12.10.12

elas não conhecem a simpatia


As empregadas de limpeza devem ser as pessoas, no que ao funcionamento de uma empresa diz respeito, que mais desconhecem a simpatia. Com isto não quero dizer que sejam antipáticas. Nada disso! Aquilo que acho é que grande parte das pessoas não lhes liga nenhuma, não lhes dirige uma única palavra, olhando apenas para elas como pessoas inferiores que têm como única missão manter limpo aquilo que os outros sujam, muitas vezes propositadamente.

Só isso pode explicar o facto de praticamente baixarem a cabeça quando se cruzam com outras pessoas. Parece que ficam assustadas com o encontro com alguém. E, também, só isso pode explicar que fiquem extremamente surpreendidas quando ouvem da minha boca um simples: bom dia! Quando o faço, levantam a cabeça, olham para mim e sorriem. Parece que acabei de dizer a chave do euromilhões para o sorteio de hoje.

Sempre aprendi a dizer bom dia a todas as pessoas. E é o que faço. Só mudo a minha atitude quando me cruzo com pessoas que cumprimento uma, duas, três e quatro vezes sem ouvir uma única palavra das suas bocas. A essas, deixo de cumprimentar. De resto, não nego um bom dia e um sorriso a ninguém. E não compreendo quem não o faz. Será que custa assim tanto ser educado?

54 comentários:

  1. percebo o que dizes.
    no colégio da minha piquena, quando a vou deixar cumprimento sempre a senhora da limpeza, este ano mudou e cumprimento na mesma e reparo na cara das pessoas que realmente não esperão isso pois os pseudo-ricos ou novos ricos com aqueles tiques e manias sentem-se superiores.
    até quando a miuda lhes vai pedir água antes de irmos em embora e faço questão de "então não te despedes da senhora" e ela ou diz adeus ou vai dar um beijo e não à nada como humanizar um pouco o mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem em ser assim e em ensinares isso à tua filha.

      Eliminar
  2. Sou como tu! Gosto de me cruzar com as pessoas que trabalham na mesma organização que eu e desejar bom dia, independentemente quem seja....empregada de limpeza, motorista ou o director xpto! Mesmo quando não me cumprimentam, eu continuo a dar o meu sorriso! Até desistir claro! Só há um caso que não desisto...os senhores das portagens da 25 Abril...mesmo trombudos levam o meu bom dia ehehe. Mas agora livraram-se de mim com a via verde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizem em relação à ponte. Mas já passo na via verde há muito tempo.

      Eliminar
  3. Engraçado falares neste assunto. Sempre que me cruzo com as senhoras da limpeza, elas também baixam a cabeça e parecem ter receio de falar. Eu cumprimento todas as pessoas com quem me cruzo, acho que é uma questão de educação. As senhoras da limpeza, cumprimento-as e chamo-as pelo nome (as que limpam o meu piso)e noto que algumas, quando passo por elas e as cumprimento, a sua expressão altera-se, ficam iluminadas. Respeito muito o trabalho de toda a gente, acho que todos damos o nosso contributo e as senhoras da limpeza não são excepção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em ser assim. Infelizmente, há muitas pessoas que as ignoram por completo.

      Eliminar
  4. Bom dia:)
    Se voltares ao teu post sobre "motivação" e ao comentário que fiz que creio não terás visto, perceberás parte da história que não vou contar agora. Trabalho no dia a dia com uma grande equipa, parte fundamental da qual são as senhoras da limpeza. Sou vista por elas como uma extraterrestre, primeiro porque sou, reconheço, muito exigente, segundo porque nunca (palavras delas) conheceram ninguém como eu, que em troca dessa exigência depois redistribuo valor, apreciação e reconhecimento. No meu relacionamento com elas a seguir ao Bom Dia, chega logo o Obrigada por tudo...e elas nunca tinham conhecido ninguém assim.
    Teria milhares de histórias para te contar à cerca de como são desvalorizadas, desprezadas e tratadas como lixo, pela sociedade em geral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha lido mas tinha escapado o comentário.

      Fazes bem em ser como és. Acho bem que sejas exigente mas que saibas dar mérito a quem o tem.

      Parabéns e sei que são muito desprezadas e olhadas como seres inferiores.

      Eliminar
  5. Eu também falo sempre para as senhoras da limpeza aqui onde trabalho. Digo o bom dia e até já cheguei a perguntar pela vida, pelo tempo...

