26.7.12

esse vírus chamado fama

Atrevo-me a dizer que a profissão mais desejada em Portugal é ser famoso. Como? O mais depressa possível. A fazer o quê? Tudo o que for necessário. Através do talento? Não necessariamente.

Sinto que existe uma sede de fama. Vejo e lido com pessoas que querem ter os holofotes da fama a incidirem sobre si, nem que seja durante breves minutos ou mesmo segundos. Pessoas cuja ambição é nada mais do que ser reconhecido, através do que quer que seja.
Foi isto que me veio à cabeça quando vi a imagem que aqui partilho. Miguel e Bruna, dois ex-concorrentes (sendo que a menina nem chegou a participar no reality show) da Casa dos Segredos são agora DJ´s. Mas, para se destacarem dos restantes, a dupla vai despindo a roupa à medida que as músicas vão tocando. Podem chamar-me o que quiserem mas, para mim isto é sede de protagonismo.

Mas, Bruna e Miguel são apenas dois casos. Preocupa-me que grande parte dos mais novos sonhe ser actor. Não pela nobre profissão mas porque, quando questionados sobre os motivos que os levam a querer representar, respondem: “Quero ser conhecido.” Esta é a realidade nacional no que à fama diz respeito. E não aprofundo mais este tema para não ferir susceptibilidades pois há exemplos práticos de sede de protagonismo e fama transformados em tragédias.

55 comentários:

  1. Gente louca...
    Olha eu sou ao contrário, quando vou ao supermercado e alguém me cumprimenta fico azeda... e penso: epahh, mas de onde esta gente me conhece, bolas não posso andar descansada...

    ResponderEliminar
  2. Um bocado ridículo...ele há pessoas que fazem de tudo para aparecerem...I

    ResponderEliminar
  3. Eu recuso-me totalmente a comentar! LOL

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Sim, há muita gentinha que tem sede de protagonismo, e têm de bebê-lo seja a que preço for.
    Depois é vê-las em revistas e sei lá que julgando-se mais do que realmente são.

    Tenho pena...porque são pessoas desprovidas de valores. Não todas, mas a maioria.

    Nunca na vida, fez parte das minhas ambições ser famosa. Nem em criança.

    (em criança queria ser a versão feminina do mogli, mas até de cães tinha medo - depois de duas belas dentadas nas pernocas - , quanto mais de lobos! )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse "sonho" de menina é lindo. De resto, tens razão no que dizes.

      Eliminar
  5. Mas alguém me explica por que carga de água qualquer pessoa sem interesse nenhum e sem talento vai para DJ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem tirar mérito aos grandes talentos dessa área (e que em nada são parecidos com estes) basta conhecer dois ou três botões para ser dj

      Eliminar
  6. Concordo tanto contigo!! Este é o país do faz de conta.

    ResponderEliminar
  7. LOOOOOL Bastante originais!
    Sim, querem fama... Conheço algumas pessoas assim e lá está apenas os conheço, não são nem de perto AMIGOS!
    Não me identifico com pessoas assim...

    ResponderEliminar
  8. São DJ´s? Diz-me onde para eu não pôr lá os pés por favor!!

    ResponderEliminar
  9. Tadinhos... quem não tem reconhecimento em parte nenhuma quer sempre ter algum... Como cá quase ninguém o tem querem fingir que o têm a qualquer custo.
    DESBOCADO!

    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. omg! há de tudo!
    eu se soubesse o que sei hoje, quando fosse grande queria ser o Relvas. esta minha tese de mestrado está a arruinar-me! :P

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo, as pessoas cada vez mais estão sedentas de fama de serem notáveis!! Talvez porque encontram aí , a forma de rapidamente deslumbrar, de aparecerem nas revistas, de ganhar dinheiro rápido. Será o "el Dorado" que esses veêm.

    Puro engano!! Falta de auto estima!! Hoje faz-se um artista em poucas horas mas também desaparecem em poucos segundos!!:-(

    Para mim, sempre tive o lema, que passar despercebido no meio da multidão é a forma mais feliz de viver a vida!:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fama é para quem verdadeiramente a merece. Para os verdadeiros talentos das diversas áreas mas há quem pense que é como o Sol, para todos!

      Eliminar
    2. Nem para os talentos nas várias áreas acho que se chame a isso fama,porque alio fama à vaidade e quem é talento normalmente é humilde.

      Eliminar
    3. Há muita humildade só para inglês ver...

