21.3.13

agora escrevo eu #8


Recebi este texto e deliciei-me com cada uma das palavras. Um sentimento que tem sido comum aos diversos que tenho recebido para esta rubrica. O avançar do texto fez-me criar o cenário na minha mente. Imaginava que tudo isto estava realmente a acontecer. Se a pessoa em questão, que preferiu o anonimato, não me dissesse que se trata de pura ficção, teria acreditado ser algo real pois estas linhas estão carregadas de emoção. Este texto é apenas mais um exemplo de que há por aí muitas pessoas com talento para a escrita. Obrigado a quem já enviou textos e a quem continua a enviar. Não me canso de vos ler.

“Depois de tantos anos, ganhei coragem, e voltei à "nossa" praia! O mar tem o mesmo tom azul turquesa de antigamente... O balançar das ondas, está hoje mais suave, como se adivinhasse a minha tristeza e não me quisesse incomodar... As folhas das palmeiras, dançam ao ritmo da brisa... As gaivotas voam em círculos e gritam...

Os meus pés, um a um, enterram-se na areia macia, que guarda as mais belas recordações de nós... Até a velha cabana, permanece intacta, como se os anos não tivessem passado, e o tempo fosse pura ilusão... Aproximo-me lentamente, e por breves segundos, tenho a sensação, que me aguardas, sentado, no baloiço da varanda, como sempre fazias!

Penso tanto em ti... Em nós... No sorriso, que guardavas só para mim...(nunca te vi sorrir assim para ninguém!) Olho para o baloiço, ele tal como eu, sentiu o peso do tempo, e está partido. Assim como o meu coração... Sento-me no degrau da cabana, e fecho os olhos... Trago-te de volta, em pensamento!

O teu olhar maroto, brincando com o meu corpo ainda de menina! Consigo ouvir o som da tua gargalhada, quando o mar era mais forte que eu, e me derrubava. Sinto o toque suave dos teus dedos na minha face, desviando os meus cabelos rebeldes! Sinto o calor do teu corpo, que me aquecia, depois de um banho de mar. Inspiro, encho os pulmões de ar, na esperança de sentir o teu perfume... o teu cheiro!... Mas só a essência salgada, enche a minha alma... Abro os olhos e fixo o mar... Devia odiá-lo, por te ter levado, mas não consigo... Hoje a atracção que sinto é forte demais, algo me empurra até ele...

E, pela primeira vez, desde aquele dia, eu deixo ele molhar-me, a água está morna, e envolve-me com tanta doçura, que tenho a certeza que são os teus braços que me apertam, sinto-me calma e segura, e por breves instantes deixo meu corpo à deriva, boiando... Enquanto eu olho o céu, onde as primeiras estrelas começam a brilhar, reparo no brilho especial de uma delas...

As lágrimas que se soltam dos meus olhos, misturam-se com a água salgada do mar, numa comunhão perfeita... Agora eu sei que estás bem... A estrela brilha agora com mais intensidade, e vejo nela o brilho cintilante dos teus olhos...

Um dia... Eu prometo! Trago aqui, o nosso filho! Quem sabe agora, vou ter coragem de lhe contar a nossa história! E dizer-lhe que ele é fruto de um sublime amor de verão, e filho da mais linda e brilhante estrela do universo.”

30 comentários:

  1. oh homem sem blog, tu escreves bem. Essa pessoa não. Olha bem para o texto: uso exagerado de reticências, figuras de estilo forçadas e tão banais que aborrecem. As vírgulas completamente fora do sítio ou a mais! Isto é ter talento para a escrita? Por favor, isto é o elogio da mediocridade. Nada contra quem o escreveu, escrevam o que quiserem. Mas achar que isto é bom?? Credo!

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordaria com a Joana se estivessemos numa aula de português, mas como isto não é uma redacção nem o HSB é professor, o que interessa mesmo é o conteúdo do texto.
      Mas é só a minha humilde opinião, vale o que vale.
      Ah... o texto é lindo!

      Eliminar
    2. Joana, percebo o teu ponto de vista. Tens toda a razão quando dizes que pontuação mal feita tira o sentido às palavras. Mas, do meu ponto de vista não altera a emoção com que foi eventualmente escrito. Espero que percebas o meu ponto de vista. E existem escritores que se destacam pela ausência de pontuação por exemplo. Algo que torna muito complicado a leitura de um texto.