    Mudei um bocadinho a minha atitude com elas quando já por duas vezes me desapareceram coisas da secretária de um dia para o outro. Dinheiro que ficou esquecido numa bolsinha em cima da mesa assim como os meus óculos de sol. No outro caso, desapareceu dinheiro que estava no fundo da minha gaveta, debaixo de papéis.

    Por razões várias sei que foi uma delas, só não sei qual... apartir daí passei a dizer apenas um "bom dia" por educação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. Confesso que onde estou elas também conseguem ser desarrumadas no que toca à minha mesa mas apenas isso.

      Roubos são muito chatos!

      Eliminar
  6. Acontece-me exatamente o mesmo :). Fui educada de igual forma, mas infelizmente constato que são valores que se perdem cada vez mais. Será que as pessoas andam com medo que o Governo também passe a cobrar imposto sobre a boa educação? Bjs e bom fim-de-semana (ah, e venham muito mais do que seis meses de blog, ok? :)) ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venham muitos mais, contigo por cá!

      Sinceramente, não percebo os motivos que levam as pessoas a não dizer nada. Parece que custa muito.

      Eliminar
  7. também é algo que me faz imensa confusão. também digo sempre bom dia, ou boa tarde, e as senhoras começaram a dizer-me também, as vezes antes de eu ter tido tempo de o fazer. também me irritam as pessoas que tratam empregados de cafés ou restaurantes como criados, presumindo que são burrinhos e inferiores por terem um trabalho assim. e as pessoas que trabaham em caixas de supermercado? quantas vezes vejo gente que não só não cumprimenta, como nem sequer olha para a pessoa que tem à frente?? e há outra coisa que me faz imensa confusão, que é ignorar alguém que está a pedir ou a tentar vender alguma coisa na rua. eu olho, digo não obrigada, e sigo caminho. mas já percebi que a atitude mais comum é «vou fingir que esta pessoa não está aqui, assim talvez desapareça». mas o que é isto?? somos todos pessoas, e nenhum de nós tem culpa de ter nascido com mais ou menos dinheiro, mais ou menos oportunidades. faz-me lembrar quando ia a casa de alguma amiga quando era mais pequena e chegava lá e só estava a empregada e eu cumprimentava-a com dois beijinhos e as minhas amigas ficavam sempre a olhar para mim como se eu fosse doida. e fazia-me confusão que depois de comermos não tivéssemos de levantar os pratos e fosse a senhora a fazer tudo sozinha. em minha casa sempre fomos habituadas a tratar da nossa loiça, das nossas coisas, e se não o fizéssemos agradecíamos, porque era um favor. não compreendo este tipo de atitudes superiores, e, aliás, vi-me alvo de algumas quando trabalhei numa loja e num restaurante, porque presumiam que eu era burrinha e um ser inferior. e era engraçado ver as senhoras na loja que quando iam pagar viam papéis ou um livro no balcão e perguntavam se eu estudava e eu dizia que estava na faculdade e aí, ah, aí o tratamento mudava profundamente, já não havia cá condescendência nem má educação, porque já era uma delas.
    desculpa o testamento, mas este tipo de assunto revolve-me mesmo as tripas! (como deves ter percebido... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes porque já fiz atendimento em diversas lojas. E sei que muitas pessoas são mal educadas e que se julgam superiores aos empregados.

      Quanto aos vendedores. Tens razão mas há alguns que são muito chatos e precisam de 23455 nãos :)

      Eliminar
    2. ahaha verdade! mas de qualquer maneira prefiro dizer vários nãos :)

      Eliminar
  8. Por acaso aqui no meu trabalho isso não me acontece. Como venho cedo ainda encontro as empregadas da limpeza e cumprimento sempre e elas respondem sempre também com um sorriso. Gosto de cumprimentar sempre toda a gente e mostrar-me sempre afável, sabe-me bem:)I

    ResponderEliminar
  9. É muito verdade, há pessoas muito pequeninas que não têm essa noção que educação passa por cumprimentar todas as pessoas. Há pessoas que se acham os reis da cocada preta e que há pessoas que nem o seu respeito merecem, a mim mete-me nojo essa forma de estar.

    Também me educaram para respeitar e cumprimento sempre toda a gente, faço mesmo ponto de honra nisso. No local de trabalho onde as conheço ou noutro sitio qualquer.

