29.11.12

amo-te (sem vergonha)


Cada vez mais dizer “amo-te” é uma vergonha para muitas pessoas. Sobretudo para eles e em conversas ao telefone. Quando as pessoas estão sozinhas, desdobram-se em declarações de amor. Dizem as palavras mais belas. Tentam descrever tudo o que sentem. Aquilo que dizem ser único e que nunca alguém sentiu por outra pessoa. Em casos extremos acontecem aqueles momentos vividos por todas as pessoas (mas que todos negam) em que não se consegue terminar a chamada. “Desliga”, diz um. “Desliga tu”, responde o outro. “Os dois ao mesmo tempo... um, dois, três... (silêncio) Não desligaste”, a que se seguem alguns sorrisos. Assim é o amor.

Agora, tudo muda quando eles estão com os amigos e recebem um telefonema da namorada/mulher. Torna-se impossível dizer “amo-te.” Verifica-se uma espécie de vergonha que impede terminar o telefonema da forma habitual. Quase que parece que um homem deixa de ser homem apenas porque disse que ama alguém junto dos amigos. E quando isto acontece com um dos membros do grupo, os outros gozam. Mas, a realidade é que todos têm o mesmo tratamento quando é o seu telefone que toca. Já fui “gozado” por dizer amo-te mas nunca o deixei de fazer apenas porque alguns amigos têm vergonha de o fazer.

Esta é a realidade masculina. Isto é o que se passa entre eles. Como será nos grupos de amigas? Será que as mulheres também se inibem e ficam com vergonha de dizer “amo-te” em frente às outras mulheres?

37 comentários:

  1. Não me posso queixar nadinha. O homem não se inibe à frente dos amigos, para ele é igual. Não há motivo para ter vergonha de sentimento tão nobre como o amor. Mas os boys têm a mania que é foleiro, foleiros são eles.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que eu e o meu namorado não temos por rotina terminar uma chamada com amo-te, porque dizer amo-te não deve ser dito porque é habitual assim a palavra deixa de ter o sentimento e o valor de quando é dita nos momentos em que queremos demonstrar o que sentimos. Uma opinião parva mas tão válida quanto as outras, julgo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Eu digo porque sinto. Sempre achei que é forte demais para não ser sentida.

      Eliminar
  3. Este post faz-me lembrar uma história enngraçada..Eu e o meu ex-marido smp nos tratámos por Bebé (vá, gozem à vontade), e fizémos isto dsd sempre, foi quase que instintivo..ainda não namorávamos e já tínhamos esse nick nos telemóveis..e na passagem de ano que ele foi passar com os amigos, qd tocou o telefone e era eu, aparecia no écran Bebé..ele não viu logo e os amigos rapazes começaram logo..Bebé? quem o bebé?? Tens um bebé a ligar-te??? Vê lá se não começa a chorar:)))))
    Gozaram com ele os 5 dias da passagem de ano inteirinhos..e nós nem andávamos...eheheh..Bem, respondendo à tua pergunta..acho que os rapazes são mais reservados com os sentimentos em frente aos amigos..as raparigas não são tanto..falo por mim..se amo alguém não tenho qualquer problema em demonstrar, Amar alguém e ser correspondido é das melhores coisas e emoções que se pode ter e sentir..Na minha humilde opinião, não faz sentido nenhum esconder...Até pq não se consegue..It glowes like a full moon:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e o meu ex-namorado tratávamo-nos por "Xuxu".;)

      Eliminar
    2. O tratamento com o ex era fofinho/fofinha :)

      Eliminar
    3. Eu uso alguns desses nomes e não tenho problema de dizer os nomes que uso em voz alta no meio de um centro comercial.

      Eliminar
    4. Partilha aí os nomes que usas no meio de um qq centro comercial, um dia que ouça um gajo com pinta a dizer algo do genero vou la meter-me com ele xD

      Eliminar
  4. não, não temos vergonha de o dizer...acho que muito pelo contrário,até fazemos questão de o dizer em frente às nossas amigas e mostrar o quão estamos bem e quem sabe até provocar um bocadinho de nada de uma inveja saudável hehe

    ResponderEliminar
  5. concordo que entre as mulheres tal como nos homens exista uma certa vergonha em dizer essa palavra... com receio de serem gozados...mas quem ama de verdade nao se inibe nunca de mostrar esse carinho em frente aos amigos. Até nos sentimos vaidosas e coramos qd nos dizem isso e nós respondemos igual. Eu normalmente digo "beijo" ou beijo doce com sabor a chocolate"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa frase sobre o beijo :)

      E também acho que não deve existir receio.

