8.1.13

desbloqueador de conversa


Nada como um desbloqueador de conversa para começar bem o dia. Estava prestes a pagar a minha despesa no café quando reparo que a senhora que estava na caixa tinha o braço ao peito. Do alto da minha sapiência digo: “Então? De braço ao peito?” Podia ter dito mil coisas diferentes. Podia inclusive limitar-me a perguntar o motivo daquela situação. Todavia, provavelmente escolhi o desbloqueador de conversa mais ridículo que podia ter usado. Limitei-me a dizer aquilo que os meus olhos observavam a uma curta distância de aproximadamente um metro.

Talvez tenha usado, de forma inconsciente, aquelas palavras por não existir uma grande intimidade entre nós e por saber que assim estaria a dar total liberdade à pessoa em questão para me contar aquilo que quisesse sobre os motivos do seu estado. Acredito ter passado por parvo mas a verdade é que a senhora acabou por contar o que tinha acontecido. Para me tentar redimir, desejei que tudo ficasse resolvido depressa e afastei-me.

A cada passo que dava em direcção ao carro, além de recordar o quão patético tinha sido, não parava de rir ao lembrar-me de outros desbloqueadores de conversa do mesmo gabarito deste. As clássicas frases que surgem quase por obrigação quando o silêncio se torna insuportável ou quando não nos lembramos de nada para dizer. “Este tempo...” é um dos clássicos. “Cá estamos...” é outro dos mais usados ou um simples “então...” Em caso de não existirem palavras, há o típico acenar com a cabeça que pode ser acompanhado de um ligeiro movimento das sobrancelhas. Gesto este que pode ter dezenas de interpretações. Depois de começar o dia assim, só pode ser sempre a subir.

49 comentários:

  1. Pelo menos, não te queixaste que o preço do café é sempre a subir e a crise e tal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que o sinta não faz parte da minha maneira de ser ter esses lamentos em público :)

      Eliminar
  2. Também temos o "pois é..." e o "pronto", até nos lembrarmos de outro tema de conversa!

    ResponderEliminar
  3. Quando começam a falar do tempo... desisto! É porque não há mais assunto :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh lírio, como está o tempo?

      Eliminar
    2. Olha está Sol, mas com algumas nuvens...
      Deve estar a chegar algum temporal do Calhau!

      O que tu queres sei eu...

      Eliminar
    3. Achas? está um lindo dia de sol e...23º! ;)

      Eliminar
    4. Neste caso, o tempo dá início à conversa :)

      Eliminar
  4. Isto agora só me fez lembrar o desbloqueador de conversa no elevador!!! Um grande clássico!!! :p lolol Bom, bom, é quando se tem uma filha, aí o desbloqueador é bem mais fácil... quando não dizem nada e permanece o silêncio tenho sempre o pensamento "não gosta de crianças" ou "deve estar mesmo embrulhado nos seus pensamento!!".... :P E quando vem o do tempo, só me dá vontade de rir... pois este é mesmo um desbloqueador universal, posso garantir, já o vi aqui por Buenos Aires!!;) lol

    ResponderEliminar
  5. Para mim, o "cá estamos..." e o "pois é..." são os melhores! Estiveste bem. A senhora não deve ter achado assim tão patético, até te contou o q se tinha passado :)

    ResponderEliminar
  6. ..sou anormal...eu nao uso nada disso...é mais bom dia...ou boa tarde e se gosto falo se nem por isso, sigo o meu caminho...:)

    ResponderEliminar
  7. Ui... sou péssima nessas situações. Basicamente costumo dizer... nada. A outra pessoa que se desenrasque para arranjar tema de conversa... ;)
    Pronto, admito, se vejo a outra pessoa muito aflita, lá tento dizer alguma coisa. Mas, descansa, também não costumo dizer nada de jeito ;p

    ResponderEliminar
  8. Não faço conversa desse tipo...detesto. Não sei fazer conversa de circunstância, e se tentam fazê-lo comigo, tenho "dois bloqueadores" que falam por mim, os meus olhos, explicam logo à pessoa que das duas uma ou diz alguma coisa interessante ou mais lhe vale estar calada, porque não vai gostar da resposta:P


    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de ser homem e ler comentários femininos é tramado. "Tenho dois bloqueadores" leva logo a pensar noutras coisas. Afinal, eram os olhos ;P

      Eu por vezes faço certos olhares que revelam o que sinto no momento mas não noto que os estou a fazer. E isso acaba por me denunciar :)

      Eliminar
  9. Também há um "bom" desbloqueador de conversa que é a crise. Gostei do novo header!

    ResponderEliminar
  10. O que eu mais uso para quebrar o gelo: então, novidades? :)

    ResponderEliminar
  11. Por acaso não acho nada que tenhas sido parvo. Foste simpático. E se for um café de bairro ainda melhor. Gosto dessa proximidade quando vou aqui ao café do lado, ao senhor da farmácia, à senhora do mini-mercardo. Gosto.

    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado MJ With Love :)

      Passou-se no café onde costumo ir. Eu também gosto da proximidade entre pessoas.

      XX

      Eliminar
    2. Desculpem meter-me na conversa, e não que me sinta à vontadinha ;) mas acho que proximidade não precisa de "desbloqueador"...se conhecemos a srª do café ou da farmácia, devemos perguntar se a srª esta de braço ao peito, e isso é sermos interessados, atentos...acho eu!

      Eliminar
  12. Adoro conversar por isso vejo-me algumas vezes a rir dos meus desbloqueadores, não tenho um tipo de desbloqueador. Não gosto muito de utilizar o tempo ou a crise.
    Ainda não o tinha feito: Feliz Ano 2013!
    Teorias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande ano para ti, com tudo de bom :)

      Eu também costumo rir dos meus.

      Eliminar
  13. Todos temos os nossos próprios desbloqueadores de conversa...uns funcionam e outros nem por isso :) não gosto nada quando não funcionam e temos aqueles sil~encios constrangedores :)

    ResponderEliminar
  14. Quando não tenho uma resposta a dar ao "Então?!..." digo só "olá". Se há coisa que detesto é que me abordem com o "Então?!...", deixa-me piurça!!!

    Mas o que mais me incomóda é quando perguntam ao meu pai como ele está e ele responde "Cá estamos" ou "vamos andando"... ai a sério, reclamo logo logo com ele. Isso não são respostas, são frases de preguiçosos.

    Quando não tenho nada a dizer ou não digo nada ou sai-me um "Olá" ou "Bom dia". Nada mais, não sou de meter conversa...

    ResponderEliminar
  15. Não consigo meter conversa de circunstancia, nem tampouco responder, por isso passo muitas vezes por arrogante.

    ResponderEliminar
  16. Olha com esse desbloqueador de conversa de hoje no café , ainda pagaste a bica? Loool

    ResponderEliminar
  17. Não foi muito original, mas lá que desbloqueou... :)

    ResponderEliminar
  18. Então eu devo arrasar em mau gosto... De manhã sai "Mais um dia.." de regresso , um "Finalmente" depois dum ENORME suspiro... How sad is that ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso deve depender dos dias. Se isso me fosse dito levava-te a divertir para animares :)

      Eliminar
  19. Não acho nada que tenha sido patético...a mim parece-me uma saída bastante natural!

    ResponderEliminar
  20. Até foste simpático, não vejo mal nenhum na tua abordagem. Olha, as crianças/bebés também são muito utilizadas como desbloqueadores de conversas!

    ResponderEliminar