      Além disso, não faço edição dos textos. Quero que sejam publicados tal como me chegaram.

      Respeito a tua opinião e obrigado pela partilha.

      Lirio
      Não sou nem pretendo ser professor. Quanto ao texto, gosto da sua essência.

      Eliminar
  2. Desculpem meter-me onde não sou chamada, mas não concordo com o comentário deixado pela Joana. Não é meu costume comentar o que comentam, mas não consigo, deixar de o fazer.
    Em primeiro lugar porque acho que está um texto bem escrito e segundo porque... bem, há formas e formas de dizer as coisas.
    Homem sem Blogue, perdoa-me a intromissão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maravilha de um blogue é a partilha de opiniões. A Joana deu a sua, que compreendo do ponto de vista literário.

      Não tens que pedir desculpa. E, tal como tu, gosto do texto e da emoção com revela mesmo sendo ficção.

      Eliminar
  3. Que texto lindo, está super perfeito e adjetivado.

    ResponderEliminar
  4. Snifff :'-( Limitei-me a sentir aquilo que está retido no texto. E o que lá está bonito!

    ResponderEliminar
  5. gosto muito! quem escreve assim não deve guardar o talento só pra si! =)

    ResponderEliminar
  6. Um texto genial!

    ResponderEliminar
  7. Pessoalmente detestei. Pelas mesmas razões que a Joana referiu. Mas aplaudo o esforço. A ideia está lá, falta é treino na escrita.

    ResponderEliminar
  8. Percebo a Nádia. Gostou do que sentiu ao ler o texto. Isso é legítimo e normal.
    Mas achar que há ali talento, bolas, é mesmo triste. Querem ver? Isto bem escrito era assim:

    Os meus pés, um a um, enterram-se na areia macia que guarda as mais belas recordações de nós. Até a velha cabana permanece intacta, como se os anos não tivessem passado e o tempo fosse pura ilusão. Aproximo-me lentamente e, por breves segundos, tenho a sensação de que me aguardas, sentado no baloiço da varanda... como sempre fazias!

    Ora leiam lá em voz alta cada uma das versões e vejam se estava assim tão "super perfeito".

    Ainda assim, é um texto pobre e vulgar. Mas há quem ache genial. O que será que estas pessoas leram na vida?

    Já agora, não saber escrever corretamente é incompatível com ter talento para a escrita. Ou agora um bom escritor pode ser um escritor que escreve incorretamente? Que disparate.

    Joana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do ponto de visto da escrita, estou de acordo contigo. Mas já pensaste que pode ter sido escrito por uma pessoa, por exemplo, não domina a língua portuguesa por alguma razão?

      Obrigado pela opinião sincera Joana

      Eliminar
  9. Mas que texto tocante. Está fantástico!

    ResponderEliminar
  10. Adorei o texto:)Sentimentos tristes, mas bonitos. Toda a obra é talhada pedaço a pedaço e nem o autor do melhor bestseller está livre de correções na sua escrita:)

    Boa sexta. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Apesar da tristeza e do sofrimento bem presente, adorei o texto e concordo contigo há pessoas que realmente têm o dom da escrita, os meus sinceros parabéns.

    Cito o parágrafo que me emocionou mesmo:
    "Um dia... Eu prometo! Trago aqui, o nosso filho! Quem sabe agora, vou ter coragem de lhe contar a nossa história! E dizer-lhe que ele é fruto de um sublime amor de verão, e filho da mais linda e brilhante estrela do universo.”"

    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ficção que parece real.

      Abraço e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  12. Adorei o texto!
    Mesmo!

    Fez-me sentir o cheiro do mar :)

    Adorei o conteúdo, e a forma como está escrito dá a entender que é apenas um resumo de todo o turbilhão se sentimentos que se misturaram na escrita...

    Está um texto leve, mas carregado de sentimento, emoção, cheiros e sensações!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Adorei o que li. Se as pessoas lerem o texto com o coracao,nem se apercebem do que 'e secundario! Parabens ao autor que me fez ficar com a lagrima no olho! Bjinhos .!om fim de semana a todos por aqui. Maria.

    ResponderEliminar
  14. A arte deve combinar a técnica com a inpsiração. Pode-se aprender a técnica, mas só isto não faz de nós artistas. À autora do texto parece faltar o domínio da língua, no entanto a inspiração está lá. E isto também é arte!

    ResponderEliminar