26.7.12

hoje é um dia muito triste para mim


Dia dos Avós! Para onde quer que olhe vejo uma mensagem linda sobre os avós. Sobre aquilo que são. Enaltecendo qualidades, esquecendo defeitos e reforçando a importância que têm nas vidas das pessoas. Blogues, twitter e facebook estão repletos de mensagens bonitas, que me tocam no coração e que me emocionam.

Se isto me devia fazer sorrir? Devia! Se faz? Não. Se me devia deixar alegre? Devia. Se deixa? Não. Num dia que deveria querer sorrir, só me apetece chorar e espero ansiosamente pela hora em que me vou deitar, acordando no dia seguinte ao dia dos avós.

Neste dia, recordo os momentos bons que vivi com os meus avós. Lembro-me dos sorrisos, das brincadeiras, dos momentos que não voltam mas que nunca esquecerei. Tudo isso está presente na minha memória e coração. Mas, por mais que tente, não consigo esquecer nem apagar da minha mente o facto de já não os ter comigo. De não lhes poder ligar hoje a dizer que os amo, que tenho saudades dos seus beijos e que adorava leva-los a jantar comigo.

Não consigo esquecer que certo dia, enquanto fazia o jogo da minha vida, o meu avô lutava pela dele no hospital. Não me esqueço que cheguei a casa e que tinha uma mensagem a informar que o meu avô tinha sido internado. Não me esqueço de o visitar e dele me prometer que ia sair do hospital para me ir ver jogar ao Algarve. Infelizmente, esta promessa não foi cumprida. E hoje, queria estar com o meu avô para lhe dizer que não faz mal não ter ido e que a culpa de não ter ido não foi dele.

Quis o destino que anos mais tarde voltasse a jogar nesse mesmo campo. Quis o destino que voltasse a jogar extremamente bem. Quis o destino que quando voltasse a casa ouvisse mais uma má notícia. Quis o destino que a minha avó fosse para o hospital. Quis o destino que a minha avó não voltasse a sair do mesmo. E hoje, só queria poder abraça-la para lhe dizer que a amo e que sinto a sua falta.

Por isso, por mais que queira, por mais que me esforce, por mais que lute, não vou sorrir hoje. Vou usar uma espécie de escudo que vai impedir que percebam a minha tristeza e a dor que me vai consumir até ao final do dia. E se tiver que chorar, irei chorar recordando aquilo de bom que vivi com duas pessoas maravilhosas e que muita faltam fazem a este mundo cheio de inveja e maldade.

54 comentários:

  1. Como eu te compreendo! Perdi a minha avó em Dezembro...Toda a minha vida foi passada com ela (enquanto os meus pais trabalhavam, ela tomava conta de mim todo o dia). Lembro-me das nossas brincadeiras, dos mimos, da cumplicidade (das vezes em que pedia para me fazer aquele arroz doce divinal)... Vi a saúde dela cair de dia para dia, mas apesar de tudo lá continuava a tentar fazer a vida dela. Era um sábado normal, como todos os sábados a visitava (uma vez que estudo longe só venho a casa ao fim de semana), estive com ela toda a tarde e nada fazia prever o desfecho daquela madrugada. Acordar com o meu avô do outro lado a chorar, levantar e correr em pijama uma rua inteira... e chegar a casa dela e encontrá-la sem vida na cama... é uma imagem que nunca vou esquecer! Tal como tu, também tenho imensas saudades dela, e hoje mais que nunca gostaria de a poder ter aqui comigo.
    Força neste dia!
    Beijinho apertado

    JI

    ResponderEliminar
  2. Não é fácil perder os nosso segundos pais. Perdi dois, ainda tenho outros dois que fui ver ontem. Sei o quanto custa, mas faz como eu... à noite olha para as estrelas e lembra-te que eles estão lá no céu e são as estrelas mais brilhantes, que mesmo não estando fisicamente connosco, acompanham-nos em todos os momentos. Fala com eles, eles sabem que são importantes. E acredita que o sofrimento é cada vez menor, pois a cada dia que passa é sempre menos um para estares de novo com eles! Sorri, sim?

