3.9.12

já sei namorar


Isto de ir às festas populares com a sobrinha de quatro anos é muito mais do que andar nas diversões e comer farturas. Existem mimos, caricias, sorrisos e muitas conversas, que vão dos temas mais simples aos mais complexos, passando pela vida amorosa de uma criança de apenas quatro anos.

“Tenho namorado”, diz ela.
“Ai tens? Quem é?”, pergunto para me meter.
“Não digo a ninguém”, dispara.
“Diz lá ao tio”, insisto.
“Não digo, é segredo”, reforça.
“É do teu colégio novo ou do antigo?”, insisto novamente.
“É o Agostinho”, revela ela sorridente com uma inocência pura, segundos depois de ter dito que não contava a ninguém.

“E como é que vocês namoram?”, pergunto.
“Damos abraços e beijinhos”, explica de forma apaixonada.
“Como é que são os vossos beijinhos?”
“Cala-te que isso não se pergunta”, diz-me.

"O Agostinho é feio", diz o pai dela na brincadeira.
"O Agostinho é lindo e só gosta de mim", refere, defendendo a honra do namorado.

“Mas tu vais para um colégio novo. Como é que vão continuar a namorar? Vais escrever-lhe cartas?”, digo.
“Eu sei fazer Noddys”, responde.
“Então podes desenhar Noddys e dás ao Agostinho.”

Não me canso destas conversas com a minha sobrinha. Sobretudo da forma como ela aborda cada tema, sempre com uma naturalidade e inocência apaixonantes e cativantes.

28 comentários:

  1. Portanto é uma criança muito espontânea :) O HSB é um tio babado :P

    DESBOCADO!

    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!! Já me ri sozinha a ler este delicioso diálogo
    .
    Estavas mesmo curioso em saber como namoram! Mas a menina teve logo resposta e boa! É pequenina mas já sabe dar respostas corretas!
    “Cala-te que isso não se pergunta”. Demais!!!

    Estas conversas lavam-nos a alma, fazem-nos sorrir e ver a simplicidade que a vida deveria ser :)

    ResponderEliminar
  3. Que lindo! O meu "sobrinho" emprestado de 4 anos também é uma delícia! Ontem fui levar ao aeroporto e o quanto me custou...Tive que prometer que logo logo o ia visitar:)

    ResponderEliminar
  4. São diálogos maravilhosos!

    O meu mais velho, tinha uns 4 anitos, perguntou: "Ó mãe, quando um menino e uma menina ficam apaixonados eles dão beijinhos e casam, não é?" E eu perguntei o que ele achava que era estar apaixonado, ao que ele responde: "É quando os olhos das pessoas se transformam em corações..." Bem, a conversa continuou, mas essa ficou para a história!
    Saboreie bem esses momentos!

    Abraço,
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. Um dos meus sobrinhos detesta meninas. No outro dia uma pediu-lhe um beijinho e ele respondeu "pega lá antes este chupa!".

    O outro contou-me que divide a namorada com outro menino lá da escolinha. Que eles combinaram assim. Pronto, eles lá sabem :) Mas esta semana lá me disse "Já não namoro com a Lara, diz que o Verde é Cor-de-laranja!!" diz ele ofendido porque a cor preferida dele é o verde.

    :)))

    Longas conversas engraçadas tenho com eles também.

    ResponderEliminar
  6. Sei como é...chegam às conclusões mais fantásticas, que tornam as coisas tão mais simples e nos deixam simplesmente sem palavras!

    ResponderEliminar
  7. Eu também adorava perguntar às minhas sobrinhas se tinham namorado. O diálogo tornava-se sempre delicioso. Mas já há uns dois/três anos que a conversa é diferente. Ainda este ano perguntei e a resposta veio rápida e categórica: claro que não! E, assim, vou percebendo que estão a crescer, as minhas sobrinhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela perspectiva :)

      Seja como for, esses momentos são sempre deliciosos

      Eliminar
  8. As partes que mais me fizeram sorrir: “Cala-te que isso não se pergunta", "O Agostinho é lindo e só gosta de mim", “Eu sei fazer Noddys”.
    Que querida a tua sobrinha! :D Tb tenho uma prima com 4 anos e realmente já sabem muito!:P ahah

    ResponderEliminar
  9. Muito bom já me fartei de rir sozinha, principalmente a parte do “Cala-te que isso não se pergunta", eheheh ... são pequenos, inocentes mas sabem bem dar a volta às questões ihihihih

    http://fefoodemotions.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E adorei o facto de dizer que não contava quem era o namorado e passados poucos segundos contou tudo :)

      Eliminar
  10. Ao ver o título só me lembrei dos tribalistas...

    precoce a tua pequenina :)

    ResponderEliminar
  11. Também tenho uma pequenina, que alias têm opinião sobre tudo e mais alguma coisa.
    Quando perguntei se ela tinha namorado ela respondeu “Tenho, é o único menino da escola que sabe cantar” e eu disse “muito bem quando for à escola dizes-me quem é?
    Ó mãe ele ainda não sabe…”

    ResponderEliminar
  12. As crianças são fantásticas !!São o maravilhoso do Mundo o que nos transmitem! :)

    ResponderEliminar
  13. "já sei namorar,
    já sei beijar de lingua,
    agora só me resta..."

    Tribalistas

    :)

    ResponderEliminar