20.12.12

a três é demais?


Há quem diga que um é pouco. Que dois é bom. E que três já é demais. Se adaptarmos isto às relações sentimentais , acho que faz todo o sentido. Ninguém gosta de estar sozinho. Acredito que mesmo aquelas pessoas que se dizem felizes sem ninguém vão acabar por sentir falta de um parceiro com quem partilhar a vida no futuro. Dois é bom. Um casal que se ama em toda a sua plenitude. Poderá ser considerado a perfeição. E três já é demais! Acho eu, que considero ser complicado manter o equilíbrio de uma relação a três, mesmo que todos os membros tenham conhecimento da existência dos outros. Acho que é daquelas situações que vão gerar sempre problemas, por mais que os três digam que tudo vai correr bem.

Quando falo em relações, refiro-me aquelas que vivem de sentimentos e afectos. Não incluo nesta “equação” os relacionamentos que são iniciados com base no desejo carnal. E que perduram no tempo apenas porque o sexo é bom. Para estes não existem números. Existem preferências. Podem ser bons dois intervenientes, como dez ou mesmo vinte. Depende das pessoas. Daquilo que procuram e do que querem oferecer às pessoas com que se relacionam. E, com estas palavras não pretendo julgar ninguém. Apenas pretendo diferenciar a matemática das diversas relações.

E voltando às primeiras, às que têm o poder para acelerar o batimento cardíaco e dar nós no estômago, essas só estão mesmo bem com duas pessoas. Não conheço nenhum exemplo de uma relação a três que seja perfeita. Mas, infelizmente, estou a par de diversos relacionamentos a três que foram problemáticos. Sei de casos de pessoas que conseguiram conviver com duas famílias em simultâneo como se de nada se tratasse. Homens que chegavam a ter duas alianças de namoro, uma para cada namorada e respectiva família. Que dividiam o seu tempo entre as relações. É verdade que houve felicidade. Mas esta durou apenas até ao momento em que a situação foi descoberta. Nessa altura, tudo aquilo que poderia aparentar ser bom deu lugar às lágrimas e à profunda tristeza.

Só há uma relação a três que é perfeita e que não dá problemas a ninguém. E essa, é vivida pelo sal, limão e tequila. As outras... acabam sempre mal.

38 comentários:

  1. O 3 é o número perfeito, mas não para tudo!

    ResponderEliminar
  2. verdade verdadinha... um é chato ( eu que o diga ), dois é bom...tres e de facto demais... ( agora comentário à parte, adoro o facto de escreveres mais do que um post por dia, é fantástico mesmo! Já fiz do teu blog um site em que estou viciada, pior que o facebook ;) beijinhos e se quiseres claro que és sempre bem vindo por estes lados aqui : wwww.sapato42.blog.pt )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sapato. Nem sei que te dizer.

      Em relação ao teu blogue, já tentei visitar o teu cantinho várias vezes e nunca conseguia. Agora, já percebi porquê :)

      Eliminar
  3. Nunca conheci nenhuma relação amorosa a 3 e causa-me alguma estranheza. Acho que deve muito difícil de gerir uma relação assim. A 2 e que e bom, sim :)

    ResponderEliminar
  4. Yes! Duvido muito em uma relação estável a 3. Muito sinceramente até questões pequenas como centímetros de diferença a longo prazo gerariam grandes discussões e discriminação.
    Outra dúvida que tenho é os moldes da fidelidade neste triângulo o que é trair e trair quem?

    É a única temática que me faz reflectir a questão das 40 virgens.

    Beijo e Abraços Rebeldes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma situação muito complicada. Os casos que conheço acabaram todos mal.

      beijo e abraços

      Eliminar
  5. Pois, nestas coisas sou muito tradicional e simplesmente não acredito em relações a 3...há sempre alguém que se vai magoar! 2 é a conta certa para mim..simples e sem complicações :)

    ResponderEliminar
  6. Não estou aqui para julgar ninguém,mas acho que uma relação a 3 será sempre problemática.Sobretudo em relação aos sentimentos.Não falo de fantasias e desejos carnais,isso é outra questão.Uma relação é para ser vivida em pleno com quem escolhemos ter ao nosso lado e dividi-la com alguém é problematico.
    Mas que há quem o pratique, há.Se têm sucesso?Só eles(as) saberão...modo de vida,talvez.

    ResponderEliminar
  7. HSB, o 3 é um número fantástico, mas numa relação é demasiado! É como costumam dizer, o #2 é o número perfeito! Por alguma razão será! Não achas?

    Um abraço,

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não compreendo a relação a três não se enquadra no meu modo de ver. Mas enfim cada um sabe de si. Não seria capaz de distribuir afectos dessa forma pois seria para mim traição. Agora se falarmos de repartir afectos a três ou a quatro lembro-me logo dos filhos . Aí sim é possivel sem sombra de dúvida gostar de todos esses amores e ninguém tira lugar a ninguém, mas isto já será outro tema, são coisas diferentes.:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão sorriso. Com filhos é possível partilhar amor com várias pessoas :)

      Eliminar
  9. Como escrevi no meu post sobre o assunto, acho que não seria a relação ideal para mim. E sim, também acho que tendencialmente acabam mal!

