22.1.13

eles (também) já sabem o que custa

De acordo com os médicos, as contracções durante o trabalho de parto provocam as dores mais intensas que um ser humano pode sentir. E este facto é aquilo que principalmente diferencia os homens das mulheres. São elas que passam por isto. São elas que geram vida. É por isto que elas estão um patamar acima deles, na minha humilde opinião.
 
Porém, eles também já podem vivenciar aquilo por que elas passam durante o trabalho de parto. Como? Submetendo-se à mesma experiência protagonizada por dois apresentadores holandeses. Foram colados eléctrodos nos abdómens de ambos e a intensidade dos choques dos mesmos foi semelhante às dores que elas sentem quando estão a dar à luz. Ao longo de 120 minutos, Dennis Storm e Valerio Zeno viveram um trabalho de parto que não culminou com o nascimento de dois bebés.
 
Inicialmente, ambos acharam piada à experiência. Até se riam das dores que consideravam ser perfeitamente normais. Até que perguntaram se a dor seria insuportável com o aumentar da potência nos eléctrodos. “Vocês vão gritar de dor”, garantiu a enfermeira que auxiliou este parto fictício. E a verdade é que ela não mentiu, como prova o vídeo. Um dos apresentadores precisou de ajuda para respirar, acabando por desistir da experiência.
 


Eu já não tinha dúvidas nenhumas sobre aquilo por que uma mulher passa durante o parto. Mas, depois de ver a agonia destes homens, ainda lhes dou mais valor. Só fico com uma dúvida. Será que eles deviam ser sujeitos a uma experiência destas para perceberem o que custa e não falarem da boca para fora?

60 comentários:

  1. Há gente que é ver para crer, bem feito!
    Acho que vou ser uma mariquinhas quando chegar a altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vais nada ser mariquinhas. Acho que a alegria do momento supera as dores.

      Eliminar
  2. Concordo com a experiência. Conheço muutos rapazes que dizem que nós somos umas mariquinhas, que não doí assim tanto... Acho que esses deveriam "sofrer".
    Eu nunca tive um filho, mas acredito que doa muito!

    ResponderEliminar
  3. Sou mãe de 4 filhos. Todos saídos por via normal e sem epidural e digo que isto não faz muito sentido, para não dizer, que não faz sentido nenhum.

    O parto em si faz parte de um processo complexo não só físico, mas essencialmente psicológico e hormonal, aspectos fundamentais no controlo da dor. Por isso, pôr estes 2 tristes a passar por este tipo de experiência só para comprovarem que ter um filho dói é um bocado descabido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita. Compreendo o que dizes mas acho que eles só quiseram perceber a parte das dores físicas.

      Descabido é a imagem de marca destes dois apresentadores. Em 2011 (se não me engano) eles comeram carne um do outro no programa. Foi muito criticado e existe o vídeo no youtube para quem quiser ver.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Eu sempre respeitei as mulheres e nunca duvidei do que dizem sobre o parto :)

      Eliminar
  5. Esta experiência foi fabulosa...aliás, eu costumo dizer que se os homens tivessem que parir, a humanidade extinguia-se. Tinham o primeiro e não queriam mais!

    ResponderEliminar
  6. Eu só digo isto:
    1º Filho - 17 horas de trabalho de parto
    2ª Filha - 20 horas de trabalho de parto
    3º Filho - 12 horas de trabalho de parto
    4ª Filha - 1 dia e depois uma cesariana!

    Tenho dito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só digo isto:

      Grande mulher!

      Tenho dito!

      Eliminar
    2. :)
      ...entre o 1º filho e o 2º tive 4 abortos espontaneos...e essa sim é uma dor que fica mas só no nosso coração....

      Eliminar
  7. Interessante:)
    Nunca tive um filho para saber exactamente do que se fala mas do que oiço as experiências podem ser completamente diferentes de mulher para mulher, nomeadamente em termos de dores, e de parto para parto! ainda no outro dia deu um programa sobre os novos tipos de partos que podem ser realizados em que a beneficiária é a mulher no sentido de ser bem mais confortável (parto na água, parto em posição sentada, etc).
    Para os homens não deveria ser necessário uma aplicação destas para serem mais sensíveis ao que uma mulher passa nessa altura....mas lá está...há homens e homens :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi essa reportagem e achei piada por dois casos serem na Margem Sul :)

      Eliminar
    2. True :) Também fiquei supreendida!

      Eliminar
    3. Eu adorei. É o tal deserto sem nada...

      Eliminar
  8. É uma coisa um bocado parva. Nem todas as mulheres sentem as mesmas dores, nem com a mesma intensidade, nem durante o mesmo tempo, seja durante as contracções, seja durante o próprio parto. Acho mal os homens o banalizarem, dizendo q n doi assim tanto, como acho mal as mulheres exagerarem e dizerem-se mt fortes e tal, gabando-se q eles nc saberão o q é isso (as q o fazem, atenção). Certamente q há dores igualmente más, q os homens tb experienciam.

    ResponderEliminar
  9. Nem quero ver o vídeo para não exterminar a réstia de coragem que, porventura, possa haver em mim para um dia me atrever a ser mãe...

    ResponderEliminar
  10. Ai, HSB, olha que eu ando a pensar pedir à cegonha que me traga um filho dentro dum ano ou dois. Espero ser como a Rita, que teve 4 e sem epidural. Grande mulher!!!

