12.3.13

agora escrevo eu #7


Hoje, o Agora Escrevo Eu volta a ter contornos especiais. Porque, o texto que aqui publico chegou-me sem ter como objectivo constar neste espaço. Fui eu que pedi à autora que me deixasse publicar pois acho que merece ser lido pelo máximo de pessoas. E aproveito para agradecer mais uma vez o facto de poder partilhar esta história.

Um dia recebi um email com este texto. Era a resposta a um post que tinha escrito sobre amor. Naquele onde defendia que amor sano não é amor. Em resposta obtive este brilhante relato. Acabei por trocar alguns emails com a autora deste relato. É certo que nem todas as histórias têm um final feliz mas, como me disse, e muito bem, “O segredo não é ter um final feliz, mas uma repetição constante de alegria ao longo da nossa história.” E assim deve ser o amor.

“Na véspera de viajar para a Finlândia aluguei um quarto numa residencial no Porto. O avião partia muito cedo e eu tinha dito em casa que ia passar o fim-de-semana a Coimbra, que ia visitar uma antiga colega de curso...

Não fazia sentido sair de madrugada para fazer pouco mais de 100km. Nessa noite não preguei olho, fartei-me de ponderar no que ia fazer. Tentei ser racional. Mas o coração estava cheio de pujança. Eu tinha de ir, não conseguiria viver o resto da minha vida com a dúvida: "e se eu tivesse ido?" Não podia correr o risco de te perder. Tu disseste que eu era a paixão da tua vida, a tua metade perdida. E se fosse mesmo verdade?

O voo estava marcado para cerca das 6h. Chamei um táxi às 4h da manhã, fui para o aeroporto e entrei no avião a tremer. Eu sabia que existia a possibilidade de não te encontrar. Quando cheguei a Helsínquia liguei-te, mas tinhas o telemóvel desligado.

Passei horas no aeroporto sem saber o que fazer. Perdi a noção do tempo que ali estive... Pude pensar em tudo o que tinha acontecido connosco desde o verão de 1996, quando tínhamos 15 anos, até à noite de 08/08/2008 em que os planetas finalmente se alinharam e te beijei pela primeira vez.

Se esperaste tanto tempo por um beijo meu, é porque gostavas mesmo de mim. O universo parecia querer ver-nos juntos, ver como ficávamos na fotografia - dei agora conta que não temos nenhuma foto os dois - e eu já estava cansada de o contrariar.

Mas ali sozinha, num país estranho, o universo parecia estar era a gozar comigo: "ele não atende, e agora? Onde está a coragem? Não estavas à espera desta, pois não?" Perdi a esperança e resolvi procurar um sítio onde ficar... Foi quando tu ligaste. Mas quando te vi percebi que afinal não era o universo que decidia se íamos ficar juntos ou não. Eras tu. E tu já tinhas tomado a tua decisão. Eu tinha chegado tarde. Apesar de tudo, não me arrependo de nada. Espero voltar a ver-te um dia.”

35 comentários:

  1. Há pessoas que simplesmente não foram feitas para ficar juntas...

    ResponderEliminar
  2. O universo não pára...

    Ao menos foi em busca do que queria. Tarde, é certo, mas tentou...

    ResponderEliminar
  3. Ah...o amor...sempre o amor. O que nos alimenta e ao mesmo tempo corrói as entranhas...que nos faz fortes e corajosos e ao mesmo tempo nos melindra...Ah...o amor

    ResponderEliminar
  4. Eu já li esse texto noutro blogue qualquer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenha sido no blogue de quem me enviou o texto.

      Eliminar
  5. Eu também já li esse texto algures...
    Se não tivesse tentado, provavelmente hoje estaria arrependida... foi melhor assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só poderemos nos arrepender daquilo que não fizemos :)

      Eliminar
    2. Estaria arrependida de não ter tentado :)

      Eliminar
    3. Tal como tu Lírio ,já tinha lido este texto algures..
      E sim , a lição aqui dada para todos nós é que só nos devemos arrepender do que não fizemos.

