19.11.12

o que fiz (e aquilo que aconselho)

A agressão de que fui alvo no Porto tem dado que falar aqui pelo blogue. E ainda bem que assim é. Espero que aquilo que me aconteceu possa ser um exemplo para quem gosta de se divertir de noite. Seja no Porto, em Lisboa, Faro ou mesmo na China.

Como tal, vou explicar aquilo que fiz e que entendo ser a melhor forma de lidar com uma situação destas. O mais importante é não perder a calma. O fundamental é não parar. Tentar fazer com que a situação, seja ela qual for, aconteça sempre em movimento, o que permite à pessoa sair do local onde está e que, ao mesmo tempo, facilita que se chegue a outra rua onde podem estar outras pessoas.

Por mais vontade que exista, não se deve resistir. Confesso que tive vontade de agarrar pelo menos num deles e fazer tudo aquilo (ou pior ainda) que me estavam a fazer. Mas, nessa altura consegui ter calma para perceber que eram oito (nós apenas dois) e que provavelmente teriam facas.

Isto foi o que fiz e aquilo que aconselho. Para mim é a melhor forma de agir com este tipo de gente que não pensa e que facilmente pega numa faca e faz alguma burrice. Proteger o nosso corpo, não resistir e andar.

Aconselho ainda que desconfiem de todos os grupos que encontram na rua. Se tiverem que mudar de caminho, mudem. Se tiverem que apanhar um taxi, apanhem. Assim evitam ser esmurrados e pontapeados, tal como eu fui.

Enviado do meu BlackBerry® da tmn

39 comentários:

  1. Espero que estejas melhor, realmente isto anda perigoso, até aqui por Faro, já não se anda descansado.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Digo-te...falas no que aconteceu e até estremeço! Deve ser uma revolta tão grande que a pessoa sentes. Olha, continuação das melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A revolta é por não lhes poder fazer nada no momento apesar de me sentir capaz de o fazer.

      Eliminar

  3. Espero que estejas melhor.
    Infelizmente não existe segurança em lado nenhum…

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam algumas pessoas "perto" de nós mas não as censuro por não se terem envolvido pois fomos atacados por um grupo.

      Eliminar
  4. Pois, andam sempre em grupo porque sozinhos nem abrem a boca... são muito corajosos de facto!

    Pena não terem apanhado um tipo de batesse mesmo mal e lhes limpasse o cebo mesmo ali, mas de forma a os deixaram com qualquer coisa partida.

    Não gosto de violência, mas com esta gente que tem falta de cérebro só mesmo assim.

    ResponderEliminar
  5. tenta nao andar em zonas escuras isso tb ajuda.
    Eu tb ja fui molestada por um fulano em plena cidade do porto, e nem policia apareceu, e eu nem gritei nem nada, bati-lhe com as maos e depois fui chamar um segurança preto e grande que é meu amigo e lhe tratou da saude. Ás vezes é bom ter conhecimentos deste pois só assim somos respeitados em certos meios. beijinho e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dizer que estava na rua mais movimentada para aquela hora. Neste aspecto surpreende-me não existir policiamento.

      Eliminar
  6. Que gente tão má...
    E concordo contigo, quando estamos em minoria mais vale não fazer nada...Antes que as coisas corram ainda pior!
    Espero que estejas bem. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Sendo eu do Norte, tenho que concordar ctg que esse bando são uma enorme mancha nesta cidade... É pena, muita pena! Já andei por dezenas de cidades na Europa, e caminhar no Porto é aquela que mais me assusta... As vezes fico na duvida se será por eu saber o que se passa no Porto, e não conhecer tão bem as outras... mas o unico sitio onde fui vitima de tentativa de assalto foi mesmo... no Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo ouvi dizer, são putos (na casa dos vinte e poucos anos) que pertencem aos Super Dragões e que agora dedicam-se aos assaltos.

      Este tipo de violência gratuita só conheci no Porto.

      Eliminar
  8. Eu já yive mais que uma tentativa de roubo e o meu mal é reagir,felizmente não me aconteceu nada de mal. Na ultima vez fugi para o meio de uma rotunda bem grande e o individuo que me abordava a pedir dinheiro e a puxar a mala , a rua estava deserta e eu sózinha, quando viu o meu impulso meio louco fugiu..( não medi muito as consequências pois podia ser atropelada) afinal acabou em bem. Espero que estejas bem e vou seguir esse conselho. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não te aconteceu nada. Nos dias que correm, reagir numa situação que não podemos controlar é um risco. Se fosse apenas um ou dois, também o teria feito mas com oito era um risco muito grande.

      Eliminar
  9. Lamento muito pelo que te aconteceu e lamento ainda mais por ser numa cidade que tenho no coração.
    :(
    Espero que as mazelas passem rápido.

