9.8.12

lembram-se disto?

É com orgulho que digo que sou do tempo em que se brincava na rua com os amigos. Não existiam consolas xpto como hoje mas havia uma série de brinquedos que infelizmente se perderam com o tempo (felizmente, alguns ainda resistem). Diversões que garantiam horas intermináveis de boa disposição. Acredito que um dia, este passado voltará a ser presente. Deixo aqui alguns dos meus brinquedos favoritos. Lembram-se disto?

                                                              






40 comentários:

  1. Lembro bem da 1ª, 2ª e da 5ª imagem! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então perdeste umas boas brincadeiras com os outros :)

      Eliminar
    2. Na minha altura ainda não havia disto xD ahah
      Se havia, nunca vi as restantes brincadeiras :)

      Eliminar
  2. Lembro-me de todos eles, gostava do vai-vem, mas aquele pelo qual eu suspirava mesmo era pelo primeiro, o estacionamento dos carros, em que o colocavas numa comportazinha e depois davas a uma manivela e ele ia subindo.

    Os meus primos tinham uma (eu era menina não!!!), e adorava ir brincar com eles só para poder brincar com isso. Acho que nessa altura gostava mais dos brinquedos dos meninos do que dos meus...

    ResponderEliminar
  3. Ui, se lembro ;)
    Rita
    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Claro que me lembro. Que saudades.

    http://acordamicas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. *sim sim sim e que saudades.. lá por casa acho que havia tudo (com dois irmãos acabava por haver tudo o que era para rapaz e eu nunca fui muito dada a bonecas - arranquei a cabeça à única barbie que tive!! lol), mas desses o meu favorito era o terceiro: o meu tinha a "bola" preta e a cena para os pés vermelha.. era tãoooo bom andar aos saltos em cima daquilo!!! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu morava numa praceta e existiam corridas à volta da mesma :)

      Eliminar
    2. Bolas! Já dei voltas e voltinhas à minha memória para tentar lembrar-me disso.
      Reconheci a "coisa" mas não me lembro do nome, nem me lembrava para que servia.
      Agora já sei :) Eu tive uma destas e acho que também era amarela.

      Eliminar
  6. Tive o 2º, o 4º e o 5º sendo que ainda à tampos tive o io-io na mão.Estou a tentar dar uma educação parecida aos meus filhos, embora com o limite do muro do jardim porque a rua é muito perigosa, mas a minha mais velha com 7 anos infelizmente, com todas as influências das colegas de escola, não fez por menos e já me pediu um MP4 embora eu duvide que ela saiba tudo o que aquilo faz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, hoje é um perigo. Naquela altura tudo se fazia na rua. A minha mãe só ia à janela para me chamar para jantar.

      É pena que os tempos tenham mudado neste aspecto

      Eliminar
  7. Que engraçado...estava mesmo agora a falar sobre isto com o meu colega! Nós somos do tempo que chegavam as férias grandes e facilmente faziamos amigos e brincávamos na rua... andar de bicicleta, jogar à apanhada, as bonecas..and so on...Os miúdos agora querem é jogos de PSP e interagem pouco entre eles! Lembro-me de alguns desses brinquedos pelo meu primo com quem passava quase todas as minhas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão! Antigamente as brincadeiras envolviam contacto físico. Hoje, o contacto é feito online. Não escondo que gosto de jogar online mas mesmo aos 31 anos não dispenso umas belas brincadeiras com amigos :)

      Eliminar
  8. Que saudades destes brinquedos!! Ainda devo ter na arrecadação guardados.Nada comparado com os jogos on line em que o parceiro não tem rosto..Eram jogos mais saudáveis!:-)

    ResponderEliminar
  9. Só lembro do yo-yo... mas também deve ser porque só apresentas brinquedos de rapaz.
    Era craque no yo-yo...
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. brinquedos de menino?!?

      O vai vem é para todos. E aquela bola para saltar também :)

      Tu é que só brincavas com o yo-yo. Fazias o cãozinho e o baloiço?

      Eliminar
  10. A 3ª imagem nunca vi um ao vivo. A ultima imagem também não mas não perdia os desenhos animados que passavam ao Domingo de manhã ;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes o que perdeste. Aquela bola era muito divertida :)

      Eliminar
  11. Não me lembro do vai vem. E também não tinha os playmóbil, mas tinha pinipons e barriguitas :)
    Que saudades... Quando faço anos fico sempre com a nostalgia em alta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cada vez que olho para estas imagens dá-me um aperto no coração!

