5.2.13

acabar bem


Não acredito em finais felizes. E não me refiro ao clássico “foram felizes para sempre.” Esse é uma continuidade de algo e não o término. É aquilo que todos desejam quando se entregam de alma e coração a alguém com quem decidem partilhar a vida. É o percurso natural de uma relação perfeita apesar de todas as imperfeições que trilham o caminho do casal.

Porém, além do lado feliz existe ainda aquele que impede duas pessoas de prosseguirem juntas. E existem milhões de possibilidades que podem levar duas pessoas a separarem-se. E, na altura da separação, existem algumas pessoas que utilizam a expressão “acabar bem.” Pergunto, o que é isso do acabar bem?

Não conheço o significado de acabar bem. Mesmo que seja uma decisão tomada a dois. Se algo acaba é porque está mal. É porque não corresponde aquilo que ambos idealizaram quando se apaixonaram e juntaram. Se não estivesse mal, não teria um fim. Por isso não pode acabar bem. Questiono ainda se o acabar bem significa ficar amigo da outra pessoa. Será isso? É que também não acredito nisso.

Não acredito que duas pessoas, por mais que digam que sim, fiquem amigas depois do final de uma relação mais ou menos intensa. Acredito que o possam ser a longo prazo. E este prazo é mesmo longo. Custa-me acreditar que duas pessoas que partilharam a intimidade durante um longo período de tempo consigam ver o(a) ex a revelar essa intimidade com outras pessoas. Por mais que se deteste a pessoa que se amou.

Conheço muitas pessoas que dizem que “estão na boa”, que “não sentem nada” por esse alguém. Que se estão a “marimbar” para aquilo que faz ou deixa de fazer. Até que, chega aquele momento em que observam essa mesma pessoa bastante próxima de outras. Nessa altura, a máscara cai. Dão meia volta e vão embora para não sofrerem. Por isto é que não acredito no acabar bem. E na amizade imediata após uma relação.     

46 comentários:

  1. Gostei deste texto. Senti-me tão compreendida, numa questão que tantas vezes batalho, e que não venço. E que tanto me afecta...

    ResponderEliminar
  2. Sim, é verdade... Nunca se acaba "bem"! Pode-se passar à frente, seguir caminho, mas a pessoa vai sempre fazer parte da nossa vida...

    ResponderEliminar
  3. Identifico-me cmpletamente contigo...e pela sanidade mental e mesmo do coração convém haver esse distanciamento e mesmo o cortar relações...ninguém pode dizer o "acabar bem" relativamente a um projeto e compromisso que se faz a 2 e que simplesmente vai por água abaixo...pelo menos esta é a minha forma de pensar, se calhar porque quando me entrego num relacionamento entrego-me não a 100% mas a 200%:)

    ResponderEliminar
  4. Na minha busca por textos que expluiquem como me sinto encontrei esta frase do.magnifico Miguel Esteves Cardoso:

    Quando um homem e uma mulher, no fjm de uma relacao, decidem ficar.amigos, é porque nunca foram outra coisa.

    Por muito doída que aquela relação tenha sido nunca mais se olh para o outro como amigo e eu dispenso os relatos da recem adquirida nova vida amorosa

    Liz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo veemente este post inteiro, tal como este coment da Liz.

      Parabéns a ambos, disseram tudo!

      Eliminar
    2. Essa frase diz tudo e é tão certa.

      Obrigado O Mesmo Gajo.

      Eliminar
  5. Parece-me que o Acabar Bem é usado mais para exprimir que não acabou com faltas de respeito e discussões desnecessárias. Parece-me sempre que é a isso que se referem.

    Quanto a manter-se uma amizade, estou contigo. Não acredito nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas mesmo assim acho que não acaba bem. Porque acho que nada acaba bem.

      Eliminar
  6. Como diz a CM, tb acho q o acabar bem é acabar em paz, sem as discussões desnecessárias e faltas de respeito. Quanto a manter amizade... bem. Eu sou amiga do meu ex. Pode dever-se tb ao facto de termos um filho em comum. Mas n será o único factor. Pq, tal cm um filho n mantem um casal junto, tb n mantem amizades, se for o unico factor a ter em conta. O meu ex foi o meu melhor amigo depois de acabarmos. E acompanhou a gravidez e a criança. Damo-nos super bem.

