18.10.12

triste é aquele que...

Costumo ouvir pessoas dizer frases do género: “só conheço aquilo que é bom”, “só como do bom e do melhor”, “nunca errei”, “sempre tomei as melhores decisões” e “sempre vivi nos melhores sítios”, só para citar alguns exemplos. Nessas alturas, penso sempre que quem diz isto é triste.

São tristes, mas não o digo por inveja. Nem tão pouco pretendo criticar um estilo de vida ou algo semelhante. Defendo que são tristes porque não conhecem o outro lado daquilo que apregoam. Triste é aquele que nunca errou. Triste é aquele que não conhece o lado mau. Triste é aquele que não conhece o que é mau e menos belo e triste é aquele que não conhece a realidade que vai para lá dos bairros mais luxuosos de qualquer cidade.

Quem não conhece isto, não percebe o verdadeiro conceito do que é realmente bom. Do que é extraordinário, maravilhoso e daquilo que faz (ou não) de nós pessoas melhores. Quem sempre conheceu a mesma realidade cria uma imagem de algo bom. Mas será que é a correcta? Poderá ser! Mas, o mais provável é que não seja porque só conheceu essa. Não existe termo de comparação que possa distinguir e destacar o que é realmente bom.

Eu, felizmente posso dizer que também conheço aquilo que é mau. Quem nem sempre como do bom e do melhor. Posso igualmente dizer que já errei muitas vezes, que nem sempre tomei as melhores decisões e que conheço muito mais do que a realidade dos sítios onde vivi. E não trocava isto por nada!

35 comentários:

  1. No meio disso tudo, acho que o que é mais triste é andarem a apregoarem em voz alta isso, como se fosse uma medalha e os tornasse as melhores pessoas do mundo. Humildade nunca fez mal a ninguém, pelo contrário:)

    ResponderEliminar
  2. Triste é aquele que não reconhece os erros cometidos, não cresce e não amadurece com eles, em vez de ganhar, perde valor como ser humano. Triste é aquele que só conhece o lado bom, dessa forma será sempre infeliz, porque nunca saberá dar-lhe o devido valor.

    ResponderEliminar
  3. A falta de humildade é um mal que se está a espalhar como uma doença contagiosa. Felizmente ainda há quem esteja imune ou tome vacina para isso. Já caí na 'esparrela', errei, passei maus bocados e tomei decisões péssima... Mas tentei sempre corrigir os erros, as más decisões e levantei-me de cabeça erguida. Acontece aos melhores, os piores realmente não sabem o que isso é!

    ResponderEliminar
  4. Triste vai ser essas pessoas olharem um dia para trás e verem que, afinal, "This Too Shall Pass" para eles! ;)

    muito obrigada por te teres juntado a mim também!

    tem um dia FELIZ!!!

    http://cottoncandy-peaches.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão no que dizes. Mais cedo ou mais tarde percebem isso.

      Um dia feliz!

      Eliminar
  5. Isso são afirmações tipicas dos Lisboetas, só pode, porque aqui na minha aldeia só se ouve o contrário :)

    ResponderEliminar
  6. Uahuuu...isto hoje tocou forte e profundo. Era capaz de fazer minhas as tuas palavras.
    "triste é aquele que nunca errou. Triste é aquele que não conhece o lado mau. Triste é aquele que não conhece o que é mau e menos belo e triste é aquele que não conhece a realidade que vai para lá dos bairros mais luxuosos de qualquer cidade".

    Essencialmente é triste porque não se sabe dar valor aquilo que tem. É isso! Já tive muito mais e não inchei e valorizei, depois tive muito pouco ,por circunstâncias da vida e ultrapassei, ás vezes com lágrimas numa sociedade em que o "Ter" é quase tudo. A humildade é uma característica que é essencial. Conseguir valorizar o que temos, mesmo que não seja muito e ajudar quem tenha menos é algo que se aprende com a vida. Sabes é aí que acho que entra o conceito de felicidade que ás vezes não passa por ter muito, mas por dar valor ao que se têm e não falo só em bens materiais.Sabes que passar pelo menos bom, como me aconteceu, nos faz valorizar mais o ser Humano, o "ser" em vez do "ter "e isso também não trocava pelo que aprendi. Mas sabes que hoje em dia os que pensam assim são "diferentes" e sem sempre bem compreendidos. O "outro" ainda não aceita o receber sem causa e ás vezes somos mal interpretados. Mas enfim, cada um segue o seu caminho.
    Quanto a erros isso nem se põe, quem não erra não é humano.E estamos sempre a tempo remendar e seguir sem ressentimentos.