      Eliminar
  12. Que saudades, lembro-me de quase todos, adorava o yo-yo apesar do pouco "jeitinho" era mais o meu irmão, e do "Aquaplay" :)) Não indo a aquela frase que no meu tempo era melhor, não se pode comparar mas que as coisas eram mais divertidas e puxavamos mais pela nossa cabeça, a nossa imaginação, acredito que eram melhores sinceramente. As crianças hoje em dia têm acesso a mais brinquedos, jogos online etc etc Tento brincar com os meus sobrinhos ensinar-lhes jogos que eram bem divertidos. Quando era nova, brincava numa rua que viviam muitas crianças, era muto bom, jogavamos aos "Policias e Ladrões", "Cirumba" (não sei se é assim se escreve), foi onde aprendi a andar de bicicleta mesmo sem travões (PERIGO lol mas aprendi), também parti a minha cabeça com uma pedra nessas brincadeiras eh eh eh mas enfim apesar das marcas mas fui muito feliz nesta rua. Imensas brincadeiras que recordo com muita saudade...

    Sandra Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que seja melhor ou pior mas tenho a certeza de que havia um convívio maior e melhor entre as crianças!

      Tem piada, também parti a cabeça com uma pedra :)

      Eliminar
  13. Lembro-me de tudo! E de jogar ao elástico. Agora os brinquedos são feios, caros e sem interesse assim que saiem da embalagem. Nos canais dirigidos às crianças, os olhos brilham e pedem "aquele" brinquedo e o "outro" e mais "aquele". Papás para fazerem feliz a sua pequena cria toca a comprar. A caixinha é bonita e bem arranjadinha, mas já deixa a desejar, porque os cenários na publicidade criam o efeito hipnotizador. Quando a "bonecagem" é desembalada, vê-se a alegria momentanea, melhor: da semana seguinte a ao fim dessa semana já anda ali quase aos pontapés, porque nem é a criança "desprezar" o que foi dado! é o brinquedo não fazer exatamente aquilo que fazia na tv... resta aos pais e aqui acho muitissimo bem, puxar pela criatividade e desenvolver várias brincadeiras com o novo boneco. A minha filha tem 4 anos, estima os brinquedos qb que lhe são oferecidos em dose industrial nos anos e Natal (Novembro e Dezembro), mas os mesmos são distribuidos pelo ao todo, para que possa aprender e explora-los.Lembro-me de comprar brinquedos caros da Chicco e ela divertia-se mais com uma caixa de cartão e uma garrafa de plástico com massas lá dentro, que uma vez a bisavó lhe deu para brincar... como tão pouco pode fazer uma criança tão ou mais feliz do que um brinquedo de 50 euros para cima!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Aqueles brinquedos duravam uma eternidade porque apelavam à brincadeira e em grupo :)

      beijos

      Eliminar
  14. E não tiveste nenhuma bota botilde para saltar?? E um arco para girar na cintura???? ;-) Sódades desses brinquedos!!!!

    ResponderEliminar
  15. Tb tive a bota boltilde e o Zé que está sempre em pé! :)
    Que saudades... Ainda me recordo da minha mãe comprar o Zé que está sempre em pé, em boneco pequenino, para mim e para a minha prima.

    O arco também tive! Chorei tanto quando a pisei e parti. era das mais frágeis.

    Os bonecos de menino brincava com o meu primo, playmobil e o da primeira imagem. O vai e vem era obrigatório na praia!! O yo-yo eraa obrigatório, assim como o pião de corda e o cubo mágico. E tantos outros...

    Nunca tive a bola saltitona. A minha amiga de infância tinha uma e andávamos sempre a brincar com ela, naquela altura. Recordo-me de um dia andarmos tanto a saltar, que acabamos por rebentar a bola... Também fomos muito espertas: fomos para um local de cimento "grosso". ehehhe...

    E tu lembras-te dos prémios que se davam no OMO e no Skip?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom. Ainda tenho um cubo mágico :)

      Prémios com OMO, Skip e não só! Com sumos e muitos mais produtos :)

      Eliminar
    2. O meu cubo mágico deve estar ali num cesto ou em casa dos meus sobrinhos, pq eles adoram "acartar" tudo o que gostam para casa deles. :)

      Lembras-te das músicas do Caprisone e do Calipo? No Natal não recebias bombocas? É uma prenda que me lembro ainda hoje nas noites de Natal. Caixa de papel de cinco bombocas. havia tanto para dizer. Estás a recordar-me de tanta coisa boa! :))

      Aqui vão os vídeos:
      - http://www.youtube.com/watch?v=bdNEkpgkf7k
      - http://www.youtube.com/watch?v=YYsDVqR7nMc&feature=related
      - http://www.youtube.com/watch?v=bdNEkpgkf7k

      Eliminar
  16. Lembro-me de todos!

    Lembro-me da música da granja da Playmobil, que era qualquer coisa como "quiquiriqui, muito bom dia! Có-có-ró-có, vão todos ter! Mu-mu-muuu, cá nesta granja... Tantas coisas cá vais fazer, weeee!"

    Ahahah :)

    Também tive o castelo da She-ra, irmã do He-man! AHAH :D

    ResponderEliminar