27.7.12

grande (ou xl) é diferente de feminino

Cada vez mais me apercebo que as pessoas não sabem distinguir as malas (ou sacos) de mulher das masculinas. A tendência, quando se vê uma mala grande é dizer: é de mulher. Algo completamente errado.

Outra das minhas paixões são as malas. Das desportivas às mais clássicas, tenho de tudo um pouco. Ao todo, tenho mais de uma dezena de exemplares guardados em casa e prontos a ser utilizados. E a razão de ser adepto de malas grandes é muito simples: preciso de espaço. Pois há um grupo de objectos que vão comigo para todo o lado. Refiro-me aos óculos escuros, aos de ver, à minha agenda pessoal, ao telemóvel, ao meu notebook, à última edição da publicação para onde trabalho, ao estojo, aos headphones, à agenda telefónica, à carteira, às chaves do carro e outros que não têm lugar garantido mas que são presença habitual como uma maçã, bolachas e um iogurte para comer durante o dia.

Era impossível carregar tudo isto numa mala de pequenas dimensões. Mas, por diversas vezes já me perguntaram se a mala é de mulher. Já perdi a conta às vezes que expliquei que é de homem, onde foi comprada e tudo mais. Curiosamente, quem tem mais vezes esta dúvida são os homens, para os quais, uma mala é simplesmente uma mochila Monte Campo. Mais do que isso, entendem eles, é coisa de homossexual. Algo errado, mais uma vez.

46 comentários:

  1. Acho que essa mentalidade já se começa a alterar...

    A mala é prática, seja para homem ou mulher.

    Muito melhor que ver os bolsos "atafulhados"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de usar. De tempos a tempos vou usando mochila por causa das coluna.

      Eliminar
  2. É por isso que não quero IPhone's, Ipad's e afins. Onde é que ia levar aquela tralha toda?

    E a carteira, quando tem que ir comigo, vai uma amiga também e basta dizer:
    "Guarda-me a minha carteira sff".

    É certo que na manha seguinte muitas vezes não tenho a carteira porque ficou na mala delas... mas são pormenores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esqueci-me de mencionar que na verdade há malas que indicam tendências... há que ter cuidado quando se escolhe uma mala de homem...

      Eliminar
    2. Claro, ela é que carrega! Não concordo muito com isso. Se precisam de um sitio para por a carteira e afins, comprem uma mala como o resto das pessoas.
      É que depois não é só a carteira que pedem para guardar, quando precisam dum lenço a menina tem, água ou um comprimido para a dor de cabeça a menina também tem..Enfim há outros que agora não me lembro.

      Acho muito bem que os homens também usem mala. Mas sim concordo que há que ter cuidado quando se escolhe uma mala de homem.

      Eliminar
    3. Dependendo do que tiver que carregar também uso mala/mochila ou não... Mas nesta historia do "preconceito" o estilo que se opta é que faz o preconceito ser mais ou menos forte...

      Eliminar
    4. Usar uma mala grande, apoiada no ombro, para mim não é suficiente para perceber a orientação sexual de alguém

      Eliminar
  3. A sociedade portuguesa ainda é muito retrograda em muitos aspectos. Por isso, se virem um homem de mala é porque é uma bicha.

    thebetanine.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ah falas de malas? okay... pelo título pensei em... camisolas, pois...
    Agora já não gozam com as nossas malas, diziam que carregavamos este mundo e o outro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ha ha ha

      Confesso que só uso a mala nos dias de semana. Se não estiver a trabalhar, não uso.

      Eliminar
  5. A tendência é a inverter-se. A tua profissão, como a de outras pessoas, necessitam de mochilas/malas com mais espaço, para colocar o que realmente é necessário.

    Tocaste num tema importante: colocar fruta, iogurte, bolachas para comer durante o dia. Cada vez se vê mais homens com saquinhos de lojas a levar almoço ou simples lanches (pq a crise afecta a todos) e fica dispendisoso anda a comer/lanchar em cafés, restaurantes. Tenho reparado nisso no metro em Lisboa. Agora não são apenas as mulheres que andam com sacos e saquetas, mas homens.
    Já se vê um pouco os homens andarem de mochilas/sacos com maiores dimensões, precisamente por isso.

    Continuo a entender qual é o mal de andar com uma mala a "tiracol", mochila, em vez de andar com saquinhos cheios... Ou então colocar tudo nos bolsos nas calças, para dar um efeito "enchimento".. ehehehehehheeh

    É preconceito, sim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Continuo a não entender..." - correção.

      Eliminar
    2. Isso da comida é um facto. Há cada vez mais pessoas a comer nos locais de trabalho. Uns dizem que tem vantagens, outros desvantagens mas não há dúvidas de que é mais económico.

