25.2.13

a frase do século xxi


É verdade que o século XXI ainda está a dar os primeiros passos. É igualmente um facto que ninguém sabe como será o dia de amanhã mas arrisco escolher uma frase que tem tudo para ser a frase deste século. Se falhar redondamente – o que seria um bom sinal – é certo que se trata de uma das frases que definem na perfeição aquilo que têm sido estes últimos anos.

“Se quiserem falar mal de mim, chamem-me. Sei coisas terríveis a meu respeito”, é a frase que escolho. Para mim, estas palavras são aquilo que pauta, nos dias que correm, a forma de agir de muitas pessoas.

Ao longo dos últimos tempos, é mais fácil falar pelas costas do que questionar pessoalmente. É mais fácil supor do que saber o que realmente aconteceu. É mais excitante fantasiar sobre a vida de alguém do que viver a nossa. É preferível manipular as escolhas dos outros do que deixar que as pessoas descubram por si mesmas a realidade. É triste que esta pobre forma de estar na vida tenha cada vez mais adeptos e associados. Se há alturas em que gosto de estar errado, esta é uma delas. Mas temo que esta frase venha a ser uma imagem de marca de muitos e muitos anos.  

49 comentários:

  1. Acho excelente. De facto, nada como obter da boca do próprio os factos todos. Depois sim, podem falar mal! ;)

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo, infelizmente é mais fácil apontar o dedo e julgar, :(

    abraço e boa semana.

    PS: Enviei-te um e-mail, obrigado pela atenção e tempo dispensado.

    ResponderEliminar
  3. E com tendência a piorar. Primeiro por culpa da rádio, depois do cinema, depois da TV, depois foi culpa da música e para "estragar" tudo veio a internet. Quantos mais meios de comunicação temos mais medo têm as pessoas de se relacionar e de serem directas. O ser humano é tão complexo que cria de dia para dia os mais sofisticados meios para se destruir pensando que está a evoluir.

    ResponderEliminar
  4. Eu diria " Se os que falam mal de mim soubessem o que penso deles, falariam muito mais"

    ResponderEliminar
  5. Parece-me que estás certo! As pessoas adoram especular sobre a vida dos outros, e é sempre tão fácil analisar e dar palpites sobre a vida dos outros, esquecendo assim o que vai lá dentro!
    Infelizmente também há mais pessoas desejosas de aparecer, não olhando ao que terão de expor, e esquecendo-se que é ao ridículo que se expõem mais, digo eu...

    ResponderEliminar
  6. Essa tb é uma das minhas frases de eleição. Costumo usa-a várias vezes.
    O que não suporto nas pessoas é a falsidade, a mentira e suposição que fazem sobre as pessoas. E vejo cada vez mais pessoas assim. Infelizmente...

    ResponderEliminar
  7. Tens razão...essa frase resumo tudo. Infelizmente...

    ResponderEliminar
  8. Completamente de acordo. Por isso digo muitas vezes que: "são os Homens que desiludem os Homens e não a vida"!.
    Na verdade cada vez menos me importa o que os outros pensam mas sim o que faço e sentir-me de bem comigo própria e com a minha consciência. Sorrir e andar de cara levantada é isso o que mais valorizo. "Os outros" ...Ah..esses que nem sabem o que dizem ,nem o que pensam.. esses deixá-los "falar"!

    Boa semana!:)

    ResponderEliminar
  9. Oioi, conheci o teu cantinho e gostei muito. Vou-me tornar visita habitual :)

    http://digasepassagem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. A maldade nunca vai deixar de me surpreender.

    ResponderEliminar
  11. Odeio frases feitas por natureza.. A minha preferida é totalmente diferente "Só me arrependo daquilo que não faço" :p Acho que se perdeu o controlo com as redes sociais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu "odeio" os sentimentos que servem de regras para muitas pessoas.

      Eliminar
  12. Hеllo mу loved one! ӏ want to say that thiѕ рost iѕ amazing, gгeat written and inсluԁe almost all significant infοs.
    I would liκe to look mοre posts likе this .


    Feel frеe tо surf to my blog :: youtube downloader online

    ResponderEliminar
  13. Não poderia estar mais de acordo... Com o texto mas não gosto de frases feitas, apesar de no dia-a-dia usar muitas.

    ResponderEliminar
  14. Experimenta esta:
    Ouvires falar de ti alto e bom som, por trás de duas portas, e ficares à espera que as duas pessoas que o estavam a fazer saiam...depois aguardar pela sua maravilhosa estupefacção ao darem de caras...Comigo! E eu com um sorrido resplandescente perguntar:
    "Estavam a falar de mim, precisam de ajuda?! Posso esclarecer-vos algumas dúvidas que tenham a meu respeito!"
    Ahahahah foi um momento lindo!

    Bruno, sei que tens mais que fazer, mas se puderes passa lá por casa hoje, tenho uma palavra muito especial para ti, sim?!

    Jinho

    ResponderEliminar
  15. é mesmo, faz-me muita confusão conhecer pessoas assim. as intrigas, a cusquice, a quadrilhice e tudo o que está associado é algo que simplesmente abomino!

    ResponderEliminar
  16. A cusquice é algo que ainda hoje me impressiona. E decepciona também!

    ResponderEliminar
  17. Perfeito! :D é por frases destas que prefiro mil vezes trabalhar com "gajos"...por isso e pelo léxico variado :D

    ResponderEliminar
  18. Á maldicência não é caracteristica de um sexo em exclusivo! Só tenho colegas masculinos e, acreditem, eles "cortam na casaca" de quem quer que seja...
    É uma questão de formação educacional!
    Essa frase está fantástica! Deveriamos ser os melhores conhecedores de nós próprios mas, infelizmente, quem caminha na vida em fila indiana vê apenas os defeitos do que vai à sua frente e o que vai atrás é que vê os seus.

    ResponderEliminar
  19. Há pessoas que vivem a vida dos outros e não a sua...enfim gente sem amor próprio!

    ResponderEliminar
  20. Como eu costumo dizer..deixa-os falar...não sepode agradar a gregos e troianos :)

    ResponderEliminar
  21. :)

    É uma realidade...

    Mas eu gosto mais de "se falam de mim nas minhas costas, é porque estou mais à frente"...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. E eu que pensei que só era regra no meu meio profissional...
    Afinal é mal geral :(

    ResponderEliminar
  23. Enquanto eliminamos ou deixamos eliminar o "adversário", mais tempo e mais espaço nos sobra................

    É a lei da sobrevivencia, animal ou "racional".

    Uma vez ouvi um colega mais velho dizer: Eu sirvo, servindo-me!!!!!O rapaz foi longe.

    Risos e abraços pela frente, palmadinhas e facas pelas costas!

    Klepsidra

    ResponderEliminar