15.1.13

é por isto que este país não avança

“É por isto que este País não avança”, foi a expressão que mais ouvi ontem. “Tanta coisa por um homem”, diziam. “Filhos da puta dos jornalistas. Deviam colocar aqui uma bomba que rebentasse com estes carros todos”, foi o pior que ouvi. Esta indignação estava relacionada com o facto de estarem três canais televisivos, além de outros órgãos de comunicação social, a cobrir a situação clínica de Mário Soares.
 
E não percebo esta indignação. Enquanto jornalista, pouco me importa que apelidem a classe de um bando de filhos da puta. Isso é para o lado que durmo melhor. Enquanto cidadão, não percebo o mal que isto provoca em alguém. Qual é o problema de dois canais privados (SIC e TVI) gastarem parte do seu orçamento com equipas plantadas à porta de um hospital? Porém, compreendo que já possa causar alguma estranheza ser a RTP a adoptar este processo. Mas, a verdade é que se trata do estado de saúde de um antigo Presidente da República. Saber o que se passa ou quando terá alta não será serviço público? Para mim, é. E não posso fazer uma análise com base numa ideologia política. Trata-se de um antigo presidente e acho que os portugueses merecem saber o que se passa consigo.
 
Agora, enquanto cidadão, acho que “é por isto que este País não avança” quando o caso Pépa é transformado numa notícia de um telejornal. Não tenho nada contra a pessoa em questão porque não a conheço. Se é fútil ou não, não sei pois não a conheço e não posso fazer esse juízo de valor. É uma jovem que sonha com a Chanel. Que realize os seus sonhos, é o que desejo.
 
Enquanto cidadão, acho que “é por isto que este País não avança” quando o Estado assume, através de uma empresa pública, a dívida de quase dez milhões de euros de duas empresas de Vítor Baía ao BPN.
 
Enquanto cidadão, acho que “é por isto que este País não avança” quando os prejuízos do BPN, superiores a três mil milhões de euros, vão ser custeados pelos contribuintes portugueses. Será que as pessoas percebem quanto é que isto custa a cada um de nós?
 
E podia passar horas com exemplos destes. Mas isto indigna pouca gente. Para muitos, Portugal não dá cinquenta passos em frente porque cerca de quinze profissionais de Comunicação Social tentam informar os portugueses sobre o estado de saúde de um antigo Presidente da República.

46 comentários:

  1. Pessoalmente não entendi o pq de ter chocado tanta gente alguém querer uma mala chanel, que eu saiba sonhar ainda não paga imposto e ser ambicioso não é crime ,ainda! Também não me importava nada de ter poderes para adquirir uma mala chanel seria sinal q trabalhei bem e ganhei ainda melhor! ATÉ LA POSSO SONHAR!
    Relativamente ao Sr. Mário Soares, partilho da tua opinião, é um antigo presidente da República , está tudo dito, a entidade máxima desta País que um dia foi...

    Este país não andará para a frente por tantas mas tantas razões... talvez uma das coisas tenha sido os cursos que nos pagamos e que o CRFP oferece para não darem em nada! mas falar é fácil né

    ResponderEliminar
  2. As pessoas são parvas, é o que te tenho a dizer. E é por serem parvas que este pais não avança. Se cada um fizesse o seu trabalho e deixasse de se "indignar" tanto com o trabalho dos outros, talvez se avançasse qualquer coisa. Deixa lá saber o que é que se passa com o senhor. Afinal de contas a reforma dele ainda é paga com os nossos impostos - mesmo que por outra razão não fosse - só por isso já é serviço público.

    ResponderEliminar
  3. Choca-me mais o que a RTP1 faz com dinheiro nosso... agora o que os privados fazem é lá com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o único ponto válido mas estamos perante uma situação em que nada se sabe sobre a pessoa. É normal que se queira saber para informar.