    ResponderEliminar
  10. Como se diz na minha zona a educação cabe em todo o lado, sou de família humilde e simples, a única coisa que me faz sair dos eixos são pessoas mal educadas e injustiças.
    Dar um "bom dia", um "boa tarde", um "obrigado" devia ser como respirar, uma coisa natural em cada um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho casos em que digo bom dia e sou ignorado. Nessa altura, gosto de dizer, num tom mais elevado: "parece que não é bom dia"

      Eliminar
    2. Olha vou começar a fazer o mesmo.
      Boa dica.

      Eliminar
    3. Vais ver que as pessoas começam a sentir-se incomodadas :)

      Eliminar
  11. E não é que tens razão? Às vezes ficam tão espantadas quando lhes digo bom dia... Mas o caricato aqui onde trabalho é que há uma empregada de limpeza, a mais antiga, que tiraniza todas as outras.

    ResponderEliminar
  12. Educação e simpatia nunca fizeram mal a ninguém, muito pelo contrário. Um pequeno gesto, uma simples palavra ou apenas um sorriso fazem pequenos milagres quando demonstrados a pessoas que estranhamente os estranham. Também não compreendo a atitude altiva de certas pessoas que selecionam o tipo de cumprimento e de palavras em função das pessoas a quem se dirigem (quando de dirigem). Creio que as pessoas de que também falas, aquelas que nuns dias nos falam e noutros parecem nem nos ver, são as mesmas que fazem essa estúpida seleção. Também as há muito por aqui. As senhoras da limpeza (e outras) que estranham uma pequena palavra e atenção sempre que me dirijo a elas e as outras. As altivas e "pequeninas" como lhes prefiro chamar, para quem os "dias sim dias não" acabaram, porque para mim, sempre que as vejo são "dias não".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando as pessoas não nos falam mas depois parecem os nossos melhores amigos no facebook?

      Eliminar
    2. Olha também me acontece isso, não nos falam há anos e no Facebook vêm com grandes comentários a esses nem dou troco. Merecem mais respeito aqueles que mesmo não conhecendo pessoalmente me cumprimentam, dizem olá ou põem um gosto mesmo numa publicação.

      Eliminar
  13. Tens toda a razão. E agora que escreves sobre o assunto vejo que se passa o mesmo com as empregadas que limpam diariamente o local de trabalho que frequento.
    Vou tentar dar-lhes mais atenção :)

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Dar os bom dias é grátis, não faz sentido andar a poupá-los ;)

    O truque para não ficar com um bom dia "pendurado" por falta de correspondência, é tentar andar acompanhado para ter sempre quem responda ao bom dia :D

    ResponderEliminar
  15. Bom Dia
    Tem toda a razão, não custa nada cumprimentar as pessoas, aqui no predio onde trabalho faço o mesmo e acho graça pois no inicio a sra. da limpeza parecia ficar surpresa, mas agora da-me sempre os bons dias com um grande sorriso.
    Para dizer a verdade é bem mais simpatica do que algumas colegas, que mesmo trabalhando no mesmo escritório mas em salas diferentes eu fazia questão de ir la dizer os bons dias, ha sempre que teime em nao responder, continuo no entanto a dizer os bons dias mas já nem me direciono para que nao me responde, o mais engraçado é que quem nem se digna a dar os bons dias ainda faziam comentarios de eu ser mal educada!!!
    Ora se é má educação dar os bons dias aos colegas com quem trabalhamos, peço imensa desculpa mas vou continuar a ser mal educada para com a maior parte dos meus colegas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, trata-me por tu :)

      Falas em algo importante e caricato. Os mal educados que acusam os educados de falta de educação!

