11.9.12

9/11 o dia em que o mundo mudou

Não acredito que já passaram 11 anos desde os atentados do 11 de Setembro, ou dito de outra forma, desde o dia em que o mundo mudou. Recordo-me como se fosse hoje. Estava a passar por Loures, de carro, quando as notícias começaram a surgir na rádio. O choque foi imediato. Não acreditava no que ouvia, mesmo sem sonhar com as chocantes imagens que ia ver mais tarde.

Pela primeira vez, o terrorismo era filmado em directo, sem filtros nem censuras. O terror, o desespero e a morte entraram nas casas do mundo inteiro sem pedir licença. Nunca se tinha visto tal coisa. Ainda hoje me arrepio quando vejo as imagens, como se aquilo estivesse a acontecer nesse preciso momento. O impacto dos aviões, a queda das torres e momentos antes, as imagens, para as quais não tenho palavras, das pessoas que saltaram das janelas, sem qualquer esperança de sobreviver.

Desde então tenho visto filmes, documentários que defendem ter-se tratado de um ataque terrorista, outros com teorias de conspiração contra George W. Bush, vejo tudo. E impressiono-me novamente com cada detalhe. Volto a arrepiar-me, tal como aconteceu quando foram divulgados os telefonemas dos passageiros dos quatro aviões que não chegaram ao destino no fatídico dia.

No dia 11/9/2001 perderam-se muitas coisas boas alcançadas até então. Muito mudou. Ficou provado que até uma potência como os Estados Unidos não é imune aos ataques terroristas. Resumindo apenas numa frase, foi o dia em que o mundo mudou... para pior.


48 comentários:

  1. Eu estava em Espanha... quando vi na tv até parecia um filme, mas infelizmente era a realidade. N.Y nunca mais será a mesma...

    ResponderEliminar
  2. Sim onze anos e parece que foi ontem!! Nessa altura eu estava a trabalhar numa Empresa de utilidade Pública que se extinguiu em Portugal ( quase logo a seguir), por imperativo da Comunidade Europeia e que hoje tanta falta faria para todos os Portugueses!! Os processo ás vezes são quase irreversíveis ou seja levará muitos muitos anos a construir o que se derrubou!!

    A minha vida pessoal e profissional com maior ou menor tombo seguiu, mas de facto parece que essa data foi um marco,nada mais voltou a ser igual,o Mundo mudou para mim ..para ti e para todos !!:(

    Recordo-me de tentar ir ver a um televisor e ficar estupefacta com o que os meus olhos observavam parecia filme.. nem dava para acreditar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O acto em si é chocante mas o facto de se ver tudo em directo fez com que ainda fosse pior

      Eliminar
  3. Eu estava em casa com a minha mãe. Estava a começar a pôr a mesa para almoçar e fiquei estática a olhar para a Tv. As lágrimas começaram a cair. Ao inicio ainda pensei que eram imagens de algum filme, mas depois percebi que era bem verdade. Acho que foi uma forma de encararmos a vida com outro respeito. Com aquela incerteza de não sabermos quando o nosso fim está perto de chegar.
    Foi sem dúvida das piores coisas que o Homem foi capaz de fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo.

      Mas também me choca que os terroristas que embarcaram tenham sido reconhecidos e nenhum deles interceptado antes de embarcar.

      Eliminar
    2. Isso dos terroristas terem sido reconhecidos eu não sabia. Diz-se tanta coisa. Inclusivé que havia americanos a compactuar com eles. Enfim. A verdade morreu com eles naquele dia.

      Eliminar
    3. Ainda no domingo vi um documentário que falava disso. E mostraram imagens deles a embarcarem naquele dia!

      Eliminar
    4. em que canal? vou ver se apanho para gravar.

      Eliminar
    5. 11/9, o dia em que o mundo mudou. Deu na rtp no domingo. Se tiveres zon e iris, podes rever o programa.

      Eliminar
    6. Vão dar um mais logo, 11/09:as torres gémeas. Gosto imenso de ver este tipo de documentário.
      Obrigado!

