16.1.13

isso também eu


Há dias em que não percebo como é que Portugal está na cauda da Europa. Digo isto porque o nosso País está cheio de pessoas que sabem fazer tudo e que entendem ter capacidade para fazer qualquer coisa, sempre com qualidade. Cada vez mais, quando alguém ousa elogiar o trabalho de alguém (algo que está a cair em desuso) aparece outra pessoa que diz: “Isso também eu fazia.” Isto é algo que comparo ao já aqui debatido “eu sabia” habitualmente referido quando outra pessoa faz alguma revelação. Em ambos os casos, são frases que muitos dizem na esperança de brilhar acabando por fazer uma figura ridícula e patética.

No dias que correm, é bom que este tipo de pessoas comecem a mentalizar-se de que as oportunidades profissionais são cada vez mais raras. Seja para um cargo banal ou para outro de maior relevo, existem no mínimo uma dezena de candidatos. E os escolhidos não vão ser os que dizem “eu sabia” nem os que dizem “isso também eu fazia.” O lugar vai para os que realmente sabem e mostram que sabem e para aqueles que fazem em vez de esperarem pelo trabalho dos outros para dizer que faziam aquilo – seja lá o que for – com uma perna às costas.

Há ensinamentos que nunca hei-de esquecer. Um deles é que mais vale estar calado e passar por burro do que abrir a boca e comprovar que se é realmente burro. Além disso, sempre aprendi que para criticar alguém, tenho de fazer melhor. E o mundo era um sítio bem melhor se as pessoas percebessem coisas tão simples como estas.  

50 comentários:

  1. O humano gosta sempre de entender tudo à sua imagem e semelhança.

    Quanto aos empregos, nem sempre os mais aptos os ocupam ou estariamos perante Estado, empresas funcionais e em desenvolvimento.
    Não é a realidade, nfelizmente.

    Beijo

    P.S. tenho votado em ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente há muitas cunhas. Felizmente, tenho visto muitos casos desses desaparecerem depressa. As pessoas sem capacidades acabam por ter uma carreira curta.

      Mas acredita que essas cunhas são o mal de muitas empresas.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  2. Temos de ser nós a lutar, a inventar, a inovar.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que neste país abundam pessoas dotadas de grande competência e brio profissional, infelizmente, em boa para não dizer na maior parte das vezes afastadas dos centros decisores ou de lugares onde pudessem efectivamente fazer a diferença. Abc

    ResponderEliminar
  4. O mundo também precisa de pessoas assim.

    ResponderEliminar
  5. Isso dos 10 (muitos) candidatos para cada vaga depende da area e depende do pais.
    Num pais atrasado como o nosso e em certas areas isso é verdade.
    No entanto (sem dar exemplos para nao ferir ninguem) em areas realmente diferenciadoras (aquelas em que é preciso "dar cabo da cabeça" a pensar) e em paises mais desencolvidos NUNCA os tempos foram tão bons para esses profissionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Há profissões que acabam por ser bem aproveitadas em tempos complicados. Mesmo assim, essas pessoas acabam por ganhar muito menos do que podiam ganhar na mesma função mas noutro país.

      Eliminar
  6. Há de tudo neste País. Os que têm a mania que sabem e depois é o que se vê,valia mais estarem calados como dizes e os que sabem não podem exercer, porque não lhes dão oportunidade.
    A verdade é que muitos para mostrarem a sua competência têm de ir para o exterior.
    E o que dizer de um País que é "comandado"por alguns em que a competência nunca foi o seu forte'!!.:(.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente essas pessoas nunca vão longe. Infelizmente, conseguem ter tempo suficiente para destruir bastantes carreiras :(

