6.2.13

os meandros desta cena chamada blogosfera


Quando criei o meu blogue, em Abril do ano passado, estava longe de imaginar naquilo em que me estava a meter. Por várias razões. Lia alguns, poucos blogues, em grande parte por influência da minha mulher que costumava ler alguns. Quando achava que os assuntos eram pertinentes para mim, mostrava-me o conteúdo. Gostei do que fui descobrindo. Tanto no blogue mais mediático como naqueles que ela conhece que têm sempre uma piada que nos faz sorrir. E era isto. De resto, não sabia tudo o que está nos bastidores daquilo que a nossa vista alcança quando olha para uma página de um qualquer blogue. É verdade que já tinha criado um blogue sobre um clube onde joguei. Mas era algo lido por meia dúzia de pessoas que estavam ligadas ao mesmo.

Quando decidi criar este que vocês conhecem, tive por base aquilo que tinha feito no tal blogue ligado ao desporto. Pensava que seriam mais ou menos as mesmas pessoas a lerem o que escrevia. Mais do que a necessidade de partilhar aquilo que penso e sinto sobre determinado assunto, foi uma forma de canalizar a escrita que não utilizo profissionalmente. Não criei o meu blogue a pensar num número de visualizações diárias nem de seguidores. E isto é fácil de explicar pelo simples facto de que quando criei o blogue revelei apenas a duas pessoas que o tinha feito. E durante muito tempo, estas foram as pessoas que souberam que sou eu que estou deste lado das palavras que estão a ler.

O que mudou foi o facto de passar a comentar aquilo que apenas lia. Nessa altura, achei por bem assinar os meus comentários. Por uma razão, seria a minha marca e aquilo que me distingue dos demais. De forma surpreendente, passados poucos meses o blogue atingiu um vasto número de visualizações diárias. Ao mesmo tempo iam chegando os seguidores. Mais tarde, os emails de pessoas simpáticas (e talvez curiosas) que metiam conversa comigo. Como adoro comunicar sempre respondi ao que as pessoas me disseram. E não se trata de um frete. Faço porque gosto. E faço porque sei o que é enviar um email a alguém que não nos liga nenhuma ou que responde de forma previamente formatada para todas as pessoas. Nunca pretendi isso. Porém, mesmo com este surpreendente crescimento, continuei a não perceber naquilo em que me estava a meter.

Com o constante crescimento do blogue comecei a ser contactado por algumas marcas que queriam dar-me a conhecer os seus produtos. Mais uma surpresa. A isto juntaram-se os convites para eventos. Na altura (e ainda hoje) a surpresa apoderou-se de mim. Aceitei aqueles que podia aceitar. E recordo-me de uma coisa que disse no primeiro evento a que fui. “Não sei o que estou aqui a fazer nem porque fui convidado”, foram as minhas palavras para uma determinada pessoa. Porém, estes eventos permitiram-me conhecer um grupo de pessoas muito simpáticas. Refiro-me a autores de diversos blogues e também aqueles que são a máquina que dá vida a um evento. Nessas alturas, dei os meus primeiros e verdadeiros passos neste mundo da blogosfera. Comecei a ouvir falar de histórias macabras de coisas que algumas pessoas são capazes de fazer. Porém, ainda não sabia onde me estava a meter pois sou aquele que escreve num pequeno blogue.

Quase um ano depois de ter dado vida a este espaço continuo sem perceber mais de metade daquilo que se passa nos meandros da blogosfera. Será que as pessoas não percebem que este mundo não passa de palavras. Palavras que se articulam, que se dividem por vírgulas e que se separam por traços e pontos finais. É que na realidade, isto é um blogue. Isto é a blogosfera. Não compreendo quem faz deste mundo uma qualquer pista de corridas automóveis onde o objectivo é chegar à meta o mais depressa possível e à frente dos outros. Às vezes pedem-me para explicar o meu sucesso. O que é isso do sucesso? Quem define sucesso neste mundo do www? É ter mais visualizações? É ter mais seguidores? É ter as duas coisas? É ser dono e senhor de todas as verdades? Não sei. Só sei que aquilo que tenho não é sucesso nenhum. Isto sou eu. São as minhas palavras. É aquilo que sinto. É aqui que sou. Com as minhas qualidades e defeitos. Se isto se traduz em visualizações, fico feliz. Se for o único a ler o que escrevo, óptimo. A vida continua tal como existia antes de ter criado este blogue.

