8.8.12

ter (ou não ter) opinião

Não gosto de pessoas sem opinião. Mas, pior do que não ter opinião são aquelas pessoas cujo modo de ver algo é simplesmente igual ao da pessoa ao lado. Pessoas que têm medo de discordar de alguém, sobretudo quando entramos no domínio profissional. Ou que entendem que é melhor, ou mais fácil, partilhar as visões dos outros.

“Que achas disto?”, pergunta um chefe, por exemplo. “É feio não é?”, acrescenta.

Nesta altura, a pessoa que até tem uma opinião diferente. Que até queria dizer que é bonito, acaba por concordar com a opinião, que não é a sua. Nestes momentos, é muito fácil distinguir aqueles que realmente partilham da mesma visão dos que simplesmente seguiram o comboio.

Basta perguntar: “É feio porquê?” Se a opinião for sincera, seguem-se os argumentos que a sustentam. Mas, em grande parte dos casos, a resposta será “porque é”, “porque sim”, “porque não gosto.”

Além disto, também existe o inverso. Aqueles que são sempre do contra. Os que nunca gostam de nada, os que dizem que tudo está mal feito. Neste domínio, a única excepção é quando os assuntos foram tratados por estas pessoas.

Falar e revelar uma opinião diferente não é doença. Por outro lado, ser sempre do contra não é uma virtude. Existe o meio termo. Chama-se sinceridade, é sempre bem argumentada e nunca fica mal, seja na vida pessoal ou na profissional.

30 comentários:

  1. Discordar e saber argumentar o motivo é sinal de inteligência. Gosto e preciso de conviver com pessoas com opinião!!

    Rita
    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu mas é cada vez mais raro encontrar pessoas assim!

      Eliminar
  2. De facto, a essas "pessoas papagaio" que repetem SEMPRE a opinião de quem fala primeiro só apetece dar um abanão e perguntar "Mas tu pensas isso POR-QUÊ?" E a verdade é que, coitadas, quando começam a ter coragem de se exprimir até conseguem dizer qualquer coisinha que se aproveite...
    Às vezes, tem de ser "malta assim como nós" a dar-lhes um pequeno incentivo (do tipo, "FALA, E FALA JÁ!"):


    querocafecomleite.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que muitos talentos perdem-se no medo de revelar o que pensam. Preferem ser a sombra de alguém

      Eliminar
  3. Adoro argumentar, raramente deixo-me ficar pelo simples 'porque sim' e não tem de ser apenas por ter uma opinião diferente. Mesmo quando partilho da opinião, é sempre bom acrescentar mais qualquer coisa. Sim, porque podemos achar os dois que algo é bonito, mas a razão ser bem diferente. Se todos nós pensamos, todos temos de ter opinião. Acho que só não tenho opinião nos assuntos que desconheço.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eu felizmente sou conhecida por dizer sempre o que penso, e o que é bom é que ao fim de algum tempo, mesmo havendo muitas quizilas pelo meio, ou por ser demasiado honesta, ou por pensar diferente dos outros (mesmo dos chefes e dizer, as pessoas começam a respeitar-te e a levar em conta o que tu dizes.

    Um dos meus chefes, acho que gosta de mim, exactamente por não fazer parte do comboio, mesmo quando isso significa ser contra ele.

    Uma vez li: "Nasci como um original, não hei-de morrer como uma cópia!!"... é o que eu acho!
    Além disso, prefiro ser conhecida por ter "mau feitio" do que por ser "xoninhas". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro essa frase!

      Concordo com a tua maneira de pensar e agir

      Eliminar
  6. o problema é que as pessoas não sabem ser civilizadas o suficiente e respeitarem opiniões diferentes...
    aliás foi por isso que criei um 2º blog, do zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também é um facto mas é aí que entra a argumentação inteligente :)

      Eliminar
  7. E aquelas pessoas que dizem que sim a tudo! Para o qual qualquer coisa está bem e nunca discordam de ti... :P Chamo a isso falta de personalidade!

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente acho que mais do que uma pessoa ter a sua opinião é saber como transmiti-la...tem que haver um meio termo...nem dizer sempre sim a tudo nem ser sempre do contra! Dizer o que pensamos sim, mas usar alguma diplomacia também! E tudo depende da situação...não dá para comparar o campo profissional com o pessoal! Gosto de ser frontal e sincera mas também gosto de pensar nas coisas antes de as dizer, sob a pena de magoarmos ou chocarmos desnecessariamente! Mas isto sou eu...que às vezes penso demasiado:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas concordar com algo que discordo só para fazer um frete não é para mim :)

      Eliminar
    2. Sim, concordar com algo que discordo nem pensar! Mas saber argumentar o nosso ponto de vista, sem passar por cima de ninguém...é o meu mote!

      Eliminar
  9. Devemos ter opinião própria e saber transmitir aos outros de forma assertiva.
    Sou frontal e honesta…aceito o parecer da outra pessoa, não admito é me tentem incutir “ a sua forma ver mundo”. As pessoas civilizadas, conseguem manter um diálogo.

    As relações a nível laboral, afectivo e familiar são construídas, identificamos mais com uns do que outros (empatia/interesses), é a vida…

    Adoro argumentar, partilhar ideias e pensamentos. É enriquecedor a nível pessoal. Existem pessoas, somente a palavra delas é soberana.

    Como mencionaram existem…” sim sim/como burros” não têm personalidade, para não ferir susceptibilidades “ sim sim”….

    ResponderEliminar
  10. Falta de Opinião = Falta de Personalidade = Falta de Interesse = Nada Sexy

    ResponderEliminar
  11. Não ter uma opinião própria é ser um carneiro que faz méééé e vai em "carneirada" atrás dos outros. E há taaaanta gente assim!
    Parabéns pelo blog! Gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mamã da Beatriz :)

      Gosto da forma simples e divertida como explicas a situação :)

      Eliminar
  12. Não gosto de pessoas amorfas!!Acho que não ter opinião ou demonstra falta de interesse pelo interlocutor ou então é falta de personalidade daqueles que querem agradar a todos!! A sinceridade acima de tudo, argumentar e ter opinião contrária , não significa humilhar o outro ou incutir as suas ideia, é tão sou contrapôr e confontrar ideias .
    Ás vezes do argumentar nasce a luz!! Adoro uma boa conversa argumentativa mesmo que acabe com ideias diametralmente opostas.Tenho saudades dos tempo de estudante onde havia tempo para debater temas e cada qual botava a sua ideia e acrescentava sempre algo a cada um .:-)

    ResponderEliminar