22.8.12

vnmf, o meu roteiro

Após várias perguntas sobre Vila Nova de Milfontes, decidi elaborar aquilo a que chamei "o meu roteiro" de vnmf. São as minhas opções pessoais sobre os locais que considero indicados para quem, como eu, adora este paraíso na Costa Vicentina.

dormir
Como fico sempre na mesma casa (particular) não posso falar de sítios onde tenha dormido. Contudo, sugiro dois: um turismo rural na Ribeira da Azenha e um hotel na vila. O turismo rural, cujo nome desconheço, pertence aos donos do restaurante Julinha (o verdadeiro nome é O Amândio), na mesma zona. Lá podem recolher informações sobre preços mas posso adiantar que é muito bonito e que os quartos são todos diferentes. Uma bela opção. Na vila, o antigo hotel social, agora com novos donos, é um opção "barata" com preços a partir dos 39 euros noite. Nunca lá fiquei mas tem a seu favor ficar perto da praia. Por fim, os amantes do campismo podem ainda optar pelo parque da vila, a "poucos" metros da praia.

praia
Aqui, sou suspeito pois estou apaixonado pelos Aivados (Ribeira da Azenha) desde que conheci esta praia. Como já foi referido em alguns comentários, este pequeno paraíso é "quase" desconhecido. É possível estar na praia sem companhia num raio de cinquenta metros bem como ter companhia num raio de cinco. Aqui depende das pessoas. Esta praia é ideal para quem se desloca de jipe. Os que se movimentam de carro têm maiores dificuldades mas com cuidado chegam à praia sem danificar a viatura. A temperatura da água é óptima mas trata-se de uma praia não vigiada. Todos os cuidados são poucos na hora de ir a banhos, sobretudo quando se tratam de crianças. O vento quase não se sente, o que faz com que se possa ficar na praia até ao pôr-do-sol.

dica: quem for de jipe, não fique na praia onde estão as carrinhas dos surfistas e a maioria dos carros. Cerca de 500 metros para o lado direito existe um acesso para a praia onde quase não está ninguém. Acreditem que faz toda a diferença.

A praia das Furnas é igualmente uma excelente opção mas mais ventosa. Para quem fica na vila, a praia do Farol, resguardada do vento é uma excelente escolha.

comer
Neste paraíso alentejano, não passo sem os grelhados (peixes e carnes) da Julinha, na Ribeira da Azenha. Quem não conhece, não sabe o que perde! Aos fins-de-semana deixem-se levar pelos pratos feitos da casa. A afamada Tasca do Celso (no centro da vila) também é uma excelente opção para quem não se importa de gastar mais algum dinheiro num jantar num ambiente rústico. O Porto das Barcas, é o ideal para quem quer ver um lindo pôr-do-sol antes da refeição.

diversão nocturna
Não sou frequentador dos bares e discoteca da zona mas as opções são bastantes. Os mais ousados podem optar por um périplo pelos diversos bares dado a proximidade dos mesmos.

A verdade é que há muito para descobrir neste local que me cativa. Uma coisa é certa, quem cá vem, fica com o desejo de voltar!
Enviado do meu BlackBerry® da tmn

16 comentários:

  1. Não conhecesse cada cantinho de Milfontes e seguiria este roteiro.
    Volto a dizer, recomendas sítios fora do circuito normal e qualquer dia é só mais um... Há coisas que são para "preservar"...

    ***

    ResponderEliminar
  2. Um excelente sítio ao qual já não vou há uns aninhos...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adoro tudo em Milfontes e já tenho saudades de ir almoçar à Julinha :) Tenho boas referências acerca das instalações deles, mas nunca lá fiquei hospedada. Há um outro parque de campismo, o Sitava, fica fora da vila mas é bastante perto.

    http://frutaouchocolate.blog.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é uma boa opção. Mas o Sitava foi comprado, se não me engano.

      Eliminar
  4. Concordo com a MiniKitek. Acho que essas coisas devem ser "preservadas". Um dia veremos aqui um post sobre o quão cheia uma praia "paradisiaca e deserta" estava.


    No entanto, agradecemos as dicas! hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação à praia não acredito muito nisso porque o acesso é complicado :)

      Eliminar
  5. Bem, caramba... já percebemos que conheces os Aivados. É por gente como tu, cheio de cagança, que quer mostrar que sabe e que conhece que daqui a uns tempos a praia está impraticável. A sério, cala-te com os Aivados. Quem conhece conhece, quem não conehce paciência, não é para todos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheci os Aivados porque me falaram da praia, caso contrário não a conhecia.

      E "cagança" não será o termo mais correcto. Eu teria "cagança" se dissesse que estava de férias no barco do Abramovich, onde mais ninguém entra. Falar de uma praia pública com um acesso privado (que o dono opta por deixar aberto) não faz de mim um cagão, a meu ver.

      Eliminar
  6. Deixe-me acrescentar um sítio para comer: o pescador. fui muitos anos para vnmf. apesar de fazer praia sempre do outro lado da ponte, antes de ir para a praia, pelo menos uma vez nas férias, que duravam cerca de 15 dias, passávamos pelo Pescador e encomendávamos um arroz de marisco que até hoje não comi igual. à hora de almoço era só passar, pegar no tacho e comer no conforto do nosso "lar estival"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-me por tu :)

      Já fui muito ao Pescador. Ia lá comer açorda e era de comer e chorar por mais. Infelizmente, perdeu muita qualidade e deixei de lá ir :(

      Eliminar
    2. Ok Tu, olá

      ahhh, agora precebo porque no o referiste então. achei estranho não estar na lista de sugestões. pois eu também deixei de lá ir porque mudei de ares.. era tão bom.

      Podes sempre fazer o que eu fazia: apanhar uns burriés na praia (numa das que só se chegava de jipe, nome não sei, iamos à aventura...)e depois cozinhar e comer com a agulha. (não sei se é permitido, mas quando eu era miúda que os comia, comia)

      Eliminar
  7. Tal como escreveste na zona ainda há tanto para descobrir :) parece sempre tudo tão perto que nem faz mal andarmos mais uns km's. Mudei-me há uns meses para a Costa Alentejana e ainda estou em descobertas... a praia da Amália também é um óptimo local de paragem, e a Azenha do Mar tem um restaurante com óptimo peixe e marisco (é o único na vila, servem extraordinariamente bem :)) Sítios para ficar não são parte da minha descoberta mas por testemunhos amigos já ouvi falar muito bem de alguns alojamentos rurais, não propriamente em Milfontes mas mais junto a Odemira e Zambujeira do Mar.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Curiosamente estava a preparar os meus posts dos passeios de 2014, onde se incluiu uma estadia na ribeira da Azenha, onde me recomendaram a Praia dos Aivados e o Amândio. Apesar de conhecer a zona, estas duas referências foram ótimas surpresas.

    ResponderEliminar