      Eliminar
  7. É deveras irritante! A melhor postura perante um ser assim é ignoramos e fazer o nosso trabalho o melhor que soubermos, e se possivel, superarmo-nos, desta forma, essas bestas que por ai proliferam destacam-se, como dizes e muito bem, pela idiotice. É como os verdadeiros filantropos, quem quer (e pode) realmente ajudar não envia mails para as agendas dos canais de comunicação social. Deixa de ser ajuda passa a ser patrocinio/marketing investment. Um verdadeiro filantropo ajuda anonimamente. Um verdadeiro profissional só tem que se preocupar em ser bom no que faz...é o caminho do sucesso!
    Tenho sempre como máxima esta frase do JC "Perdoa-os, eles não sabem o que fazem".;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, não perco tempo com esse tipo de pessoas. Limito-me a abanar a cabeça ;)

      Eliminar
  8. As pessoas, actualmente, vivem numa altivez e numa arrogância que até dá dó! Os Portugueses têm muitas qualidades, mas um dos seus maiores defestios é estarem sempre a desdenhar dos outros! Gostei muito do texto! Subscrevo.

    ResponderEliminar
  9. na na ni na não. O lugar vai para aqueles que desde cedo se apercebem de quem pode fazer o quê por eles. Às vezes vai para os afilhados do sistema. Muito raramente vai para os que o merecem. Não basta saber fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo começo :)

      Tens razão mas esses acabam por não ir longe. Porém, podem lixar pessoas como tu e eu. Isso é o pior.

      Eliminar
  10. Eu mesmo que faça melhor não critico. Fico calada e à primeira oportunidade faço melhor. Mas caladinha...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para criticar, tenho de ser melhor. Criticar por inveja ou outro sentimento qualquer não faz parte da minha maneira de ser.

      Eliminar
  11. o texto está muito bem observado. Destruir é tão mais fácil do que construir. Aqueles que mais dizem " assim também eu" são normalmente aqueles que estão sentados no seu sofá a desdenhar os outros, em vez que fazerem algo por eles mesmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Destruir é do mais fácil que há. Porém, as oportunidades vão para os outros :)

      Eliminar
  12. sabes, tem-me dito com alguma frequência que apesares da desgraça, se olharmos bem, do negativo há sempre algo de positivo a retirar, e eu quero muuto acreditar que sim, quero muito mesmo acreditar que esta crise pela qual passamos, acima de tudo, faça com as mentalidades mudem, que estas mentalidades tacanhas de querer viver acima de toda e qualquer possibilidade, para manter um estatuto, para manter uma imagem, para ter sempre um carro melhor e uma casa maior que o vizinho do lado.... que aprendamos a ser humildes... aí seguramente o mundo seria um lugar melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das nossas piores crises é de valores. Mudando isso, fica mais fácil lutar contra o resto :)

      Eliminar
  13. Gostava mesmo que assim fosse, que fosse para aqueles que mais merecem. Mas infelizmente a cada dia que passa faz-me mais acreditar que não. No entanto, concordo contigo quando dizes que só devemos criticar alguém quando assim é necessário e quando temos argumentos bem fundamentados. Sei que cada vez a frustação faz muitas pessoas disparatar para todo o lado tentanto minimizar o mínimo de glória do outro e também acredito que tudo seria muito melhor se assim não o fosse. Mas isso é uma utopia e infelizmente não passa disso*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não deixes de acreditar. Acredita que essas pessoas acabam por ser desmascaradas.

      Eliminar
  14. Eu acho que estás errado. O cargo vai para aquele que tiver a maior cunha... Infelizmente neste país o mérito não é reconhecido! Eu ainda sou do tempo dos concursos públicos, mas isso está, cada vez mais,em vias de extinção.
    Depois de estar cá dentro é ver quem entrou por cunha cheio de regalias e quem entrou por concurso sem nada... quando quem produz mais são estes últimos. Já me mentalizei, é a vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os concursos públicos que já têm uma pessoa escolhida antes de acontecerem. Isso é do pior que existe. Mas não te mentalizes. Mostra o teu valor e luta contra essas coisas. Com o teu talento e trabalho. Isso acabará por ser reconhecido.

      Eliminar
  15. É a velha história do ovo de colombo, estava À vista de todos, todos "sabiam" mas só um é que a executou.