      Eliminar
  4. O país não avança por causa das cunhas, dos compadrios, das mentes pequeninas, da falta de escolaridade e da ignorância... Muita ignorância.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia :)

    No domingo, ouvi uns comentários sobre Mário Soares, que ele devia era morrer, que só dá despesa ao Estado, blá blá blá. Comentários esses que vieram da parte de um desempregado, que não faz nada pela vida porque NÃO quer, vive do rendimento social de inserção e vai buscar comida a diversas instituições.
    Junto desse homem estava uma senhora que concordou com o que ele disse, rindo-se. Senhora essa que aufere uma pequena reforma do Estado sem nunca ter feito um desconto para a Segurança Social.

    Isto sim, causa-me indignação!! Contra isto ninguém se revolta, ninguém reclama... Só ficam indignados contra quem trabalha, contra quem faz algo pelo vida. Se calhar, parte dos jornalistas até nem queria lá estar, se calhar até acham aquilo uma palhaçada, mas estão a fazer o trabalho deles, estão a trabalhar pelo seu sustento.

    Um Senhor que serviu o País, fundador de um Partido, não é um cidadão qualquer... se fazem notícias com o pedido da Pépa, porque motivo não devem fazer notícia com o estado de saúde de Mário Soares?! Se fazem notícias sobre os saldos das grandes lojas de marcas (ainda há dias passou na tv uma reportagem sobre isso), porque razão não se pode saber sobre o estado de saúde do Senhor?
    Concordo com o que dizes e não percebo tanta indignação... Pessoas pequenas.

    ResponderEliminar
  6. É uma expressão, às vezes usamo-la sem pensar muito no assunto.

    ResponderEliminar
  7. Tens toda a razão HSB. Conseguimos encontrar uma mão cheia de exemplos de situações que nos deveriam deixar muito mais indignados do que o caso desse senhor e da atenção dos media! Mas eu acho que as pessoas estão tão cansadas e indignadas que já se aborrecem pelas causas erradas do que pelas certas. E diga-se de passagem...essses exemplos que referes como o BPN, as notícias que correm são bem camufladas...acho que ninguém imagina a quantidade de aldrabices e a corrupção que anda por ali...e aos media chega uma infima informação ... ara além que este tipo ed assuntos para muitas pessoas é simplesmente entediante. as pessoas quase que já têm a postura do género..."corrupção é o que vai sempre haver".
    Bem mas esta é a minha opinião :)

    ResponderEliminar
  8. Os portugueses usam essa expressão por TUDO. Tudo o q não lhes agrada é motivo para dizer q é por isso q este país n avança. Por favor... Sinceramente, não vejo interesse em saber o estado de saúde do senhor com tanto detalhe e pormenor, mas concordo com o q escreveste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que não há pormenor porque não há dados. Por isso compreendo que se queira saber.

      Eliminar
  9. O povo tem a mania de usar essa expressão mesmo quando ela não se aplica!

    Uma vez ouvi-a dirigida a mim memso, quando a senhora da Segurança social me chamou para passar prioritariamente, com a minha filha de 3 meses. LOL

    Os cães ladram e a caravana passa é o que te digo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me importo que falem mal dos jornalistas. Só acho mal que não se revoltem contra aquilo que devem revoltar-se.

      Eliminar
  10. este país não avança simplesmente porque as pessoas no geral têm mania de criticar tudo excepto o que realmente importa - e que é a grande roubalheira (outra expressão tipicamente portuguesa) que se anda a passar.