Ao longo dos tempos percebi que a blogosfera é como as lojas chinesas. Aqui há-de tudo. Blogues sérios. Políticos. Informativos. Divertidos, satíricos e por aí fora. Existem também autênticos diários pessoais que nos deixam enternecidos a cada palavra que devoramos. Depois existem os outros. Os falsos. Aqueles que têm como propósito engatar pessoas com base em mentiras. De levar para a cama tudo aquilo que mexe e respira. Mas o bom deste mundo é que ninguém é obrigado a ler o que quer que seja. Na generalidade, os blogues são de acesso livre e só lê quem quer. Quem não quer, não lê. Esquece. Arruma para o canto. Varre para debaixo do tapete ou outra coisa qualquer. O que também aprendi é que aqui, tal como na vida real a mentira tem perna curta. Os mentirosos e cobardes ficam rapidamente sem tapete. Mesmo que seja um tapete virtual.

Também aprendi que na blogosfera é possível ter mil caras diferentes. Uma para cada blogue. Uma para cada opinião. Somos os maiores quando dá jeito. Apoiamos os outros quando nos convém. Criticamos quando todo o mundo critica. Damos palmadas nas costas quando todos dão. Seguimos ondas e tendências como qualquer moda criada em Paris, Milão ou Nova Iorque. Depois, na altura de dar uma opinião formal somos as pessoas com a melhor etiqueta do mundo. Temos dez estrelas numa escala de cinco no que ao bom comportamento diz respeito. Aprendi também que a cobardia habita em muitas pessoas. Cobardia anónima. Mas, mais uma vez com perna curta e rapidamente descoberta. Eu podia dizer que sou um menino muito bem comportado. Mas não sou. Eu porto-me mal. Sobretudo quando me incomodam com cobardia. É verdade que podia ignorar tudo isto. E é o que tenho feito ao longo dos tempos. Porém, como sou um menino mal comportado, acho que há coisas que não devem ser apagadas e devem servir de exemplo. Para quem? Para aqueles que se comportam bem com o fato de dia e que são cobardes quando vestem o fato de noite.

O que ainda não aprendi são os motivos que levam alguém a invejar quem escreve num blogue. Pessoas que canalizam os seus insucessos pessoais, os seus problemas de vida e muitos outros problemas a tentar acabar com aquilo que os outros têm. Volto a referir. Isto são palavras. Nada mais do que palavras. Outra coisa que não percebo. Pessoas que criam blogues para depois gritarem ao mundo que não vivem da escrita. Pessoas que sentem a necessidade de se justificar com o que quer que seja. Eu não tenho problemas em dizer. Eu sou um gajo de letras. Eu sou um gajo que vive da escrita. Mas não desta. Da profissional. Daquela que faço no meu local de trabalho. É essa que me paga as contas e não esta. Mas, tal como milhares de jornalistas tenho um blogue. E como sou um gajo de letras e que vive da escrita, acabo por ter aqui uma montra. Não para mim. Não para as cuecas que escolhi vestir hoje. Mas para a minha escrita. Sobretudo porque aqui escrevo de uma forma que não escrevo no meu trabalho. Se isto é um crime, podem algemar-me e prender-me pois sou culpado por agarrar-me aquilo a que posso sobretudo numa altura em que a minha profissão vive tempos muito difíceis.

106 comentários:

  1. É por estas e por outras que eu levo isto a brincar!
    Porque para séria já basta a minha vida.

