18.12.12

gritos


Gritar com alguém não significa que se tenha razão. Aliás, é uma das coisas que pode levar uma pessoa a perder a maior e mais certa das razões. Gritar com alguém não significa que se passe a mensagem que se pretende da melhor forma. Aliás, faz com que o significado das palavras se perca logo no primeiro grito. Gritar não motiva uma pessoa (excluindo alguns casos específicos como o desporto onde um grito bem dado pode ser fundamental), só a inibe. Gritar com as mãos apoiadas na cintura não dá classe a uma pessoa. Não faz com que pareça um líder que todos gostam de seguir. Simplesmente, faz com que o protagonista dos berros seja visto como uma pessoa rude e mal educada. Isto é assim tão difícil de compreender?

41 comentários:

  1. estou completamente de acordo contigo, é isso e dizer umas quantas "caralhadas", acham que fica bem, que produz efeito e não... não conseguem o objectivo. A falar é que a gente se entende, e não é em frente aos outroe em jeito de humilhação... Mas até muita gente entender isto, vai um longo caminho!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito pouco que gritem comigo. Não sou daquelas pessoas que se afligem quando lhes dão um berro, nem estremeço, mas não gosto. Gritar é coisa de quem não consegue passar a mensagem a falar, é coisa de quem não tem pulso para lidar com as situações. Contudo, não tenho sangue de barata, e já aconteceu ter de falar um pouquinho mais alto vá, para ajudar outros a chegarem a essa mesma conclusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me importo que gritem comigo. Mas não tem qualquer efeito em mim.

      E também grito. Se for preciso grito mais alto do que a pessoa gritava para mim e depois pergunto se gostam. Se não preferem falar mais baixo.

      Eliminar
  3. Às vezes são gritos por impulso não quer dizer que se seja mal educada...podem ser gritos de desespero e acumular de coisas! Não é a melhor maneira de reagir mas por vezes é a que acontece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acho que é fácil distinguir essas situações que referes.

      Eliminar
  4. Eu fico danada!Não suporto!Eu não oiço por gritarem comigo.
    Se querem respeito,têm de se dar ao mesmo.Isso é falta de educação.

    ResponderEliminar
  5. Costumo dizer ao meu filho que por muita razão que tenhamos: quando nos pomos aos gritos ou somos mal educados. Perdemos toda a razão!
    Também grito, mas quando o faço sei que não estou a ser educada!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que ensinas isso pois há gestos que nos retiram toda a razão.

      Eliminar
  6. Detesto que gritem comigo! Perco a vontade de responder... Mas também já dei os meus berros, são coisas q acontecem :p

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Pois há...

      gritos de dor, de prazer, de loucura, e muitos dispensáveis :)

      Era isto?

      Eliminar
  8. Há gritos e gritos... eu não gosto de discuções regadas a gritos, mas não quer dizer que não me tenha já acontecido. É de evitar.

    Mas eu passei para te desejar um Feliz Natal junto daqueles que mais amas, e com tudo aquilo que enche o coração ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em tentar evitar.

      Aproveito para te desejar um Santo e Feliz Natal, junto das pessoas que mais amas. COm tudo de bom, sobretudo muito amor e saúde.

      beijos

      Eliminar
  9. Claríssimo para mim :) Não é gritando que se consegue fazer chegar melhor a mensagem ou o que quer que seja! E é como dizes, por muita razão que até se tenha se o caminho é o dos gritos, esta vai toda por água abaixo.
    Além do mais detesto esse tipo de poluição sonora :)

    ResponderEliminar
  10. Gritar não, nunca. Já gritei, e já ouvi gritos, mas é daquelas coisas que me magoa muito.

    ResponderEliminar
  11. Apesar de elevar ligeiramente o tom quando me irrito estou a trabalhar para que isso não aconteça porque estou plenamente de acordo com as tuas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem. Há casos onde um elevar o tom da voz pode ser útil. Mas regra geral são desnecessários.

      Eliminar
  12. Gritar e de mão na anca é das coisas mais degradantes que se pode fazer para se marcar posição. Roça o ridículo.

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente para algumas pessoas é difícil de entender e dp da gritaria tda agem como se nada tivesse acontecido! Mas pior, a meu ver, é quando gritam por coisas sem significância real e que em ultima analise até depende directamente da própria pessoa que está a gritar, mas que no momento é incapaz de se aperceber disso!

    ResponderEliminar
  14. Gritos e discussões são duas coisas que me põem instantaneamente surda. Não grito nem discuto com ninguém portanto gosto muito pouco que o façam comigo. E é mais de meio caminho andando para me fazerem perder todo o respeito. Ou falamos ou então bem podem considerar-me um armário porque é nisso que me transformo...

    ResponderEliminar
  15. Detesto gritos e que gritem comigo. Já gritei algumas vezes e não leva mesmo nada. Depois uma pessoa arrepende-se. Que vale que às vezes dá para rir :)

    ResponderEliminar
  16. Ás vezes gritar por impulso e sem se aperceberem que o fazem, faz parte do feitio de algumas pessoas ás vezes desculpo, mas refiro sempre à pessoa ,porque até sei gerir mal quando alguém me diz algo a gritar, desorienta- me. Para eu gritar é porque me passei mesmo, mas é raro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O essencial é que a pessoa tenha capacidade para perceber que errou quando lhe dizem isso.

      Eliminar
  17. Aqui me confesso! De vez em quando grito.. :(
    Estou mais controlada, muito mais e no trabalho nunca o faço porque tenho noção que não é a gritar que me faço entender, embora me apeteça muito.. :) então quando explico a mesma coisa mil vezes ou peço outra e por mais clara que seja me tentam dar a volta só para chatear aí só me apetece gritar e bem alto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens essa noção em ralação a ti mesma já é muito bom :)

      Eliminar
  18. Aqui confesso que facilmente subo o meu tom de voz. Mas nem sempre dou por isso. É um dos meus defeitos.

    ResponderEliminar
  19. Podias explicar isso à minha chefe... :P

    ResponderEliminar