16.10.12

orçamento do estado numa imagem


Leio as notícias sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano e sinto-me como esta mulher: despido. Despido de sonhos. Despido de desejos. Despido da vontade de lutar. Despido da esperança num futuro melhor. E até despido do amor por um país onde sonho ter um ou mais filhos.

Entristece-me que me obriguem a apertar o cinto ao mesmo tempo que me obrigam a despir as calças. E se já não tenho buracos no cinto para apertar e se me falta o ar de ter o cinto tão apertado no meu corpo, também já não posso despir mais as calças cheias de buracos que me obrigam a usar. É que essas, andam a varrer o chão que piso há muito tempo.

E tal como esta mulher, que não teve pudor em revelar o que lhe vai na alma, resta-me meter a mão no coração. E esperar que pelo menos ele continue a bater da mesma forma, indiferente aos apertos de quem tenta mandar nas suas batidas.


Por outro lado, as manifestações de ontem são um sinal claro de que a paciência das pessoas atingiu o limite. Começam a revelar-se sinais de violência e de protestos menos pacíficos. E isto, acredito eu, é uma bola de neve. Ontem deitaram-se grades ao chão e incendiaram-se algumas coisas. Amanhã o que irá acontecer? Temo que esta violência suba de tom e que se transforme em algo incontrolável, como se tem verificado noutros países. O mais sensato seria pedir calma a muitas daquelas pessoas. É certo que algumas, de acordo com testemunhos de polícias que conheço, participam nas manifestações apenas para arranjar confusão. São indivíduos identificados pelas autoridades pelos constantes distúrbios. Mas, há um número crescente de pessoas que perdem o controlo porque simplesmente não têm dinheiro para comer. E a essas, não se pode pedir calma.

26 comentários:

  1. A mim até me dá um aperto no coração cada vez que oiço as notícias! Palavra do dia....apertar o cinto...mas em quê? Okay podia evitar certos pequenos prazeres...mas e depois? São eles que ainda nos dão ânimo no meio desta crise toda! Ainda ao almoço estava a falar com os meus colegas sobre a manifestação de ontem...e acredito que a paciência está a esgotar-se e cada vez as manifestações vão tendo mais sinais de violência! Aliás basta vermos as páginas dos jornais e as notícias para percebemos o boomdo crime :( e eu continuo a dizer, os nossos governantes pedem-nos sacrifícios mas e eles? Porque não dão o exemmplo também? E sacríficios a todo o custo? Para quê...para daqui a 1 ano cumprirmos o raio do défice que a UE tanto nos exige! Revolta-me mesmo muito isto. E revolta-me por ver amigos no desemprego, pessoas que conheço a começarem a passar necessidades e porque começo a perder esperança neste país :(
    Olha, puxaste o assunto e levaste com um desabafo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que com estas medidas daqui a um ano não cumprimos défice nenhum....

      Eliminar
    2. Exactamente...aliás ou muito me engano nem a meio do ano este orçamento sobrevive...e depois quero ver...governo de salvação? :(

      Eliminar
    3. Acho que a coligação se vai desfazer e o mais provável é avançar-se para um governo de salvação nacional.
      Não acredito que este orçamento vá para a frente.

      Eliminar
    4. Pois...a ver vamos cenas dos próximos capítulos...

      Eliminar
    5. Estou de acordo com ambos. Acho que o orçamento não avança e depois vamos ver como corre.

      Eliminar
  2. Este Orçamento de Estado está condenado ao fracasso porque implica o agravamento da situação económica do País. Sinceramente, ainda tenho esperança que isto não vá para a frente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também MS Eu também alimento essa esperança e para dizer a verdade nem sei como há-de ser.A vigorar significa austeridade para pedir mais austeridade.. não quero pensar nas consequências!!:((

      Eliminar
    2. Eu acredito que não vai avançar. Se o Paulo Portas votar a favor perde toda a credibilidade que possa ter junto dos portugueses, devido ao seu discurso anti aumento de impostos.

