25.9.12

a cobra a enrolar

A minha expressão favorita entre as 12h30 e as 14h30 é "a cobra vai enrolar." Aliás, atrevo-me a dizer que esta frase é a rainha dos almoços. Mas estas palavras não se aplicam a um qualquer repasto. Refiro-me aquelas refeições em que às deliciosas iguarias juntam-se a companhia ideal e conversas que nos fazem querer parar o tempo... ou dormir a sesta.

Apesar de tudo ser bom, este frase é dita porque ainda existe uma tarde de trabalho pela frente. Há muito para fazer mas a cobra (leia-se moleza) tenta fazer com que não se queira trabalhar. Havia alturas em que pensava que poucas pessoas utilizavam esta expressão mas tenho reparado que é bastante ouvida em diversos restaurantes. Alguém usa esta expressão? E quem se sente assim depois de um bom almoço?

36 comentários:

  1. Não há nada melhor do que o que acabas de descrever, principalmente agora que vem o tempo frio e a chuva. É nestas alturas que me sabe tão bem não trabalhar de tarde...ate ao fim do ano ;)

    Ps: Essa expressão não costumo usar mas tal como tu ouço imensa gente a proferi-la.

    ResponderEliminar
  2. a malvada anda quase sempre enrolada na minha perna.....;)

    ResponderEliminar
  3. Nunca ouvi essa expressão.. :)

    ResponderEliminar
  4. Muitas pessoas utilizam o termo "estou com uma cobra". Mas utilizo sp o termo molezzzzaaa...
    Quero ir ali apanhar um "limones" ao quintal para fazer um bolo e não para de chover. Enquanto chove vou ficar na sorna... :D

    ResponderEliminar
  5. Ahhhh! Ora cá está uma expressão que nunca ouvi. estamos sempre a aprender! Claramente faço parte do grupo de pessoas que me debato com essa moleza pós-almoço...o que significa daqui a pouco mais um café:)

    ResponderEliminar
  6. Essa expressão faz-me lembrar com tanto carinho, um tio-avô de quem gostava muito muito muito e que já faleceu. Com ele, depois de um belo repasto, era garantido ouvir-se o "estou com a cobra". Era uma das pessoas mais trabalhadoras e bem dispostas que já conheci. O teu post relembrou-me esta pessoa tão importante para mim. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por partilhares esse momento mágico que me fez sorrir :)

      Eliminar
  7. Nunca na minha vida ouvi tal expressão e garanto que se ouvisse ia ficar com cara de espanto porque nunca ia perceber..

    ResponderEliminar
  8. Por acaso o titulo levou-me a outros pensamentos, mas isso sou eu que vejo o National Geografic todos os dias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu pensei logo em ti Lirio. Ahaha ;)

      Eliminar
    2. Ehh lahhh... agora fiquei intrigada MS, cobra=lirio?? depois explica-me, okay? ahahahahah

      Eliminar
    3. Muito bom! Mas essas cobras são outras...

      Eliminar
  9. Nunca tinha ouvido, por acaso, mas és mesmo essa a sensação. Para mim é das 14h às 15h, se conseguir não adormecer´nesse período, aguenta-se bem o resto do dia ;)

    ResponderEliminar
  10. Nunca ouvi essa expressão.

    Moleza depois do almoço?
    Dia sim dia sim...

    ResponderEliminar
  11. Nunca tinha ouvido tal coisa...
    E, por acaso, não costumo sentir a cobra a enrolar, não senhor :)

    ResponderEliminar
  12. Confesso que nunca tinha ouvido tal expressão...
    Quanto ao sentir-me assim depois de almoço... sim, muitas vezes :)

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha ouvido esta expressão. Habitualmente é essa a hora da minha pausa, mas como depois tenho de estar bem alerta,a moleza é um estado que não se dá comigo!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens de estar bem alerta, ainda bem que a cobra não está contigo :)

      Eliminar
  14. no meu local de trabalho também é comum, não é igual a frase mas similar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É A COBRA, ESTÁ A CHEGAR...

      Caps Lock ligado de propósito, tem de se dizer alto e bom som, não sei porquê mas é assim...

      Eliminar
  15. Então eu a seguir almoço tenho uma dúzia delas enroladas:)..
    .
    Patrícia

    ResponderEliminar