      Eliminar
  16. O que falas é algo que sp pensei quando entrava nos locais de trabalho por onde passei.
    Houve um local onde era a primeira a chegar e as senhoras ficavam de cabeça baixa a limpar e eu metia conversas com elas. Muitas vezes andavam praticamente a correr pq tinham que fazer tudo até determinada hora e eu chegava a dizer que deixassem a minha mesa pq eu limpava e sem qualquer problema.
    Houveram várias senhoras de limpeza que fiquei amiga e quando estive a fazer umas férias voltei a encontrar uma e ela perante as outras pessoas quando passava por mim baixava a cabeça e eu tocava no braço e sorria.
    Mas já vi imensas situações de mulheres a implicarem com as senhoras das limpezas. Era demais. Até metia impressão. Gostava de ver se elas em casa são assim tão limpas como aparentam ser no local de trabalho. Muitas vezes basta olhar para a secretária e ver o método de organização e limpeza.
    Mas isto n se passa apenas com as senhoras da limpeza. Os seguranças das empresas são vistos como uns "monstros", mas ninguém pensa que têm regras a cumprir. E muitas... Outros que são vistos como "no gratos" são os senhores dos CTT Express. Nunca vi tanta implicância. Sp tive boa relação com eles pq tinha que receber e enviar imensas coisas de grande importância e mais, quando eu precisava de algo em cima da hora, telefonava e questionava se podia ajudar e passar por lá. Posso dizer que nunca recebi um não, até no dia 24 de Dezembro quando uma vez tive que ir à empresa e enviar um cartão de telemóvel para uma empresa.

    Mas, olha que a maioria dos colegas não gostam que nos demos com as pessoas que parecem que são de um nível mais baixo. Sou assim e não vou mudar. E sei que tenho uma grande facilidade de comunicação com qq tipo de pessoa, que seja do cargo profissional mais baixo ao mais alto. Não tremo pq todos somos iguais. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Somo todos iguais e está tudo dito! Fazes bem em ser assim.

      Eliminar
  17. Sempre tive bom relacionamento com quem faz essas funções, aliás como tenho por habito ter sempre algumas plantinhas no gabinete sempre serve de motivo de troca de palavras, isso e não deixar que me limpem a secretária (a minha secretária só eu mexo), máximo que as deixo é limpar o computador.
    Fui habituada assim, quando era miúda gostava de levantar bem cedo para ver os trabalhadores logo de manhã, sempre às escondidas da minha mãe ia cumprimentá-los antes de sairem.
    Nas festas de casa baptizados, comunhões e afins, era certo que na segunda seguinte não trabalhavam e posso dizer que era bem mais divertido estar informalmente com aqueles homens todos que na véspera...
    Há cerca de duas semanas ouvi chamar pelo diminutivo que me davam quando tinha 10 anos num posto de abastecimento, era um desses homens que passados quase 20 anos me reconheceu... fiquei muito feliz.
    Uso o mesmo respeito com os outros que quero que usem comigo, isso é valido em sentido ascendente, descendente ou para os lados. :)

    ResponderEliminar
  18. Não li, confesso, os comentários anteriores mas reparo isso frequentemente não só no local de trabalho como em lazer! Há muito boa gente que se esquece das regras basicas da boa educação, principalmente quando "acham que estão" em patamares superiores!Não estão, mas acham que estão, isso diz muito sobre as pessoas...

    Como dizia alguem a qualidade das pessoas não se vê pela forma como tratam os seus superiores. E com isto não estou a dizer, como é obvio, que as empregadas de limpeza estão num plano inferior - era o que faltava uma vez que a minha mãe trabalhou em limpezas anos a fio - mas falo em termos profissionais onde normalmente não reportamos a elas.

    A meu ver só fica mal a quem tem essas atitudes. E cabe-nos também, enquanto educadores, passar a mensagem que somos todos iguais e merecemos todos respeito indepentemente de cor, idade, orientação sexual, profissão and so on...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já reparei que as chamadas pessoas finas tem muitos menos educação do que os "pobres"

      Somos todos iguais, nem mais

      Eliminar
  19. Eu gosto muito de dizer bom dia a toda agente, mas também faço como tu, se digo uma,duas,e três vezes e não tenho resposta deixo e ignoro essas pessoas.Não percebo o que custa responder.

    ResponderEliminar
  20. É triste mas é verdade. Existe muita boa gente que parece não se conseguir recordar de uma única base da boa educação, na qual se insere o "bom dia". E acho muito mal a descriminação, porém nem sempre intencional, feita às empregadas de limpeza, afinal é um trabalho como outro e tem que ser feito, alguém tem que o fazer. E, da forma como as coisas estão, quem sabe se um dia não vamos ser nós...

    C.

    ResponderEliminar
  21. Parece-me bem começar com um...

    Boa tarde homem sem blogue! :)

    Basta dizer que se trata de um dos princípios básicos da boa educação. Como em tudo, umas pessoas têm outras nem por isso...

