21.10.12

famílias disfuncionais

Domingo é dia de Keeping Up With The Kardashians. Confesso que gosto de ver este programa. Melhor, que aprecio as aventuras e desventuras de uma família disfuncional. Aliás, acredito que todas as famílias o são. Não acredito que uma família seja totalmente perfeita. Assumo que a minha não é. Longe disso!

Por um lado, existe um núcleo duro. Um leque de pessoas pelas quais dou a minha vida se assim for necessário. Pessoas que significam o mundo para mim. No lado oposto desta realidade existem outras. Interesseiras, falsas, mesquinhas e para as quais o conceito de família é somente um termo desconhecido que algumas pessoas apregoam. É o mesmo que ouvirem expressões em chinês. Ou seja, não conhecem. Não percebem. Não sabem o que é.
E, se durante algum tempo pensei que esta realidade era apenas minha, fui percebendo que as pessoas que me rodeiam vivem algo semelhante. Isto leva-me a acreditar que não existem família perfeitas, em que todos os membros se dão bem. Era bom que assim fosse. Assim deveria ser uma família. Mas acredito que esta realidade é apenas uma miragem.
Talvez seja a realidade em que acredito que me leva a achar piada à família mais famosa do mundo. Gosto de assistir às suas vivências, às suas birras, ao seu dia-a-dia. Acho piada a Bruce, o patriarca que furou as orelhas. Farto-me de rir em cada ocasião que me recordo de ouvir Kris Jenner, a mãe das Kardashians, dizer que não mistura família com negócios. Aprecio as aventuras de Scott e Rob e, por fim, acho que Kourtney, apesar do seu feitio complicado, é uma mulher bastante interessante e bonita.
A verdade é que olho para aquela família e vejo os problemas de todas as famílias. As únicas diferenças são que têm muito mais dinheiro e passam 24 horas por dia na companhia de equipas de filmagem. Pode ser questionada a veracidade do programa. Será que existe um guião? Acredito que possa existir. Mas, com ou sem guião, revejo os problemas das famílias de todo o mundo.
 

27 comentários:

  1. Penso nisso tantas vezes, quando sei que a minha família não é perfeita... que as outras também não o são, por muito que às vezes o pareçam. Tenho cada vez mais consciência disso!

    ResponderEliminar
  2. Exatamente: todas as famílias são disfuncionais, em especial as perfeitas!

    ResponderEliminar
  3. Não vejo essa série, mas confesso que a minha família também não é perfeita... sinais dos tempos, talvez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sempre terá sido assim. Mas, com o passar dos anos talvez fique pior.

      Eliminar
  4. Não acredito em famílias perfeitas, isso não existe! tal como não existe o homem perfeito! mas acredito naqule núcleo duro familiar que está lá para nós em qualquer circunstância e por quem eu dou a minha vida se ncessário como tu bem disseste! Infelizmente já perdi as pessoas mais importantes para mim, mas dou muita importância a esta base familiar...assim me transmitiram estes valores. A melhor forma então de ver famílias a desentendrem-se com questões de dinheiro e heranças :(

    Esse programa ainda dá na MTV?

    ResponderEliminar
  5. Não vejo a série, mas pelo que a vida me diz não há familias perfeitas, assim como não há pessoas perfeitas " somos todos seres perfeitamente imperfeitos". O termo família "disfuncional" é relativamente recente e se o compararmos com a dita família normal ou funcional perde o significado.Acho que é o prefixo "dis" é que é mal empregue porque, ou se é familia , ou se não é por mais pequena que seja! Quando entre os elementos de um núcleo há amor,respeito, amizade e verdade não são os laços de sangue que importam ou se estão sempre juntos ou não, importa sim os sentimentos e a segurança que transmitem uns aos outros. O importante é saber que estão lá e que estamos lá para o que for preciso e sempre. Quantas vezes os amigos são ou substituem a família ou um elemento da "familia de sangue" que não temos. Os sentimentos negativos como a inveja, o ódio, o ciúme e outros , esses sim tornam "disfuncional" o núcleo ou melhor dizendo o verdadeiro conceito de FAMILIA. Todos temos alguém assim pode até custar-nos, mas é normal.

    Olha já estou envergonhada coma a minha falta de síntese do costume. Isto é coisa para ficar "dis-funcional"por ser por demais extenso.:)...Mil perdões. Gostei do tema!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho!

      É um facto que existe a família de sangue e aqueles que escolhemos como nossos familiares por tudo o que fazem na vida.

      Eliminar
  6. A normalidade de uma família reside exactamente na sua a(normalidade). Só assim tem graça! Não há pessoas perfeitas...logo não podemos ter núcleos completamente perfeitos...eu tenho experiências familiares, recorrentes, completamente FORA! E adoro!

    ResponderEliminar
  7. A estrutura da família Kardashian não tem nada de disfuncional.Eles têm muitos atritos entre si mas no fim acaba sempre bem,pois eles sabem ouvir e procuram apoio uns dos outros.
    Eh pá,desculpa lá mas a Kourtey não tem nada de complicado,ela apenas sabe raciocinar e além disso,é o único membro que mantém o equilíbrio quando surgem discussões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo de ti. Acho que eles são uma família nada funcional. Familiares que se tratam com "fuck you", que discutem por tudo e por nada não pode ser considerada muito funcional.

      Em relação à Kourtney. Acho que tem um feitio complicado, sobretudo em relação ao namorado.

      Eliminar
  8. Se escrevesse como tu podia dizer que eram as minhas palavras, com a diferença de eu não fazer a mínima ideia de que família é essa que te serve de mote à publicação.

    ResponderEliminar
  9. Ninguém tem família perfeita. Não vale a pena andar com sorrisinhos e mentirinhas. Sou contra a mentira e n suporto mesmo!
    Infelizmente tinha um núcleo duro, e fiz tudo, mas tudo por eles: irmã, cunhado e o meu ex-namorado. Sabes o que tenho deles agora? Renúncia, desprezo. Se dói? Dói muito pq damos a nossa vida, o nosso amor, esquecemos que vivemos em prol deles.
    Este post vem mesmo no dia certo. Andei sp a pensar no que falaste e das pessoas que mais mal me fizeram na vida, onde dei tudo de mim e agora vejo-me sozinha sem as pessoas que mais fiz na vida. A vida continua, com a mágoa e não sei se um dia conseguirei perdoar tantas coisas que me disseram e fizeram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que continuar. Seguir caminho e nunca cair, por mais obstaculos que nos coloquem.

      Eliminar
  10. Ora, portanto, vejamos: Tenho uma sogra que me dá o amor que a minha mãe nunca me deu e tenho-lhe o amor e o respeito que nunca senti pela minha mãe. O meu pai deu-me o melhor e o pior desta vida primeiro o amor, depois o desprezo, assim que segui um caminho que não era o que ele queria para mim. Tenho algumas cunhadas que são mais amigas do que tios e primas que tenho e nem conheço. Tenho uma amiga que é minha irmã porque a escolhi para isso, porque com a minha irmã não falo há anos, para ela só existi enquanto tinha a minha conta bancária bem abastecida, agora já não valho a pena...Tenho três ou quatro amigas que fazem o papel de sobrinhas e primas.
    Amo o meu marido e as minhas filhas acima de qualquer outro ser humano à face da terra e dava a vida por qualquer um deles, num piscar de olhos. Família disfuncional?! Tomaram as Kardashian, tinham muito que aprender comigo, porque ainda por cima e apesar de tudo consigo ser feliz. A familia é aquela com quem o nosso coração encontra paz, alegria, conforto e aconchego, não forçosamente aquela que nos é designada na certidão de nascimento.

    HSB: Há uma coisa que me anda a intrigar, este é o único cantinho de toda a blogosfera onde eu falo pelos cotovelos, ainda não percebi qual é o mistério, mas consegues quase sempre encontrar temas que não me deixam ficar calada!
    E esta hein?!?! Tem uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho que me emocionou.

      Ainda bem que escolhes este espaço para falar pelos cotovelos. Fico muito feliz. É um orgulho :)

      boa semana!

      Eliminar
  11. Adoro a Khloe, acho-a a mais directa, verdadeira, natural e desbocada da familia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é a que tem um maior sentido de humor. Mas se me dessem a escolher uma delas para jantar, escolhia a Kourtney ou a mãe delas.

      Eliminar
    2. Ehhh lá....
      eheheheheheh
      ai se o Scott te ouve...

      Eliminar
  12. Nunca vi a família que indicas mas vejo a série ‘Uma Família Muito Moderna’ onde os defeitos, as paranóias, as contrariedades, misturadas com humor transformam esta série num papel químico da minha e de outras famílias espalhadas por este Portugal. (tirando o dinheiro)
    Fica difícil não nos reconhecermos numa ou outra situação desta série, ou mesmo os nosso filhos, tios, pais, …vizinhos hehhe :)
    É claro que não existem famílias perfeitas, podem parecer mas ser…

    ResponderEliminar
  13. Nós criámos uma familia numerosa, somos 6 lá em casa, de modo que é o delirio...:) Ora estão todos aos gritos a ver quem se faz ouvir melhor, ora brigam para ver quem assiste ao programa que quer, ora estão amiguinhos...mas é assim, as familias perfeitas existem, são as reais. Reais no sentido exato, são familias com problemas e que os resolvem, são familias que têm alicerces e nos momentos menos bons se agarram a eles e nos momentos mesmo bons brindam com eles...isso é uma familia.
    :) Eu tenho uma dessas! ;)
    Discutimos, claro!
    Falamos alto? claro!
    Nem sempre temos a coisa certa para dizer na hora certa? Claro!
    Mas há amor, e por isso as coisas são resolvidas e conversadas...isto é a familia!
    Agora claro que depois há a familia alargada...e isso são outros trocos! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe a familia "perfeita"! Eu pensava que a tinha, mas infelizmente, vi e senti da pior maneira possível que não existe tal coisa! Como é possível que haja pessoas com quem se partilha tudo e em troca o que dão é sofrimento?

      Eliminar