19.7.12

dívidas, dívidas e mais dívidas


Uma das coisas que mais confusão me faz no nosso país é o sobreendividamento, que não pára de crescer. Esta realidade crescente é assustadora e uma das principais causas, acredito eu, para a destruição de famílias.

Conheço casos de pessoas que têm créditos para pagar outros créditos que não conseguem pagar. Pessoas que entram neste mundo das dívidas como quem entra numa padaria para pedir cinco carcaças. Sei também de casos de pessoas que vivem num mar de problemas porque aceitaram o pedido do amigo de longa data para ser fiador numa casa. Resultado: o amigo, que afinal não o é, não paga a casa e desaparece, e o amigo, que não o devia ter sido, recebe constantes telefonemas a cobrar valores astronómicos.

Esta triste realidade em que as pessoas desesperadas com os prazos dos pagamentos que não conseguem cumprir tem de ser rapidamente alterada. E defendo que se devem acabar com os empréstimos facilitados. Acho inadmissível que hoje em dia se aliciem pessoas ou realizem empréstimos monetários através do envio de uma simples e impessoal sms.

De tempos a tempos, recebo mensagens a perguntarem se quero cinco mil euros. Vem tudo explicado ao pormenor. Quanto vou pagar por mês, juros, etc. Fazem aquilo parecer simples e para receber a quantia basta-me responder “sim” aquela mensagem. Leio e apago a mensagem na hora mas fico a pensar na quantidade de pessoas que sentem a tentação de responder sim bem como aquelas que cedem e respondem logo “sim”. E depois da primeira sms, vem a segunda, a terceira e por aí em diante. Esta realidade assusta-me!

29 comentários:

  1. Tens toda a razão.
    Creio que em média o ano passado cada família portuguêsa tinha uma dívida de 110% !! Como é possível ?!?

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente; acho que quem deveria ser punido não é quem adere ao crédito e muito menos fiadores, mas quem cedeu crédito tão facilmente...
    Tenha um bom dia.
    http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.fr

    ResponderEliminar
  3. Conheço alguns casos.
    Há irresponsabilidade de parte a parte. (tanto de quem contrai o emprestimo sem possibilidade de pagar, como de quem concede o emprestimo.

    Conheço de um caso em que os bancos recusaram o empréstimo para um apartamento, porque a pessoa não tinha rendimentos fixos, mas aquelas benditas empresas financeiras trataram da aprovação.

    Resumindo, ainda mantém o apartamento à conta da generosidade de familiares, que já a ajudaram em cerca de 8 meses. (e ainda tem pretenções de mudar para uma casa maior...pfffff), mas com diversas contas de despesas correntes em atraso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que gostam de aparentar ser algo que não são, viver acima do que podem e conseguem ser felizes assim.

      Eliminar
  4. Antigamente deixam heranças....hoje em dia deixam dividas....
    Eu digo-te HSB.....duvido muito que me volte a aventurar na compra de uma casa....
    Casinha alugada, quando queres mudas num mes, sabes quanto pagas....
    Os bancos são uns chulos....eles impingem creditos e cartões e seguros....

    ResponderEliminar
  5. Eu no outro dia tive uma longa conversa telefónica com o meu banco acerca desse mesmo assunto, pois deixei bem claro, quando fiz o único crédito que tenho, que é de habitação, que não queria mais nenhum tipo de produto nesse sentido.
    Mas já recebi cartas e mais cartas, cartões e mais cartões que não estou minimamente interessada.
    Ó que impressiona, é que com as taxas elevadas de crédito mal parado, os bancos continuem a insistir, não percebo...

    ResponderEliminar
  6. Bem, não me posso queixar... Sou bastante poupada e fui bem ensinada pelo papá ;)

    ResponderEliminar
  7. Quem não pode, não se devia meter nessas coisas, claro. Agora fugindo um pouco ao tema, o Quase nos Entas diz que prefere o aluguer. Isso dava pano para mangas, mas em Portugal, o aluguer ainda não compensa. Quem passa 40 anos numa ou em várias casas alugadas chega ao fim desse tempo sem nada. Já quem a compra uma ou vai trocando, chega ao fim desse tempo com uma casa cujo(s) filho(s) poderão herdar. Mas lá está, isto é fugir ao tema.

    ResponderEliminar
  8. Não sei se alguém aqui trabalha em recursos humanos, se trabalhare deve ter a noção que eu tenho, de há algum tempo atrás, que onde trabalhava existiam muitas pessoas com os vencimentos penhorados, ora por causa de uma mobilia, de um carro, telefone, impostos...

    Já não falo em rendas por pagar, casas devolvidas ao banco... tudo isto existia.

    A culpa na minha opinião é da falta de educação financeira dos portugueses, da falta de questionarem, tirarem duvidas e saber o que assinam...