    ResponderEliminar
  7. Desta vez não "concordo" contigo! :P Para mim existe e pode realmente existir o "acabar bem", o ficar amigo de uma pessoa que foi especial. No entanto não acredito no acabar bem sem "sofrer" sem um bocadinho de tristeza, mas quando duas pessoas chegam juntas à conclusão que gostam uma da outra, que se continuam a admirar, mas que a chama já não existe, que já não se identificam em certos caminhos, rumos da vida... não faz sentido abrir mão dessa pessoa só porque já não há paixão! A mim faz-me mais confusão deixar de ter uma pessoa naminha vida após termos partilhado sentimentos, fortes e verdadeiros. Aí sim dá uma sensação de como nos enganámos redondamente com uma pessoa... Podes achar que falo na "beleza da teoria", mas não, vivi isso e hoje, fico feliz por essa pessoa continuar na minha vida (mais longe é certo, mas sei que está lá para o que for preciso) e ser casado com um das minhas melhores amigas! ;) E saber que fui eu que dei a conhecer duas pessoas muito especiais e importantes para mim! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu texto. Eu não concebo a amizade. Acredito em relações cordiais mas mesmo assim é duro para quem ama e se entrega ao máximo.

      Eliminar
  8. Para mim o "acabar bem" é colocar um ponto final na relação de forma que tudo tenha ficado resolvido e esclarecido entre ambos. O que nem sempre é possível.
    Pelo experiência que tenho, a amizade entre essas duas pessoas pode existir, mas só é possível depois do luto feito e de ter ficado tudo muito bem resolvido e esclarecido entre ambos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Discordo... Há relações e relações.

    Há sentimentos que se transformam, sem termos necessariamente que cortar a outra pessoa da nossa vida.
    Não temos que abdicar de uma pessoa que nos foi querida, porque a paixão se foi. O amor, também se adapta.


    E não foi uma teoria estudada, mas é uma experiência vivida.

    SS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aí vou ao encontro da frase que aqui foi referida. Se calhar as pessoas sempre foram amigas mas pensavam que eram algo mais. Conheço muitas relações assim.

      Eliminar
  10. Para mim não existe o "acabar bem" porque normalmente acaba sempre tudo mal!

    ResponderEliminar
  11. pois eu tambem nao acredito no "acabar bem" e viveram felizes para sempre... mas vale sempre a pena acreditar que damos ou vamos dar o nosso melhor na relaçao. beijoka

    ResponderEliminar
  12. Claro que o acabar bem "instantâneo" não existe. Concebo a ideia de um ex-casal se dar bem, conviver saudavelmente, mas isso não acontece imediatamente após o fim da relação. Passados uns meses, uns anos, acredito que sim. No dia seguinte? Duvido. Soa-me a conversa de quem quer mostrar ao mundo e à força toda que está bem, quando, na verdade, apenas está a negar um luto que é tão saudável quanto necessário. Pior que isso, só insistir em acabar bem, forçar uma amizade que o/a ex-parceiro/a não deseja, nem daí a um mês nem daí a um ano, ou dez. Pior, só mesmo não perceber que nem todas as relações têm de acabar bem, que não é preciso ser-se amigo de todos os ex e que, é normal, mesmo no fim do luto, não querer ser amigo daquela pessoa. Não há, na minha opinião, e no que toca a relações, pior falta de civismo do que querer parecer civilizado a todo o custo. Sou advogada e digo muitas vezes a clientes a quem trato do divórcio: se daqui a uns tempos se derem bem, isso é maravilhoso (principalmente se há filhos envolvidos), se apenas conseguirem dizer bom dia/boa tarde, também não há mal, mas se nem isso conseguirem, é melhor nem se cumprimentarem do que estar a forçar uma situação desagradável para todos e com tendência a agravar-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo texto. Lamento que não tenha o teu nome mas muito obrigado.

      Eliminar
    2. Não sei o que é acabar por experiência própria, mas acerca do que penso sobre o que ficou escrito ,acho excelente o comentário desta anónima. E que belo conselho está expresso.