    ResponderEliminar
  2. Mas que novela foi essa? Eu percebi que se passou qualquer coisa, e aposto que sei com quem. Não percebi foi o porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de uma novela Pipoca. Só não gosto que me façam de parvo. Pessoas de duas caras que andam por aí a fazer-se das melhores pessoas do mundo. Este é um texto sobre o aglomerado de pessoas invejosas e cobardes que andam por aí. A única coisa fora do normal foi o facto de ter deixado um comentário "fora do normal" no meu blogue ontem. E como referi no texto, deixei-o ficar porque sou um menino mal comportado. E acho que certas coisas devem servir de exemplo para quem opta pela cobardia para regrar a sua vida.

      Eliminar
    2. Fez-me ir lá atrás à procura de comentários Sensíveis e muito pouco masculinos. É não ligar,deve ser azia por ter sido gozado a pontos de fechar o blog. Aquilo fazia-o sentir-se importante e agora não tem público.
      Nunca, em dias da minha vida, me deparei com uma figurinha tão patética, invejosa e insegura.
      Mas olhe que enganou algumas almas, várias das suas comentadoras eram assíduas e se gostavam dele... (o pobre inventou muita coisa mas não inventou tudo)

      Eliminar
  3. Gosto imenso de te ler e sou tua seguidora, mas um dos motivos para seres tão bem sucedido na blogosfera e teres tantos seguidores deve-se ao facto, de seres homem.
    Isso faz suscitar curiosidade nas mulheres a quererem descobrir o mundo dos homens e como eles pensam, por outro lado há mais blogs de mulheres que de homens.
    É evidente que isso não te tira o mérito mas ajuda a consolidá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso deve motivar inveja? Tola a pessoa que tem inveja disso. Pelo menos é o que penso.

      Eliminar
  4. Olá!
    Não sei muito bem como vim cá parar... (e não foi hoje...) mas gostei do nome do blog... gostei da escrita... e por aqui fiquei... Não estou na caixinha dos membros, pois simplesmente adicionei o site ao google reader... é lá que organizo os sítios que gosto de acompanhar...
    Cada um deve ser livre de escrever o que quer e como quer... Se as pessoas gostam de ler, cool... se não gostam "boa tarde e um bagaço", ninguém obriga ninguém a ler...

    E, por ninguém obrigar ninguém a ler, choca-me ver em blogs, comentários infantis, infernizando e maldizendo os autores dos blogs... é coisa que não consigo compreender...

    Pessoalmente tenho blog, porque gosto de escrever, e faço-o essencialmente para mim... Se mais pessoas gostarem e se de alguma forma se identificarem óptimo, caso contrário, estamos bem na mesma!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá nat.

      Não sabes mas ainda bem que vieste cá ter. Obrigado pelas palavras e essa máxima do bagaço é muito boa.

      Sabes o que me choca. É que os autores desses comentários são os maiores quando não se escondem no anonimato. E acredita que se fosse adepto de coisas porcas tinha muito para escrever por aqui.

      Eliminar
    2. Mas não és, e ainda bem!

      Tem um bom dia!

      Eliminar
    3. Apenas senti a necessidade de marcar uma posição.

      Uma grande dia para ti também.

      Eliminar
  5. Como alguém disse, vivendo e aprendendo. Falem bem ou mal de ti o importante é que falam e talvez é porque marcas a diferença. Se o blogue tem evoluído e tem o sucesso que tem é porque tens leitores que gostam do que escreves e da tua postura, o resto são penauts como diz o JJ. Não te aborreças com gente pequenina, porque no fundo vai ser sempre gente infeliz e que se alimenta da infelicidade alheia.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito em todas as pessoas, até que se prove o contrário. Tenho conhecido muitas pessoas boas e interessantes e também tive más experiências. Essas, são facilmente atiradas para o lixo, onde devem estar.

      Obrigado Miss Q.

      Eliminar
  6. Ainda bem que escreves.
    Ainda bem que te encontrei.
    Ainda bem.

    ResponderEliminar
  7. As pessoas são estranhas! Estejas onde estiveres!
    Há smp invejosos!!!

