28.11.12

todos temos um vida pública, privada e secreta

Num dos últimos episódios de Dexter, assisti a um diálogo do serial killer com o pai onde se dava conta do facto das pessoas terem uma vida pública, outra privada e ainda mais uma: a secreta. Aquela troca de palavras faz todo o sentido para mim e acho que é a mais pura das realidades.
 
Acho que em relação à vida pública e privada ninguém tem qualquer objecção a fazer. Todas as pessoas têm um determinado leque de comportamentos e atitudes que pautam a sua vida pública. Aquela que é partilhada, tal com o nome indica, em público. Seja no local de trabalho, no talho do senhor Joaquim ou no café lá do bairro. Aqui existem um série que qualidades/defeitos que não estão filtrados. Estão visíveis aos olhos de todos. De quem nos conhece e de quem se cruza connosco por qualquer motivo. Está lá tudo e é isto que motiva a primeira análise que fazem sobre nós.
 
Segue-se a vida privada. Aquela que está apenas ao alcance das pessoas que nos são mais íntimas como é o caso da família e dos amigos chegados. Aqui, existem filtros. Observam-se comportamentos que só ocorrem nesta esfera privada e que não são reproduzidos na vida pública. Quem entra neste domínio diz muitas vezes: “não imaginava que fosses assim.”
 
Por fim, existe a vida secreta. Aqui poderá existir debate mas, aos meus olhos, todas as pessoas têm uma vida secreta. E com isto não quero dizer que seja uma segunda identidade ou uma vida ou actividade paralela que todos desconhecem. É verdade que existem pessoas assim, e já conheci algumas, mas aquilo a que me refiro é que todos nós temos algo de secreto nas nossas vidas. Coisas que só nós conhecemos e que não partilhamos com ninguém. Nem com a mulher/marido, namorada/namorado, família ou amigos. Pode ser uma fantasia, algo que gostamos de fazer mas que preferimos fazer em segredo ou outra coisa qualquer. Podem ser milhares de coisas diferentes e não têm que estar relacionadas com maldade. Existem, são nossas e só nós sabemos porque não as partilhamos com mais ninguém.

39 comentários:

  1. É discutível o que vou dizer mas eu (EU!) acho que todos nós temos essas três vidas que falaste. Diria também que temos a "vida no trabalho" que é um pouco parecida à "vida pública" mas com algumas nuances. Eu tenho a perfeita noção que não me comporto sempre da mesma maneira e obviamente nem toda gente que "circula" na minha vida tem acesso às diferentes vidas que possuo.

    A "vida secreta" é que mais causa polémica, eu pessoalmente eu acho não é necessariamente mau ter-se uma vida secreta, obviamente que depende de muita coisa, estão em jogo valores morais e até humanos, mas até pode ser algo sem qualquer tipo de malícia. Não é nada como o "Dexter"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu incluo a vida no trabalho na pública. De resto, concordo contigo.

      Eliminar
  2. O tal lado misterioso é o que nos torna únicos ;) Se assim não fosse existiriam muitos iguais.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho essas 3 e ainda mais uma, a vida que os outros imaginam que eu tenho e eu não tenho :)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que realmente todos temos esses 3 lados e o que realmente nos diferencia é não só esse lado misterioso mas também a forma como os gerimos:) E claro que tudo tem a ver também com os filtros que criamos e a nossa capacidade de entrega e de nos darmos a conhecer:)

    ResponderEliminar
  5. Excelente reflexão...

    Gostei também do comentário da "VERDE".
    Acrescentava apenas mais uma vida e passaríamos às 5 VIDAS e mais um pouco estamos a partilhar algo em comum com os amigos GATOS e chegamos às 7! :)

    Fálo-vos da vida ideal/idealizada. Aquela, através da qual, tento orientar todas as outras, de forma a que cada uma das vivências se complementem e preencham num só todo. Uno.

    É a turbulância de que Fernando Pessoa nos falava. A inquietação... Ser múltiplo sendo um só... Grande expressão desta realidade dividida, reunida numa só figura.

    Um abraço,
    Bernardo Monteiro
    P'lo Menino do Coro
    http://omeninodocoro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. De facto tens razão, nunca tinha compartimentado as coisas dessas forma mas é verdade. Conforme nos vamos aproximando da secreta vamos revelando mais camadas de quem somos. Julgo que até há coisas em nós que nem nós próprios conhecemos ou dominamos, mas aí já entramos no campo das emoções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Quanto mais se avança, mais há para descobrir.

      Eliminar
  7. Concordo com a Verde e com a Lírio:) Tb tenho 4, embora essa 4ª eu nem tenha conhecimento dela..eheheh..só os outros:)

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo, também tenho essas 3 vidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo... você tem mais vidas que todos por aqui, já que está a viver a vida do MS...
      Atrasada é certo... mas cada qual tem o seu ritmo.

      Eliminar
    2. Agora é a matar: o mal de inveja é feio...
      Se houvesse criatividade e muito humor diferenciador neste Macho Insensível até poderia ter alguma piada.
      O artigo do CM fez-lhe mal, o blogue faz-lhe picardia!!
      Pessoa sem vida, enfim...

      Eliminar
    3. O cerne da questão, é que não tem piada nenhuma..nem acrescenta mais valia alguma..é maldissência pura de quem não tem o que fazer nem vontade e ideias próprias..Pelo amor da Santa, mas quem é que se dá a um trabalho destes??

      Eliminar
    4. E perdem vocês tempo com pessoas mal formadas?
      Não vale o tempo que lhe dedicam.

      Eliminar
    5. hummm...a minha costela de SS diz-me que este "odiozinho de estimação" pelo MS é paixão não correspondida...

      Eliminar
  9. Comecei finalmente a ver primeira temporada... três episódios já foram! :)

    ResponderEliminar
  10. Concordo também, e ainda bem que assim é, embora não saibamos muito bem quais os limites do que é privado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto mas acho que todos conhecemos os limites do nosso secreto.

      Eliminar
    2. o secreto guardamos como a vida, ou melhor!

      Eliminar
  11. Concordo plenamente. Todos nós temos a nossa esfera secreta, os nossos gostos, alguns sonhos e pensamentos que não contamos a ninguém. E não tem de ser algo ilícito nem perverso. São só coisas muito nossas.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo! Inclusive que a vida secreta não tem de ser necessariamente algo de mau.

    ***

    ResponderEliminar
  13. Sim temos 3 , 4 ou 5 vidas depende da forma de considerar a situação. Também gostei da perspectiva de quem disse que tinha outra vida a que "outros imaginam que eu tenho e eu não tenho" também é uma verdade. Ajuizamos muitas vezes a vida dos outros sem pensarmos muito. Cada um sabe de si e tenho sempre em consideração isso

    No fim ter tantas vidas é normal e faz parte tudo duma vida, a vida de cada um.

    Quanto a essa vida secreta também acho que não têm de ser coisas maldosas,são coisas que não calha dizer ou que até podemos dizer se vier à conversa mas não dissemos. Até podem ser coisas que vamos descobrindo em nós, coisas que pouco acrescentam para outrém, são nossas.

    ResponderEliminar