      Eliminar
  13. Eu acredito em finais felizes! não acredito em "ficar bem" com quem partilhamos a nossa intimidade e depois avabou! Não! Isso é uma valente mentira...das grandes mesmo! Se acabou, como muito bem dizes, é porque algo ou muitas coisas não estavam bem...
    Mas acredito em finais felizes...os tais finais que´são uma continuidade! The force is with you!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito no foram felizes para sempre. Existem poucos mas agarro-me a esses exemplos.

      Eliminar
  14. Escrevi sobre o tema aqui:

    http://jessi-aleal.blogspot.pt/2012/10/can-we-still-be-friends.html

    Acredito que o amor se pode transformar noutra coisa, já vi acontecer. Como alguém disse atrás, não é logo, mas há pessoas que não queremos fora da nossa vida só porque a paixão se extinguiu. Nunca se "acaba bem": é sempre triste, por mais respeito que haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ler :)

      O acaba bem são os tais paninhos quentes para tentarem dar um ar rosa à situação.

      Eliminar
  15. Desculpa mas não concordo contigo. É perfeitamente possível duas pessoas acabarem e ficarem bem uma com outra. Já aconteceu comigo e conheço outros casos também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não duvido que seja. Penso é na frase que já aqui foi referida. Seria mesmo amor? Conheço pessoas que colocam a dúvida se não estão a dividir vida com um amigo.

      Eliminar
  16. "Acabar bem"! De facto, não é uma expressão muito feliz. E obviamente, quando se termina um relacionamento, é porque algo não está bem, caso contrário, as pessoas mantinham-se juntas naquela relação. Contudo, quando há uma decisão de uma das partes, para terminar, isso deve ser comunicado/falado civilizadamente com a outra parte interessada, sem recorrer a mentiras piedosas, ou mentiras, daquelas, bem grosseiras. Convém terminar sem culpar a outra parte daquele fim, só para sacudir as próprias culpas do capote. Isto já para não falar de algumas pessoas que nem sequer têm a capacidade de terminar, ter a conversa final onde se resume o que foi e se conclui o que não poderá ser. Para mim, isto é "acabar bem".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim isso, que muito bem referes, é acabar de forma educada. O acabar bem faz-me confusão :)

      Eliminar
  17. Concordo contigo de forma genérica mas há casos e casos. Concordo com a leitora quando diz que as pessoas que ficam amigas é porque nunca foram mais nada para além disso, há muitos casais assim que nem se apercebem. Acho que quando os dois decidem terminar porque já não sentem nada é um caso, quando um ainda gosta da outra pessoa e não é correspondido é outro caso, quando ambos gostam mas por algum motivo têm de terminar ainda é outro caso. É tudo muito relativo mas para mim é claro como a água que ninguém é feito de ferro e consegue ser 100% racional e maduro nestas situações por mais que tente.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso como tu. Quando dois casais aceitam de boa vontade terminar algo é porque já não existia amor há muito.

      Eliminar
  18. Acabar bem é não acabar à estalada ou coisa pior. É ter-se uma atitude madura e civilizada e desejar uma boa vida ao ex parceiro/a. Já o ser amigo...já tentei, mas nunca se é SÓ amigo quando já houve algo mais. É aquela coisa da despromoção e deixar de ter o papel de protagonista para se passar a papel secundário. Por muito civilizado que se seja, quando não se quer o fim de uma relação, ficar só amigo e tentar (con)viver com isso, é masoquismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é acabar da forma correcta e civilizada. O bem faz-me confusão :)

      Eliminar
  19. xi... isto dava para escrever um tratado. :)
    eu acredito em algumas coisas que escrevete; mais que do tempo, acho que depende das pessoas; da maneira de estar na vida, nos problemas, nos processos.
    gostei do tema.
    dava pano para mangas.

    ResponderEliminar
  20. Olá de novo bom dia! Pois este assunto tem mesmo pano para grande conversa.... Respeito todas as opinioes, mas no meu caso preciso de manter uma amizade que foi tudo de bom antes disso, mas que eu terminei ha uns 12 anos!com o passar do tempo a dor de não saber nada dele, de já não conversar de vez em quando, de saber simplesmente se esta bem , de rirmos juntos , faz cortes bem incisivos, daqueles golpes de tesoura mesmo! Sem a sua amizade não brilha totalmente o meu sorriso, alguem me entende? Xis. Maria

    ResponderEliminar