    ResponderEliminar
  8. Cheguei há pouco tempo ao mundo da blogosfera e fiquei espantada com a quantidade absurda de blogs exclusivamente criados para ridicularizarem os outros blogs. Estou surpreendida, achei que não seria assim. Mas como disse, estou por cá há pouco tempo... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem vou por aí. Há pessoas que gostam desse registo de escrita. Seja aqui, em Espanha ou na China. Mas ninguém é obrigado a ler esses blogues. Só lê quem quer. A cobardia é bem pior do que isso.

      Eliminar
  9. Sim, há pessoas estranhas por aí! Não ligues, pensa em todos os que gostam daquilo que escreves, dos sentimentos que exprimes e esquece tudo o resto!

    A blogosfera é como o mundo: há 2 lados, um bom o outro é..."whatever"! :) Faz como eu faço, o mais importante é o que eu faço e o que eu escrevo! Escrevo do coração, sem interesses, sem agendas, sem mais nada! Apenas gosto de escrever e de me divertir a ler outros blogues!

    Um abraço,

    http://carpediemtome.blogspot.pt/







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não faço disto uma corrida. Nem quero que todos gostem de mim. Não sou aquele que acha que só existem dois tipos de mulheres: as que me amam e as que não me conhecem. Eu sou um gajo do mais básico e simples que existe. Gosto que discordem de mim. Gosto de boas tertúlias à volta de um tema. Agora, invejas e cobardias... Isso dispenso.

      Obrigado
      Abraço

      Eliminar
  10. Simplesmente adorei este texto.
    Cheguei cá ao teu canto há pouco tempo (esta semana?) e cheira-me que já não arredo pé! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é um breve resumo de meses e atitudes de certas pessoas que perdem o seu tempo a ocupar o dos outros com patetices ;)

      Ainda bem que gostas de estar por cá.

      Eliminar
  11. Às vezes acho que também se dá demasiada importância a quem espelha raiva e inveja nos comentários que faz aos posts de algum blogue. Tal como dizes, são apenas palavras. Palavras que são entendidas e interpretadas de maneira diferente por pessoas diferentes. Há que não dar a devida importância. Porque, tal como não te conhecemos pessoalmente e as tuas palavras podem ser bem diferentes do dono que as escreve, o mesmo se aplica a quem nos inveja, comenta e odeia. E é isto!

    A liberdade e a beleza de se ter um blogue, é poder falar-se sobre tudo o que nos apetece. Eu, é isso que faço. Uns dias estou mais contente e escrevo com suavidade. Noutros estou danada, e saem asneiras por todo o lado. A liberdade permite-nos isso. E há que a aproveitar da maneira que mais nos apraz.

    Bjinhos

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que pensei muitas vezes antes de publicar este texto que deve ser o mais longo que escrevi aqui. E acabei por publicar porque acho que há alturas em que devemos marcar uma posição. Pois não gosto que me façam de parvo. Que tentem mostrar que visto duas camisolas quando ando sempre com a mesma.

      Beijos

      Eliminar
  12. Fantástico texto ! como todos os que escreves, dai as visualizações e dai os seguidores, mérito teu, é sempre um prazer passar por aqui. No meu blogue não sinto essa pressão (é um nicho de interesse especifico)e são poucos os blogues de jardins e jardinagem...mas há alguns comentários menos simpáticos... a cahrem que vivo disto..eu não vivo do blogue..vivo dos meus projetos...do meu trabalho como arquiteta paisagista, o blogue é um prazer enorme e as pessoas que me visitam são uma compensação mais do que suficiente ...mas eu sou um bocado Cândido do Voltaire...é melhor cultivar o meu jardim....beijos e hoje estiquei-me a escrever sorry !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-te os parabéns por teres um espaço específico e não teres que lidar com metade disto. Por não teres que lidar com estas pessoas.

      Podes esticar-te sempre que o desejares.