    Todo o investimento nas nossas crianças nesta área será fortemente remunerado, já não falo dos endividados de hoje que aprendem com as burrices que cometeram, algumas que irremediavelmente lhes mudam a vida.

    p.S. Desculpa por vezes ser anonima porque tenho algum documento partilhado online aberto e não quero que apareça o mail profissional... Juro que não sou o anonimo das imitações :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes muito bem, falta de educação financeira! E a situação do país não ajuda quem cede facilmente aos crédios maravilha!

      Eliminar
  9. Fazer um crédito para uma casa, automóvel e outros bens realmente necessários estou de acordo, apesar de os bancos serem uns grandes chulos!!

    Mas vamos passar para além dos tradicionais créditos. Há quem faça créditos só para ter telemóveis, budgets de top. Não consigo entender, mesmo!!O telemóvel é um bem essencial nos dias de hoje, mas nem todos temos a possibilidade de ter um! Eu tb gostava de ter um Blackberry topo de gama, mas n tenho!

    Agora uma realidade que tenho vivido muito perto, é fazer créditos para o vício no jogo. E os bancos apesar de andarem a sempre a telefonar para pagarem mensalidades da casa, ainda tentam colocar mais um crédito sobre crédito. Aterrador!! Infelizmente sei do que estou a falar, pq uma amiga minha vive nesse terror com o marido e qq dia vai ser dia...

    Triste foi o que me contaram directamente. Uma rapariga estava numa formação e começaram a falar em jantar de final de formação. Começou a chorar desesperadamente e as pessoas pensavam que era por falta de dinheiro, mas disseram que dividiam entre todos e pagavam o jantar dela. Nisto ela, começa a chorar ainda mais e diz que o choro dela tinha a ver com o filho de oito anos, que estava sozinho em casa, sem electricidade, e não tinha dinheiro para pagar a luz... Essa concerteza não recorreu a créditos e preferiu estar sem luz do que os contrair.

    Infelizmente tenho crédito que foi bem negociado, não me posso queixar, mas mesmo assim, custa ainda mais na situação em que estou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa história é de partir o coração!

      É uma realidade que há cada vez mais pessoas a recorrerem a créditos para comprar gadgets que não servem para nada mais dos que ostentação!

      Eliminar
    2. Para mim foi a história sobre crise que mais me afectou até ao momento...

      Eliminar
  10. Assusta qualquer um! Esse é um mundo triste... o das dívidas.

    DESBOCADO!

    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Coisa que me irrita são as linhas de crédito imediato e com todas as facilidades. O comum dos mortais vai na onda e quando se apercebem no que se meteram, já é tarde.

    ResponderEliminar
  12. É realmente lamentável...

    Sabias que neste momento ser fiador é a terceira causa do sobreendividamento em Portugal? E que na sua maioria são pessoas mais velhas que ficam a pagar as contas dos filhos?
    Agora, o problema vem de trás, quando era tudo um mar de rosas e se concediam créditos para tudo e para nada e uns atrás dos outros! Mas o problema não é só esse. Quantos pais de famílias estão ambos desempregados? Como é que assim conseguem fazer face às dívidas que contraíram?

    É a realidade do nosso país. Um país com uma fraca literacia financeira. Só assim se pode explicar o facto das pessoas fazerem créditos por telefone!

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acasa foi uma notícia da Deco sobre isso que me fez pensar nisto e recordar os casos que conheço, um deles, de um amigo que é fiador.

      Concordo contigo, não há literacia financeira. Espero que mude!

      beijos

      Eliminar
  13. Várias questões estão em causa no que falas. O acumular de dívidas, quanto a mim, deve-se ao facto de os bancos mostrarem durante muito tempo ás pessoas que "conseguir dinheiro" através do crédito era fácil..muito fácil mesmo. Quase que levavam o dinheiro a casa de cada um.E o pessoal, muitos, não foi o meu caso felizmente, iludiram-se. Iludiram-se de tal modo que já nem pediam só para a casa, mas pediam para a mobiliário, para as férias, telemóveis etc etc... Foi o descalabro e as pessoas nem viam tal.Também a situação económica era benéfica havia empregos e vendia-se que o País estava saudável. Muita ilusão.Não digo que cada endividado não teve culpa mas venderam-se ilusões.

    Neste momento também se vende creditos, mas acho que não é tão fácil e essa de receber SMS e telefonemas tipo anúncio barato também acontece , mas será que o farão a quem precisa do dinheiro ou só fazem isso a quem não têm a "corda na garganta"?.
    Dizes "Esta triste realidade em que as pessoas desesperadas com os prazos dos pagamentos que não conseguem cumprir tem de ser rapidamente alterada" concordo e podia haver forma de melhorar as situações dramáticas, mas olha se houvesse vontade de resolver as situações por parte das entidades competentes já o poderiam ter feito mas isto é uma sociedade hipócrita infelizmente. Os bancos têm e terão poder.:-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendem-se ilusões com palavras bonitas que iludem muito facilmente os menos preparados. Cada banco diz ser o melhor do mundo, com as melhores soluções e isto e a aquilo.

      Também penso que já se podiam ter feito certas coisas mas que não as querem fazer.

      Eliminar