    ResponderEliminar
  11. As pessoas estão revoltadas e a verdade é que lhes custa ver a importância que dão ao Mário Soares (que pouco fez pelo nosso país) e ao seu estado de saúde. Era comunicar e ponto. Se houvesse novidades (boas ou más) aí sim voltava-se a falar do assunto.
    HSB, perdoa-me isto que vou dizer, mas o nosso jornalismo, principalmente o televiso particular tem um mal muito grande: consegue quase manipular a informação que sai para o país, como a querem mostrar e qual a importância que lhe querem dar. Acho indecente a forma como o nosso jornalismo televisivo está a ser feito. A TVI parece que está a encher chouriços com notícias de chacha para entreter as pessoas; a SIC (generalista) parece-me um bocadinho aquém da capacidade que a SIC notícias tem. Isto para dizer que as pessoas revoltam-se com quem "alimenta o monstro da crise" e quem dá a cara por elas. É normal haver pessoas fartas de tudo. Sinceramente já não vejo jornais Portugueses porque do que se fala não interessa a ninguem e só deprime! Esta é a minha opinião e espero não ter ofendido ninguém :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peppy Miller,

      O que ele fez ou não pelo País é um debate político. E isso não faço. O que sei é que se trata do estado de saúde de um antigo presidente da república. E isto ninguém pode negar.

      A TVI e a SIC são privados. Podem fazer o que quiserem. As pessoas têm televisões com comandos e se não mudam de canal é porque gostam.

      Eliminar
    2. Nesse aspecto tens razão, quando não se gosta muda-se de canal, mas na média nem todas as pessoas têm mais que 4 canais...
      O que quero dizer é que, as tv generalistas privadas insistem muito num tema durante muito tempo e assim não devia ser. Acho que devia haver minutos dedicados a determinados temas e não serem ultrapassados :)

      Eliminar
    3. Somos dos poucos países em que um telejornal supera aos 30 minutos (tempo mais do que suficiente) e isto diz tudo...

      Eliminar
  12. Concordo com o que escreves. Os jornalistas servem sempre para as pessoas descarregarem as suas frustrações. Ou porque estão e não deviam estar, ou porque não estão e deviam estar... Decidam-se! Quanto ao caso do Mário Soares, sendo a figura que é e foi para o país, não me choca que sejam dadas notícias quanto ao seu estado de saúde. Choca-me e muito outras notícias sobre pessoas que não são "ninguém" e nada fizeram pelo nosso país. Tu como jornalista percebes onde quero chegar... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas personagens de quem falas não causam revolta em ninguém, infelizmente...

      Eliminar
  13. As pessoas são iguais pelo mundo fora. O Mundo não avança? Avança, as pessoas é que não.

    ResponderEliminar
  14. O que é o Mario Soares fez mesmo pelo nosso pais??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónino(a)

      Isso é uma opinião política e cada qual tem a sua. O que está em causa é que estamos perante o estado de saúde de um antigo presidente da república. O que é que a Pépa fez pelo País para ter uma entrevista num telejornal? E este é apenas um exemplo. Neste caso temos que esquecer a política. Porque se assim fosse, quase nenhum político merecia tempo de antena.

      Eliminar
    2. A Pepa foi entrevistada? lol
      Percebes agora onde quero chegar?

      Eliminar
  15. Pior, é que essas pessoas que criticam e que se revoltam esquecem-se que os jornalistas estão a trabalhar. Não são eles quem decide se vão ver o Mário Soares ou o Castelo Branco, estão a trabalhar. As pessoas deviam-se preocupar é com aqueles que estão lá sentados a criticar, muitos deles a viver de subsidios de inserção pagos pelo estado. Mas com esses ninguém se importa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo algum indignação, desde que seja centrada na RTP, que é pública. Porém, o argumento de que se trata de um antigo presidente da república chega e sobra para que a RTP tenha um carro de exteriores, um jornalista e um operador de imagem no hospital.

      Eliminar
  16. o que cada canal de Tv faz com o seu "tempo de antena" é lá da 'consciência' deles. Tanto discordo da atenção que deram à Pepa como discordo da EXCESSIVA atenção que se dá ao estado de saúde do Mário Soares. Sim, é um antigo presidente da república, mas antes disso não é uma pessoa? E porque não deixam o homem estar doente sossegado? Tal como já li algures num dos comentários: sim, informam que o senhor foi internado, o que se passou, mas não precisam de se plantar à porta do hospital todos os dias para dizer "não, ainda não é hoje que tem alta". Acho desnecessário, não só para os canais que perdem tempo e dinheiro com isso, como também para a pessoa em questão que, torno a dizer, é uma pessoa antes de ser tudo o resto.

