8.10.12

dois de seguida resulta num heartbroken


Dois de seguida sem perder qualidade é algo que não está ao alcance de qualquer um. Um de grande qualidade é algo relativamente fácil. Manter o nível quando se arrisca num curto espaço de tempo já é mais complicado. Refiro-me à música e aos artistas que optam por lançar dois álbuns no mesmo ano.

Esta foi a aposta de David Fonseca, com Seasons Rising : Falling, dois álbuns de elevada qualidade. Quando se faz uma aposta destas, existe o risco (e talvez a tentação) de colocar nos trabalhos músicas que têm como única missão ocupar um espaço no álbum. Dois álbuns significam mais músicas, uma maior criatividade e uma maior pressão de tempo para executar o trabalho de forma exemplar sem cair num registo meramente comercial que se preocupa apenas com dois ou três singles em cada disco.

Ouvindo os dois álbuns com atenção, dou todo o mérito ao David Fonseca, que é um dos melhores artistas da sua geração e de quem aprendi a gostar. Gostava de Silence4 mas achava que não eram talhados para concertos. Não gostava de os ver no palco. Nos primeiros tempos a solo, também não fiquei rendido ao talento de David Fonseca. O passar do tempo fez-me perceber que estou perante um grande talento do panorama da música nacional e que, agora, resulta muito bem em concerto.

E aquilo que mais aprecio em David Fonseca é a sua vontade em aprender por si próprio, com base na experimentação dos instrumentos que aprecia e que tem curiosidade em tocar. Também gosto da perfeição que tenta passar para os seus trabalhos, não descurando um único detalhe, como por exemplo as fotos dos álbuns que são todas da sua autoria.

É por tudo isto (e muito mais) que Seasons Rising : Falling são dois dos melhores álbuns que ouvi ao longo deste ano. É a mesma sensação que tive quando descobri Badly Drawn Boy, que fez a banda sonora do filme About a Boy, lançando ainda outro álbum nesse mesmo ano (2002), discografia que aconselho.

Apesar de estar preso a todas as músicas de Falling, destaco uma que gostava de ouvir tocar nas rádios portuguesas. Chama-se Heartbroken e é daquelas que me arrepia. Gostava que fosse um single mas não acredito que o seja por ter seis minutos e vinte e dois segundos de duração. Como não encontrei nenhum vídeo com a música, para partilhar, deixo a letra que é um conjunto de palavras fortes, intensas e com significado, que me deixam arrepiado quando ouço a música.

I was heartbroken
When I met you the first time
I didn´t mean to
To treat you wrong, to be unkind
I was a stranger
Waiting around for love to show is face
I had it in me
But it just kept falling so out of place
And then

I was a liar
I dit it to myself for way too long
Then I grew tired and I can´t
I can´t keep the pace, it´s doing me wrong

So I went soul-searching
I was cloud-hunting, my arms carried every stone
I climbed to the highest mountain,
So I could lay the burden where the shadows meet their bones
I´ll go and drown on that wild sea on my own
No will you hold on to the other side of the rope
and save me?

I´ve got something in here
Someone who cares
Is this something you want
Now do you want it?
Hidden under my hair
You were shaping your fingers
Like an old broken comb
Now do you want it?
Like an old broken arm
Now do you want it?

How many of you are hidden out there?
You´ve been watching us all along
Now did I see you waiting out there?

I was heartbroken
When I met you the first time
I didn´t mean to hurt you
I was so lost and out of my mind

So I went soul-searching
I was cloud-hunting, my arms carried every stone
I climbed to the highest mountain,
So I could lay the burden where the shadows meet their bones
I´ll go and drown on that wild sea on my own
No will you hold on to the other side of the rope
and save me?

So I went soul-searching
I was cloud-hunting, my heart slipping
Through my hands
I climbed to the highest mountain,
So I could lay the burden where the shadows meets the man
I´ll go and drown on that wild sea again
Now won´t you at least try to understand
And save me?

23 comentários:

  1. Não podia concordar mais. O David Fonseca ainda é alvo de algum preconceito por parte de muita gente. Uns porque acham que ele ainda é igual aos Silence 4 e outros precisamente porque não é igual aos Silence 4 :) Os concertos dele são fantásticos e ele dá a impressão de fazer tudo com muitissima dedicação.
    Não é um video mas aqui fica um link para a música:

    http://www.youtube.com/watch?v=COysiK71apI

    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo vídeo!