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente os segundos pais partem sempre demasiado cedo.

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho***********

    CC

    ResponderEliminar
  5. Os Avós são vistos como queridos, simpáticos e bem-dispostos.O meu avô é muito velhinho, mas eu gosto muito dele, é um querido:)
    É o único que ainda está vivo.
    Perdi a minha avó em Junho, uma segunda mãe...
    Compreendo o que sentes, porque hoje também estou triste pela falta dos meus avós que já partiram.
    Muita força e pensa que tens uns anjos no Céu a cuidar de ti:)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Como te compreendo.

    Não conheci meu avô materno, e o paterno faleceu quando eu tinha 9 anos. Há histórias que era severo com os filhos, mas recordo-o sempre afectuoso para mim.

    A minha avô paterna era uma mulher fria, distante.

    Agora a minha avô materna... um exemplo. A pessoa mais doce e com amor à vida que conheci. Lembro-me que no seu 90º aniversário, olha para nós e diz: "só faltam 10" :)

    Já na altura estava de cadeira de rodas, sempre foi muito doente, mas ainda assim amava a vida, amava os outros. Meus amigos adoravam a Rosinha :) Oh que exemplo de vida!! Oh que saudades eu tenho daquela doçura de pessoa.

    Fizes-te ir procurar o que escrevi na altura, e chorar...

    http://jingas.blogspot.pt/2006/01/adeus-avzinha.html

    http://jingas.blogspot.pt/2006/02/1-ms.html

    ResponderEliminar
  7. Sei o que sente, só foi pena que, ao lê-lo, não conseguisse evitar as lágrimas. A minha avó faleceu no dia em que fiz 20 anos e, passados uns bons anos, ainda sinto a sua falta, mas também sei que ela é a tal estrelinha que me acompanha. Um :) para si

    ResponderEliminar
  8. Acho que tudo já foi dito nos comentários anteriores...
    Infelizmente também já perdi o meu avô e também não foi nada fácil para mim, porque era uma pessoa muito próxima...
    Eu não ligo aos dias por isso nem fazia ideia que hoje era dia dos avós! Só sei aquelas datas importantes porque as pessoas falam muito nelas...Sou meia perdida com datas! :P
    Ele poderá estar longe fisicamente, mas o que interessa é que está bastante vivo dentro do teu coração e muito provavelmente estará a olhar por ti :)

    ResponderEliminar
  9. Fizeste-me chorar...

    Onde eles estiverem, estarão muito felizes, tenho a certeza! És um "menino" com princípios e eles devem ter também ajudado na tua educação, seres como és. Eles estão sp junto de ti, sempre!

    Como diz Sto Agostinho: "Não estou longe, somente do outro lado do caminho."

    (tenho esta frase na sepultura do meu pai, que tb foi avô e partiu triste por deixar dois netos maravilhosos...)

    Beijinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era essa a intenção...

      Obrigado pelas tuas palavras

      Eliminar
    2. Eu sei, mas recordei-me de muitas coisas que vivi também com meus avós, apesar de não estarem muito junto de mim. Cuidei muito da minha avó paterna, que passava uma semana em casa de cada filho, quando o meu avó partiu...

      Beijoca.

      Eliminar
  10. "E hoje, só queria poder abraça-la para lhe dizer que a amo e que sinto a sua falta."

    As palavras que eu também adoraria dizer "cara a cara" à minha Avó. Apesar de já não a ter comigo há cinco anos, todos os dias falo com ela, todos os dias lhe digo o quanto me faz falta, o quanto gosto dela.
    O último dia que ela passou em casa (vivia comigo e com os meus pais) foi o dia do meu aniversário. Parece mesmo que se aguentou até eu fazer anos para ela poder partir em paz.


