion, aluguei no videoclube perto da minha casa. Depois, conta-me o que achaste do filme :)

      Eliminar
  6. Ainda não vi o filme.
    Acredito que é possível dar uma segunda oportunidade e perdoar quem merece... Mas não se esquece e a confiança não volta a ser a mesma.
    Às vezes damos as segundas oportunidades na expectativa que a outra pessoa tenha aprendido com o erro, que não volte a cometê-lo... que mude...
    Nunca trai ninguém e não percebo como algumas pessoas o fazem tão facilmente... Nesses casos então acho que a segunda oportunidade está fora de questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já foi aqui dito, cada caso é um caso. Não há perdões iguais como não há segundas oportunidades iguais. Depois, depende do motivo da segunda oportunidade. No filme, a segunda oportunidade é dada a um homem que pediu uma mulher em casamento e que a deixou por medo. Não se trata de traição. Será que teve a segunda oportunidade? Só vendo o filme ;p

      Eliminar
    2. Agora tenho que ir ver o filme... Espero que tenha tido uma segunda oportunidade, que eu gosto de finais felizes :)

      Eliminar
    3. Neste filme tens muitos e mais não digo :)

      Eliminar
  7. Sem segundas oportunidades já ninguém se dava com ninguém. Sem as segundas oportunidades quer a nível amoroso, de amizade, família, qualquer tipo de relação.. Já não existia e seríamos todos uma cambada de anti-sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma perspectiva. Um pouco extremista mas válida. Claro que existem diferentes motivos para perdões e segundas oportunidades em tudo na nossa vida. Percebo o que dizes mas acho que voltamos sempre a cada caso é um caso. Há pessoas que possivelmente merecem várias oportunidades como outras que não merecem nem meia oportunidade.

      Eliminar
    2. Sim, claro. Não digo a todos os casos. A minha perspectiva era salientar que nunca seria de "Jamais" :)

      Eliminar
    3. Aí tens razão :) Jamais é muito dorte.

      Eliminar
  8. Parabéns pelo teu blogue!Na minha opinião fazes a diferença, pela pessoa extremamente humana que és. As relações são complexas e acho que se sentirmos que devemos dar uma segunda oportunidade..porque não? Eu quero continuar a acreditar que há pessoas que mudam e, erros todos cometemos, mas há limites. CMH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Nem sei que te responder. Deixaste-me sem palavras :o

      Concordo com a tua perspectiva.

      Eliminar
  9. Não vi o filme, fiquei curiosa.
    Quanto a segundas oportunidades, eu tentei dei n oportunidades mas não há forma do sol fazer o que lhe compete.
    Acho que vou romper... vou à procura de um sol que brilhe mais.

    ResponderEliminar
  10. Nunca vi o filme, eu também não dou nenhumas segundas oportunidades, ou dou muito poucas... percebo perfeitamente o que dizes

    ResponderEliminar
  11. Tema delicado hã?
    Na minha opinião, perdoar não significa necessariamente uma segunda oportunidade. Uma pessoa pode perdoar mas achar que a confiança foi quebrada e aí não há volta a dar... Como também há quem dê segundas, terceiras, quartas oportunidades...
    Há quem mereça ser perdoado. Há quem mereça uma segunda oportunidade. Há quem mereça ambos. Há quem não mereça nada.
    E pronto, deixo-te aqui um pouco da minha "psicologia barata" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito delicado :)

      Tens razão no que escreves e partilho das tuas ideias. Lá está, cada caso é um caso.

      Psicologia barata?!? Nada disso. Opinião sincera e válida :)

      beijos

      Eliminar
  12. E o que dizer quando damos segundas oportunidades várias vezes ao dia? Durante anos? Até quando é isto possível? E o que nos leva a aguentar maus tratos verbais diariamente? No meu caso: os filhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas em algo muito delicado.

      Não sou pai mas acredito que ser mãe é o papel mais importante da tua vida. Mas, não te podes "anular" enquanto mulher por seres mãe.

      O melhor para ti será sempre o melhor para os teus filhos!

      Espero que tudo corra bem

      Eliminar