      Eliminar
  13. O texto está fantástico. E se tens muitos seguidores, é porque ainda há pessoas que gostam de ler algo bem escrito. :)
    Quanto aos invejosos, são como os que refilam...têm de dizer mal à força, nem que inventem motivos. A mim o que me faz impressão é que esses que dizem mal continuam a vir ler...então se não gostam, deixem de cá vir, é simples. Pelo menos é o que eu faço. Quando gosto leio, quando não gosto não leio. Ponto.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado lilipat2008. Eu sou aquilo que sou, para o bem e para o mal. Quem quiser comprovar pode aparecer no dia 23. E só não sabem mais de mim por questões profissionais. Nada mais do que isso :)

      Eliminar
  14. Tenho um post nos rascunhos já há algum tempo sobre a inveja blogoesferiana. Ainda não me deu para o publicar, mas em parte vai ao encontro de algumas coisas que aqui expressas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive na dúvida entre publicar ou não mas achei que devia marcar a minha posição quando sou vendido em pacotes fora de validade. E isto resume o que fui descobrindo ao longo dos meses.

      Eliminar
  15. Boa tarde. Queria dizer que cheguei ao seu blog atraves do arrumadinho, pois li o seu comentario e achei original o nome do seu blog. Bem escolhido ! Li alguma da sua escrita e gostei. Continue pois os bloguer's fazem bem a alma e companhia as vidas mais solitarias acredite. Em relacao ao comentario que escreveu , sobre boas e mas pessoas... So posso partilhar uma maxima que me ensinaram: nos as pessoas com alma, temos que aprender o dom de andar no meio da "porcaria" sem nos sujarmos entende? Felicidades. Maria• Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, trata-me por tu, pode ser?

      Obrigado pelas palavras e pela companhia. Vou seguir o teu conselho com atenção :)

      Eliminar
    2. Lol ok ! Agradeco e retribuo a companhia! Bem hajas. Maria

      Eliminar
  16. Muito bom HSB!
    Sempre genuíno e autêntico como só tu sabes ser. Nem todas as pessoas têm a audácia de se apresentarem 'despedidas' como fazes e isso é de louvar.
    Nunca deixes de nos entreter com as tuas palavras pelo que os outros dizem ;)

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou aquilo que sou, para o bem e para o mal. Não passo imagem de coitadinho para terem pena de mim. Não digo que sou o mais belo para que desejem dormir comigo nem me defino como o melhor companheiro que alguma vez criou um blogue.

      Sou apenas o rapaz da porta ao lado ;)

      beijos

      Eliminar
  17. Eu também tenho que explicar montes de vezes que "eu tenho um blog, não quer dizer que tudo o que escreva seja mesmo verdade ou tenha acontecido. Algumas coisas são exageradas só para ser ironicas ou engraçadas!"...

    A parte da inveja, acho que nunca senti... felizmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, tudo o que está aqui sou eu. As minhas aventuras ou de pessoas que conheço mas que não comprometo. Só não compreendo de onde vem a comichão que as pessoas sentem.

      Eliminar
  18. Julgo que sou. E não preciso de um blogue para o provar ou para marcar posição. E quem quiser comprovar isso pessoalmente pode aparecer na acção solidária no dia 23 :)

    ResponderEliminar
  19. Bravo!
    Por mais que alguns anónimos tentem descredibilizar-te, dificilmente o vão conseguir. Acho que passas a tua "verdadeira essência" pelas tuas palavras. E para mim pareces realmente uma boa pessoa.
    Andar e acenar... Andar e acenar... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Gosto disso dos pinguins ;)

      Sou aquilo que sou e quem quiser pode comprovar no dia 23 de Fevereiro. Quem me conhece sabe que não sou destas coisas mas senti a necessidade de marcar uma posição.

      Eliminar


  20. HSB…adoro teu cantinho…subscrevo as palavras (Onçinha).
    Não deves dar demasiada importância a quem mostra cólera e inveja.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não tenho dado. Mas quando sabes a origem dos ataques, o caso muda de figura. Percebes? Apesar de não fazer o meu estilo senti que fazia falta uma posição que sirva de exemplo.

      beijos e obrigado Susana.