    Obrigada por teres escrito este texto. Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Lamento HSB... eu só tenho uma avó, mas vive muito longe...
    Sinto muito a falta dela... mas sei que está lá, muito diferente de ti :(
    Um dia eu escrevi... " Hoje estou triste, não me peçam sorrisos, porque seria uma traição à minha dor..." deve ser mais ou menos assim que te sentes, não?
    Beijos daqui...

    ResponderEliminar
  12. O dia de hoje , para mim é um misto, pois já perdi um Avô e uma Avò, e restam-me dois.
    Com todos eles tenho boas recordações, pois eram bastante presentes ao longo de toda a minha vida, pois sempre moramos perto e via-os todas as semanas.Assim continua a acontecer com os que ainda tenho :)
    Mas daqueles dois que "partiram" tenho muitas saudades,ambos partiram vitimas da doença do século (cancro) e essa mesma doença me fez ir perdendo os meus avós ainda em vida, pois a maltita doença, foi levando-os aos pouquinhos.
    Ficam as boas recordações e as saudades dos que foram, e aproveitar ao máximo a companhia dos que ainda tenho :)

    ResponderEliminar
  13. Entendo perfeitamente o que estás a sentir, hsb. Mas o que eu sinto é que tenho os outros dias todos em que penso na minha avó para chorar, ficar triste, emocionar-me. Hoje, o que mais quero é homenageá-la, mesmo ela não estando à minha beira para me ouvir/ler.

    ResponderEliminar
  14. Sinto muito pela tua experiência. Eu quando nasco já só tinha 3 avós. Dois deles nunca foram ou souberam ser avós para mim e a terceira que até sabia não tinha mutio contacto comigo. Por isso, eu fico triste é por nunca ter sentido o que é ter avós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro esta dor que me consome hoje. Prefiro estar a sofrer depois de muito ter amado

      Eliminar
  15. Os meus avós maternos praticamente criaram-me, pois os meus pais eram estudantes, muito novos, e tinham de estagiar fora de Lisboa. Criei por isso laços enormes com eles. O dia da morte da minha avó foi o pior da minha vida, um aneurisma levou-a em duas horas, uma mulher de 73 anos que todos os dias ia ao café com as amigas e ainda conduzia o seu Corsa. Sinto muito a falta deles, mas ao mesmo tempo sinto-os comigo. Tenta acreditar nisto também. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Sinto muito... Tenho a sorte de ainda ter a minha avó comigo. Mas percebo o que sentes. Não há dia do Pai em que não me apeteça chorar...
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  17. Eu já não tenho avós e quando nasci já só tinha duas avós que felizmente me acompanharam e tenho boas recordações, Não as esqueço e foram muito presentes na minha vida.
    Na verdade hoje infelizmente nem tive tempo de as recordar só agora ao ler o que escreveste. Hoje estive a braços com a outra geração, a dos meus pais, que também sendo avós estão muito doentes por isso a tristeza do dia foi a dobrar!!

    Mas sabes eu acredito que as "Nossas" estrelinhas sempre estarão bem perto do coração para nos guardar.
    Senti as tuas palavras.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  18. Que texto emocionante... Fiquei com uma lagriminha no canto do olho... Também porque hoje, para mim, este é um dia em que me lembro mais do meu avô, que morreu há quase um ano :(

    ResponderEliminar
  19. Eu infelizmente tb já não tenho os meus avós mas felizmente tenho muitos bons momentos que posso recordar que passei ao lado deles, tal como tu... E é isso que devemos ter em conta e que devemos dar valor... Forte abraço amigo

    ResponderEliminar
  20. Compreendo bem o que sentes...Uma tristeza e saudade sem fim...I

    ResponderEliminar
  21. Estejam onde estiverem estão a olhar por ti.

    *** do tamanho do Mundo

    ResponderEliminar
  22. :(
    DESBOCADO!

    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Deixo-te um abraço. Um abraço especial, em nomes dos Avós, certamente super especiais que tu tiveste.
    E pelos meus também!
    E que saudades sinto deles, não só neste dia, mas em todos os outros do ano!

    ResponderEliminar