14.12.12

complexo de inferioridade

O mundo começa a ficar pequeno para os Pedros Rosas, aqueles que sonham ser, ou pensam que são, iguais a Pedro Rosas. Quem? Este especialista de marketing é uma personagem criada pelos Gato Fedorento para O Perfeito Anormal, um dos primeiros programas onde os humoristas tiveram uma rúbrica, brilhantemente interpretado por Ricardo Araújo Pereira.
 
Para quem não se lembra, Pedro Rosas inventou a expressão boa-noite, dita em televisão. Foi também ele o autor da reformulação do cozido à portuguesa, que em tempos era feito com peixe. Pedro Rosas assume-se também como o único actor de Portugal e o responsável pela introdução da arte de representar no nosso país. Homem de mil talentos, ajudou ainda a inventar o homem bomba. Um dia, Pedro Rosas espirrou perto da fronteira, introduzindo a gripe em Espanha. Além disto, numa conversa com Bill Gates, inventou a Internet pois estava farto de criar emails sem ter para onde os enviar. Pedro Rosas resume tudo numa frase. “Inventei tudo o que há em Portugal”, diz, acrescentando que já teve mais de 627 mil mulheres que não resistem ao bigode, a sua imagem de marca. Assim é Pedro Rosas.
 
E o que não falta por aí são Pedros Rosas. Pessoas que enchem os pulmões, para depois gritarem que são os melhores, os maiores, os únicos. Que inventaram isto e aquilo. Que nasceram antes da própria vida. Que são os autores de tudo aquilo de bom que existe neste mundo. Quanto ao que é mau, aconteceu porque simplesmente não estavam atentos. Não repararam. Algo que acontece ao melhores, dizem. Usando outra expressão própria dos Gato Fedorento, são aqueles que têm a taxa de basófia bem lá no topo.
 
Ainda assim, isto não é nada mais do que um complexo de inferioridade. Porque, tal como Pedro Rosas, estas pessoas não inventaram nada. São apenas mais uma pessoa no meio de tantas outras que lutam para sobreviver da melhor forma possível. E esse complexo de inferioridade não é nada mais do que um desalento dessas mesmas pessoas em relação às suas próprias vidas. E pior do que uma pessoa de capacidades limitadas – que infelizmente tem dificuldade em aprender tudo aquilo que importa no mundo que a rodeia – é aquele que se acha o mais sabichão. Esses, os Pedros Rosas, normalmente não sabem nada. São (in)felizes assim. Julgam que sabem tudo. Na realidade, nada sabem. E um banho de humildade resolvia tantos problemas aos Pedros Rosas.
 
PS - As minhas desculpas aos Pedros Rosas. Mas o nome foi escolhido pelos Gato Fedorento.

21 comentários:

  1. E receio que em tempos de crise como estes o "nascimento" de Pedros Rosas vai disparar... Porque é mais fácil estar sentado a opinar do que levantar o "rabo" e tentar fazer algo... a inteligência teórica dos Pedros Rosas é algo que me irrita bastante...
    Bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo mais. Vamos na rua e vemos uma pedra. Basta tirar a mesma do sítio para aparecerem cinco pedros rosas

      Resto de bom fim de semana :)

      Eliminar
  2. Tem havido vários posts que giram à volta do narcisismo... Está a aguçar a minha curiosidade sobre o/a causador(a) de tais dissertações!

    100manias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, isto não é um mal de uma pessoa. É um mal que ataca muitas pessoas. Contudo, muitas vezes está onde menos esperamos e bem junto de nós.

      Neste caso, é um conjunto de pessoas que me leva a escrever isto e não um caso específico. Tento não me afectar por situações dessas (seja de que tipo for) porque a vida é muito curta.

