13.3.13

a minha relação com a roupa


Tenho aquilo que se pode chamar um defeito(?) no que à roupa diz respeito. Gosto de peças com ar velho. Aprecio aquelas camisolas que mesmo sendo novas aparentam ser da década de 80 tendo já sido lavadas pelo menos quinhentas vezes. No que a calças diz respeito, sou capaz de gastar dinheiro em modelos que já estão rasgados e gastos.

E isto faz confusão a muitas pessoas. “Gostas de roupa velha? Gastas dinheiro em roupa com ar velho e rasgado?”, perguntam-me. Limito-me a dizer que sim enquanto sou achincalhado. Se me perguntarem porquê, já não sei responder. Nem consigo explicar o que me atrai na roupa com ar velho, gasto e usado. É daquelas coisas que não sei explicar. Simplesmente gosto. E compro, sem me preocupar com o que possam pensar de mim.

Compro, mesmo sabendo que a duração é menor. Adquiro ciente de que não posso usar sempre estas peças. E sei também que em pouco tempo os buracos vão crescer a olhos vistos. Mas nada disso me importa. Acho que é por causa de coisas destas, que ficam mal aos olhos de muitas pessoas, que serei um eterno puto.

39 comentários:

  1. Tenho aqui em casa roupa velha e usada que ja nao uso por essa mesma razao...queres trocar pelo teu dinheiro? xD

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Sempre me guiei pela minha moda e não por aquilo que me tentam impor ;)

      Eliminar
  3. O que interessa é sentires-te bem contigo próprio, o que os outros dizem ou pensam não interessa!

    ResponderEliminar
  4. É o teu gosto , não é? e se te sentes bem assim é o mais importante :)

    ResponderEliminar
  5. também gosto de roupa com ar velhote, no worries

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto de rasgões, buracos, cores esbatidas, tudo isso :) Infelizmente a minha profissão não me permite dar largas à imaginação e vestir esse tipo de peças...
    boring :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou contido no trabalho. Evito usar em dias de entrevistas e em certos locais onde tenha de ir. Porém, tenho muita liberdade na roupa e no visual. E isso é muito bom.

      Eliminar
  7. :)))
    Todas as minhas calças de ganga têm rasgões, exceptuando as da Salsa..As do meu filho tb têem e ele adora..Está smp a pedir: "Mamã, quero vestir as rotas iguais às tuas". E eu faço-lhe a vontade..nos nossos fds andamos smp vestidos de igual e de calças rotas..parecemos 2 putos da msm idade:))
    Acho que é estilo:))

    ResponderEliminar
  8. São gostos e gostos não se discutem :)

    ResponderEliminar
  9. E o calçado? Usas sandalias iguais à de Cristo? Já foi moda também!
    Eu sou a favor do uso dessas sandálias!

    Carteiro do Diabo
    http://carteirododiabo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era puto era fã de sandálias. Hoje prefiro as havaianas.

      Eliminar
  10. O que interessa é que te sintas bem. Quem não gostar que não olhe. ;)

    ResponderEliminar
  11. "O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não se amar a si próprio." Albert Camus

    ResponderEliminar
  12. Cada um de nós tem o Seu estilo, ainda bem que não gostamos todos do mesmo!
    Eu adoro camisolas azuis escuras quando estão todas russas, acho que ficam muito mais giras :)*

    ResponderEliminar
  13. :) camisolas com ar de muita lavagem só uso mesmo para pintar a casa e quadros :) Quanto às calças de ganga,gosto delas rotas, esburacadas, remendadas...pff

    ResponderEliminar
  14. Quando chegares aos 40 compras um descapotável... Mas sem buracos ok?!

