23.10.12

não perder "estilo" durante a crise


Tal como boa parte dos adolescentes (acredito eu) os meus primeiros ordenados eram parcialmente gastos naquilo que mais queria. Principalmente em roupa, acessórios e diversão. Como sempre entendi que os meus pais não tinham a obrigação nem o dever de financiar as minhas saídas, era eu que pagava as noitadas com amigos. Com a roupa, passava-se o mesmo. Gostava, comprava. Tinha dinheiro, comprava. Não tinha, não adquiria. Simples! Ao género daquela máxima que diz: “não há dinheiro, não há vícios.”

Sempre fui assim. Como qualquer adolescente, cometi as minhas loucuras. Entre elas, comprar umas calças da Pepe Jeans por 120 euros ou calçado de valor semelhante. Confesso que quando era mais novo não me custava dar esse valor por algo do meu agrado. Era jovem e os jovens fazem destas coisas. E se me pesava na carteira, não pesava na consciência pelo simples facto de que era o meu dinheiro. Certa ou errada, era a minha gestão.

Com o passar dos anos, comecei a ver o mercado da roupa com outros olhos. Não nego que gosto de olhar para as montras de uma qualquer loja de “luxo”. Mas, por mais recheada que esteja a minha carteira e por mais que goste da peça, penso dezenas de vezes se estarei a fazer a compra acertada. Dou por mim a pensar: “Isto é lindo mas é caro. Com este valor consigo comprar cinco peças semelhantes noutra loja.” E acabo por não cometer loucuras.

Talvez seja por isto que não sou esquisito com roupas. Tanto uso peças das marcas mais badaladas como das lojas mais “modestas”. Procuro sempre a qualidade e elegância ao melhor preço. Isto pode soar a um qualquer slogan clichê mas é a minha realidade. É o que me atrai na roupa.

E numa destas buscas descobri estas calças chino da Primark. E optei por partilhar porque custam apenas 12 euros. Aos meus olhos é um modelo versátil que tanto dá para um look mais clássico ou descontraído. Sei que os tempos não são fáceis. Percebo que há coisas muito mais importantes do que roupa. Mas também é verdade que, por este preço, é possível vestir bem sem causar um grande dano no orçamento familiar. Aliás, este é o principal motivo desta partilha. Eu comprei apenas a cor da fotografia por temer não me sentir bem com elas vestidas. Mas, a verdade é que vestem muito bem e estou tentado a comprar as outras cores disponíveis.

28 comentários:

  1. das calças ou...do garoto? :-)))

    ResponderEliminar
  2. Eu a primeira vez que entrei na Primark detestei...
    Agora sou fã...há peças que é para esquecer...mas bem escolhido coseguem-se coisas bem giras e baratas...Também sou adepta de andar bem vestida sem gastar um exagero de dinheiro.
    Ah e na Primark encontrei umas calças de ganga e camisolas girissimas para os meus filhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou fã do conceito feira mas a verdade é que tem muitos artigos interessantes.

      Eliminar
  3. no outro dia fui à primark e comprei uns ténis por 7 euros e umas botas (que acabaram de me valer um elogio de um colega à hora do café) por 20 euros! não há nada que me atraia mais do que coisas giras a preços extremamente convidativos. olho para montras de lojas caras, mas nunca passo da montra. nunca comprei uma peça de roupa mesmo muito cara porque sinto sempre que é dinheiro que poderia gastar noutra coisa ou que, como dizes, serviria para comprar 5 peças parecidas noutra loja. também nunca fui de marcas, nem de modas, nem de coisa nenhuma, o que facilita muito a minha vida e permite haver coisas no meu armário que lá existem há 6 ou 7 anos e que continuo a usar :)

    ResponderEliminar
  4. Tal como tu, sofri do mesmo vicio: tanto dinheiro gasto em roupa de marca e tanto dinheiro esturrado em saídas/borga.

    Agora, a carteira e os tempos obrigam a contenção (apesar de ter um vicio: a mota).

