13.12.12

agora sim. sou adulto.

Não me senti adulto quando fiz 18 anos. Também não tive essa sensação quando conduzi um carro sozinho pela primeira vez. Nem quando comecei a pagar contas. Nem tão pouco quando comecei a trabalhar para ter dinheiro para as minhas coisas. Tudo isto é importante. Tudo me fez crescer. Mas nada disto me fez sentir adulto. Não me sinto homem só porque faço estas coisas há muito tempo.
 
Agora, falar com o meu pai faz-me sentir adulto. Responsável. Importante. Não me recordo da última conversa (importante) que tive com o meu pai sem a presença da minha mãe. Quem é mãe sabe melhor do que eu que existe algo inato que obriga as mães a uma filtragem de informações para os filhos. E é o que a minha mãe faz comigo. Acalma-me. Diz-me aquilo que entende que eu preciso de ouvir. Guarda as preocupações para si. Assim são as mães e a minha, felizmente, não é uma excepção.
 
Porém, hoje tive a oportunidade falar com o meu pai sem o chamado filtro mãe. Foi tudo dito. Não existiram meias palavras. Não existiram clichés. Não existiram “tudo vai correr bem.” Falou-se de tudo. Sem medos. Sem tabus. Sem receios. E isto fez-me sentir adulto. Importante. Especial. Sentimentos que me preenchem e dão força para lutar.

 

Sem filtros, o meu pai falou-me de tudo aquilo que viveu no hospital. Falou-me do futuro. Dos seus medos e preocupações. O mais fácil seria ter dito: “não te preocupes. Tudo vai correr bem.” Mas, isso era o mais fácil. E esse não é o meu caminho. Prefiro outro. O honesto. E esse passou por dizer-lhe o que precisava de ouvir. O que tem de fazer. Aquilo que não pode faltar. E tudo o que posso fazer pelo homem mais importante da minha vida. E isso, disse-lhe tudo. Mais do que dizer demonstrei que estou lá para o que for preciso.
 
Não guardei nada. Porque senti que ele precisava de ouvir tudo da minha boca. Senti que precisava tanto desta conversa como eu. Depois disso, falamos de negócios. Daquilo que entendo ser melhor para ele. Para um homem que passou a vida a lutar pelo futuro risonho dos dois filhos que tem. E, era capaz de passar horas nisto. A falar de tudo e de nada com o homem mais importante do mundo (desculpem o egoísmo mas o meu pai é mesmo assim).
 
Provavelmente iria chorar. E sorrir. Ia querer sentir os seus braços à volta do meu corpo. Ia querer ouvi-lo dizer para não me preocupar. Que tudo vai correr bem. Mas esse é o caminho mais fácil. E não é por essa estrada que eu e o meu pai seguimos. Gostamos de barreiras e de obstáculos. Estamos prontos. E nada nos vai derrubar. Obrigado Pai. Senti-me importante. Adulto. E o mérito é teu. Não me sentia assim há muito tempo.

50 comentários:

  1. Que belo texto de relações entre pai filho, é mesmo assim a distância própria de homem para homem mas a verdade nua e crua e percebo que saiba bem.
    Percebo que depois disso estás capaz de enfrentar o Mundo certo?. Essa aproximação foi boa para ti pelo menos transmitiste isso. Agora a luta é acompanhada e de adulto com adulto.Força e as maiores felicidades no caminho da vida! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. E não culpo a minha mãe pela filtragem de informação. É assim que as mães são e devem ser.

      Mas estes minutos souberam-me muito bem :)

      Agora, sinto-me preparado para tudo.

      Eliminar
    2. Mas claro que não, como a percebo, também sou mãe, mas acontece assim sem querer as mais filtram.. e assim sendo palavra do pai vem depois num dia assim .. e na hora certa ,...e sabe tão bem!:)

      Eliminar
    3. És mamã? Não me tinhas dito. Gosto :)

      Eliminar
    4. Eheheh não calhou, mas olha que já sou há uns aninhos..:)

      Eliminar
  2. Essa conversa terá um efeito calmante nos dois, acredita. Eu senti-me assim, mas ao contrário ( tida com a minha mãe), como sabes. E essa conversa é cheia de amor e ternura por quem nos deu vida.

    ResponderEliminar
  3. Uma carta bonita se desses ao teu pai, ele is sentir ainda mais orgulho nele por ter o filho que tem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa ideia. O meu objectivo de vida não é ser rico. Nem ser famoso. Nem ser o melhor em ou achar-me o tipo mais bestial que alguma vez frequentou o www. O meu objectivo é que os meus pais se orgulhem de mim.

      beijos

      Eliminar
    2. Como mãe, talvez com idade para ser sua mãe, adorei o texto e este comentário. Como gostava que a minha filha se orgulhasse assim dos pais que lhe calharam na rifa.Fazemos por isso e pelo menos nós temos um grande orgulho nela.

      Eliminar
    3. Maria, trata-me por tu, pode ser. Tu esperas mas eu sei que a tua filha vai sentir mais e melhor do que aquilo que sinto.

      Eliminar
  4. E ele estava a precisar de ouvir das boas, era?
    Fizeste bem!

    Também me sinto adulta, às vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti que precisava de falar comigo. E isso foi muito bom.