      Eliminar
  21. Bem vindo à realidade dura e crua da blogosfera! Ando por cá desde 2009 e já vi tantas coisas, e acredita que algumas de fazer "corar as pedras da calçada". Já me passaram a perna, já me insultaram, já criaram blogs em minha homenagem (not) :D um mundo! Mas sabes, quem é bom mantem-se por cá, o resto? Esse é só paisagem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que há blogues que abrem, sobem aos Alpes e depois fecham portas. Entretanto, passam o tempo a chatear pessoas. Saberás melhor do que eu o que sinto nesta altura ;)

      Eliminar
    2. os cães ladram e a caravana passa ;) trust me! It's Not Worth It! ;)

      Eliminar
  22. Conheces a frase "No pasarán"? Aplica-se bem neste caso. O sucesso, mesmo aquele que surge sem o esperarmos, dá sempre azo a "olho gordo". Keep on, ombrinhos direitos, agilidade nos dedos e inspiração. Nós, os outros, que te lemos porque nos interessa o que dizes e como dizes não esperamos mais do que és.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que tentam fazer desse "sucesso" um case study. Querem uma visita ao terreno para conhecerem que faz e como faz. Para depois tentarem usar algo contra essa pessoa. O que vale é que já estou habituado a este tipo de gente.

      Eu sou o que escrevo. E comprovar isso está ao alcance de qualquer pessoa.

      Eliminar
    2. Ao alcance de qualquer pessoa? Era bom era :) Há por aí tanta gente que nem com desenhos e bonecos percebe a mensagem.....

      Eliminar
  23. Acho que nunca comentei o teu espaço, mas depois do que tenho lido, e tendo já feito uma referência a essas "guerras blogueiras" no meu cantinho, só tenho esta frase para dizer: "Em que consiste a pior das cobardias? Parecer-se cobarde perante os outros e manter a paz? Ou ser-se cobarde perante nós próprios e provocar a guerra?!" Acho que esta situação se encaixa na segunda frase! Só os cobardes provocam estas guerras, por isso, segue o caminho, tirando estas PEQUENAS pedras da tua frente, porque essas pedrinhas não são nada, comparadas com a simplicidade e grandeza das tuas palavras! ;)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Little Star.

      Nunca pensei que existisse tanto ódio e cobardia por aqui. Espero que não volta a acontecer.

      Obrigado pelas palavras amigas ;)*

      Eliminar
  24. Grande texto, adorei! Penso como tu, um blog sao palavras, desabafos, opiniões...quem gosta lê, quem não gosta passa ao lado! É por isso que não consigo entender os comentários maldosos de algumas pessoas....

    Coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Eu cheguei à blogosfera há pouco e só como seguidora, cheguei movida pela curiosidade do conhecer, de partilhar ideias porque o saber não se esgota e trazia à partida o receio do que poderia encontrar.. Afinal aqui como na vida real há de tudo, bom e mau compete e até esses valores são subjectivos, a cada um compete fazer as suas escolhas , posicionar-se e ignorar as pedras. Este Mundo é exactamente como lá fora com as mesmas imperfeições e perfeições, portanto resta-nos sermos nós próprios e ignorar e desprezar a maldade.
    Gosto do que escreves , gosto de te seguir , como sigo outros e até isso acontecer e se me permitires continuarei a comentar com a sinceridade que me pauta como pessoa .
    Acho que na vida o tempo faz a selecção natural das coisas também aqui vai acontecendo isso..

    Gostei do texto como ponto de situação. O resto ignora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são pessoas como tu que fazem desta mundo virtual um sítio melhor :)

      Eliminar
  26. Poça, grande texto. E todo muito sensato.

    Infelizmente, há gente que não percebe que um blogue deveria ser apenas um blogue, um espaço para partilhar e relaxar. Tenho o meu blogue há 4 anos, já cresceu consideravelmente, mas tento ser a mesma S* de sempre - acessível e cordial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É apenas e só um mundo de palavras. E como em qualquer mundo existem sempre pessoas que se destacam. E isso é normal. Mas existem pessoas que se aborrecem e aborrecem os outros por tão pouco.