    ResponderEliminar
  10. Que gente tão triste! Já me aconteceu uma coisa do genero em alvor. Morri de medo. Tinha ido jantar fora para comemorar uma data especial e quando saí deparei-me com um grupo de rapazes com um aspecto horrivel. Não passou de empurrões e palavras feias mas deu para ficar a tremer o resto da noite.

    Rita
    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vivi vários episódios desses. Pancada deste género foi só este.

      Eliminar
  11. Obrigado pelas dicas!
    Mas espero nunca ser alvo de um ataque desses, bolas...

    ResponderEliminar

  12. Lamento o que te aconteceu. Ainda bem que descreves. A mim foi em Lisboa, estive recentemente e um grupo de 10 jovens começaram a cercar. O resto do filme foi igual ao teu. Sou do sul e já vim várias vezes a Lisboa e Porto. No Porto, felizmente até data nunca tive nada. Lisboa, todas as vezes que vou. Esses malditos grupos, ficar sem telemóvel, levei murros. A polícia também não fez nada.

    Um abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São situações muito más, seja onde for. Algo que faço há muito é andar com o mínimo de noite. Costumo ter apenas dinheiro e cartão multibanco.

      Aconselho o mesmo.

      Abraço

      Eliminar

  13. Sou Lisboeta e temos esses grupos em Lisboa. Cena é igual. Sempre jovens uns 8 a 10. Também fui vítima de agressão por parte desses parasitas da sociedade. Obrigada pela dicas.

    abraço
    Nuno Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que tenhas vivido algo semelhante. Acho que este tipo de pessoas fazem estas coisas em locais habituais e a polícia só não os apanha se não quiser.

      Eliminar
    2. Lamento que tenhas vivido algo do género.

      Acho que estes grupos fazem estas coisas em locais habituais e a polícia só não os apanha se não quiser.

      Abraço

      Eliminar
  14. MAS NADA DO QUE TRAZES NESTE POST É NOVIDADE hsb!!!!! TANTO RECALCAMENTO NO MESMO ASSUNTO... JÁ CONTASTE... ADIANTE... JÁ FOSTE A QUEM DE DIREITO FAZER A TAL QUEIXA.... TODOS OS DIAS SABEMOS DESSAS MERDAS. É TRISTE.... MAS O MUNDO TÁ PODRE. E DEPOIS? CONTRIBUÍMOS DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA PARA ISSO... UNS COM UNS SOCOS... OUTROS NÃO FAZEM RECICLAGEM... OUTROS ANDAM A 200 KM HORA... FODAX... O MUNDO DESFAZ-SE AOS POUCOS!!!
    MELHORAS....MAS JÁ CANSA TANTO DRAMA (EU SEI QUE É PREOCUPANTE) MAS NÃO TENS FEITO MAIS NADA QUE FALAR DO NORTE, DO PORTO, ETC E TAL E DOS MURROS E DOS GRUPOS fdp QUE ANDAM DE LADO PARA LADO NAS RUAS DAQUI OU DALI....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento mas não partilho da tua forma de ver o Mundo. Se escrevi muito sobre o Porto. Talvez. Pois estive lá muito tempo e ainda tenho muito para contar. Limitei-me a partilhar aquilo que me aconteceu para que situações destas aconteçam cada vez menos vezes.

      Acomodar-me e limitar-me a ver o dia passar não é a minha forma de viver.

      Obrigado pelo comentário e pelo desejo de melhoras. Espero que nunca te aconteça algo do género.

      Eliminar
  15. Olá HSB,
    Passo por aqui, mas não tenho o hábito de comentar.
    Também já passei por algo semelhante em Lisboa, mas conheço muito bem esses gunas malditos. É uma sensação de impotência.
    Safei-me com um olho negro e um casaco rasgado. Foi mera sorte.
    Melhoras e tudo passará mas nunca vais esquecer.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que tenhas tenha vivido algo semelhante. É um facto que, da próxima vez que estiver naquela rua, vou lembrar-me de tudo.

      Abraço

      Eliminar
  16. Tiveste sangue frio para lidar com a situação. Nem sempre isso acontece. Obrigada por partilhares.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Mais uma vez, lamento a situação. Por ti e por todos aqueles que algum dia passarem por semelhante experiência. Obrigada por partilhares, especialmente por estas palavras em que falas do que fazer e do que não fazer. No meio de uma situação de certa forma irremediável há sempre maneira de não a tornar pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei daquilo que passei para que as pessoas saibam que devem ter cuidado na noite e para que sirva de exemplo a quem passar algo do género. Por maior que seja a vontade de responder e de entrar no mesmo registo deles, o melhor é manter a calma.

      Eliminar