    Sou como tu, também digo bom dia por onde vou passado e reparo quem retribui ou não. Ainda dou o benefício da dúvida mais umas 2 vezes, a partir daí não ouvem mais a minha voz ou vêem os meus dentes (não há cá risinhos para ninguém!), salvo em questões profissionais em que tenho mesmo de falar com as pessoas. Nalgumas situações ainda solto um "Pelos vistos não..."

    Num dos últimos sítios onde trabalhei, durante o dia estava sempre uma senhora para fazer a manutenção dos vários pisos, e como com ela era só brincadeira penso que não teria qualquer "problema" na empresa.
    Já com as empregadas que chegavam ao final da tarde, claro que mantive sempre a educação, mas houve alguns acontecimentos menos bons... Furto de comida das gavetas das secretárias, furto de outros objectos e, deixarem lixo em cima da secretária e cestos dos papéis dos trabalhadores. Ora, estão lá para limpar ou deixar o lixo delas?
    Eu fui das que encontrei um iogurte em cima da secretária e maçã no cesto dos pápéis, mas como não sei quem foi, quando me cruzava com elas, lá soltava o meu "boa tarde!".

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o inicio do teu texto :)

      Pois, em todo o lado há pessoas diferentes mas fazes bem em falar com elas :)

      ***

      Eliminar
  22. HSB a humildade nunca fez mal a ninguém e é sempre bom manter isso para o resto da vida.
    Também não percebo o que os ricos (e outras pessoas comuns) ganham em olhar de lado a profissão de subordinado...que estranhos!!!

    ResponderEliminar
  23. Onde eu trabalho, C.M. Amarante, as senhoras da limpeza ( e estou-me a referir às que limpam os Paços do Concelh), são umas jóias. Elas são sorrisos a toda a hora, palavras simpáticas...resumindo, com elas não há tristezas!!

    ResponderEliminar
  24. Olha independentemente do que cada um é profissionalmente antes de mais está ali uma pessoa que é igual ao comum dos mortais . Estive numa grande Empresa com muitos empregados com as mais diversas funções, ultrapassavam mesmo os mil empregados e a todos cumprimentava quando me cruzava, nem percebo quem não o faz.E alimentava conversa não com quem era isto ou aquilo profissionalmente mas sim com quem tinha conversas interessantes e inteligentes e quantas vezes falava com a equipa de manutenção de limpeza que chegava ao fim do dia. Riamos e brincávamos naqueles minutos para descomprimir de um dia de trabalho. Sempre achei que se alguém não cumprimenta o outro e se é porque se sente superior ou assim , esse sim para mim não presta, porque não tem sentimentos, nem educação, é gente que não se sabe pôr no lugar do outro.Mas que existem desses todos nós sabemos que sim . Um dia um Superior meu referiu-me o facto de eu almoçar no refeitório da Empresa com pessoas que não eram do mesmo nível profissional , nessa altura eu impus-me era o que faltava estava na minha hora de almoço e falava com quem queria e assim foi.
    Mas também digo outra coisa, essas pessoas que baixam a cabeça e existem também, por se sentirem inferiores também não o deviam fazer porque demonstram um sentimento de inferioridade que não deviam sentir. Todos precisamos uns dos outros independentemente das tarefas que executamos numa Empresa. Bem as conversas são como as cerejas e eu vou aqui contar outra ..Uma vez assisti no gabinete onde trabalhava a uma "bofetada de luva branca" de uma trabalhadora da limpeza que ao dirigir-se a uma técnica a tratou como "Senhora" e não "Doutora" como ela desejaria. Depois de chamar a atenção a trabalhadora de limpeza , esta respondeu:"Bem que a senhora era Doutora sabia, agora que não era Senhora não sabia" ... Não podes imaginar o que eu me mordi a rir daquele perfeito e inteligente comentário, nunca mais esqueci!:). A outra nem piou..Se há coisas que mais abomino é a humilhação. Ninguém tem o direito de considerar o outro inferior porque executa funções diferentes.
    Portanto se eu não disser algum dia Boa tarde a alguém foi por pura distracção porque sou distraída , mas poucas vezes me deve ter escapado . Um sorriso e um Olá Bom dia não se nega a ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, desculpa depois de um comentário tão longo ainda me esqueci de dizer..também procedo da mesma forma quem não me cumprimenta duas ou três vezes deixo de cumprimentar, acho que não valem o meu sorriso.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo teu testemunho. Adorei o comentário da senhora :)

      E parabéns por seres como és :)

      Eliminar