28.8.12

a triste realidade das férias

Num passado não muito longínquo, férias significavam mudar de vida durante uma semana ou mesmo quinze dias. Recordo-me das longas filas de trânsito para o Algarve, numa altura em que a auto-estrada não ia até ao Sul de Portugal.

Nessa época não havia troika nem se falava de crise. "Todos" os portugueses tinham direito ao seu descanso longe de casa, sem contar os tostões. E, nessa altura, nada mais importava do que a alegria da família. Praia e jantares fora de casa eram uma realidade para grande parte das pessoas.

Com o passar dos anos, tudo mudou. As férias longe do lar começam a ser um luxo que não está ao alcance de todos. Este ano, assisti a uma realidade que nunca tinha verificado em restaurantes durante a época estival.

Famílias de três ou mesmo quatro pessoas, que não abdicando dos jantares fora de casa, pedem uma sopa para cada um e um prato para dividir pelos três ou quatro. Não consegui esconder a minha tristeza perante este cenário, recordando com saudade os tempos em que tudo era diferente.

17 comentários:

  1. é bem verdade o que dizes e parece não haver fim às vista :S

    xo

    ResponderEliminar
  2. É mesmo uma realidade, a classe média de "antigamente" desceu muito, infelizmente aconteceu me o mesmo! Mas melhores tempos virão e com saúde tudo se faz! Temos de dar a volta por cima! Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só resta adpatar para tentar não perder os pequenos prazeres da vida...

      Eliminar
  3. Eu costumo ser normalmente uma pessoa optimista, mas tenho vindo a perder esse optimismo aos poucos.
    Pior quando continuamos a ouvir cenários de mais austeridade e mais recessão...
    è como tu dizes e bem, é fazer uma adaptação ao cenários do momento e tentando sempre não perder as pequenas coisas que nos vão dando momentos de felicidade e prazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil mas as pessoas não podem ir abaixo com o que os rodeia. Senão é bem pior :(

      Eliminar
    2. Sim é verdade, mas custa um bocadinho ...

      Eliminar

  4. Infelizmente a realidade é como mencionas. As diferenças entre as classes sociais, cada vez mais evidentes. O rico cada vez mais rico…o pobre cada vez mais pobre…a classe média, uma pequena minoria.

    A conjuntura atual é verdadeiramente preocupante. Cenário “negro”. Tentar ser positivo…as nuvens se dissipem.

    Bom regresso ao trabalho! :)

    P.S (teu poste mecânicos…pois!!! Teve levar uma embraiagem nova…).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A classe média portuguesa tende a desaparecer, é uma realidade!

      Felizmente, ainda estou de férias mas na cidade :)

      Eliminar
  5. Nunca tive férias, nem em criança, sempre estive habituada a ter uns dias diferentes seja fora da área da residência seja perto de casa, que tem tanto para nos divertir-mos....noto sim algo estranho tem um pouco a ver com o que descreves mas visto de uma outra forma, da minha forma vejo quem me atende a estranhar pedir-mos pratos para 4, ou gastar-mos 11€ em gomas ou 17€ em gelados, sim é de luxo nos dias de hoje, é de luxo para nós que só fazemos estas extravagancias em momentos que sentimos que podemos fazer....estou a achar VNMF tao vazia, com alguns espanhois que nunca tinha reparado...o circo aí que sensação triste qd vejo que não houve sessão por falta de público, ou o "faquir" que custuma atuar junto ao castelo tb se vai embora, assusta esta sensação, parece que o mundo está num "tique taque" quase a chegar ao fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não achei VNMF assim tão vazia. De noite as ruas estavam cheias. Quanto ao circo, as pessoas têm de cortar em algumas coisas e preferem abdicar desse tipo de coisas mas, mesmo assim, as coisas não lhes devem estar a correr mal porque alargaram as datas. Eles já deviam ter saído e optaram por ficar mais tempo.

      Eliminar
  6. Infelizmente vai piorar... Vamos começar a ver mais pobreza a partir de Setembro, Outubro. Desemprego vai disparar (professores, além dos restantes desempregados que aparecem diariamente), a ida para a escola/universidade dos miúdos e graúdos... Muito investimento e pouco dinheiro.
    O rico será sempre mais rico... Não noto quebra de pessoas que conheço que vivem bem. Tudo na mesma ou melhor!

    Haja saúde e emprego. É o que peço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso como tu, ou seja, ainda não vimos o fundo do poço.

      Haja saúde, que é o mais importante!

      Eliminar
  7. A crise trouxe necessariamente uma alteração dos hábitos . É trist realmnente mas necessário. E bem pior é ver alguns locais antes cheios a funcionarem a meio gás...Enfim mais ou pouco interessa ir-se consumindo para ver se dinamizamos um pouco mais a economia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos estabelecimentos a fechar e muitos mais vão seguir o mesmo caminho. A meu ver, o erro de alguns é perder muita qualidade para pedirem menos dois euros num prato. Isso afasta as pessoas.

      Eliminar
    2. Tambéem concordo contigo! até porque quando gostamos mais cedo ou mais tarde voltamos ao mesmo sitio e recomendamos! Os comerciantes esquecem-se disso...

      Eliminar
    3. Farto-me de dizer isso aos que conheço!

      Eliminar