    ResponderEliminar
  16. Você disse noutro blog: "E este tipo de casos fazem com que o ciclismo seja uma modalidade em que ninguém acredita em ninguém."

    Mas tem ideia do que está a falar, que está a ofender quem faz ciclismo, você faz ciclismo? Sabe se as pessoas acreditam ou não umas nas outras...?
    Não fale do que não sabe e não ofenda quem faz ciclismo porque nem toda a gente se dopa. E o dopping existe em todas as modalidades.
    Tem ideia da barbaridade que escreveu?! Ninguém acredita em ninguém?!!! Mas a que propósito...?

    Sabe que mais, vá mas é andar de bicicleta ao invés de andar a comentar os blogs todos, femininos principalmente. Deve ser falta do que fazer ou dor de corno por não praticar ciclismo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo. O ciclismo não era o tema mas tenho o maior dos gostos em responder-te.

      Primeiro, não foi minha intenção ofender ninguém. Limitei-me a dar a minha opinião. E volto a dizer. Do meu ponto de vista, o ciclismo deixou de ser visto com os mesmos olhos que era visto quando eu era criança. Caso não saibas, tenho 31 anos. Quando era puto, Portugal parava para ver a volta a Portugal, o Tour, o Giro e a Vuelta. Hoje, pouco interesse existe em torno sobretudo da nossa competição.

      Se eu disser que o jogador x é feio. Não estou a chamar feio a todas as pessoas que jogam futebol, ou estarei?

      Para mim, o Lance foi uma desilusão. Sempre acreditei nele até que assume que se dopou. Desculpa, mas todos os títulos que conquistou passaram a ser uma farsa para mim. É mérito dele? Ou das substâncias ilegais?

      Se fazes ciclismo, saberás melhor do que eu a quantidade de ciclistas que perderam títulos por doping. A quantidade de ciclistas que compram urina para os controlos antidoping. Minto se disser isto?

      Podes fazer ciclismo mas aposto que não gostas mais de desporto do que eu. E, volto a dizer: É APENAS A MINHA OPINIÃO, mas o ciclismo perdeu credibilidade com os frequentes casos de doping. Acho que isto não é ofender.

      Em relação aos meus comentários. Eu gostava de comentar mais blogues de homens mas a oferta feminina é muito mais vasta. Porém, se tiveres um blogue deixa aqui o link que terei todo o gosto em conhecer o teu.

      Quanto à dor de corno por não praticar ciclismo. Felizmente, não a tenho. Mas a minha bicicleta tem dor de corno. Olha para mim quase todos os dias mas nunca me ponho em cima dela para pedalar. Tenho optado por outras modalidades. Mas acredita que a nossa relação vai bem.

      Obrigado pelo comentário e volto a dizer, é uma opinião, que no meu entender não ofendeu ninguém. Se quisesse ofender ia para a página oficial do Lance chamar-lhe falso.

      Eliminar
  17. Muito bem dito...o mundo stá cheio de chi-espertos que gostam de se evidenciar quer tendo ou não capacidade para tal :) Eu por mim, mesmo correndo algum risco de por vezes me prejudicar, prefiro o meu low profile, e acima de tudo ter a consci~encia tranquila do que faço :)

    ResponderEliminar
  18. é... há sempre quem esteja disposto a criticar, a apontar o dedo, a dizer mal. Quem faça (melhor) é k n há muito!!
    http://de-sabafo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. "ai fazias? então porque não o fizeste?" é sempre o que me questiono quando algo parecido acontece... Adorei, excelente blog, sigo!

    http://shakingheadtoys.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Ora nem mais, o último parágrafo diz tudo HSB. Algumas pessoas têm grande facilidade em desvalorizar e grande relutância em dar valor aos feitos dos outros. Pegando no título de um dos teus posts e numa expressão comum, é por isso que o nosso país não anda para a frente. :P

    ResponderEliminar
  21. Sobre isso que escreveste HsB...isso tambem eu escrevia xD

    Abraço

    ResponderEliminar