13.11.12

uma questão de status

Numa das ruas aqui do Porto deparei-me com um publicidade que diz apenas "uma questão de status." Neste contexto, aplica-se à venda de apartamentos de luxo. Nada tenho contra a publicidade mas entendo que esta forma de pensar é responsável por muitas dívidas desnecessárias.

A ideia de que mais vale aparentar do que ser é um vírus que ataca muitas pessoas. Pessoas essas que compram coisas que não podem pagar apenas pelo tal status. Era bom que isso mudasse porque o status não paga contas nem põe comida na mesa.

Era bom que esta mentalidade mudasse porque, na realidade, mais vale ser do que aparentar.
Enviado do meu BlackBerry® da tmn

28 comentários:

  1. Tocaste no ponto exacto de toda a problemática existente, enquanto a mentalidade não mudar, nada irá evoluir, melhorar crescer!
    Devemos estar preparados não para recomeçar, mas sim, começar do zero!


    beijinho!

    ResponderEliminar
  2. É publicidade triste e sem retorno. Não acredito que hoje em dia as pessoas se revejam nesse conceito.
    Mesmo quem tem dinheiro, prefere não o ostentar.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Passei aí mesmo há uns dias e fiquei a pensar o mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Quem pode pode.
    Conheço quem comprou recentemente um apartamento de quase 500.000 eur no Porto, deu 70% de entrada em dinheiro e o resto um pequeno empréstimo, tenho em conta os rendimentos.

    Quem pode deve fazer/usar/gastar.
    Quem não pode que se reduza à sua insignificância.

    Só cai em publicidade quem quer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Quem pode gastar, que gaste. O país agradece. Quem não pode... deve pensar antes de o fazer.

      Eliminar
  5. São realidades e mentalidades tristes.
    O povo português tem tanta coisa para mudar, e esta é uma delas, sem sombra de dúvida!
    A verdade é que existe quem possa. Mas se formos a ver, não são estes que fazem grande questão de ostentar. Nem precisam dessas publicidades!

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. A ostentação normalmente não é por parte de quem tem.

      ***

      Eliminar
  6. Quando são os apartamentos/casas de luxo e as viaturas topissimo de gama os que mais se vendem...o que quererá isto dizer? Comforto? Não me parece, talvez uma questão de status.
    Quando se faz uma escolha/compra "por uma questão de status" (estatuto priviligiado) em pleno século XXI e com os flagelos que nos assolam, é-me merecedor de escárnio, é ridiculo. É a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma, os bens mais luxuosos vendem bem. Porque quem tem dinheiro compra. Mas aí não se nota muita ostentação.

      Só que muitas pessoas, pelo tal status compram coisas que não têm interesse nenhum e fazem questão de andar a mostrar a toda a gente.

      Eliminar
  7. Tal e qual! É por causa desses conceitos que parece que cada vez estão mais instaurados na nossa sociedade que existe a mais que falada crise de valores. Não há nada de mal em querer e ter boas coisas, nada, mas não é isso que mostra o que a pessoa vale. É a sua personalidade, o seu carácter, a sua força de trabalho, a sua bondade e generosidade, o cuidado com os outros e não um apartamento de luxo ou um carro xpto.

    Gostava tanto que as pessoas acordassem, caramba...

    ResponderEliminar
  8. Olha eu penso assim :quando o que se "é" (verbo ser) fõr mais importante do que o que se "tem" ( verbo ter) talvez tudo isto seja bem diferente e as pessoas ao pensarem de forma diferente sejam mais felizes.
    Pena só se aprender isso pela negativa, mas crescer é isso. Espero que não demore muitos anos. Sempre achei quem tem não ostenta, mas o "novo riquismo" nasceu e cresceu na nossa sociedade e esse sim faz gala em "ter" e não olha a meios para atingir os fins.

    ResponderEliminar
  9. Não é proibido porque as empresas de crédito ganham muito dinheiro com estas pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Não gosto muito dssa palavra....status....associo sempre a uma forma de estar artificial, sem conteúdo!

    ResponderEliminar
  11. Já me ligaram a oferecer cartoes de credito, já fui abordada nos shoppings por causa do mesmo assunto. Se fiquei com algum? Não. Se estou individada? Não. PorquÊ? PORQUE TENHO JUIZO!
    Não se deve colocar a culpa nos outros quando não somos capazes de gerir a nossa vida/carteira.

    ResponderEliminar
  12. E mais...aqui há uns anos enviaram um cheque, como crédito, ao meu pai (era a estratégia da altura). Ele podia-o ter usado, mas não usou, foi lá ao banco devolvê-lo.
    Conheço um casal da minha idade que também recebeu um cheque desses- para eles enviaram 50.000 eur- gastaram-no e depois o negócio começou a correr mal e não tinham como pagar... pediram emprestimos para cobrir outros empréstimos e agora estão com uma mão à frente e outra atrás. Eles não aproveitaram o cheque para dar entrada numa casa nem nada disso, foi para carros e obras no negócio... Que são as coisas que o povo consegue ver. Agora nem casa, nem negócio, mas as roupas de marcas estão lá.

    ResponderEliminar
  13. Eu não diria melhor....totalmente de acordo.....

    ResponderEliminar
  14. Essa mentalidade vai ter que mudar, e à bruta!
    Veja-se o estado a que chegámos por assim viver!
    Não sei se tiveste oportunidade de ver/ler este meu post mas se te apetecer, aqui fica:

    http://www.osexoeaidade.com/2012/11/eu-sabia-que-nao-me-aguentava-sem-falar.html

    ResponderEliminar