      Eliminar
  6. A meu ver as mulheres não têm tantos problemas em dizer amo-te ou seja o que for mais mais carinhoso em público.Mas eu pessoalmente é que não gosto chamar ou ser chamada por aquele nome mais carinhoso em público,gosto de deixar mais mais para os momentos a dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te mas eu adoro dizer esses nomes em público. As pessoas olham todas e parece que ficam chocadas.

      Eliminar
  7. A palavra Amo-te é muito forte e já a disse várias vezes apenas a uma pessoa. Mas tb sempre usei o "gosto muito de ti" e não tenho problemas em o dizer.
    Sabes o que gosto muito, muito? Abraçar-me a ela, dar beijinhos nela e dizer que a amo muito! O meu afilhado nunca aceitou... Ela é uma mimocas e os olhos dela grandes até sorriem e abraça-me!
    Sabe tão bem ouvir e dizer... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A palavra só deve ser dita quando sentima. E é algo que sabe bem dizer e ouvir.

      Eliminar
  8. obviamente que as mulheres também sentem esse tipo de inibições ;)

    ResponderEliminar
  9. Se fosse só isso...pelo tom de voz do namorado ao telefone eu já advinho se está sozinho ou acompanhado... fica monosilabo... eu depois pago na mesma moeda claro :))

    ResponderEliminar
  10. Mas não considero isso nada grave nem valorizo, acho que ese trata de uma questão de privacidade. Também não sou lamechas ao tlm quando estou acompanhada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou homem. Acredita em mim. Não é privacidade. É medo de ser gozado :)

      Eliminar
  11. Eu não o faço, não gosto de chamar à atenção, acho que quem está à volta não tem nada a ver com isso. Uma coisa é quando tenho privacidade, outra é quando estou rodeada de pessoas, por vezes algumas que até nem conheço bem. Aí prefiro ser breve e discreta. Não acho que isso demonstre que gosto menos dele e também não espero que ele seja super efusivo. O amor é para ser partilhado entre os dois quando estamos juntos, não sinto necessidade nem gosto de andar a espalhar aos sete ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas também não é preciso "esconder" esse amor por vergonha ou receio de ser gozado.

      Eliminar
  12. Não tenho problemas em dizer a palavra "amo-te" perante outras pessoas mas confesso-te que sou muito reservada! E é uma palavra tão forte que não a gosto de a banalizar...ela deve mesmo ser utlizada naqueles momentos certos e perfeitos:)

    ResponderEliminar
  13. Não consigo dizer ou ouvir "amo-te" sem me escangalhar a rir. Não valorizo, no amor valorizo mais a acções. Eu sei que devo ter alguma coisa recalcada e tal, mas sou assim, sou uma anormal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma forma errada de pensar. De que vale dizer amo-te sem o demonstrar?

      Eliminar
  14. Eu sou sem vergonha. Digo o que quero quando me apetece :)

    ResponderEliminar
  15. Eu tive uma flatmate que não conseguia desligar as chamadas, quando estava a falar com o namorado, sem dizer "amo-te". Como quem diz um "xau".
    Ele ligava-lhe, falavam do que jantaram, do tempo, do que estava a dar na televisão... e, depois, um "amo-te". Para mim era descontextualizado e, acima de tudo, era banalizar a palavra.
    Não tenho pudores em ser romântica, mas acho que muitas vezes se cai no lamechismo exagerado ou no exibicionismo. Prefiro demonstrações em privado e mais sentidas.
    Acima de tudo, sentidas.
    O amor é o sentimento mais bonito do mundo, mas deve ser usado na dose certa, sem demasiado poupanças (claro) ou exageros que o descaracterizem, não achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes Pippa Coco. Está tudo muito certo.

      Mas acrescento apenas que não se deve deixar de dizer amo-te, quando se quer dizer e quando se sente que se deve dizer, apenas porque os amigos podem gozar com isso.

      Eliminar
  16. Esta na nossa genetica gozar com isso...eu falo carinhosamente com a minha namorada ao tlm na presença dos meus amigos e eles gozam comigo ate outro receber chamada da namorada e aí eu tambem gozo e assim sucessivamente...No meu caso costumo chegar ao pé do tlm de amigos com quem tenho mais confiança e enquanto falam com as namoradas, sussurro com voz suave algo do genero: "querido volta pra cama, estou quente" LOLOL xD

    ResponderEliminar