      Também gosto imenso dos concertos dele.

      Eliminar
  2. Adoro David Fonseca desde os Silence 4. No ano em que houve o "boom" dos Silence percorri imensos locais onde iam. Fui ao final da Expo 98 e adorei! Uma noite para nunca esquecer!
    O David tem uma voz fenomenal! Penso que não existe uma música que não goste e o meu facebook é invadido por músicas dele.
    Temos muito talento em Portugal. Gosto da tua escolha. :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi o da Expo mas confesso que estava lá por ser a última noite e não pelo concerto :)

      Eliminar
    2. Não fui pelo concerto tb. Fui mesmo por ser o último dia. :)

      Eliminar
  3. Também gosto imenso do David Fonseca! Desde os Silence 4! Às vezes costumo dizer que cresci com ele! Estes 2 últimos albuns apresntam uma maturidade extraordinária! Adoro todos os pequenos promenores que não são dixados ao acaso...inclusive adoro o facto de até em vinil ele fazer questão de editar os albuns:)
    Já assististe a algum concerto dele no Olga Cadaval em Sintra? Aconselho! parece qu estamos quase numa "pequena" grande festa privada! Um ambiente bastante intimista:)
    Esta música tem sem dúvida uma bela letra e melodia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da tua opinião. No Olga Cadaval não vi (estive para ir ver mas não consegui) mas estive na sala tmn quando apresentou Rising e adorei o concerto para poucas pessoas.

      Eliminar
  4. Sempre gostei de David Fonseca desde os Silence 4. As letras são lindas... Também estive no TMN quando apresentou Rising:) I

    ResponderEliminar
  5. Amazing Cat here :') Viciadérrima no senhor! Se não fosse casado e eu uma rapariga muito bem comprometida, casava-me com ela! Sim, sim, sim! (LOL, agora parecia mesmo uma Pita, passando à frente!).

    Adoro todas as músicas do Rising, ando sempre a cantarola-las por onde quer que ande, mas confesso que sou uma desnaturada que foi buscar o Falling no dia de lançamento (aí ia eu direitinha à fnac), mas ainda só ouvi 3 músicas (as primeiras 3).. Miséria!!

    Shame on me!!

    ResponderEliminar
  6. http://www.youtube.com/watch?v=COysiK71apI

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo :) E adoro esta música!

    São poucos os álbuns que ouço do princípio ao fim e que me conseguem prender da primeira à última música. Rising e Falling conseguiram essa proeza!

    Assisti à apresentação do Rising na Sala TMN, mas infelizmente não consegui assistir ao Falling no Olga Cadaval. Mas espero fazê-lo brevemente numa sala perto de mim. Até porque quem vê um concerto de David Fonseca nunca fica defraudado ao ouvi-lo ao vivo.

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu. Nem sempre consigo ouvir um álbum sem saltar músicas e com estes consigo isso.

      Também estive na sala tmn e espero ve-lo em breve com o novo álbum :)

      ***

      Eliminar
  8. Vou ouvir e depois digo a minha opiniao. Sinceramente gostava mais do Silencio de 4 mas pode ser que ele tenha realmente melhorado.

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por partilhares esta beleza connosco! A música é divina :)
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Post fabuloso, aliás como sempre!

    Aqui poderás encontrar o video com a música! Foi onde a ouvi pela primeira vez!

    http://www.youtube.com/watch?v=COysiK71apI

    ResponderEliminar
  12. Nunca gostei mt dos Silence 4... na verdade nos tempos de liceu todos adoravam menos eu... tb fui mt resistente à carreira a solo do David, até ao dia q a minha afilhada de casamento me liga e diz q tenho de ir com o meu afilhado de casamento a um concerto do David no coliseu pq ela tem de trabalhar e já têm os bilhetes comprados. E lá fui eu a pensar que era mm uma boa madrinha q até fazia fretes... Qd terminou o David já tinha ganho mais uma fan! Este ano no dia dos meus anos ele lançou a Dance all night e pode parecer estúpido mas fez-me sorrir essa coincidência! ;)

    ResponderEliminar