      Eliminar
  4. Lembro-me muito bem desse dia, onde estava, o que estava a fazer e da imediata necessidade que tive em falar com as pessoas que mais gosto a perguntar se estavam a ver o mesmo que eu! Tudo mudou, não sei bem se mudou para o pior ou se o pior já lá estava mas muito bem escondidinho! acho que todos mesmo á distância nos sentimos extremamente frágeis e potenciais para algo desse género nos acontecer! E o que aconteceu pós em Madrid anda nos fez mais ver isso!

    Enfim, um dia para recordarmos, com respeito e para pensarmos na fragilidade que é a vida! Pouco podemos fazer a não ser aproveitarmos mais o bom da vida! E com a certeza de que o Homem é capaz de coisas maravilhosas mas também é capaz de cometer as maiores atrocidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde então tudo mudou. E se um país daqueles pode ser atacado em sítios estratégicos, qualquer um poderá ser alvo do que quer que seja.

      Eliminar
  5. Pelo que escrevemos percebe-se que vivemos esta tragédia de forma semelhante.

    Concordo com a Sunshine em relação ao escondidinho, se já questionávamos as posições dos EUA no conflito Israel-Palestina, se a guerra do Golfo nos deixava críticos, o que se revelou no seguimento desta tragédia deixou todos bem mais cépticos em relação ao que se passava no mundo...
    Parece que não queremos ver que a informação que nos chega é claramente enviesada para rotular os maus mas, cada vez se torna mais difícil que assim seja.

    ResponderEliminar
  6. Eu tinha casado apenas à 3 dias e encontrava-me de lua-de-mel, a fazer nesse dia um circuito turistico, quando percebemos que algo se passava embora não compreendessemos o quê devido à linguagem nativa logo, só quando chegamos ao hotel às 17h( hora de Portugal) é que vimos na CNN e ficamos de rastos porque era inacreditável! Devido a isso no regresso houve atraso no voo e, por questões de segurança aeroportuária a nivel mundial, não nos permitiram efetuar o check in no hotel, tendo havido overbooking no nosso voo mas, como conseguimos ser dos primeiros a fazer o check in, conseguimos regressar sem complicações. Engraçado como esta data assim faz com que ninguém dos nossos amigos se esqueça de à quantos anos estamos casados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela positiva, ninguém esquecerá a vossa data de casamento e lua-de-mel :)

      Eliminar
  7. Também me lembro como se fosse hoje... E, quanto a mim, é bom que as pessoas não esqueçam. Seguir em frente, reconstruir, viver, mas nunca esquecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. É bom não esquecer o que aconteceu naquele dia.

      Eliminar
  8. O nosso ministro das finanças resolveu que hoje também nos deve marcar!

    ResponderEliminar
  9. idem aspas aspas ao que disses-te, 1º foi a 01-09-1939 e depois este.

    ResponderEliminar
  10. Esse será, sem dúvida, um dia inesquecível para mim. Lembro-me de tudo e recordo a sensação de angústia e de impotência. Arrepiei-me e chorei, ainda hoje ao ver as imagens me sinto chocada, me arrepio e fico com lágrimas nos olhos.
    O mundo mudou e a minha vida também! Foi o dia em que conheci o pai do meu filho, o meu ex-marido!

    ResponderEliminar
  11. Hoje ao acordar, dos meus primeiros pensamentos: “é 11 de Setembro”.

    Nesse dia eu estava em casa vestir a farda (era comissário de bordo na altura), quando o meu pai me telefona para acender a televisão. Assim o faço e digo rapidamente, ao ver a primeira torre a arder, depois da imagem repetida do primeiro avião a entrar por ali adentro: “Que raio de filme para dar a estas horas!”. E o meu pai diz: “Olha para o canto da TV”. Aí estava “CNN Live”. Sim, Paulo, está a acontecer mesmo. E, logo de seguida, vejo o segundo avião na outra torre. (Ainda me arrepio a recordar...). O meu pai pergunta-me se ia voar. Respondi que estava mesmo a fardar-me, já que ia para Madrid e de seguida para Turim.

