18.3.13

ah e tal, está a chegar o verão


Ao longo dos últimos tempos só tenho ouvido pessoas falarem dos seus corpos e do Verão. “Ah e tal, está a chegar o Verão. Tenho de ficar em forma para a praia”, é a frase que mais ouço. Aliás, estas palavras são típicas desta altura do ano há muito, muito, muito tempo.

Infelizmente, as pessoas continuam a pensar (ou acreditar) que se forem para o ginásio em Março estão na sua melhor forma na altura de ir para a praia, quando o calor chegar. É certo que podem perder alguns quilos. Porém, enganem-se aqueles que pensam que estes dias chegam para ficar em forma. E para trabalhar o corpo da forma que idealizaram. Porque a realidade, é que isso não acontece.

Todavia, se as pessoas se mentalizarem que um cuidado constante do corpo faz com que estejam em forma e saudáveis no Verão (e na Primavera, Outono e Inverno) evitam o stress que vivem nestes dias que antecedem a época balnear. Se perceberem que se forem ao ginásio ou praticarem desporto ao ar livre ou mesmo em casa durante todo o ano já não precisam de ir para a praia vestidos, com vergonha de mostrarem o corpo, enquanto dizem que não estão em forma para se despir.

A isto junta-se a alimentação. Quanto mais depressa perceberem que deve ser cuidada ao longo do ano e não apenas poucos meses antes do Verão, mais rapidamente constatam que se irritam menos vezes antes da chegada do calor. E assim deixam de gritar para a balança, até porque ela não tem culpa nenhuma. Só nos dá resposta aquilo que (não) queremos saber.

Na teoria, aquilo que acabei de escrever é a forma correcta de pensar no corpo e sobretudo na saúde. Porém, acho que ainda vão ser precisos muitos anos para mudar a mentalidade reinante de que dois ou três meses de ginásio curam tudo e fazem de nós as pessoas mais saudáveis do mundo.

24 comentários:

  1. Ainda bem que eu não sou uma pessoa que vive para o corpo... sou saudável, mas admito que não sou adepta de dietas.

    ResponderEliminar
  2. Quem é que tem pachorra para cuidar no corpo no inverno? not me...quase nem no verão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas és da que pensa que indo para o ginásio em Março está tudo bem no Verão?

      Eliminar
  3. :D eu concordo contigo e faço por isso! mas olha que lá no ginásio nota-se um afluxo de gente nesta altura, acho muita piada, o ginásio não faz milagres a curto prazo só a longo prazo! :D e cuidar do corpo é todo o ano

    ResponderEliminar
  4. Em total acordo. Mas só nos lembramos quando a Primavera esta a chegar.
    Este ano não me queixo. Só tenho que ser mais activa, depois da terceira gripe que tenho, num mês... Não há quem aguente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ideal é ter cuidados (não ser dependente da imagem, o que é diferente) durante todo o ano.

      Eliminar
  5. Ahah eu sou obrigada a cuidar durante o ano todo...Treinos e mais treinos xD

    ResponderEliminar
  6. Não tem a ver com a "mentalidade"...tem a ver com a "natureza". É natural que as pessoas não se queiram mexer e queiram enfardar forte e feio. É a tendência natural. Depois há uns que conseguem contornar essa tendência, e aqueles que não XD.

    Pessoalmente vou fazendo qualquer coisinha durante o ano, nem que seja apenas uma vez por semana...embora tente manter uma media de duas...mas a maior parte das pessoas não faz nada e muitas até desconhecem o conceito de "alimentação saudável".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito. E as pessoas nem imaginam o bem que faz trinta minutos de desporto por dia. Algo que até pode ser feito em casa.

      Eliminar
  7. De qualquer das formas, é muito natural engordar no inverno. O corpo pede mais calorias, exactamente para se aquecer mais facilmente. No verão não precisamos delas, portanto sentimos menos fome. Eu (e várias pessoas que conheço), pelo menos.

    ResponderEliminar
  8. Sabes que há coisas, que é como quem diz formas de estar e de pensar, que nunca mudam....eu cá para mim essa fobia dos gymns agora pelo m~es de março não vai nunca alterar-se! a procura de soluções milagrosas! :)

    ResponderEliminar
  9. Mai nada! Concordo a 100%. Temos de fazer exercício e ter hábitos de alimentação saudáveis o ano INTEIRO. Custa mas vale a pena pela saúde física e mental. Mas ás vezes esta mentalidade de português não ajuda :P

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Sobre isso só sei que nada sei...mas, fazendo contas, começar em Março é tardio...convém 6 meses antes e de forma assídua.
    Eu tenho por hábito treinar todo o ano, excepto quando estou grávida :)que é o caso...e estou a precisar de 2 kilos...alguém se oferece? ;)

    ResponderEliminar
  11. :)

    Bem visto!

    Quanto à alimentação, a minha está OK... Quanto ao exercício físico... quando o tempo está mais quentinho faço pelo menos 1h de caminhada no final de jantar... Mas com este frio! Brrr!
    Mas de qualquer forma, também não vou toda tapada para a praia... Quem não estiver bem, pode sempre desviar o olhar...

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Nunca percebi essa vergonha que as próprias pessoas publicitam na praia.

      beijos

      Eliminar
  12. Concordo em absoluto e faço por isso, por manter um estilo de alimentação saudável e alguma pratica de exercício (confesso que sou um pouco preguiçosa, mas esforço-me) todo o ano. Mais ainda te digo mais, mesmo com os meus pneuzinhos eu vou para a praia e ponho-me de biquini. Quero lá saber. Estou na minha vida, a curtir a parte de sol que me cabe por direito, quem não quiser ver as minhas carnes que não olhe. Lol.

    Se puderes passa no meu blog, tenho lá um desafio para ti. ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Eu faço desporto há séculos e acredita que não é apenas para me manter em forma. É claro que também é importante, mentiria se dissesse que não, mas o bem que faz à cabeça e à alma, é uma coisa impressionante! Aliás, é quando me sinto mais cansada psicologicamente que melhor me sabe ir ao gym. Fazer desporto é uma questão de hábito. No início temos de nos obrigar um pouco, mas depois já não vivemos sem ele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que as pessoas passem os olhos pelas tuas palavras. Dizes tudo.

      Eliminar