      Tal como tu, serei sempre o mesmo. Com uma visualização ou com cem mil.

      Eliminar
  27. Gostei muito do texto, concordo com o que dizes! Eu acho que há pessoas que fazem disto a sua vida e depois acontece casos extremos como a competição e coisas piores... Sabes que mais continua como és e com o blog que tens que gosto muito de por cá passar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas são pessoas que gostam de gritar que não precisam disto para nada.

      Eliminar
  28. E confirma-se mais uma vez porque te leio. Excelente texto :)

    ResponderEliminar
  29. E confirma-se assim que estou completamente fora dos meandros desta cena chamada blogosfera! Ainda assim, continuo o achar que o melhor é ignorar aquilo que nada acrescenta ao nosso blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu defendo que aquilo que só me atrapalha não faz falta à minha vida.

      Eliminar
  30. As pessoas apenas revelam aqui o que são "na vida real"... nada de novo. ;)

    ResponderEliminar
  31. Existe gente maluca em todo lado, mesmo na blogosfera, onde para muitos vale tudo mesmo arrancar olhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que as pessoas ganham com isso? Dormem melhor?

      Eliminar
    2. Não sei se dormem melhor, mas o objectivo de muitas é massacrar os outros e se possível arruiná-los. Isso nunca me aconteceu, mas conheço pessoas que iam ficando com a vida arruinada só por terem um blogue.

      Eliminar
  32. espera, espera, espera! Parou tudo...há blogues feitos com intenção de engatar e levar para a cama pessoas??!!! Jura!

    ResponderEliminar
  33. Quando criei o blogue foi para ir registando coisas de que me lembrava ao longo do dia e que não queria esquecer: um pensamento, um acontecimento, um produto, uma pessoa...

    Com o tempo fui ganhando alguns leitores e, inevitavelmente, sinto-me na obrigação de escrever mais do que antes. Mas em cada tópico estou sempre eu, euzinha. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que tens um blogue fantástico e és uma pessoa que cativa :)

      Eliminar
  34. Continuo a gostar de te ler, do que escreves e da forma cmo o fazes.
    Nota-se a diferença!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Nada a acrescentar. Como entendo todas as palavrinhas que escreveste.
    A diferença "mora" neste local acolhedor.
    Go, go, go!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado G. Sou apenas mais um. Sou o rapaz da porta ao lado que tem um blogue em nada superior a tantos outros. Mas não tentem fazer de mim um tolo. Isso, não tolero.

      Eliminar
  36. Para ti só tenho um pedido a fazer-te...faz favor de não parares de escreveres e seres como és! Nós gostamos muito e agradecemos! :)

    Excelente texto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero nunca me fartar de escrever e deste mundo.

      Obrigado Sunshine :)

      Eliminar
  37. Dá para perceber que és um gajo de letras e essa é uma das razões pelas quais gosto de te ler. Outra é pelos posts genuínos que aqui encontro. Sabe bem encontrar alguém que aborda os assuntos com a simplicidade de uma pessoa real.

    ResponderEliminar
  38. mais um bom texto hsb, agora (acho que) já percebi mais um ou dois posts que para aí circulam, estava a apanhar do ar, apanhei alguns blogs a meio e haviam uns que tresandavam a farsa outros como o teu não, ainda bem que não me enganei, abraço

    ResponderEliminar
  39. É uma questão de liberdade, diria. Melhor, de falta dela. Ou, então, máscaras virtuais, para colmatar a falta de liberdade interior, que leva à existência de inveja... Eu alegro-me bastante com que os bons blogues tenham visitantes e espero que muitos, independentemente das pessoas que visitam o meu. Até costumo fazer publicidade dos mesmos. As coisas boas são para serem partilhadas, para que outros possam saborear também. ;)

    ABRAÇO!! :)

    ResponderEliminar
  40. Estou a ler este blogue pela primeira vez... e adoro! Boa escrita, cheia de sentido e este texto... espantoso! Os meus parabéns! Vou seguir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios CD. Ainda bem que gostaste. Fico feliz.

      Eliminar