23.11.12

o que se passa com os homens?

Não percebo como é possível que nos dias que correm um homem ainda sinta vergonha quando a mulher tem um ordenado superior ao seu. Será que dinheiro a mais na conta dela é sinal de vergonha ou de superioridade por parte da mulher? Não consigo compreender os homens que gerem as suas relações com base neste critério monetário que não tem qualquer lógica.

38 comentários:

  1. Olha nem eu...
    Mas infelizmente ainda há muitos homens a pensar assim! O que se torna bastante ridículo nos dias de hoje.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente ainda há muito esse preconceito... É muito triste!

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que o homem foi criado e preparado durante séculos para ser ele o provedor da casa e protector do lar. Por mais que a sociedade evolua e mentalidade há raízes difíceis de erradicar!
    O mesmo se passa quando na fase de conquista o homem dá tudo, mas depois que já tem  companheira assegurada esquece tudo aquilo que já fez. As mulheres, por vezes, também erram na maneira como se queixam dessa falta de atenção, enfim!

    Tudo a seu tempo irá mudar, é preciso ter calma! Se tu pensas assim, outros irão pensar! és um exemplo, a tua tocha ilumina outras tantas vidas!

    beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que mude depressa. Para bem dos homens que pensam assim.

      Eliminar
  4. Infelizmente há muitos homens com esse pensamento...
    Da maneira que isto está, menos percebo!
    Interessa é entrar dinheiro, certo?
    Interessa lá quem o ganha!
    Penso que seja mesmo um problema de insegurança, há homens que gostam de pensar que são eles que tomam conta da família, e a verdade é que a maioria é educada a pensar assim, porque são os exemplos que têm e sempre tiveram na família!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos estão condenados à infelicidade. Eu gostava de sustentar a minha família mas isso não se sobrepõe a outros valores mais importantes.

      Eliminar
  5. COmpletamente, são bloqueios mentais que não ajudam a ninguém!

    ResponderEliminar
  6. Também não entendo e escrevi sobre o tema há uns meses:

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/2012/08/money-money-money.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas coisas que já não deviam existir. Vou ler o teu texto.

      Eliminar
  7. Acho que a resposta não será única, dependerá da mentalidade de cada um. Mas o motivo mais frequente passará, na minha opinião, por lhes estar nos genes a convicção de que "o homem deve ser o chefe de família e a mulher deve cuidar de casa/filhos/marido". Se a mulher emancipada não só tem competência para cuidar de tudo o que esses homens acreditam que elas nasceram para fazer com uma perna atrás das costas, como ainda conseguem ter um emprego e salário mais alto do que eles... é coisa para lhes deixar a auto-estima pelas ruas da amargura.
    Então, no fundo, talvez seja uma questão de serem homens aparentemente ajustados à nova realidade, mas com mentalidade secretamente antiquada.

    ResponderEliminar
  8. Muito triste! É uma herança cultural demasiado enraizada ainda na nossa sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só é mau para os homens que pensam assim e eventualmente para as suas companheiras.

      Eliminar
  9. conheço um casal em que ele não tem vergonha, mas ela usa isso para se impor, porque "quem ganha mais é ela"...mentalidades!!

    ResponderEliminar
  10. Era assim antigamente, no tempo dos meus avós...ideologias e ensinamentos seculares impostos pelas sociedades de então, onde a mulher não tinha qualquer expressão no trabalho, no sustento financeiro do lar, da familia. Mesmo com a evolução dos tempos e com a lenta mas sustentada aquisição de direitos na sociedade por parte da Mulher,são parte integrante dos "valores morais e sociais" que são transmitidos de geração em geração. Em Portugal tudo se processou a um ritmo ainda mais lento, como em qualquer outro estado ditatorial, onde, a titulo de exemplo, as mulheres só passaram a ter direito ao voto eleitoral pela "mão" de Marcelo Caetano...Como qualquer "transmissão de valores" que se passa á geração e/ou gerações seguintes,acaba-se sempre por se basear na própria experiência de quem os transmite. Dou um exemplo: Sou do SCP (por favor não riam, porque estou de rastos), se me pedissem para escrever o próximo discurso do Luis Filipe Vieira, eu iria, mesmo que muito subtilmente (convinha), inserir alguma frase a dar força ao meu SCP (não sei como, mas ia conseguir!). Talvez não seja o exemplo mais "adequado" mas demonstra, seguramente, que por mais imparciais que queiramos ser ao transmitir algo, acabamos por fazê-lo baseado na "nossa" experiência. E é assim que tudo se processa, de pais para filhos, consecutivamente.
    Ora então, esses senhores que se sentem "incomodados" por auferirem menos que a companheira,só tem duas coisas a fazerem: arranjam outra companheira como salário minimo nacional (depois não se queixem de andar a comer sardinhas e atum todos os dias!) ou então (e eu no ugar deles era o que faria)"vingam-se" e "exigem" um jantar Delux todos os meses ou umas férias fantásticas numa ilha paradisiaca ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem. É do tempo dos teus avós. Já não devia existir.

      Quanto ao teu Sporting... boa sorte :)

      Eliminar
  11. Se fosse só esse o problema nos homens de hoje, estávamos bem. Sinceramente, às vezes parece-me que regrediram. Não querendo generalizar, às vezes ouço história de amigas "solteiras" que fico estupefacta. O machismo continua a reinar, infelizmente

    ResponderEliminar
  12. Eu vou chocar, mas também agradeço que o homem ganhe mais que eu...não nasci para os sustentar!Também não preciso que me sustentem... mas a velha máxima que dinheiro não traz felicidade já está ultrapassada...traz sim e muita!!!

    ResponderEliminar
  13. O que é que isso importa? Eu não sou casada, mas para o meu noivo o dinheiro dele é meu, e odeia que me refira ao dinheiro ou ordenado dele dessa forma. Isto para dizer que não lhe faz diferença se ele ganha mais ou menos que eu, porque no fim de contas independentemente do dinheiro que seja é dos dois. Tenho a certeza que se fosse eu a receber mais ainda gozava com a situação "paga lá tu pah, tu é que tens a nota".

    ResponderEliminar
  14. O status-quo muda muito lentamente... A sociedade em que vivemos é ainda muito patricarcal, pelo que os esteróptipos sexuais ainda apontam para a superioridade do homem a nível financeiro. Isto, é claro, é a forma de eles conseguirem exercer (mais) poder sobre as mulheres.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual é a necessidade de exercer mais poder sobre elas?

      Abraço

      Eliminar
  15. Infelizmente ainda há muita mente retrograda por aí :s

    ResponderEliminar
  16. Macho, macho men!! :)
    Estão loucos... Enfim. Depois arranjam meninas que não "prestam". :D

    ResponderEliminar
  17. Carolina Duarte dá cá mais cinco !!!
    Isto sim é viver a dois em armonia, o resto são trocos ;)

    ResponderEliminar
  18. Não faz sentido, devíamos estar a ficar mais inteligentes, homens e mulheres, a deixar pormenores de lado mas parece que para alguns o Ego comanda...

    ResponderEliminar