      Eliminar
  3. O meu patrao e muito similar a um Pedro Rosas...a postura ideal com os Pedros Rosas e fingir que escutamos, abanar sempre a cabeça como os burros concordando com tudo mesmo com a maior das idiotices, estar sempre sorrindo ao mesmo tempo que se bajula o ego e repetindo indefinidas vezes: "Voce e o maximo" :(...pois, sou compreensiva, conciliadora, generosa, etc.etc. mas nao sou hipocrita...azar o meu! Assim que emito a minha opiniao tao pronto o Pedro Rosa a contraria e sem qualquer argumento plausivel e logico avança para uma qualquer teoria idiota e futil...ninguem pode ter opiniao propria...so ele! A maior parte das vezes, e apos algumas horas de dialogo acalorado, chego a conclusao que afinal a opiniao dele e igual a minha...mas a resposta pronta inicial e sempre: "Nao, isso nao e bem assim..." :p Pfft Mas eu nao desisto, um dia vou conseguir transformar aquela massa cinzenta num cerebro lindo!Ha que ter pena dos Pedros Rosas e "investir" neles nem que seja para nao se "multiplicarem" por ai ;) Gostei muito deste teu post. bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o te patrão fosse o único Pedro Rosas. A verdade é que eles são como as moscas. Estão em todo o lado ;)

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  4. Quem é o narciso que habita à tua volta? Parece que te está a deixar "a ferver".
    É verdade que estes pequenos humanos nascem como cogumelos, mas só têm importância se nós lhe a dermos. Eu tenho uma receita para os basófias, dá resultado mas temos de a cozinhar com paciência e sabedoria:

    desprezo q.b.
    uma pitada de ironia (é deliciosa, podes abusar)

    junta tudo e deixa levedar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os narcisos não permanecem muito tempo perto de mim. Assim que os topo adopto a tua estratégia e eles vão levedar para outras paragens ;)

      Eliminar
  5. Que texto maravilhoso. Em cada esquina, há um Pedro à espera... infelizmente.

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre gostei muito desse sketch. Conheço várias pessoas assim.

    Já agora, para ver o sketch é ir a http://www.youtube.com/watch?v=rFrYGLdkmRA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sketch é tão bom que foi recuperado para um anúncio da PT.

      Lembro-me de ter ido assistir ao Perfeito Anormal e eles (RAP e JDQ) já eram fantásticos.

      Eliminar
  7. AHAHAHAHAHA... ainda me rio só de me lembrar desse sketch, acho que se chamava "O inventor de tudo". O mais engraçado (ou não!) é que tenho um colega exactamente assim, está sempre a dizer que fez tudo e quando um colega sai da empresa ele aproveita os trabalhos dele para dizer que foi ele, juro que é verdade! Nós já nem ligamos, mas é triste. Considerando que ele tem grandes hipóteses de ficar com o meu lugar já se está a ver o que vai acontecer... há um nome, ou vários, para estas pessoas mas não o vou dizer :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, é o inventor de tudo :)

      Há tantos colegas/pessoas assim :p

      Eliminar
  8. Cada vez tropeço mais em "Pedros Rosas" na minha vida!Bem tento fugir deles mas ao mesmo tempo parece que é uma medida de força à minha capacidade de tolerância e diplomacia, e lá vou contornando as situações. Se há característica qu mais preservo nas pessoas é a humildade, assim me transmitiram estes valores:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem e nunca mudes. Nem quando um Pedro Rosas te tente dizer que estás errada e que ele é que está bem. Será apenas um momento de delírio :p

      Eliminar
  9. Olha que se passa agora? deixa os Pedro Rosas passar porque nada pior do que aquele que desconhece a sua própria ignorância.
    Quem sabe tudo? acho que quanto mais se sabe menos se sabe, mas isto digo eu porque concordo com o filósofo

    No fim " presunção e água benta cada um toma a que quer" desde que não se atravessem no meu caminho, porque humilhar dessa forma alguem, aí não deixo mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Há sem dúvida muitos "Pedros Rosas" por aí, e também concordo que são pessoas com um complexo de inferioridade muito grande e disfarçam esse complexo desse modo que por vezes chega a ser um nadinha ridículo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isto só faz com que sejam ainda mais ridículos pois não resolve o problema...

      Eliminar
  11. Ufa...ainda bem que sou Pedro Rosa, sem o "s" hehehe :)

    ResponderEliminar