    Obrigada HSB mais uma vez mostraste uma maturidade que admiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras e sobretudo pelo teu testemunho :)

      Certamente que tudo isso fez de ti uma pessoa melhor.

      Eliminar
    2. Olha não sei se melhor sou melhor, porque nem procuro a perfeição que não existe, mas talvez mais de acordo com o meu eu..isso sim! :)

      Eliminar
  7. "Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria" - Khalil Gibran :)

    ResponderEliminar
  8. Devemos dar valor ao que de melhor temos, porque mesmo no mau existe algo de bom, nem que seja a lição daí aprendida!
    Também costumo ouvir frases dessas e bem piores, muitos não tem noção do quão abençoados e dizem o que dizem por aparências! Tem na vida coisas e pessoas realmente boas, mas só quando ficam sem elas é que dão o seu real valor...


    prefiro uma vida simples, a uma vida fútil cheia de solidão e tristeza!

    ResponderEliminar
  9. Erra é humano e é esse errar que nos torna melhor a cada dia que passa e nos faz mais felizes...

    ResponderEliminar
  10. Presunção e água benta, cada qual toma a que quer...

    Como dizes, sem termo de comparação, como podem saber que o que vêem, experienciam e sentem é o melhor?

    Triste é aquele que não é... Humilde!

    ***

    ResponderEliminar
  11. esse é o outro lado do extremo....
    há os extremamente negativos e os mega espertos...
    acho que esses ainda sao piores....
    não gosto de xico-espertos que se julgam mais que outros
    bjokas

    ResponderEliminar
  12. A humildade não entra no dicionário das pessoas.
    Sei do que falas pq tenho um caso familiar muito próximo, assim como uns tios e até uma amiga, que me recorde agora.

    Muitas vezes as pessoas gostam de se "elevar" e falarem do que não são, do que não têm. A verdade vem ao de cimo, como o azeite.

    Prefiro ser sincera, humilde e pobre do que me fazer passar por outra pessoa que não sou eu. Tenho uma cara e quem gosta, gosta, que não gosta coloca no canto do prato. ;)

    Mas que andam por aí cada vez mais miseráveis ricos, há... Até a máscara cair.

    ResponderEliminar
  13. Desculpe que lhe diga, mas está rodeado de gente ultra mega inteligente e importante...experimente perguntar a essas pessoas se são felizes...mesmo que lhe digam que sim, vão ficar a pensar.
    Claro que ja todos erramos, e já todos comemos menos bem, ainda au nao por necessidade, mas porque às vezes é o que se tem à mão...mas como se costuma dizer - presunção e àgua benta cada um põe a que quer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla. Trata-me por tu, pode ser?

      Ouço estas frases em muitos sítios. Se as pessoas são felizes? Acredito que tenham a ideia de que sim mas porque não conhecem outra realidade.

      Belo ditado.

      Eliminar
  14. Fizeste-me lembrar as pessoas que fazem umas horas de viagem para irem para um resort de luxo e quando perguntamos algo sobre a alimentação, a cultura, os cheiros, as pessoas, etc, não sabem porque o que comem é comida internacional, o que assistem são espectáculos formatados para turistas e por aí...

    Todos erramos, mais erram ainda o que não admitem que erram porque aí também não aprendem.

    Não vou ser falsa, procuro o bom da vida, não é para isso que todos os dias trabalhamos?

    Tive sorte em crescer numa família anormalmente numerosa mas com uns pais fantásticos que sempre nos deram tudo, nunca esquecendo de nos alertar para que o mundo não ser assim para todos.

    Sempre os meus pais nos educaram para termos a consciência que o amanhã pode ser bem mais difícil. E que sempre temos obrigação de ajudar o outro.

    Desviei-me do assunto... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho :)

      Dizes uma grande verdade: todos queremos o melhor. Mas isso não significa não querer conhecer o outro lado da moeda.

      Aí é que está a diferença.

      Eliminar
  15. Nem mais HSB, ainda acrescentava "o que tenho a dizer digo na cara" e claro tudo aos gritos para toda a gente ouvir :D

    ResponderEliminar
  16. Como escreveu Fernando Pessoa "triste de quem é feliz, triste de quem vive em casa contente com o seu lar"

    ResponderEliminar
  17. Nao te preocupes HsB...com estas medidas do Coelho e do Gasparzinho todos nós vamos ter oportunidade de experimentar o lado menos bom da vida...a bem ou a mal infelizmente. Claro que os que ja estao mal, so vao piorar.

    ResponderEliminar