9.1.13

olha para a mãe e vês a filha


Não consigo compreender aqueles homens que tendem a analisar uma mulher comparando a mesma com a mãe. E não me refiro a uma avaliação da sua maneira de ser ou estar. Falo mesmo do aspecto físico. Homens que quando se cruzam com mãe e filha só conseguem dizer: “Já viste a mãe? Quando for mais velha vai ser igual.”, são as suas palavras.

Compreendo que isto possa ser proferido em tom jocoso. Mas conheço pessoas que usam este argumento para se afastar de alguém. Muitas vezes até são mulheres com corpos esbeltos, com as medidas certas. Para mim, é no mínimo patético usar isto como argumento para não se aproximar de alguém.

Primeiro, quem é que se lembra de, num primeiro impacto tentar imaginar um futuro distante? Além disso, quem é que garante que a pessoa em questão será uma cópia da mãe? Mais. Será que essas pessoas param para pensar que a mulher pode ter uma visão semelhante à sua e mesmo assim aceita (ou tenta) uma aproximação... Ou será que quem pensa este tipo de coisas acredita que estará para sempre conservado com o aspecto dos 20 ou 30 anos?

Do meu ponto de vista, esta atitude não é mais do que medo de ser rejeitado por uma mulher atraente. O medo é tanto que tudo é válido para não tentar uma aproximação a essa mesma pessoa. Depois, existem aqueles que superam este medo e que, após cinco minutos de conversa com a mulher estão a falar dos eventuais futuros filhos. “Já imaginaste como vão ser os nossos filhos?”, perguntam. Dias depois deste tipo de conversas espantam-se pela ausência de contacto por parte dessas mulheres. Porque será?

50 comentários:

  1. Olho para a minha mãe e custa-me imaginar a minha imagem aos 60 e muitos anos. Sei que vou envelhecer mas não o consigo imaginar. Olho para a minha filha de 8 anos e não a consigo nem imaginar adolescente, quanto mais com a minha idade, ou a idade da avó!
    Uma coisa posso assegurar, eu e a minha mãe, na mesma idade, com 40 anos não temos qualquer semelhança. Dá que pensar, não?
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  2. Aqui poderias também perguntar: Mito ou realidade?
    A resposta seria seguramente: Mito.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  3. É só gente doida...
    Se houver amor isso interessa? Que seja ou não igual à mãe?
    Há cada um...

    ResponderEliminar
  4. Essa visão não faz sentido nenhum, uma mulher nunca é igual a outra nem mesmo a mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não andar muito longe no feitio mas no físico pode ser muito diferente.

      Eliminar
  5. Acho horrível essas comparações.
    Cada pessoa é diferente da outra. Não há pessoas iguais.

    ResponderEliminar
  6. Nhummmm....mas este tipo de pensamentos existem mesmo nos dias que correm????? Devo andar muito desactualizada lol!
    Bem no meu caso se me parecesse um pouquinho com a minha mãe em idade avançada, dava-me por muito satisfeita...mas sobretudo pela beleza do carácter e da força interior que tinha :)

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido tal teoria... nos tempos idos ok mas hoje em dia e eu já estou na casa dos 30...

    ResponderEliminar
  8. Nem conhecia essa teoria.. até me deu vontade de rir, porque estava aqui a pensar que para um dia me parecer como a minha mãe vai ser díficil,talvez quando o cabelo for todo branquinho e mesmo assim terei de usar lentes de outra cor..lool. Não se pode parecer com o pai não? lool.

    Teorias teorias é o que há mais. Cada ser é único e pensando bem "ser velho" é também pensar dessa forma... :)

    ResponderEliminar
  9. A eterna problemática das "sogras"...lol

    ResponderEliminar
  10. Fogo, acho que quem pesna assim não vai muito longe. Existem factores culturais/ambientais que marcam gerações. Bom é estranho conehcer alguém e pensar como será aos 60 he he

    ResponderEliminar
  11. Isso não faz muito sentido não! :P LOL

    ResponderEliminar
  12. Nem 8 nem 80. Mas às vezes essa comparação até pode ser engraçada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser engraçada desde que não seja uma regra para algo :)

      Eliminar
  13. Por acaso, sempre ouvi dizer que a nível fisico existe um fenómeno genético qualquer que faz com que os corpos se alterem de forma idêntica, entre mães e filhas. Não sei se terá algum fundo de verdade, mas se for pensar nas mães/filhas que conheço, faz algum sentido...

    ResponderEliminar
  14. Depende... Conheço casos em que realmente as filhas ficaram muito parecidas com as mães e outras nem por isso! Muito longe até! São comparações um tanto ou quanto ridículas.

    ResponderEliminar
  15. Bem...no meu caso teriam que olhar para a minha avo paterna...mas como ja faleceu ainda eu era adolescente...iriam olhar para quem? Se olhassem para a minha mae diriam que eu era adotada;)
    hi hsb, i'm back. Happy new year!

    ResponderEliminar
  16. Deve haver alguma tendência genética nalguns casos claro, mas seria muito redutor escolher alguém com base nessa observação apenas. Até porque me dizem que eu saí ao pai :D

    ResponderEliminar
  17. Helloo???? Todos diferentes todos diferentes??? Mas ainda existem pessoas que pensam e proferem esse tipo de impropérios? Afinal o mundo está msm perdido:(..

    ResponderEliminar
  18. Nunca serei igual à minha mãe e, nunca vi filha tão diferente de mãe...

    ResponderEliminar
  19. Irónico é que hoje em dia com o constante cuidado, tratamentos ou simples sorte genética (e que nestes casks infelizmente nem smp se trasmite) vês algumas mães e só pensas "pobres filhas, deve custar ter uma mãe que é 1 mulherão ao pé delas"

    ResponderEliminar
  20. Irónico é que hoje em dia com o constante cuidado, tratamentos ou simples sorte genética (e que nestes casks infelizmente nem smp se trasmite) vês algumas mães e só pensas "pobres filhas, deve custar ter uma mãe que é 1 mulherão ao pé delas"

    ResponderEliminar