7.2.13

muros altos demais


Cada vez mais existem pessoas que se fecham. Que não deixam que ninguém se aproxime. Por norma, e peço desculpa se estiver errado mas tomo como exemplo a realidade que conheço, são pessoas que sofreram por amor. Pessoas que viveram paixões intensas que acabaram quando menos esperavam e por motivos inesperados. E este pequeno incidente fez com que se isolem do mundo.

Digo pequeno incidente porque considero que nenhuma história de amor deve ter poder suficiente para causar tal atitude numa pessoa. A nossa passagem por este mundo tem, em média, uma duração de 75 anos. Será que vale mesmo a pena desperdiçar dois, cinco, dez ou mais anos a pensar naquele episódio  negativo específico? Julgo que não. Mas também sei que é mais fácil falar do que fazer.

O pior no meio de tudo isto é que, e volto a reportar-me aos casos que conheço, as pessoas que se fecham são extraordinárias. São pessoas com muito para dar. Com muito amor para oferecer. Mas que, por medo, optam pela solidão. Pela dor pensam que são as piores do mundo e que têm centenas de defeitos. E, de forma inconsciente, vão construindo muros altos demais à sua volta. Muros que não param de crescer. Até que chega o dia em que nenhuma pessoa consegue escalar esses mesmos muros. Por mais vontade que tenha de chegar perto dessa pessoa.

Por fim, quando as pessoas percebem que estão efectivamente cercadas por muros gigantes constatam também que já perderam dois, cinco, dez ou mais anos de vida. E percebem que muito ficou por fazer. E quem sabe se não ficou para trás algo que não poderá ser feito no futuro. Ou aquela oportunidade, que até pode ser sentimental, que teria mudado as suas vidas.  

57 comentários:

  1. E mesmo quando se consegue quebrar os muros , ficam sempre algumas pedras pelo caminho.Mas não podemos esquecer que ate com essas pedrinhas se pode criar coisas lindas e fortes! Ha que acreditar que o tempo tem um poder de cura fantastico! E falar, escrever e partilhar e uma grande ajuda para abrir o coracao. Xis para todos os que não quebraram ainda os muros altos demais! Maria

    ResponderEliminar
  2. Realmente é triste que as pessoas se fechem, que criem muros em vez de pontes seja porque motivo for. Na verdade a vida é curta para desperdiçar anos,mas acho que isso está na forma de ser dessas pessoas, algumas ainda as podemos "puxar" outras ficarão irremediavelmente sós e pelo caminho. Acho que cada vez mais a vida apela à partilha mas quantas vezes ela é mal entendida até.
    Tentar viver o melhor que se consegue e não há dúvida que partilhando a vida é mais "leve"!.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento ajudar as que posso e sobretudo aquelas que querem ser ajudadas.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Eu ergo eventualmente os tais muros, mas fui mais feliz no amor do que sofri por ele. Talvez por aí sinta que todos os muros que construo estão no sítio certo porque quando chega ao momento em que sinto que o muro terá de cair não tenho problemas em derrubá-lo. Mais importante, não deixo de sentir que foi uma excelente decisão, mesmo no fim do amor.

    ResponderEliminar
  5. Muito verdadeiro isso que escreves. E a sensação que tenho é que cada vez existem mais pessoas assim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Verdade...mas quando a cabeça "pifa" é uma gaita...

    ResponderEliminar
  7. Não deixa de ser verdade mas,de todo o modo, está-se sempre a tempo de começar a viver outra vez. E vale sempre a pena.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas podem perder-se algumas coisas que não voltam. Mas estou contigo, vale sempre a pena :)

      Eliminar
  8. Eu ergui muros bem altos durante mt tempo e afastei pessoas por causa disso. Mas não posso dizer que me arrependo. Porque acabou por aparecer uma que foi capaz de os ultrapassar ;)

    ResponderEliminar
  9. Felizmente já me fechei mais. O muro ainda continua alto, difícil de escalar em termos de amor. Sofri. Chorei. Caí na cama e muito mais. O medo impera quando pensamos que nos pode acontecer de novo, quando dedicamos a nossa vida a uma pessoa e que tudo foi em vão.
    Dizem que o tempo ajuda a esquecer. Não digo isso. Suaviza a dor, mas não se deixa de gostar. E esta forma de gostar vai tb suavizando, mas quando a ferida é tocada, arde e chora-se.
    Se existe alguém que os vai conseguir trepar? Talvez. Nunca fui menina de procurar "namoros" com medo de sofrer e acabei por sofrer. Se tiver que acontecer, acontece e os muros caem para dar oportunidade ao amor.

    ResponderEliminar
  10. Tão verdade! Acrescentaria apenas que também existem aquelas pessoas que, apesar de se fecharem com medo, tem auto estima e nunca se sentem sos uma vez que a sua companhia lues apraz.
    Gostei muito!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que existam pessoas que são felizes assim. Mas, num certo ponto das suas vidas vão sentir a falta de alguém.

      Beijos

      Eliminar
  11. é verdade que há histórias de amor que causa feridas que parecem nunca cicatrizar, que causam uma dor tão insuportável que simplesmente não se quer voltar a passar por isso

    ResponderEliminar
  12. Ás vezes é importante construir esses muros, para viver o luto da relação defunta...
    As pessoas têm diferentes timmings de cura...e abrir a porta a alguém sem sarar a ferida anterior, também não é bom...às vezes até é pior...

    Seja como for, quando tiver de acontecer, haverá alguém com amor suficiente para fazer implodir todos os muros de protecção.

