17.1.13

corda bamba


“Não é tecno, não é samba. É a dança do ter e não ter. É a dança da corda bamba”, canta Manuela Azevedo. Se ouvisse esta música dos Clã há coisa de dois anos era capaz de não a escutar até ao fim. Talvez vibrasse com o ritmo até ao refrão e depois, provavelmente mudava de estação de rádio. Mas como basta um segundo para que tudo mude, hoje dei por mim a olhar para a letra da música. E, se em tempos não a ouvia até ao fim, agora revejo parte do meu passado recente nesta letra.

“A vida é como uma corda. De tristeza e alegria. Que saltamos a correr. Pé em baixo, pé em cima. Até morrer. Não convém estica-la. Nem que fique muito solta. Bamba é a conta certa. Como dança de ida e volta. Quem mantém a via aberta”, é o que diz a música. Em tempos podia achar isto uma patetice pegada. Hoje, para mim é uma verdade inabalável.

Não sei se existe uma competição mas sinto-me capaz de participar num concurso de dança na corda bamba. Sinto-me capaz de lutar por um dos lugares do pódio. E com isto não pretendo gabar-me. Sinto aquilo que escrevo porque estou há tempo demais em cima da corda. Estou numa fase em que os pés já estão em sangue. Mesmo assim, não cedem. Não escorregam. E os joelhos não tremem. E eu não vacilo. Tal como não tenho medo da queda. Apesar de olhar para baixo e não conseguir vislumbrar o chão.

Não me assusta que os meus pés sangrem mais um pouco. Não tenho medo de cair, mesmo desconhecendo onde vou parar. Nem tão pouco me incomoda o grupo de pessoas que está sentado no chão, a comer pipocas e a beber um refrigerante qualquer, enquanto aguardam ansiosamente pelo momento da minha queda. No meio desta situação só há um detalhe que me tira do sério. Chama-se indefinição. Não saber se tenho de sangrar mais. Se tenho de cair. Ou se tenho de fazer outra coisa qualquer que ainda não está ao meu alcance. Pior, saber que uma destas decisões está ao alcance de terceiros.

Até lá, por cá me mantenho. Na minha corda bamba que - peço desculpa pelo egoísmo pois sei que há bem pior do que isto – aparenta ser a maior do mundo. E enquanto não chega o momento, seja ele qual for, irei continuar a cantarolar a música dos Clã. Aquela que não apreciava muito. E que hoje é uma parceira de vida. “Não é tecno, não é samba. É a dança do ter e não ter. É a dança da corda bamba.”

45 comentários:

  1. Tem o seu Q de emotivo andar na corda bamba...mas nem sempre, nem sempre...

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ser solidária com os outros e de ter noção dos sérios problemas que correm mundo fora, é claro que a nossa vida é a nossa vida. Os nossos problemas são os nossos e por isso nos parecem sempre os maiores, porque somos nós os responsáveis pela nossa vida e como tal temos de cuidar dela e não da dos outros, e isto serve para o melhor e para o pior. Não acho que seja egoísta.
    Espero que tudo corra bem, que deixes de andar na corda bamba porque realmente pior que uma má notícia é um amanhã incerto e indefinido, para mim não há pior do que não saber. A partir do momento em que sei o que me espera aí sim posso mexer os cordéis para dar a volta à situação da melhor maneira. Cordas bambas é que não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas simpáticas palavras mary :)

      Aconteça o que acontecer, vai correr bem. Só tenho de lutar por isso.

      Eliminar
  3. Tens trejeitos emocionais que são muito meus - esse de conseguires reconhecer que há coisas que podem não ter significado nenhum num momento, mas terem noutro, é um deles.

    De resto, eu não gosto nada de sangrar excessivamente. Quando percebo que estou em risco sou a primeira a saltar fora e a reconceptualizar a coisa para que não me pareça uma queda, mas o evitamento da mesma. Claro que não conheço a natureza da corda bamba :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se quiseres cair mas não te deixarem cair? O que fazes?

      Acredito que tudo se irá resolver em breve e isso tranquiliza-me um pouco :)

      Eliminar
  4. http://expresso.sapo.pt/deixa-o-grande-mundo-girar-a-saga-do-homem-que-atravessou-o-abismo-entre-as-torres-gemeas=f616988 Li este livro há uns tempos e sempre achei a capa poética: um homem suspenso na corda, sobre Manhattan, enquanto todos aguardavam cá em baixo. O desfecho? Chegou ao outro lado tranquilamente, superou tudo e todos. Força! ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Tu tens de acreditar em ti, de ser firme e persistente em direcção aos teus objectivos. Existem cordas mais bambas do que outras, mas toda a gente tem a sua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso acredito sempre. Infelizmente, há coisas que não dependem de mim e isso é que me irrita.

      Eliminar
  6. Tenta aguentar até ao dia 30, por favor! A partir daí tudo ficará mais definido e verás o teu rumo. Já só faltam 13 dias.bjs

    ResponderEliminar
  7. Boa! Aguenta que é o melhor. Não há incerteza que dure para sempre e já estás preparado.vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  8. Como te compreendo. Até podia ter muita graça a dança da corda bamba, mas só quem tem de se equilibrar e dar uns passinhos é que sabe. Desejo-te a melhor das sortes e muita força. Às vezes na queda encontramos o nosso caminho.

    ResponderEliminar
  9. Mete pó talco nos pés e tenta aguentar-te mais um pouco...FORÇA!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Não há certezas...
    Vamos vivendo o melhor que sabemos e podemos é bom termos um plano B :)))
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há certos aspectos que devem sempre ser certos. Eu tento ter um plano B e ainda o C e o D :)

      xx

      Eliminar
  11. I'd rather die on my feet than live on my knees

    ResponderEliminar
  12. Amigo, ao menos tu tens noção que estás na corda bamba e consciente disso dominarás o teu destino...mesmo que à primeira vista não pareça...

    Há outros, que pensam estar em piso firme, mas um ligeiro movimento da placa, deita-os abaixo sem qualquer tipo de amparo...

    Força! faço figas por ti.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso tens razão. Sei onde estou e aquilo que me espera. Não me iludo com mentiras.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  13. Passei pela primeira vez hoje no teu blogue e gostei. Força!

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Volta sempre que sentires vontade de o fazer que terás a tua cadeirinha à espera.

      Eliminar
  14. Sorte, HSB!

    E tenta ignorar tudo o que é indefinição. Eu sei que é difícil. Mas tenta. Vive no presente, entrega-te como se tudo dependesse do hoje. Vai valer a pena.

    Torcemos por ti*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ignoras durante um mês, dois ou mesmo seis. Depois, começa a ser complicado...

      A entrega é sempre a mesma.

      Obrigado :)

      Eliminar
  15. HSB,eu costumo dizer que isto não é para os fracos.
    Que te escorra o sangue,que sintas as pernas bambas,que os pés te doam tanto que fiquem dormentes...o que importa é que no fim tu conseguiste,porque tiveste força para te aguentar.E essa vitória,esse pequeno nada,fará todo o sentido e será merecido.Assim sendo terá outro sabor.

    ResponderEliminar
  16. Não deixa de ser uma arte , a de dançar na corda bamba...
    mas compreendo o queres dizer... ito anda tudo a bailar a muito do mesmo, é pena que poucos toque, a pita está cheia! E a competição é dura...

    ResponderEliminar
  17. A parte positiva de vivermos momentos assim é valorizarmos cada passada que damos e que nos permite chegar mais perto daquilo que queremos. Ou não fosse a vida uma caminhada na corda bamba...

    ResponderEliminar
  18. Tenho a certeza que se a corda não te aguentar, cairás de cabeça erguida, quanto ao sangramento dos pés, isso cura-se com o tempo...
    Mas sei que a duvida é que nos massacra mais.
    Muita força para superar, e já sabes...
    Beijos, estou aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a minha vida foi construída de cabeça erguida e sempre será assim. Nos bons e mais momentos.

      Obrigado.

      beijos

      Eliminar
  19. E quem canta seus males espanta :)
    Se queres que te diga cada vez tenho mais a impressão que a vida é uma bela história que escrevemos mas que sucessivamente vamos andando na corda bamba...com desafios constantes....com verdadeiros abutres a assistirem para ver se caimos ou não...com pequenas vitorias e demasiadas derrotas por vezes...mas perante isto e o meu lema será sempre..."Keep Calm and ust Dance in the Rain" :) Força!

    ResponderEliminar
  20. No seguimento do que já te disse num post anterior, se caíres cai de cabeça erguida. Pelo que nos dás a conhecer por aqui, outra atitude não seria de esperar vinda de ti. Desejo-te muita sorte! Venha o que vier, será bom. Acredita!

    ***

    ResponderEliminar
  21. Ainda a propósito das coisas que leio, lembrei-me deste poema que gosto muito. "You're the master of your fate, you're the captain of your soul".

    Invictus

    Out of the night that covers me,
    Black as the pit from pole to pole,
    I thank whatever gods may be
    For my unconquerable soul.

    In the fell clutch of circumstance
    I have not winced nor cried aloud.
    Under the bludgeonings of chance
    My head is bloody, but unbowed.

    Beyond this place of wrath and tears
    Looms but the Horror of the shade,
    And yet the menace of the years
    Finds and shall find me unafraid.

    It matters not how strait the gate,
    How charged with punishments the scroll.
    I am the master of my fate:
    I am the captain of my soul.

    *William Ernest Henley

    ResponderEliminar
  22. Estás a falar sobre ti?? É que parece que estás a descrever os últimos loooooongos meses da minha vida.

    Conseguis-te por em palavras aquilo que sinto já há algum tempo... :)

    ResponderEliminar