3.2.13

django libertado (e azarado)


Ontem fui ver Django Libertado. A cerca de dez minutos do final do filme entra um casal na sala de cinema. Munidos de pipocas e refrigerante, sentam-se mesmo à minha frente. Passados aqueles dez minutos acendem-se as luzes da sala. Ele, espantado, olha para todo o lado. Ela, olha para o relógio e começa a rir. Eu, fiquei com a ideia que chegaram cedo demais e que viram primeiro o final do filme naquilo que foi um divertido episódio de azar.

Quanto ao filme. Tarantino é Tarantino. Um filme bem ao seu estilo. Um bom guião representado de forma exemplar por excelentes actores. Destaco Jamie Foxx (não sabe representar mal), Leonardo DiCaprio (que extraordinário actor que tem vindo a crescer com os últimos filmes) e sobretudo Christoph Waltz que faz um grande papel. Contudo, acho que Django Libertado não tem hipóteses de discutir o Oscar com Argo (o meu favorito) ou com 00:30 Hora Negra. Isto não invalida que seja um filme que merece ser visto no cinema.

Destaco ainda o aspecto que considero mais importante em Django Libertado. A forma como é abordado o racismo. Não o convencional, praticado por pessoas de diferentes raças mas aquele que é protagonizado por indivíduos da mesma raça e que muitos preferem fingir que não existe. Samuel L. Jackson representa muito bem algo que existia em larga escala na altura da escravatura mas que, infelizmente, ainda existe nos dias de hoje.

35 comentários:

  1. Eu adorei o filme e a personagem do Samuel L. Jackson. Já vi o Argo e acho que irá ganhar mas só porque é um filme que retrata a "supremacia" americana e onde os norte americanos são os heróis. Ainda por cima conseguem enganar os iranianos. E isso eles adoram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, o Samuel L Jackson é o homem do filme! black mothafucker! :p

      Eliminar
    2. Eu acho que o Argo é um excelente filme mas temo que o 00:30 Hora Negra seja mais mediático e ganhe por causa daquilo que relata.

      @Sushi
      Acredita que tenho visto muitos Samuel L Jackson na vida real...

      Eliminar
  2. Como grande fã de Tarantino que sou esta semana finalmente vou ver o Django. Gostei do último parágrafo. Promete. Um abraço.

    http://acabanadoparaiso.blogspot.pt/

    http://www.facebook.com/ACabanaDoParaiso

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi. Vi o Argo e gostei bastante, mas apesar de se basear em factos reais, é um filme-tipo all american hero, sem as bradoquices e as ramboiadas. Estou desejosa da Tarantinada.

    ResponderEliminar
  4. Não sou nada fã do Tarantino. Mas o tema aghrada-me sobremaneira!

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei o filme. Assim como adoro todos os filmes do Tarantino.
    Concordo contigo quando dizes o pior racismo é aquele que é praticado por pessoas da mesma raça.

    Beijinhos e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esse tipo de racismo ainda é forte nos dias que correm.

      beijos e bom Domingo.

      Eliminar
  6. Ando tão atrasada nos filmes...
    tenho tudo por ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me faltam poucos mas se pudesse passava dias a ver filmes.

      Eliminar
  7. Acho que o Django tem tido mais fama do que qualidade.

    Tem momentos muito bons mas está longo dos restantes filmes do Tarantino.

    Adorei o Hora Negra, mas parece-me que o Argo será a melhor opção para melhor filme.

    ResponderEliminar
  8. Os próximos filmes a ver serão o Django Unchained e o Argo. Adoro o estilo do Tarantino, mas estou super curiosa por ver o que Affleck fez com Argo já que a crítica é tão positiva.

    ResponderEliminar
  9. Tenho exactamente a mesma opinião que tu, para mim ganha o Argo:)

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que o Ben Affleck não concorra para o Oscar de melhor realizador.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Gostei do filme e da música mas acho que não tem hipóteses de ganhar o Oscar.

      Eliminar
  11. ah, eu adorei o filme! tarantino ao mais alto nível! e as músicas são qualquer coisa. Ainda não vi todos os filmes candidatos....tb gostei do Argo, mas o Tarantino mora no meu heart! :p

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Essa história do casal, é muito divertida. Especialmente o sentido do humor da mulher, rir-se dela própria.
    Quanto ao filme, confesso que não sou muito dada a cowboy(adas), mas como sou fã do Tarantino e do DiCarpio, tenho mesmo que tratar de ver :)

    http://filipacgouveia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiveram sentido de humor :)

      O DiCaprio está muito bom. Não tem nada a ver com o menino do Titanic e de A Praia.

      Eliminar
  13. Looool! Esses são daqueles que lêem as revistas do fim para o início :)

    ResponderEliminar
  14. Estava na dúvida se ia ver ou não... Sou fã da época do Pulp Fiction, Jackie brown, cães danados. Fiquei curiosa com o teu post.

    ResponderEliminar
  15. Ainda não vi...está na minha lista :)

    ResponderEliminar
  16. Passe a tautologia, tens razão, "Tarantino é Tarantino"!

    http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/2013/02/django-d-is-silent.html

    ResponderEliminar