    ResponderEliminar
  13. Se conseguíssemos sair de nós próprios e observar-nos de fora, era bom, percebíamos imediatamente que a vida continua e olhávamos para a frente, ao invés de olhar o passado. Enfim, re(ra)lações amorosas...

    ResponderEliminar
  14. É verdade, é muito verdade. Quer se chegar a essas pessoas mas elas não deixam. O pior é que se quer ajudar mas só se elas deixarem, porque senão não conseguimos nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas têm de ter coragem de revelar que precisam de ajuda.

      Eliminar
  15. Verdade...
    Mas tal como tu dizes, é fácil falar para quem está de fora...
    Gostei particularmente deste post.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora se não gostasses...tu não constóis muros, constróis muralhas!

      bom dia frô

      Eliminar
    2. Rock Girl não me estragues a reputação...
      loool...

      Eliminar
    3. Ai o diabo da mulher...
      Tu não me provoques, olha que te apanho no continente...

      Eliminar
  16. Nao sei se lhe deva chamar muros...so tenho un sistema contra incendios mt.bom e dois capangas 4x4 a guardar os portoes :) eu nao afasto ninguem, alias é sempre no fim de um namoro que conheco mais gente mas nao me dou ao trabalho de agradar e ser amorosa!
    Bom post

    Liz

    ResponderEliminar
  17. Pois. É a vida. Mas sabes, a maior parte das vezes a construção dos muros não é inconsciente, muito pelo contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas? Eu pensava que as pessoas não têm a noção de que estão a afastar tudo e todos.

      Eliminar
    2. Haverá certamente dos dois tipos. Mas os muros servem mesmo para isso, para afastar tudo e todos até que o coração sare, até que a vida volte a ser, até...há quem nunca mais deixe abrir brecha na muralha, mesmo sabendo que do lado do lá pode haver (e lá está, a p...@ da incógnita) outras marés. Estes são muitas vezes os que vivem por dentro, como escreveu a Alice Vieira: "Eu posso estar sentada aqui nesta cadeira, a fazer malha, e vocês olham para mim e são capazes de jurar que eu estou ao vosso lado, mas não estou, estou muito longe, a viver outras vidas, a ouvir outras vozes, a sentir outros cheiros, a amar outras pessoas."

      Eliminar
  18. Como te percebo :))) Mas a verdade é que não existem timings perfeitos para que esses muros caiam...às vezes o importante mesmo é ter-se a possibilidade de na vida cruzar com alguém especial que faça novamente as pessoas acreditarem e deixarem as suas defesas de parte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há pessoas que se fecham tanto que não conseguem ver essa pessoa.

      Eliminar
  19. De facto há momentos e situações muito difíceis, cada uma e cada um à sua maneira e medida. Penso que todos de uma forma ou de outra já se isolaram e levantaram muros (eu própria) mas sempre encarei esses momentos de isolamento como se de um "luto" tratasse e no final acho que podemos sempre crescer e tornar-mo-nos mais fortes.
    Sigo uma filosofia de que ... nada acontece por acaso, nada mesmo.

    ResponderEliminar
  20. Eu construí um muro do género que mencionaste, não por desgosto de amor, mas por timidez.
    Digamos que nunca fui uma rapariga "normal", sempre fui gorda e devido a isso sempre me isolei do mundo. Mesmo que digam que não, as pessoas gordas são sempre motivo de gozo, chacota... Então para me defender, levantei esse muro em meu redor para não deixar que me atingissem em demasia.

    Hoje, e após meses de mudanças físicas (não sou magra, mas já não sou gorda), vejo que esse muro me afastou de muita coisa, de muitas pessoas. Fi-lo consciente...mas agora arrependo-me.
    Estou a tentar deitá-lo abaixo, está a ser uma tarefa árdua, muito mais do que quando o construí, mas hei-de derrubá-lo!!

    Hoje o meu signo - Peixes - até vai de acordo ao que acabei de escrever.
    "Há quem defina a timidez como uma vontade enorme de agradar, abafada por um medo terrível de não o conseguir. É assim que se perdem as boas oportunidades."

    Foi assim que deixei escapar boas oportunidades... Mas outras melhores me esperam!!!

    Bom fim de semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo testemunho. Ainda bem que estás a deitá-lo abaixo :)

      Bom fim de semana

      beijos

      Eliminar
  21. Por vezes há dores que as pessoas não conseguem controlar e constroem esse muro para se protegerem...mas concordo contigo, não se deve desperdiçar o nosso tempo a pensar em coisas más que já lá vão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo que é uma defesa mas perde-se muito tempo de vida.

      Eliminar
  22. E que muro! O problema está no facto de quem chega não ter culpa das más experiências e levar por tabela. Não é difícil baixar a muralha, difícil é manter a muralha em baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo muito importante. Quem tenta derrubar o muro é logo visto como alguém igual à pessoa anterior.

      Eliminar
  23. É normal ter-se um pequeno parapeito pelo menos para uma certa defesa mas.. nada impossível de se ultrapassar.
    Acho que a música Capitão Romance diz muito sobre isso.

    ResponderEliminar
  24. O pior é que hoje em dia mesmo quem ainda não sofreu um desgosto de amor, por exemplo, os começa a erguer. Noto isso em alguns adolescentes... e nisso eu fui tão radicalmente diferente.. era sempre de avançar... e mesmo que o rabo ficasse dorido, olha... era levantar e continuar. E mesmo depois de ter o coração despedaçado, peguei nos restos e lá fui eu... a impaciência em mim não me permite ficar no "e se...".. :)

    ResponderEliminar
  25. Damn...agora fizeste-me chorar...

    ResponderEliminar
  26. Não tenho palavras para comentar este post..:(

    ResponderEliminar