      Ainda bem que te sentes :)

      Eliminar
  5. É engraçado que semana passada tive esta mesma sensação enquanto cuidava do meu pai no hospital, senti-me crescida porque agora já não é ele que cuida de mim, sou eu que o faço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me senti assim no hospital. Mas, aqui foi diferente. Foi a conversa em si que me fez sentir grande.

      Eliminar
  6. Fez-me recordar que tambem preciso de ter uma conversa dessas...sem o filtro mae. Tomara que ainda va a tempo, como tu fostes, porque um dia vamos perde-los fisicamente e vamo-nos arrepender daquilo que nao fizemos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que vás. Eu faço tudo para não pensar nesse dia. Esse dia não pode existir.

      Eliminar
  7. Adorei o teu texto (que inveja senti da tua relação com o teu pai...). Na impossibilidade de ser filha, sou mãe, todos os dias e por isso achei muta graça ao filtro mãe.
    Cá em casa eu sou o "pára-raios"!

    Deus permita que continuem a usufruir da presença um do outro por muitos anos.

    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, que és mãe saberás melhor do que eu o que é o filtro mãe.

      Espero que sim

      beijos

      Eliminar
  8. Como eu te entendo...
    Adorei o teu texto!
    beijos

    ResponderEliminar
  9. chorei com o teu texto... adoro a proximidade de pais e filhos, pena que do meu pai so tenho más recordaçoes :( beijinhos mr adulto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Fico sem saber o que dizer.

      Lamento que não tenhas uma relação como a minha. Essas palavras fazem com que me sinta ainda mais especial.

      beijos e obrigado pela constante simpatia :)

      Eliminar
  10. As mães são todas assim! Mas olha que o meu pai também...
    Acredito que ambos estavam a precisar dessa conversa. E aposto que fez bem aos dois!

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu pai também é um filtro? Talvez por seres mulher. Acho que este tipo de conversas são mais fáceis entre homens. As mulheres vão sempre ser as meninas dos pais. Acho eu.

      beijos

      Eliminar
  11. Eu trato o meu pai como o meu melhor amigo. E isso facilita tudo :)

    ResponderEliminar
  12. A minha mãe não tem filtros, nunca teve. Já o meu pai tem mais. E confesso que às vezes preciso das coisas filtradas... :)

    ResponderEliminar
  13. Deixei cair uma lágrima... Escreves muitíssimo bem! Os homens por norma fazem-se sempre tão fortes que quando mostram a sua vulnerabilidade sinto uma impotência enorme! Ainda bem que neste caso resultou na vossa aproximação, são tão importantes esses laços pai-filho. Que continuem assim :)

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito de ler isto.
    Toca-me muito.
    Um grande sorriso para ti!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dizer-te que escrevi isto com o coração nas mãos sem ler o que estava a escrever. Estive com o meu pai e assim que me afastei dele agarrei-me ao computador e escrevi o que sentia.

      Eliminar
  15. Fizeste-me lembrar uma tarde passada ao lado do meu pai, quando ele já estava muito fraco. Foi a única vez que falamos sem o filtro da minha mãe ou o nosso e nunca vou esquecer essa conversa. Acertamos as nossas histórias para passarem a ser só uma e valeu a pena.
    Aproveita.

    ResponderEliminar
  16. Adorei o texto!
    O teu pai deve ter muito orgulho de ti. E se ele soubesse (ou sabe) que tens um blogue onde demonstras o ser humano que és, mais orgulhoso ficaria.
    Mas as palavras entre ti e ele bastaram para se sentirem bem. Como gostaria de ter (e ter tido) uma relação assim. Nem todos os pais são iguais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tem e isso deixa-me muito feliz. Gostava que toda a gente tivesse este tipo de relação.

      Eliminar
  17. Muito bonito o teu texto e sobretudo esse sentimento que tns com o teeu pai:) Guarda esses momentos porque são preciosos e únicos :)

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pela tua escrita e sensibilidade! É por isto que dá gosto abrir todos os dias este blogue e ler estes magníficos posts.
    Este texto fez-me chorar e pensar quando me senti adulta e também não foi quando fiz 18 anos ou conduzi, ou até quando ganhei o primeiro salário, mas sim com 8 anos quando tive de secar as lágrimas da minha mãe e protegê-la, quando o meu Pai partiu...
    Foi um dos textos mais bonitos que li!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau. Nem sei que te dizer. Muito obrigado.

      Fizeste bem e certamente que és o orgulho da tua mãe.

      Eliminar
    2. Sim, sinto que sou e ela é o meu! Isto criou-nos dois problemas: não cortamos o cordão umbilical e invertemos os papeis, por vezes eu sou a mãe e ela a filha!

      Eliminar
  19. Uma boa relação não surge do nada, ela é construída com amor e entre vocês sem dúvida que ele está presente. Parabéns e continua a cuidar a relação. Obrigada por mais um belo texto de Amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Suki. Trato da relação como se o mundo estivesse prestes a acabar.

      Eliminar
  20. A verdadeira união entre Pai e Filho :)

    ResponderEliminar
  21. Amei estas palavras ... esta transição para adulto :))

    é destas coisas simples... que se fa uma vida :)

    Parabéns pela fantástica reação com o Pai :)

    ResponderEliminar