    E assim fui para o aeroporto... UM CAOS!!!! Não se sabia o que fazer, nessa altura já era claro que era atentado e não um acidente. Os espaços aéreos, ora fechavam, ora abriam. O espanhol e o italiano abriu e tivemos autorização para voar. Os passageiros estavam muito nervosos... Todos sabíamos o que se estava a passar. Ao fazer escala em Madrid, foi pedido que descêssemos com os passageiros em trânsito à placa e assim fazer o reconhecimento das bagagens. Fui eu que fui com eles. Sobrou uma mala. Situação normal, mas que nesse dia causou alvoroço. Situação normal, pois, como acontece era uma mala perdida, confirmada, que ia para Turim.

    No dia seguinte, a polícia italiana entrou no avião para inspeccionar cada canto e recanto. Abrir os trolleys e confirmar que eram refeições, etc. O voo estava cheio. Às tantas tínhamos um passageiro que estava a descascar fruta com uma faca com um cabo em formato vermelho (que não temos a bordo)... Tivemos de ficar com ela o resto do voo. Bem, estas coisas eram normais e que naturalmente pedíamos com calma e sem problema, mas nesse dia era tudo suspeito.

    O 11 de Setembro veio alterar muito do nosso pensar sobre a liberdade, o sentido de segurança, o respeito humano, etc. Tive oportunidade de ir a NY no ano seguinte e diante do Ground Zero emocionei-me... Recordo o silêncio que me atravessou todo o ser, pensando no impossível: nas milhares de pessoas que ali perderam a vida.

    Mas, há dois anos, a propósito do Perdão, analisado em Teologia Moral Fundamental, acabei por encontrar dois vídeos com histórias que surgiram depois do 11 de Setembro, que aconselho vivamente a ver:

    1- Duas mães: uma americana que perdeu o filho nas Torres; a outra que tem o filho acusado de terrorismo:
    http://www.ted.com/talks/lang/pt/9_11_healing_the_mothers_who_found_forgiveness_friendship.html

    2- Duas mulheres, que ficaram viúvas também com o 11 de Setembro, que vão ao Afeganistão em busca de mulheres que também perderam os maridos na guerra:
    http://womensvoicesnow.org/watchfilm/beyond_belief/

    Tudo isto dá-me imenso que pensar...
    Um Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo! Espero que a viagem de regresso tenha corrido bem.

      Obrigado pelo teu maravilhoso relato. Vou ver as tuas sugestões e tens razão. Dá que pensar...

      Eliminar
    2. Olá hsb! Sim, correu, obrigado. Já estou em aulas e a recomeçar outras actividades.

      Sim, aconselho mesmo a que se veja os vídeos. Ontem voltei a falar deles não só aqui, como em muitas conversas que acabaram por surgir a propósito deste dia. Os madrileños pensam logo no 11 de Março, anos depois, com a explosão de bombas perto da estação de Atocha.

      Eliminar
  12. Lembro-me desse dia como se fosse hoje... De quase tudo o que fiz... Onde estava e com quem estava!
    Vejo também como tu todos os documentários sobre o fatídico dia e as suas variadas teorias e arrepio-me!
    O mundo realmente mudou nesse dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os documentários continuam a arrepiar-me. E continuo a descobrir coisas parvas e fico a pensar em muito do que vejo.

      Eliminar
    2. Dá mesmo muito que pensar. Principalmente aqueles que acusam que foi tudo preparado pelo próprio governo americano para provocar o medo no povo... No Mundo! Para o poderem manipular melhor.

      Eliminar
    3. A verdade é que os documentário que defendem isso são tão bem feitos e com detalhes que nos deixam a pensar nessa hipótese...

      Eliminar
  13. Eu estava no trabalho e ligaram uma tv. Ainda vi o segundo avião a entrar pela torre dentro.

    Na altura não percebi muito bem o que aquilo era.

    Vi todos os documentários possíveis e imaginários e ainda naõ acredito, nem imagino sequer o que é viver aquilo ali ao vivo. O que mais me choca ainda hoje, foram as pessoas que saltaram da torre. Tomar aquela decisão, para decidirem saltar o inferno onde eles estariam.

