10.8.12

maturidade adaptada


O meu nível de maturidade é regulado pelas pessoas e pelo ambiente que me rodeiam. Quando estou a brincar com a minha sobrinha, tenho uma maturidade. Quando estou a trabalhar tenho outra que também é diferente daquela dos momentos de lazer.

Assim é a vida, aos meus olhos. Mas, isto não invalida que a maturidade dos momentos em que brinco não possa ser utilizada quando trabalho e vice-versa. E se há coisa que me deixa feliz e sorridente é saber que é possível passar agradáveis momentos com adultos usando uma maturidade mais juvenil.

Aliás, para mim, estes pequenos momentos são das melhores coisas que podemos guardar das nossas vidas. As brincadeiras, os sorrisos, o convívio e tudo o que isso proporciona.

10 comentários:

  1. Gosto dessa maturidade que nos nos leva a extrair o melhor da vida que são as brincadeiras, os sorrisos, o convívio.

    Claro que consoante a faixa etária , o tipo de pessoa com quem estás, o ambiente, etc. a forma de te assumires muda, mas o substrato ou seja a "forma de ser " continua lá!! E ou se tem maturidade jovem ou não não ..decididamente!

    Revejo-me nessa "maturidade adaptada" como lhe chamas. São os bons momentos que nos fazem felizes,há que fomentá-los!

    Mais uma vez reconheço que gosto das tuas abordagens HSB .Obrigada por mais esta!:)

    ResponderEliminar
  2. A maturidade está principalmente em saber adaptar-se aos diversos cenários...

    Identifico-me com essa maturidade adaptada que referes.

    ResponderEliminar
  3. Também sou assim... Sou um ser adaptável às pessoas consoante a idade e utilizo a linguagem mais própria para cada uma delas.

    Quando entro no mundo do mais pequenos consigo adaptar-me e entrar nas brincadeiras deles. Não sei pq mas os "miúdos" gostam de brincar comigo e eu com eles. deve ser por entrar no "mundo mágico" das cabeças deles. Adoro "puxar" pelo intelecto de uma criança com brincadeiras, mas com um objectivo.
    Por outro lado, noutras situações adapto o comportamento de acordo com o local em que estou, como em trabalho, convívio com amigos e, nas entrevistas (a minha saga) sou sempre eu. Sou incapaz de demonstrar algo que não sou.

    Mas, nem todos temos essa "maturidade". Vejo imenso pessoas à minha volta, e até me blogues, que não sabem respeitar a opinião, um comentário, lançando "farpas". Estes seres são serem inadaptados e vivem para o seu próprio umbigo e amigos, não devem ter com certeza. Essa maturidade é difícil de alcançar, enquanto se sentirem os donos da razão...

    Por exemplo, nos blogues que sigo, dá para ver e perceber quem tem maturidade ou não, se sabe brincar com situações.

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me com o que escreves!
    A maturidade é importantíssima e leva a que possamos viver a vida ao máximo! "Carpe diem", aproveita o dia.

    E eu acrescento! A maturidade é valiosa, mas a verdadeira jóia é não crescer demasiado! Apenas o suficiente!

    ResponderEliminar
  5. É essa diferente maturidade que temos nos nossos diversos momentos da vida que define a nossa personalidade...e que ao longo do nosso percurso inevitavelmente se cruzam! e é tão bom registar esses momentos e guardá-los :) Gostei!

    ResponderEliminar