22.10.12

qual o melhor do ano?


Não consigo precisar o primeiro filme que vi com Ben Affleck. Talvez tenha sido Bom Rebelde, um dos melhores filmes que vi até hoje. O que sei é que é um daqueles actores que gosto de manter por perto, estando atento ao seus projectos. Os anos foram passando, e o “menino” que desempenhou muito bem o papel de Chuckie Sullivan em 1997 transformou-se num realizador apaixonante.

A estreia, no outro lado da câmara, aconteceu com o polémico Vista Pela Última Vez, em 2007. Digo polémico porque conta a história de uma menina raptada e coincidiu com o desaparecimento de Maddie. As semelhanças com a realidade até levaram ao adiamento da estreia da longa metragem. Três anos mais tarde estreou A Cidade,  um thriller que consta na lista dos melhores filmes que vi nos últimos anos. Se já tinha uma boa ideia sobre o realizador Ben Affleck, este filme fez-me acreditar ainda mais neste seu talento.

Em 2012, chega Argo, provavelmente a aposta mais arriscada do realizador. Depois da história de um rapto e de outra sobre uma quadrilha que assalta bancos, chega uma baseada num artigo de 2007 da revista Wired chamado How the CIA used a fake SciFi Flick to rescue American from Tehran.” O filme conta uma história vivida em 1979 quando a CIA em parceria com Hollywood conseguiu elaborar uma falsa equipa de filmagens que pretendia rodar um filme em Teerão, chamado Argo. Na realidade, o objectivo era evacuar seis diplomatas dos Estados Unidos.

No que ao risco diz respeito, acredito que este filme representa uma aposta mais ousada do que o anterior. Aqui, Affleck mexe com política. Algo que pode transformar um bom filme num simples conjunto de minutos sem conteúdo. Política e Hollywwod é daquelas misturas explosivas que podem facilmente revelar-se um fracasso. Mas, pela apresentação e pelas críticas que tenho lido, Argo tem tudo para ser um dos melhores filmes do ano. A par do novo James Bond, Argo é o filme que mais quero ir ver ao cinema nos próximos tempos.



E, já que caminhamos a passos largos para o final de 2012, gostava de saber a vossa opinião cinematográfica. Qual o melhor filme de 2012? Se preferirem, o top três!

18 comentários:

  1. O Cavaleiro das Trevas Renasce...
    o realizador fez um trabalho excelente e o Christian Bale é simplesmente brilhante!

    ResponderEliminar
  2. Isto assim é muito complicado até porque vai haver grandes eestreias como o 007-Skyfall, a Anna Karenina, o Hobbit, mas confesso-te que há um qu teenho um grande carinho...Intouchables ou Amigos Improváveis. A simplicidade e realidade tão genuina desta história ainda hoje me deixa com um grande sorriso.

    A seguir pode ser o Batman – The Dark Knight Rises e Millenium I - The Girl with the Dragoon Tatoo
    Mas também adorei Sherlock Homes: Game of Shadows, Madagascar 3, Hugo, Looper, The Grey, Drive,...:) É melhor terminar por aqui:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas escolhas. O Amigos Improváveis é muito bom.

      Eliminar
    2. Esse filme é o melhor filme que vi em muito tempo. Faz-nos refletir sobre mta coisa e sorrir tambem.

      Eliminar
  3. Os meus eleitos são:
    1º Millenium I - The Girl with the Dragoon Tatoo;
    2º Intouchables (Amigos Improváveis);
    3º Ted.

    "When you hear the sound of thunder, don’t you get too scared.
    Just grab your thunder buddy and say these magic words..."
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Como apaixonada por cinema independente gostei muito do único filme que vi no Indie este ano, o Le Skylab. Também adorei o humor de "O Deus da carnificina", com atores escolhidos a dedo, que vi no início do ano e não posso deixar de eleger o "Cosmopolis", filme que retrata o final do capitalismo, como um dos melhores.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente naõ vi muito cinema este ano para poder opinar, mas concordo que o Ben Aflleck é dos actores a manter debaixo de olho.

    O Bom Rebelde é um dos filmes que fazem parte da minha lista lá em casa, e o facto dele o ter escrito com o Matt Damon já só fazia prever que ele seria mais do que bom actor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo sei, o Bom Rebelde é o trabalho de final de curso dele e do Matt Damon. Foi o que me disseram em tempos.

      Eliminar
    2. Devem ter tido boa nota então... se até um oscar ganharam...

      Eliminar
  6. xi...
    Ora de filmes vistos no cinema????
    uhmmm....
    acho que tirando os filmes infantis não fui ao cinema este ano
    a ultima vez que fui foi vêr o BLACK SWAN....que adorei pois ta claro...

    ResponderEliminar
  7. Posso só falar do Ben Aflleck? É que vi muito poucos filmes deste ano para conseguir fazer um top3 (só me consigo lembrar dos Chefes Intragáveis que adorei mas já nem sei se o vi este ano...).

    O Ben enquanto actor não me convence, embora seja uma figura com quem simpatizo. Entrou em filmes que são meus favoritos, mas há qualquer coisa nele e que se mantém em todos os filmes que não me parece credível. Acredito que tenha um talento grande para realizar e outras áreas do cinema (O Bom Rebelde é um bom exemplo disso) mas como actor...

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante do "Intouchables", "The Help" (que é de 2011) e do "Taken - A Vingança". Ainda não vi o "Looper" mas estou com grandes expectativas.

    ResponderEliminar