      Eliminar
  12. Não gosto muito da palavra fama, mas sim reconhecimento pelo bom trabalho e não o reconhecimento gratuito, apenas porque apareceram na TV, que é o que têm a marioria destas pessoas.
    Mas acredito também, que quando o reconhecimento não tem por base o trabalho,rapidamente desaparece. Estes dosi exemplos que descreves, querem manter a todo o custo a dita "fama" que conseguiram.
    Eu não tenho perfil para ser "famosa"gosto tanto do meu anonimato :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que as pessoas não querem reconhecimento mas fama

      Eliminar
    2. A fama é bem mais fácil de obter, basta aparecer meia dúzia de vezes na tv, dar algumas entrevistas, etc.

      Eliminar
    3. Nem é preciso tanto mas isso dava muita conversa....

      Eliminar
    4. Acredito, pois conheces bem o meio ...

      Eliminar
  13. Bem, acho que o que vou dizer acaba por repetir o que disse num post de há uns meses lá no meu blog.
    Ser famoso é uma profissão, aparecer ganhar brindes e ser conhecido pelas fotos nas festas é a ambição de uma geração cada vez mais.
    Se concordo? não
    Se acho ridículo? sim

    ResponderEliminar
  14. Xi...ka noja !!
    detesto este tipo de RECONHECIMENTO....
    Onde está o mérito?

    ResponderEliminar
  15. Tantaaaas verdades. Portugal é um posso de inutilidade.

    ResponderEliminar
  16. A grande parte dos jovens *não* quer ser famoso, isso é um mito. Mas quando muitas portas estão fechadas no mundo do trabalho, estas parecem opções mais fáceis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que fosse um mito mas não acredito nisso. O motivo que apontas é válido mas não faz com que a sede de fama seja um mito.

      Eliminar
    2. Se tiveres interesse, escrevi um capítulo neste livro sobre isso. http://www.wook.pt/ficha/a-vida-como-um-filme/a/id/11258413

      Eliminar
  17. AHAH Mais dois, que medo! Hoje em dia, qualquer criatura que tenha os seus 5 minutos de fama vira DJ. É a profissão que permite ascender nesse caminho da fama, está visto [sem querer ofender quem realmente o é por gosto e talento]... Mas a sede de fama que existe hoje pelas camadas etárias mais baixas, sobretudo através do Facebook, ainda é o que me choca mais...

    ResponderEliminar
  18. Eu devo viver num mundo à parte... Nunca vi a Casa dos Segredos e só leio revistas cor de rosa quando vou cortar o cabelo. Moral da história: desconheço metade dos "famosos" que aparecem nas revistas... Sou tão low profile que nem percebo a motivação das pessoas em serem conhecidas. Uma coisa é serem reconhecidas pelo seu talento, outra é porque participaram num programa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte das pessoas participa em algo a pensar na fama. Não critico quem participa mas é possível participar sem cair no ridículo. É possível participar e abrir várias portas profissionais sem cair no ridículo

      Eliminar
  19. E depois acontece como ao Hugo Sequeira e a outros que chegam à loucura, tal como escrevi aqui:
    http://mefrancesca.blogspot.pt/2012/07/hugo-sequeira.html

    ResponderEliminar
  20. Sofia acho que vivemos no mesmo mundo,grande parte dessa genta recentemente famosa nem sei quem são nem me interessa,para famoso já me basta o Relvas que num estalar de dedos se tornou famoso pelas piores razões, para onde se olha ou vá é só deste famoso que se fala, famoso assim, não muito obrigado, há tanta gente com tanto talento a trabalhar nos bastidores por opção e depois aparece esta gentinha a querer ser famoso por nada, realmente!!!!

    ResponderEliminar
  21. Crise de valores é o que é. Pessoas que gostam de se evidenciar pelo que não têm e querem ganhar dinheiro facilmente, sem querer puxar pela cabecinha e fazer algo de útil. Poderiam tentar outros tipos de sucesso, mas procuram pelo modo mais fácil: mostrar o corpo!

    Esta Bruna (e outras sedentas de fama) dava concerteza uma bela capa e interior de 3ª revista da Playboy. ;)

    Eu prefiro ser desconhecida a ser conhecida como pessoa que sou e como sou profissionalmente (espero que volte em breve!). Prefiro ser discreta e ninguém me ver, por onde passo... Feitios! :)

    ResponderEliminar
  22. O mais estúpido é que há pessoas que lhes dão palco!

    ResponderEliminar