3.8.12

o detective que há em nós

Nós, portugueses, sabemos tudo. Se há coisa em que somos bons é a resolver tudo o que está mal. Temos solução para tudo. Sabemos como resolver a crise financeira mundial em meia dúzia de dias e somos capazes de desvendar os mistérios escondidos nos mais complicados casos policiais.

Além disto, boa parte dos portugueses tem o hábito de passar o dia seguinte a um acontecimento, seja ele qual for, a falar sobre o mesmo. Por exemplo, no café onde costumo tomar o pequeno almoço, o assunto do dia é o assalto à moradia de Luisão, na Herdade da Aroeira.

"Acho que a história está muito mal contada", dizia uma senhora, salientando que tinha visto a notícia do roubo na televisão.

"Eles entrarem pela janela. Eles não estragarem nada. Eles só roubarem cem euros", prosseguiu na sua análise.

"Está aqui qualquer coisa por contar", finalizou ao estilo dos melhores detectives.

Não consegui evitar e sorri perante a forma desajeitada que a senhora encontrou para explicar o assalto. Mais do que isso, reparei que a senhora estava quase irritada pelo pouco que sabia do assalto. Ser detective revoltado será algo exclusivo dos portugueses?

16 comentários:

  1. Detectives, orçamentistas... é ver um acidente e lá está o bom português a fazer contas de cabeça a tentar chegar aos montantes dos danos alheios...
    Pobres, mas multifacetados!
    Bom dia, bj

    ResponderEliminar
  2. É tão engraçado assistir a cenas destas ahahah e são frquentes! Adoro assistir a um bom duelo de vizinhas ou de colegas nos transportes públicos: "então mas a outra não era para ter vindo já de férias? Tenho cá para mim que ali há caso, as coisas com o marido andam tortas..."-"anda mal com o marido mai sempre fina, de roupa nova!". Acho que para além de detectives tb damos para Consultores, psicólogis e, quiçá, videntes!

    ResponderEliminar
  3. Não acho que seja propriamente sermos detectives é mesmo cusquice mas também, quem não gosta de comentar??Eu gosto e também o faço:)também sou uma cusca assumida:) I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu depende dos assuntos mas achei imensa piada à senhora hoje :)

      Eliminar
  4. Penso que essa característica de "detective revoltado" é próprio do Homem, seja de que país for ;) Uns são mais detectives, outros são mais revoltados, é certo. E ainda há as excepções, graças a todos os santinhos! ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há excepções e ainda bem :)

      Mas ainda bem que há pessoas como a senhora que vi hoje. São coisas sem maldade que nos fazem sorrir ;P

      Eliminar
  5. Lolol...então em terrinha pequena os "detectives" são do mais profissional que há...lolol

    ResponderEliminar
  6. São assim os tugas....um povo único que sabe de tudo e mais alguma coisa!

    ResponderEliminar
  7. Eu não sei se é bem síndrome de detective ou mesmo cusquice. Os Portugueses adoram cuscar!

    ResponderEliminar
  8. É sempre mais fácil conjecturar sobre a vida alheia do que a própria..e assim esquecem os próprios problemas. Só vejo esse mérito!!:-). Mas irrita-me a cusquice..Tenho aquela Máxima" a quem muito quer saber nada se lhe diz" ora inventem para aí!!!:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. É muito mais fácil falar da vida dos outros :)

      Eliminar
  9. Já fui mais ligada a cusquices devido a pessoas que me rodeavam e isso fazia-me confusão: então há novidades? Novidades de quê? Depois falo de mim e de situações do dia a dia com amigos, colegas... Felizmente já não estou diretamente ligada a algumas pessoas, mas "gramo" com uma vizinha cá em casa que adora andar a falar na vida das pessoas e isso enerva-me, para n falar da costela de cusca que a minha irmã apanhou à custa da sogra e sogro. Os almoços e jantares aqui em casa são sp muito interessantes, por isso estou sp na brincadeira com a minha sobrinha e saímos da mesa e eles falam, falam...

    A cusquice é algo que nunca representa a realidade e a tendência são as pessoas a aumentar e inventar o que não sabem... Tenho vizinhas peritas nisso e não acredito em nada do que dizem. Adoram tb armar-se em detetives e ver se XPTO anda com este, saí com aquela, a q horas sai de casa... Será que..?? Grrr..

    Quantas vezes dou por mim a fazer que estou a ouvir cusquices e maldizeres, e a pensar noutras coisas? É fácil olhar para os outros e comentar, mas olhar para nós e pormos a mãos na consciência é muito mais complicado.

    Sabes o que costumo dizer, a este tipo de pessoas? Que são pessoas sem vida, que não sabem o que são problemas, sem dificuldades, não terem horários, (...), como se fossem os melhores do mundo. E depois o que não me interessa, esqueço facilmente. Ainda bem! ;)

    Neste momento quero é Paz e Tranquilidade, seguir a minha vida. :)

    ResponderEliminar