      Eliminar
  6. Algo errado ? ou algo que tu achas errado...
    Uma das razoes para as quais não tens namorada é essa ! Algo amaricado....

    ResponderEliminar
  7. Esse título está interessante, sim senhor...
    Olha, não dá para colocares aqui um exemplo. É que, assim, não dá para ver se, efectivamente, as malas de que falas e que usas parecem de mulher ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia fotografo a minha e coloco aqui. É uma mala normal, de homem mas um pouco maior do que o normal.

      Eliminar
  8. Agora fiquei parva com o comentário do/a anónimo/a das 17.51.

    Infelizmente a sociedade portuguesa ainda é bastante retrógrada. Eu acho perfeitamente normal ver um homem a usar mala. As mulheres usam porque têm carradas de coisas para transportar e os homens usam exactamente pelo mesmo motivo. Acho que já está mais do que na altura de as pessoas se habituarem a ver homens a usar malas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim dá-me imenso jeito pois tenho muitas coisas para carregar. Coisas que uso todos os dias.

      Eliminar
  9. Concordo com o anonimo não uses mala é coisa de maricas, não sejas educado é amaricado, não comas fruta torna os homens menos machos.
    Cuidado com o protetor solar, coisa de femeas.
    Se tens muita tralha a transportar usa um saco de hipermercado mas cuidado com o que escolhes... que não tenha cores de menina.
    Se esperares pela avaliação dos outros não sais de casa.
    :)

    ResponderEliminar
  10. Os homens guardavam essas coisas todas em pastas, algumas extremamente elegantes. Não gosto de ver homens de mala a tiracolo, dá-lhes um ar demasiado efeminado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas pastas não misturam com o meu estilo. Se optasse por um look mais clássico teria uma certamente.

      Eliminar
  11. As pastas de homem são bem úteis.

    ResponderEliminar
  12. O preconceito lá está...
    Mas... E porque há sempre um mas... Há malas e malas! E, talvez o mais importante, há formas de as usar. As mulheres podem pegar numa mala de mil e uma formas diferentes, já os homens nem por isso.

    E pronto, entretanto ficamos a saber que és muito saudável, tirando as "facadinhas" da sexta-feira e fim-de-semana.

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. A forma como se usa uma mala é muito importante.

      Tenho dias em que sou mais, noutros menos ;p

      beijos

      Eliminar
  13. A minha mala está sempre cheia de tralha. Não sei viver sem levar lenços, canetas, phones, baton do cieiro, medicamentos, caixa das lentes de contacto, dos óculos de sol, bolachas ou barras de cereais... Às vezes parece a mala do Sport Billy :) Nem percebo como a maioria dos homens vive sem mala! Deve ser porque não percebem o jeito que dá. Mas podias fotografar a tua mala para vermos se é de homem ou não :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinado :)

      irei faze-lo :) e com tanta "tralha" lá dentro como na tua :)

      Eliminar
  14. Eu também não gosto de ver homem com mala,é muito apaneleirado,excepto as desportivas que tornam um homem mais viril.

    ResponderEliminar
  15. Existe preconceito nisto... O que acho uma estupidez!
    Eu própria já ofereci uma mala ao meu pai e ele bem gosta daquilo! Não é grande, mas é o suficiente para colocar o telemóvel, carteira, LENÇOS, e afins.
    E também concordo com um comentário algures lá em cima... As mulheres andam sempre de mala e quanto maior for, mais "tralha" vai e muitos homens aproveitam-me disso! :p
    - "Dá-me um lenço";
    - "Guarda-me a carteira";

    O telemóvel é que nunca pedem para guardar, porque será?! :o
    lol

    Continua a usar o que gostas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, se gosto de algo compro. Não me preocupo com preconceitos.

      A mim, volto a dizer, dá-me muito jeito.

      Eliminar
  16. Senhor "homem", cada vez estou a gostar mais da forma como escreve e como aborda os assuntos, dos mais banais aos mais sérios.
    Um caso sério de bom blogue, mesmo que seja sem blogue.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Não vejo qual o problema dos homens usarem mala, que descriminação absurda! Eu pessoalmente gosto mais de ver os homens de mochila ou mala á tiracolo daquelas grandes até, não gosto do formato daquelas mais antigas mas por uma questão de gosto,agora por preconceito..francamente!!

    ResponderEliminar
  18. Conte o número de comentários neste post que são de mulheres e de homens e tire as suas conclusões. Acho que com isso fica logo a perceber se este assunto é interessante para homens ou não.

    ResponderEliminar
  19. Quem estiver interessado em ver a mala que me levou a escrever este texto, coloquei uma foto da mesma no facebook.

    ResponderEliminar
  20. é só mais um esteriótipo... inspirado por várias séries americanas...

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar