9.10.12

hate (dá que pensar)

Quem nunca se irritou com algo? Quem nunca deu por si a praguejar por ter ficado sem acesso à internet quando queria ver um site ou quando precisava de enviar um email? Quem nunca se chateou por ter deixado a roupa lavada dentro da máquina, acabando por ficar com um cheiro esquisito?

Estes, são apenas dois exemplos dos chamados problemas do Primeiro Mundo. Mas será que se tratam de verdadeiros problemas ou são apenas detalhes banais que têm a capacidade de nos irritar? Eu acredito mais na segunda hipótese.

E esta campanha, que está a causar bastante polémica, é daquelas que me deixa a pensar no que são os verdadeiros problemas. Não é não ter o telemóvel topo de gama nem tão pouco ter uma casa tão grande que necessita de dois routers wireless. Isto, não é nada, quando ainda existem muitas pessoas que não têm acesso a água potável, algo banalizado e sem valor para o Primeiro Mundo.


24 comentários:

  1. Sem palavras...sabes que todos temos a tendência de ser algo egocêntricos relativamente aos nossos problemas e situações que nos aborrecem! Se por um lado está certo porque cada um sabe de si, às vezes precisamos mesmo de sair do pedestral e pensar sinceramente quais são as verdadeiras chatices da vida! Eu tento sempre que me dá alguns ataques de "estupidez" fazer este raciocínio...e resulta...ainda que por alguns momentos e até ao próximo :) A vida já me ensinou que há sempre alguém pior que nós e por isso temos de relativizar o que nos irrita e canalizar os nossos esforços para o que é importante:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento lembrar-me sempre que, por mais problemas que tenha (ou ache que tenha), há sempre alguém muito pior. Isso ajuda a relativizar as coisas.

      Eliminar
  2. Um banho de realidade. A ver se acordamos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. tocante...

    gosto de aplicar a máxima que a Sun disse.

    Em modo mais relax, o 9GAG goza imenso com 1st world problems é um pouco como este video.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, temos tendência a só perceber que nos queixamos de problemas menores, quando surge um verdadeiro :/

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Apesar das diferenças de problemas do 1ª para o 3ª Mundo, lá não se houve falar em stress e nós cá andamos sempre stressados...

    ResponderEliminar
  6. Para muitas pessoas as necessidades foram-se alterando ao longo dos tempos. A realidade em que vivem é aquela que criaram para si mesmos.

    Quem sabe este vídeo não lhes mostra a verdadeira realidade...

    ***

    ResponderEliminar
  7. Já tive oportunidade de vivenciar a vida nesse 3º Mundo e ensinou-me tanto!!Daria um relato interessante mas impossivel de descrever aqui.
    Tudo é relativo, mas que não seja por isso que se deixe de lutar por aquilo que se acredita por passividade.. Claro que não seja para "ter " mas sim para "Ser" que é o mais importante na vida! Obrigada por me fazeres reflectir.

    ResponderEliminar
  8. Dá que pensar, é certo, e muito. Até a mim, que me considero uma pessoa muito pouco apegada a bens materiais, comparando com a maioria da malta hoje em dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim dá-me que pensar, e muito. E, tal como tu, não sou muito dado a bens materiais.

      Eliminar
  9. O video foi removido.
    Dá uma olhadela.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente quem devia ver este video , nunca o vê e apesar de terem consentimento isso passa-lhes ao lado !! Eles alem de serem egocentricos sao os donos das maiores riquezas mundias , ah e claro em lagutrorp (portugal escrito ao contrario tal como o nosso presidente nos ensinou com o hastear da Bandeira Portuguesa) tb temos muitos , podem nao ser tão milionarios mas na egocentricidade não ficam atras !

    ResponderEliminar