    É a minha opinião e vale o que vale!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas em algo importante. Diz-se que está internado e o que se passou. Agora desafio-te (gosto de desafios) a encontrares uma notícia que diga o que se passou. É que eu ainda não vi nenhuma concreta. É certo que é uma pessoa mas, do ponto de vista jornalístico é um antigo Presidente da República. E isso justifica o interesse. Além disso, há outro ponto. A alta clínica tem sido constantemente dada como algo que está para acontecer. E os canais não se podem dar ao "luxo" de não estarem presentes nesse momento. Compreendo que tudo isto possa fazer confusão a algumas pessoas que não estão por dentro deste mundo.

      Mas as pessoas revoltam-se com isto mas acham normal um vasto grupo de coisas realmente graves. E isso eu não percebo.

      Eliminar
    2. O que se passou foi que um senhor (antigo presidente da república, por acaso) deu entrada numa unidade hospitalar com uma gripe! (não é o que se tem dito?)

      Eliminar
    3. Diz-se muita coisa. Mas nem tudo é verdade... Talvez assim já faça mais sentido a presença dos jornalistas no local ;)

      Eliminar
  17. ´Tive o prazer de o conhecer pessoalmente aquando das gravações do Século XX Português, independentemente da cor politica e das opções que tomou enquanto primeiro ministro num governo provisório e mais tarde como Presidente da República por dois mandatos consecutivos, é um homem com uma cultura socio-politica invejável. E nessa altura não havia google. Ele sabe porque leu e viveu...tudo in loco. Na primeira fila e bastidores. A minha admiração pela pessoa é tal que, embora afastada há alguns anos das lides politicas e desde então desiludida com o que se tem praticado em Portugal ao nivel da politica, fiz questão de o apoiar na sua ultima candidatura a PR. Tenho um amor incondicional pelo Dr. Mário Soares, é um facto! Adorei a tua homenagem justa (pode-se dizer assim) a este grande homem que todos têm que admitir trouxe uma mais valia à cultura socio-politica Portuguesa. Um bem haja, para ele e para ti, passa a dois bem haja :)bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito que certas pessoas achem que é mau político ou mau homem. Mas, neste caso, isso não interessa para nada. É a forma como vejo a situação :)

      beijos

      Eliminar
  18. As pessoas querem sempre dizer mal de alguém e atirar culpas disto e daquilo e fazem-no sempre para quem está mais exposto neste caso os jornalistas! Às vezes também me cansa estar sempre a ouvir as mesmas noticias e as mesmas histórias, mas respeito quem trabalha e não digo mal! bjinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jornalistas não estão ali porque querem. Estão ali porque foram mandados para lá...

      beijos

      Eliminar
  19. Se fosse um jogador de futebol ninguém se iria opôr.Este post vai um pouco de encontro ao que escrevi na maratona.A indignação de Mário Soares estar internado e não num caixão (em comentários que fui lendo), deixou-me parva.Isso e a história de estar no privado. Jornais e tv's têm que fazer esse trabalho, não apenas cobrir as manifestações e afins. E este pais não só pelo que disseste, e por muito boa gente criticar, criticar e criticar. E soluções???E já agora, eu gostava muito de saber quantas pessoas vão trabalhar por um montante inferior ao subsidio de desemprego.
    (Desculpem o meu lado "critico/contestatário. Estas coisas mexem-me com o "sistema")

    ResponderEliminar
  20. Ina pah, A Mulher Certa vem aqui...tenho tanta inveja.

    ResponderEliminar