    Em Coimbra também abriu uma PRIMARK e, apesar de ter passado de relance, apercebi-me que tem peças girissimas a óptimos preços. Essas calças são um exemplo. Estou tentando! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abriu uma Primark em Coimbra? Estamos a ficar famosos no país. Primark, dps Ikea. ahaha. Hoje estive lá, mas sou muito seletiva... ;)

      Eliminar
    2. Se gostas, aproveita que existem em diversas cores :)

      Eliminar
  5. Sempre tive a ideia de que existe mais variedade de roupa para mulher do que para homem. Eu sempre que posso compro roupa na Ana Sousa, não por ser uma marca conceituada, mas porque os produtos tem qualidade e são made in Portugal! Calçado tenho de mandar vir de fora porque calço um número simpático que não existe em Portugal para senhoras lol!

    Quanto às tuas escolhas gosto, ao que escreveste assino por baixo. Também eu, hoje, vejo as coisas com outros olhos embora desde sempre tenha e continue a ser comedida naquilo que compro... mas também te digo, prefiro ter uma peça cara e boa, que cinco ou seis sem qualidade!

    Beijinhos e obrigada pelos votos de parabéns! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenhas um olhar diferente sobre roupa devido ao teu percurso na moda.

      Quanto à peça boa, depende do preço :)

      beijos

      Eliminar
  6. Ainda só lá comprei coisas para a casa e para o miúdo, mas até ver estou satisfeita e acho que esta é uma opção bem gira ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os miúdos é fantástico pois os preços são convidativos e é aquela altura em que as peças duram pouco tempo. Como mãe, saberás melhor do que eu :)

      Eliminar
  7. Confesso que que as marcas nunca me fizeram grande diferença mesmo em tempo de vida melhor e em que tinha de vestir mais formal, substituíu na boa uma coisa cara por outra semelhante desde que a experimente e me sinta bem comigo própria. As coisas de marca podem durar mais é verdade, mas cheguei à conclusão que me farto da roupa e para renovar nada melhor que pensar que dura pouco. Á Primark ainda não fui, tenho de ir espreitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que descobrir a Primark. Eu também não sou de marcas mas quando era mais novo perdia a cabeça por roupa.

      Eliminar
  8. Este post quase podia ser meu!
    Também comprava coisas caríssimas porque sim, trabalhava nas férias e ao fim-de-semana, e comprava o que queria.
    Volvidos 15 anos... sou fã da Primark! :)
    Consigo vestir a piolha, o marido e a mim pelo dinheiro que daria só para a vestir a ela numa loja "melhorzinha" (mesmo assim nada de marca muito conhecida).
    Para mim compensa mais comprar o ano todo em outlet's e na Primark do que andar na correria dos saldos. Mesmo.
    Agora é certo que aquilo é como a feira: tem que se escolher muito bem escolhido! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas em algo importante. É preciso o espírito de uma ida à feira :)

      Eliminar
  9. A realidade descrita podía ser a minha...eheheh...qt à Primark sou fã:)) ainda mais qd tenho um Pipoco mais Doce que veste 8 t-shirt's por dia, no Verão...para estes dramas, essa loja tem opções fantásticas a preços mais fantásticos ainda com a vantagem de serem 100% algodão hipoalergénico:))

    ResponderEliminar
  10. Gosto dessa forma de pensar:) Confesso que tamb´m já cometi as minhas loucuras quando era mais nova mas nunca liguei muito a marcas. E cada vez menos:)

    ResponderEliminar
  11. Para mim a Primark tem dias... Roupa ainda só consegui comprar na Primavera/Verão deste ano. Talvez porque a loja estava minimamente arrumada. Sou incapaz de ver roupa em lojas desarrumadas. Aliás, normalmente entro, passo os olhos pela roupa e não toco em nada. Se me chamar à atenção mexo, remexo e experimento senão nem vale a pena desarrumar.
    Já acessórios sou capaz de comprar sempre alguma coisinha, assim como t-shirts de homem ;)

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. É preciso o espírito de feira para mexer em tusdo.

      Boas opções de compra ;p

      ***

      Eliminar