    E as pessoas do avião que já sabiam que iam morrer...

    Como disse, NÃO IMAGINO viver aquilo, ainda tudo me parece um filme. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É chocante!

      As pessoas que saltaram... até custa a escrever. Não sei mesmo. Acredito que fosse por não quererem sofrer ao morrer queimadas... Não sei mesmo...

      Quanto às do avião. Acredito que tivessem muito medo de morrer mas que não pensassem ser daquela forma. Que não soubessem das intenções dos terroristas. Há vários documentários que revelam que os dois primeiros aviões foram a motivação dos passageiros que fizeram com que o quarto avião não fosse bem sucedido para os terroristas. Vários telefonemas revelam conversas sobre os atentados e foi aí que os passageiros atacaram os terroristas numa atitude muito corajosa.

      Enfim, é arrepiante e tudo não passa de suposições pois quem podia contar a história, infelizmente morreu...

      Eliminar
    2. Sim, falo de quem "imaginava" que poderia morrer quando percebeu que o avião tinha sido sesquestrado (ou imaginar que iam para um país e iam ser feitos reféns, enfim...), mas principalmente dos que morreram porque decidiram que iam salvar muita gente!

      :(

      Eliminar
  14. Graças ao nosso ministro das finanças, hoje também promete ser um 11 de Setembro memorável para os portugueses...

    Quanto ao verdadeiro 11/09 foi realmente uma tragédia que mudou a nossa maneira de ver o terrorismo mas que de certa forma não alterou as politicas agressivas dos americanos ( que sempre se consideraram donos do mundo ), depois admiram-se que os muçulmanos ( e o mundo em geral diga-se ) não os vejam com bons olhos.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Foi terrível. Lembro-me como se fosse hoje e da sensação de choque que tive ao ver a tv e do mundo em completo desespero. Foi de facto horrível e um ponto de viragem nas nossas vidas.

    ResponderEliminar
  17. Recordo-me perfeitamente de estar a ver as notícias e começam a passar as imagens que todos vimos. Arrepiei-me toda e n conseguia acreditar. Estava sozinha em casa e estava a ficar com medo, mesmo longe. Mudei de canais e tudo falava no mesmo. Parecia um filme. Fui a correr para casa da minha tia, aqui ao lado, e estavamos todos parados a olhar. Ficamos assim a tarde toda, a ver o que se passava. A tragédia os aviões baterem nas torres, pessoas a saltarem pelas janelas, as torres a caírem... Demasiado triste. As pessoas a correrem na rua contra a nuvem de pó...

    Na altura falavam muito na capela onde acolhiam as pessoas. Há cerca de quatro anos fui a NY. Passei no Ground Zero e senti uma tristeza que me inundou. As lágrimas caíram e só olhava para as ruas para tentar identificar algo que tinha passado na tv. As pessoas passavam e ninguém ficava indiferente às obras que na altura estavam a efectuar. Segui para a capela "St Patrick" onde estavam fotos, imagens, fatos, homenagens aos homens que lutaram, venceram, outros que morreram... Tudo bem estruturado e arrepiante. Não me esqueço de tais imagens na capela, tirei imensas fotos pq fiquei impressionada. Recordo-me de um fato de um bombeiro cheio do pó (do 11 Setembro), com as botas, num dos bancos da capela ao fundo...

    Penso que nesse dia tive mais noção do que realmente se passou em NY. Ver é uma coisa, sentir é outra. E, felizmente, não vivi aqueles momentos de pânico. Mas que é verdade que o mundo mudou a partir desse dia, é...

    Que exista Paz no Mundo e peço que Portugal (e outros países na nossa situação) se revoltem contra o que estamos a viver. Sou mais uma no meio da luta. Precisamos de revolução, mas não tão violenta... Só se atacarmos a casa dos ex-governantes e governantes. Coloca-los todos em prisões e responderem por tudo o que nos fizeram e fazem.

    Paz...

    ResponderEliminar
  18. O Mundo mudou...

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar