7.1.13

depressa demais


Parece que foi ontem que montei a árvore de Natal e que decorei a casa para esta quadra festiva. Parece que foi ontem que fiz a lista dos presentes que queria oferecer às pessoas mais especiais da minha vida e que andei a correr de um lado para o outro para os comprar. Parece que foi ontem que estava à mesa na noite de Consoada. E também parece que foi ontem que passei o dia de Natal a passear em família. A verdade é que tudo isto já é passado. Tal como faz parte do passado a azáfama para preparar a festa de Ano Novo que este ano decorreu na minha casa e o Dia de Reis, o último em que as luzes de Natal se iluminam.

E esta sensação de que o tempo está a passar depressa demais é algo que sinto nesta fase da minha vida. Não é algo exclusivo desta época. Quando era criança, não tinha qualquer noção do que era o tempo. Mais tarde, na adolescência, queria que o relógio se movimentasse mais depressa. Queria chegar rapidamente aos 18 anos para tirar a carta, para ser mais independente. Enfim, para ser adulto. Agora, sinto que o tempo passa muito depressa. Chego a ter a sensação de que não é suficiente para fazer tudo o que quero e para aproveitar aquilo que quero aproveitar. E este tipo de sensação é algo que me assusta e faz desejar que o tempo avance mais pausadamente.

39 comentários:

  1. A partir de certa idade tudo passa depressa. Nem demos pelo tempo passar.
    Ainda ontem estava com um colega e falamos dos meus sobrinhos. Ele conheceu o mais velho pequeno e quando mostrei foto e disse que andava na universidade ficou de boca aberta.
    É verdade que quando somos muito mais novos queremos fazer de tudo um pouco porque já temos idade para o fazer. O tempo voa em certas ocasiões, mas noutras parece parado...
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. NA minha em casa dia 6 também se acaba o Natal! Desmonta-se a árvore de natal e tira-se toda a decoração.

    ResponderEliminar
  3. Olha... também eu acho isso!
    O diabo do tempo não pára! :(
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tal como as oportunidades é algo que não volta atrás :(

      beijos

      Eliminar
  4. A partir do momento que nos tornamos adultos e as responsabilidades crescem, o tempo não pára. É tanto para fazer e resolver, que o tempo que temos não chega, e parece que passa a voar.

    ResponderEliminar
  5. "Agora, sinto que o tempo passa muito depressa. Chego a ter a sensação de que não é suficiente para fazer tudo o que quero e para aproveitar aquilo que quero aproveitar. E este tipo de sensação é algo que me assusta e faz desejar que o tempo avance mais pausadamente."

    Esta sensação encontra reflexo em mim também... não é agradável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sinal que precisamos de aproveitar mais certos aspectos da vida :)

      Eliminar
  6. O tempo passa mesmo a correr. E nós passamos o tempo a evitar que certos momentos cheguem. Os que não queremos que cheguem, chegam depressa demais. Os que queremos que cheguem, parecem que são uns lentinhos.
    Há que aproveitar todos os momentos. Porque o tempo não pára mesmo.

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. ..e eu que "de repente" começo a pensar que já tenho um filho com 15 anos...às vezes até repito para me convencer que realmente ele já tem 15, 15 anos!!!!
    E depois olho para a outra e já vai fazer 7...e o outro 5 e a outra 2...e parece que ainda agora eram bebés....e pronto...o tempo voa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos tempos que correm é muito bom olhar para trás e ver uma família assim :)

      Eliminar
  8. Acho que essa sensação começou mesmo depois dos 22, agora os dias parecem segundos, os meses parecem dias e os anos semanas. Mas só temos essa noção porque passamos a vida a correr de lado para lado, acredita que se não fizéssemos nada o tempo custava mais! bOm diaaaaa

    ResponderEliminar
  9. Pois, parece-me que isso é uma sensação comum a toda a gente a partir de uma certa idade. E não é agradável, não senhor.

    ResponderEliminar
  10. Essa situação assusta-me muito...tenho sempre a impressão qu com esta velocidade acabo por não aproveitar cmo deve de ser o meu tempo:)

    ResponderEliminar
  11. Olá!!
    Acho chega uma altura em que nos deparamos todos com esse dilema!
    Primeiro queremos crescer depressa para ser independentes e fazer aquilo que nao podemos quando somos pequenos, depois andamos todos a pensar que afinal passa depressa demais!
    Andamos sempre a correr de um lado pro outro e o dia nunca chega pra fazer tudo o que queremos ou que precisamos!!!
    Acho que deviamos fazer uma manif e pedir ao planeta para andar mais devagar!!!! :)

    ResponderEliminar
  12. Oh tempo volta para trás ;) Acho que o peso da responsabilidade do presente por vezes dá-nos vontade de reviver o passado...

    ResponderEliminar
  13. Tenho exactamente a mesma sensação... Também quis crescer muito depressa, ansiava pelos 18 anos para poder ter liberdade e independência e depois dos 18 a vida nunca mais parou, os anos tropeçam uns pelos outros numa clara competição de quem chega ao fim mais rápido. Qualquer dia acordo e tenho 60 anos e não sei como aconteceu...

    ResponderEliminar
  14. Sinto o mesmo. Quando era criança uma tarde dava para muita coisa. Saltava-se ao elástico, brincava-se às escondidas ou à "mamã dá licença?", corria-se até se ficar com dor de burro e quando olhávamos novamente para o relógio digital (Uau!) que algum dos amigos tinha no pulso tinham apenas passado 10 ou 15 minutos. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é feito dessa sensação com coisas boas?

      Eliminar
    2. Boa pergunta. Não sei. Só sei que em criança o tempo crescia e um dia era mais do que suficiente para tudo :)

      Eliminar
  15. Confesso que eu sofro um pouco com a passagem do tempo. Fiz anos há 2 meses, mas como já estamos num novo ano já ando a dizer "xiii, este ano já faço 28 anos!". E não é por ficar mais velha, por já ter bastantes cabelos brancos e por mais tarde ou mais cedo começarem a aparecer as primeiras rugas. É mesmo porque ando a ver o tempo a passar depressa, tão depressa, e ter receio de chegar a um ponto da minha vida, olhar para trás e pensar "bolas, não fiz isto e não fiz aquilo que tanto queria, e perdi tempo com outras coisas desnecessárias"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem tinha 20 anos mas neste que agora começa já vou fazer 32!

      Eliminar
  16. O tempo passa mesmo muito rápido.
    Sinto isso desde os 18 anos...

    ResponderEliminar
  17. O tempo foge como grãos de areia entre os dedos...
    E nem se o dia tivesse mais umas quantas horas chegava para tudo o que queremos fazer.

    ResponderEliminar