    Pippa Coco

    ResponderEliminar
  11. Olá, este é um assunto tão subjectivo pois depende de pessoa para pessoa e o quanto conseguem suportar a dor, seja essa dor de parto ou outras. Por isso mesmo, como homem (ou todos) não poderá nunca saber o que uma mulher (ou todas) sentem e passam num trabalho de parto. Há para todos os (des)gostos e feitios. Conheço a Rita aqui dos blogs e considero-a a super-mãe e um exemplo. Quanto a mim, adorei o meu parto, mesmo com todas as dores que senti. E sei que homem nenhum conseguirá aproximar-se (com muita pena, confesso) sequer daquela sensação mágica que é sentir um filho a sair de dentro do nosso corpo. É lindo, indescritível e memorável. Apesar das dores que são, ainda hoje, as piores dores que senti e incomparáveis a quaisquer outras, a não ser as psicológicas.
    De qualquer forma não considero que estas experiências fossem enriquecer a vida daqueles dois...
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  12. Consta que as cólicas renais/ pedra nos rins nos homens são tão ou mais dolorosas que as dores de parto...

    ResponderEliminar
  13. Bom, eu sou uma pessoa que desmaia quando sente dor. Posso concluir que vou morrer quando tiver um filho? Acho que sou pior do que os homens no que toca à dor...

    ResponderEliminar
  14. Eu sou hipersensível à dor, e estava cheia de MEDO..Felizmente, a minha médica sabia do meu medo em relação à dor, e do meu pânico que podia morrer e nunca ver a cara do meu reguila. Não senti quase nada..tive um parto santo..Provocaram-me o parto às 9h da manhã de Sábado e ele nasceu às 00.40h, já no Domingo, claro...E zanguei-me logo com ele, pq como se atrasou nem consegui ver o jogo inaugural de Portugal no Euro 2008..eheheh..Epidural muito bem administrada...Só senti algumas contrações entre a 2ª e 3ª dose. A moca era tão grande que nem me lembrava se ele tinha chorado ou não:)) Soube depois que não chorou logo, teve q levar uma palmadinha:)))
    Mas o NightDark tem razão, consta que a dor é mto similar à das cólicas renais..Dói...MUITO..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fartei-me de rir. Obrigado Patrícia :)

      Eliminar
    2. Ri-te, ri-te..acho que foi pelo atraso dele que Portugal não ganhou à Turquia nesse dia:) E ainda te digo mais..20 minutos depois dele nascer ainda fui eu que enviei os sms a anunciar a boa nova que o pai ainda estava em estdo de choque...Humpfff...Homens:)

      Eliminar
  15. LOLL!! Também quero experimentar!! Apesar de ter 2 piriquitos, não posso dizer que tenha tido trabalho de parto. A parte má das cesarianas é que doem depois...

    ResponderEliminar
  16. Tenho duas filhas nascidas de parto normal e sem epidural, e o que me fez não querer a epidural? foi uma médica que me seguia e disse " nunca vi uma grávida em trabalho de parto a subir pelas paredes mas com dores de ouvidos sim", o que tem uma certa lógica, quanto mais perto do cerebro mais rapidamente se sente a dor.

    Sou adepta do mais natural e acho que quanto mais se alteram as coisas/natureza mais consequencias temos, por alguma razão a natureza deu o dom das mulheres parirem.

    ResponderEliminar
  17. Deixa-os sofrer!!!
    Mas lamento que isso não retrate o que é estar grávida. O que é ter um ser dentro de nós. Chego a sentir pena dos homens por não saberem o maravilhoso que é sentir uma vida a crescer cá dentro.

    ResponderEliminar
  18. Há homens que não têm mesmo o que fazer, é a conclusão a que chego...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse num comentário, estes senhores já comeram carne um do outro que foi cozinhada no programa :)

      Eliminar
  19. Até eu fiquei com medo depois de ver este vídeo...

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim deu-me vontade de rir porque nunca duvidei das mulheres :)

      Eliminar
  20. Opahhh. o que eu me ri com este post...
    Aguentem homens...ehehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se costuma dizer: mulher sofre! :)

      Neste caso, homem sofre!

      Eliminar
  21. isso é muito relativo a questão da dor. Dor é dor, mas há pessoas bem tolerantes á dor e outras que quase "morrem" de dores.Só tenho uma filha, nasceu de parto normal e o trabalho de parto durou 3 horas. Se doeu? doeu, mas já tive dores de dentes muiiiito piores!!!!E doeu mais porque???? Porque não tendo podido levar epidural, meteram-me um "cheirinho" de oxitocina para ver como corria... pois em 20 minutos ela nasceu, mas esses 20 minutos parecia que um cavalo me dava coices na barriga!Nem deixei que me metessem o ctg, tal não era a "pujança" das últimas contrações. Depois dela nascer, fiquei tão extasiada e feliz que não tive dores!Mas conheço muitas amigas que sofreram imenso e durante muitas horas. O que, no fundo interessa, é que corra tudo bem com mãe e bebé.

    ResponderEliminar
  22. Sempre ouvi dizer que as mulheres suportam mais e melhor as dores que os homens. Mas depois das imagens e relatos que já ouvi... Nem sei o que esperar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê os relatos que as mães e futuras mamãs deixaram aqui e vais adorar :)

      Eliminar
  23. ahahahahahahaahahahahahaahahah estou no chão da redacção a rebolar de riso!!!!!!!!!!!!! muito bom!!!!!!!....e-pi-du-ral....a primeira palavrinha pronunciada mal coloquei os pézinhos no hospital ... nunca esquecer que fui educada por homens :D:D:D:D:D

    ResponderEliminar
  24. Ai medddoooo.
    Quero tanto passar por isto em breve...ou nao!!! Ter bebe, sentir tudo, mas dor suportável.

    Medooo

    alvaquasetransparente.blogspot.com

    ResponderEliminar