    ResponderEliminar
  10. Essas modernices (relações a 3) fazem-me espécie...sou um tradicionalista!!!
    Enfim, há situações que fazem mesmo parte do fim do mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mesmo essa boa relação a 3 que conheces, pode acabar na sanita...LOL

      Eliminar
    2. Há coisas em que é bom ser tradicional, não é?

      Eliminar
  11. Conheces várias pessoas em relações a três?? Andas bem acompanhado tu!

    Eu não era capaz. Se a dois já é difícil, a três ui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheci um caso mesmo muito mau. De vidas paralelas. Mas eu era amigo de uma das namoradas e não do homem. Fiquei parvo quando soube das vidas paralelas. Ele conhecia as duas famílias e fazia aquilo há anos sem elas se aperceberem.

      Eliminar
  12. Não acho as relações a dois perfeitas ou fáceis.
    Até a relação connosco pode ser problemática.

    Como em tudo, não há regras nem guia de instruções, mas quantos mais são de certeza que ficará mais complicado.

    FELIZ NATAL!!!

    ResponderEliminar
  13. Ahah sem dúvida que essa aí funciona! Não dá para eliminar nenhum dos elementos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já estou a pensar nela que não me envolvo com ela há muito tempo ;)

      Eliminar
  14. E eu que digo que quero ficar sozinha,puseste-me a pensar ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião é que qualquer pessoa, por mais que diga que não quer ninguém, vai sentir falta de alguém na sua vida.

      Eliminar
  15. heheheh este post dava panos para mangas...
    mAS SIM contrariamente a ti, acredito que uma relação nascida de bom sexo com o tempo possa evoluir para uma relação equilibrada baseada no respeito e uma excelente amizade... vendo bem uma boa amizade é quase melhor que amor... ou será que um amor sem uma boa amizade funciona?? estou confusa!!
    Mas não querendo fugir ao teu número " 3", espero não ser espancada virtualmente, pq parece-me que mts relações a dois apenas continuam de pé pq na realidade são de três!!
    Mas vendo bem, no fundo talvez tenha srazão, mesmo "aquelas relações a três " no fundo são a dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acredito que do sexo pode surgir o amor. O que quis dizer é que, para as pessoas que baseiam as suas relações apenas no sexo, sem sentimentos, não existe um número limite de parceiros porque não se comprometem com ninguém.

      Eliminar
  16. Acho que devemos esclarecer um ponto prévio: uma relação em que há 3 elementos e todos sabem de todos, ou uma relação em que há 3 elementos, mas pelo menos um desconhece a existência do outro vértice do triângulo amoroso.

    Imagino que sim, que estas coisas corram sempre mal, no entanto, acredito também que o ser humano dificilmente encontra satisfação plena com ele mesmo, quanto mais quando a procura nos outros..isso leva irremediavelmente a ir procurando e passando para a próxima pessoa, quando não encontra esse sentimento de realização.

    As relações são difíceis e complexas, talvez por isso dê tanto gozo pensar e falar sobre elas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Rosa Cueca. E partilho da tua opinião. Há certos temas cuja complexidade nos leva a querer escrever tantas coisas. São temas sempre novos que nunca se esgotam.

      Eliminar
  17. Não conheço relações sérias a 3!! Ás vezes um casal poderá incluir um 3º elemento mas é como dizes, para satisfazer o desejo carnal, conhecido por ménage-a-trois
    Antigamente é que se ouvia falar de homens (caixeiros viajantes, lol, acho eu) que tinham mais do que 1 familia. Houve pessoas que viveram assim uma vida inteira e só se descobriu quando foi o velório!!! Mas isso não é uma relação a 3, porque duas das partes não sabiam da existência da outra.

    Agora fala-se muito é em poliamor. Como opção de vida, defende a possibilidade prática e sustentável de se estar envolvido de modo responsável em relações íntimas, profundas e eventualmente duradouras com vários parceiros simultaneamente. Podem ser 3, 4 ou mais pessoas!!
    Vale o que vale. Para mim não serve, mas há pessoas que conseguem conviver que esta nova opção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom ponto de vista. Só não acredito que as pessoas se sintam bem com essa partilha constante do amor e da vida com várias pessoas.

      O desejo sexual e a fantasia são algo completamente diferente. Aí, aceito que gostem e que esteja tudo bem.

      Eliminar
  18. Concordo com o que escreves. Mas também acho que o que pode começar com desejo carnal pode evoluir para relaçao de afectos e é ai que começam as triades complexas de gerir. Tenho 34 anos e muitas amigas enredadas em historias que lhes tiram mais do que lhes dão. Por conhecer bem esse sofrimento - o sofrimento da outra - muitas vezes neglegenciado, escrevi este post (http://agoradigoeu.wordpress.com/2012/09/25/a-triste-vida-das-outras/)
    Ha em mim uma incapacidade de me envolver com homens casados, por respeito a uma mulher que esta a ser enganada. Mas por vezes ha homens que omitem esse facto...
    Como costumo dizer, a 2 é dificil, quanto mais a 3!

    Um bom fim de ano. Eu começo a preparar o post de reflexao sobre 2012 - deixo-te o desafio - balanço do teu ano 2012.

    A bientôt

    P

    ResponderEliminar