      Eliminar
    4. Eu "pressenti" que eras tu Lirio...eis porque tens um lindo estado de alma:)

      Eliminar
    5. Assim não vive na duvida do que teria acontecido se tivesse ido.

      Eliminar
  6. Achei lindo! É porque não tinha que ser...pelo menos naquela altura. Como a Sandra Silva diz: "o Universo não pára..." e ele sabe o que é melhor para nós! Quando pensamos que nos está a pregar uma partida é porque tem algo melhor na manga ;)
    Dois beijos especiais: á autora do texto pela sua atitude "Apesar de tudo, não me arrependo de nada. Espero voltar a ver-te um dia.” e ao HSB pela escolha e partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quando um texto teu Maria Misteriosa?

      Eliminar
    2. O "meu" iria fazer chorar as pedras da calçada...não vais querer nenhuma inundação no teu blogue ;)
      Não sei se conheçes a história de Agatha Christie...ela dizia "Eu gosto de viver.Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente infeliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através disso soube e sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional." Esta frase demonstra uma maturidade excepcional! Bem, esta Senhora era excepcional. Mas pouca gente sabe que sofreu horrores, que teve uma vida muito difícil até chegar a este lindo estado de alma.
      bjs

      Eliminar
    3. Desafio-te a enviares um texto :)

      beijos

      Eliminar
  7. Já fiz loucuras parecidas e valeu a pena? Sempre, porque como diz o Nicholas Cage no filme "City of Angels": "I would rather have had one breath of her hair, one kiss of her mouth, one touch of her hand, than eternity without it. One." É verdade que podemos ter uma só vez de cada uma destas coisas, mas podemos ter muitas mais e temos que ir à procura. Temos de arriscar, podemos ter como podemos não ter, mas pelo menos não ficámos a pensar "e se".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste escolher uma das frases que mais amo do cinema. Obrigado pela memória.

      Eliminar
  8. Eh pá...é bonito de ler e tal e foi uma corajosa, que foi!
    Mas eu nao iria.
    Alguém teria de correr atrás de mim, eu nao correria atrás mesmo correndo o risco de perder.
    Para ser o "amor da nossa vida" tem que ser a dois...

    ResponderEliminar
  9. Gosto. já fiz o mesmo. atravessei o oceano sem garantias de nada atrás do homem que achava ser o da minha vida.
    não sei se e' ou não porque o destino gosta de nos pregar partidas.
    Claro que não correu como eu queria mas houve beijos, abraços e muitas palvras que ficaram suspensas no ar e, que hão-de ficar até ao próximo reencontro.
    Tal como a autora do texto, também não me arrependo.
    Vale sempre a pena lutar pelo que queremos e seguir o que sentimos. ;)

    ResponderEliminar
  10. :) assim não fica nenhum "E se?" perdido...

    Boa!

    ResponderEliminar
  11. Oh Meu Lírio Selvagem (ou flor agreste como gosto de te chamar)! A tua atitude não é para todos...
    És feita de uma fibra especial, espero que saibas disso!

    Eu tenho dois "e ses" na minha vida.
    A um deles respondeu-me a Vida quando me presenteou com MorMeu:)

    jinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu MorMeu é um sortudo. Vê-se que gostas mesmo dele.

      beijos

      Eliminar
  12. Lindo de morrer este texto :) Parabéns à autora.

    ResponderEliminar
  13. pois...os "ses" hipotecam-nos a vida, infelizmente muitas vezes só nos apercebemos disso tarde demais, como dizem os franceses "c'ést la vie".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que tiro a chapéu a quem faz coisas destas.

      Eliminar
    2. A beleza da vida está nas nossas diferenças, o texto é belíssimo, eu seria incapaz de dar o "salto"...uma vez mais, c'est la vie :)

      Eliminar
    3. Aposto que já deste muitos "saltos" à tua maneira.

      Eliminar
    4. digamos que no primeiro "salto" o pára-quedas não abriu e depois do tombo deixei de conseguir ver a magia da coisa

      Eliminar