    ResponderEliminar
  15. Também partilho desse problema :x
    Compro a roupa que me apetece sem pensar muito no que tenho de vestir no dia a dia e depois acabo a não poder usar as coisas que quero por imposição do trabalho e vida social :\

    Ainda assim, compro e sempre que posso, visto-me a gosto.
    Ás vezes lá calha o dia em que vou vestido como me sinto realmente confortável para o escritório eheh

    ResponderEliminar
  16. Agora não é velho, é vintage!
    Farto-me de rir quando vejo este termo...

    ResponderEliminar
  17. Gostas de roupa com ar usado? Nice! É pena seres homem, porque no primeiro fim de semana de Abril vou vender roupa minha (usada e nova), biquínis, calçado, bijutaria(...) aqui na minha cidade.

    A iniciativa foi de uma amiga minha desempregada (com uma sociedade e projecto de arquitectura), que emagreceu um pouco e decidiu convidar um grupo de amigas para verem a roupa que tinha para vender, visto que não usava. O sucesso foi tão grande nessa noite, que fez 210€! E surgiu aqui a ideia. Paga-se apenas dez euros e vamos nós meninas, e rapazes, vender o que não usamos e que está em bom estado!
    Por acaso ontem fiz a selecção da minha roupa e aidna vou procurar mais! Tirei umas fotos e assustei uma colega minha com as fotos. E às custas disso, já vendi uma carteira da DKNY. :D

    Sou esquisita na roupa. Gosto de coisas diferentes. Mas neste momento não há vícios porque não os posso ter. Adoro roupa, vivi sempre no meio de "trapos". E dps tinha/tenho a possibilidade de ter a preços mais baixos e uma marca. Mas agora, nada!

    Já vi que gostas de azul roçado, gasto. Tenho ali uma "verdinha" que era um mimo! Mas não sei se a vou levar...

    Cada um veste o que gosta. O pior é mesmo quando é condicionado a vestir certo tipo de roupa. Posso dizer, com conhecimento em causa, que o modo de vestir numa entrevista, em Portugal, tem muito que se diga!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A iniciativa é gira e podia criar uma página no facebook para isso. COnheço muita gente que faz isso.

      Eliminar
    2. E tem... Aqui está! ;)
      https://www.facebook.com/events/491683244202249/

      Eliminar
  18. Olha G. aqui estou num projecto de voluntários com algo inovador que sinteticamente consta em entregar num local que estabelecemos a roupa e objectos que já não gostamos , é aberta ficha de cliente e com os créditos obtido podemos trocar mais tarde por aquilo que mais gostamos e sem dinheiro envolvido. Abrimos a loja de forma itinerante em espaços previamente anunciados uma vez por mês. Além de ser um bom motivo para trocas, os excedentes de roupas que não se escoarem podemos transformar em donativos para as pessoas carenciadas. No Natal entregamos tantos brinquedos que foi um orgulho transformar o Natal de tantos. Já temos página .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb sou voluntária numa associação aqui na minha freguesia. Tudo o que tenha a ver com comida, roupa, móveis (infelizmente já houve quem ficasse sem nada).
      Fazemos tb iniciativas dessas, e em breve vai haver venda de roupa que se encontra em bom estado para converter esse dinheiro em comida. E daqui a 15 dias vai haver uma mini-feira de dois dias na freguesia, de uma Santa, e vai-se vender rifas. Gosto tb de ajudar as pessoas e já vi pobreza ao mais alto nível... Nesse dia vim para casa triste e pensativa.

      Esta venda de roupa que foi criada por uma amiga até vai ser bom para mim. Desempregada, sem receber nada, posso fazer uns "trocos" para alguma coisa, como para ir a entrevistas fora da região, como pagar combustível, seguros... Infelizmente tenho que ver a minha parte também,mas ajudo sempre que posso.

      Sorriso, vê a página do facebook que criaram. E, penso que a maioria das pessoas que vai está desempregada...
      https://www.facebook.com/events/491683244202249/

      Temos que nos ajudar uns aos outros. Um dia eles, um dia podemos ser nós...

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Gosto destas partilhas e conversas :)

      Eliminar