      Eliminar
  3. Se os meus sobrinhos (e são meus sobrinhos) me pedissem comida porque tinham fome e eu não tivesse para lhes dar, eu era capaz disto e muito mais.

    Imagino quando um filho te pede de comer e não tens para lhe dar...

    ResponderEliminar
  4. Actualmente, vivemos um verdadeiro drama, onde a esperança esvoaça a um ritmo alucinante...

    ResponderEliminar
  5. Não consegui ler o teu texto sem me emocionar...ainda hoje de manha enquanto escrevia o meu proprio desabafo pensava exactamente como tu.....como posso apertar o cinto se já nem cinto tenho....

    Já não há onde cortar....já não há extravaganças....só necessidades...
    Sei que há pessoas em pior estado que eu...e nem quero imaginar o seu sofrimento....enfim
    beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que tentar sorrir e pensar nas coisas boas que ainda tempos.

      beijos

      Eliminar
  6. Despido de sonhos.
    Despido de esperança.
    Despido de orgulho.

    Assim anda o povo português...

    ***

    ResponderEliminar
  7. A beleza desta imagem faz-me lembrar a obra de Eugène Delacroix, na revolução francesa, é a imagem de uma mulher meio despida que têm a bandeira na mão, vocês sabem qual é.
    Esta imagem é bem clara na mensagem que quer transmitir estamos despidos de tudo é a revelação que não temos mais nada para oferecer.



    ResponderEliminar
  8. Filha não posso. Hoje não, meu amor. Para a próxima vemos se dá, está bem? Só posso ir tratando de uma coisa de cada vez. Mãe, posso...?...Não.
    E não, não estou a falar nem de doces, nem de brinquedos, nem de roupas de marca, nem de ir ao cinema.
    Estou a falar de umas botas para o inverno, de pijamas, de roupa interior, o ano (escolar)ainda agora começou e já são precisos mais blocos de folhas.
    E eu descobri que sou rica; mas então se sou rica como me explicam a quantidade de vezes que tenho de dizer que não às minhas filhas? Se sou rica como me explicam que aquilo que ganho não chegue para as necessidades básicas de uma família e não estou a falar de luxos. Estou a dizer que entre as contas de facto, mais as que nos inventaram, ivas, imis, irs's e sobretaxas não vou ter dinheiro para as pagar. Mas então eu não sou rica?! Anda aqui alguém a fazer muito mal as contas, é que até hoje nunca devi nada a ninguém e não era rica, agora o estado diz que sou, mas quer que eu me endivide para pagar as contas.
    Devo ser eu que estou a ficar doida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está a ficar doida!

      Compreendo o que dizes e emocionei-me ao ler o que escreveste.

      Eliminar
  9. "Despido da vontade de lutar. Despido da esperança num futuro melhor. E até despido do amor por um país onde sonho ter um ou mais filhos."
    O que escreveste tem sido o meu sentimento há meses: incapacidade de lutar nesta luta sem medida, cansativa.
    Sinceramente não prevejo futuro nenhum para mim com a idade que tenho (que ainda sou nova), com experiência, licenciada (mas rejeitada)... E espero que orçamento não avance para o bem de todos nós.

    Ultimamente prefiro nem ver notícias pq vejo tudo a piorar e o meu sentimento de revolta interior. Mas continuo a lutar, mesmo chorando todos os dias por um dia melhor, em que possa voltar a trabalhar e ter "vida"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que é fácil falar mas a realidade é que não podes ficar em baixo. A mim custa muito e tenho emprego. Imagino quem não tem :(

      Eliminar
  10. Eu estou com muito medo do futuro. Gosto muito do nosso país e não é meu desejo emigrar, mas se continuar assim acho que não vou ter saída!
    Isto é o resultado de muitos desperdícios de anos, agora nós é que pagamos! Assusta-me muito o futuro com o cenário que temos :(

    ResponderEliminar